Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual notebook comprar...?


CarLN

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, tudo bem?

Entrei no mundo da Apple após adquirir um iPhone 4 e, desde então, não quero mais sair dela. Possuo um desktop bem parrudo para jogar, converter e outras coisas na área de programação. Nunca tive notebook e jurei para mim que o meu primeiro notebook seria um da Apple. Sou fanático por qualidade. 90% dos notebooks genéricos como Dell, HP, etc, embora sejam bons, são um lixo perto dos da Apple, principalmente quando se fala na questão de desempenho global e duração da bateria.

Então, aqui vou eu comprar um Macbook. A pergunta: há tantos modelos que eu fiquei na dúvida. Como não tenho vasta experiência com a Apple, não faço muito da ideia de performance da IDE XCODE, COCOA, etc que são as ferramentas utilizadas para desenvolvimento de apps para OS X e iOS. Eu pensei no Macbook Pro de 15" com o Core i5, mas está quase 7 mil reais o bixo! Eu até posso pagar, mas se podemos economizar, melhor! Escolho ele porque no geral as IDEs mais parrudas costumam puxar bastante processamento. Esperar recompilações de um minuto ou mais é algo que ninguém merece, por exemplo. Mas posso estar equivocado em relação à arquitetura do Macbook heh.

O que me chama atenção também é o uso de SSDs. No meu Desktop possuo dois SSDs... e, realmente, é outra coisa. Muda completamente a performance global do seu computador. Não há mais volta, heheh!

Outra coisa que também estava vendo era o ciclo de vida dos Macbooks. A minha intenção inicial era pegar o Macbook 13" e conectar no meu monitor de 24" para poder desenvolver as aplicações... mas o que me desanimou por completo foi o fato de ter o processador Core 2 Duo, algo que está defasado hoje em dia.

E aí? Palpites? Ideias? Devo esperar a renovação? Quando que pode ocorrer?

Muito obrigado pela atenção,

CarLN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessas alturas, aguarda.

Tem MUITOS rumores de que ela será início de Março.

Tá quente a coisa mesmo... Então economiza mais um mês, e compra uma máquina mais atualizada :)

Se vier com SSD por padrão, melhor, mas conforme for vc compra por fora e instala - é bem tranqüilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal... fizeram me economizar muito!

@iridium

Eu sei que a plataforma é tão boa que até hoje um Core 2 Duo dá conta do recado. Mas já que vai gastar uma nota, melhor comprar algo que dure uns bons anos pela frente. É duro comprar um processador que já está quase 4 gerações atrás, embora o tempo que passou pareça pouco. Engraçado isso né hehehe.

Meu PC atual é um Core i7 com 8GB de RAM. Puta máquina... e inclusive eu virtualizo o Snow Leopard numa boa! Só que não é a mesma coisa né... ele paralisa do nada às vezes, etc. :( Além de eu estar precisando de um notebook... XD

Em relação ao processamento, as IDEs atuais estão consumindo MUITO recurso. Fiz um teste muito bacana aqui com o Delphi XE Prism e ele gerou dois executáveis, um para Windows e outro para Mac. Ambos funcionaram de cara. Estou bem animado... embora eu vá ter que ceder para o Objective C mesmo, pois minha intenção é me aventurar no iPhone.

Agora, como vocês disseram, é esperar mesmo!

Aproveitando, quem aqui desenvolve para Mac? Gostaria de bons tutoriais em Objective C e na IDE XCODE (no qual espero ansiosamente a versão 4).

Obrigado pela atenção XD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estava eu casualmente numa iPlace hoje olhando os MacBooks. O que me vem à cabeça é o seguinte: meu pai comprou um note recentemente e o que incomodou ele também em incomoda: o tamanho da tela!

Por sorte minha tela é de 17 e não teria tantos problemas em me adaptar. Mas eu também desenvolvo e te digo o seguinte: tu tais sentir falta do telão quadrado para abrir todas as janelas e caixinhas. Não pega MacBook Air etc., pega uma tela grande.

Inevitavelmente tu vais sentir um desempenho menor porque tudo roda mais devagar em função da miniaturização, controle da temperatura, etc., mas não creio que tenhas problemas críticos ao desenvolver, só vai no passo mais lento.

Por fim, particularmente, em que pese meu grande apreço pelos produtos da Apple, R$ 7 mil é muito pelo que vem dentro, podia pelo menos ser um iX. Com 7 contos, o cara pega um Dell envenenado, põe Mac OSX e vai rodar mais rápido. O custo-benefício tem um limite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vocês falam que sairá uma nova linha da Apple, é uma linha somente de MB Pro ou todos os modelos, incluindo o White?

Porque estou quase comprando um Macbook White e, dependendo como for espero mais um pouco...

Bom,

Pelo que eu entendo, o "branquinho" é atualizado primeiro que o macbook pro, mas os rumores de atualização da linha pro tá muito forte, com isso fiquei sem entender nada!

Recomendo que você aguarde as atualizações, e veja as novidades que estão por chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estava eu casualmente numa iPlace hoje olhando os MacBooks. O que me vem à cabeça é o seguinte: meu pai comprou um note recentemente e o que incomodou ele também em incomoda: o tamanho da tela!

Por sorte minha tela é de 17 e não teria tantos problemas em me adaptar. Mas eu também desenvolvo e te digo o seguinte: tu tais sentir falta do telão quadrado para abrir todas as janelas e caixinhas. Não pega MacBook Air etc., pega uma tela grande.

Inevitavelmente tu vais sentir um desempenho menor porque tudo roda mais devagar em função da miniaturização, controle da temperatura, etc., mas não creio que tenhas problemas críticos ao desenvolver, só vai no passo mais lento.

Por fim, particularmente, em que pese meu grande apreço pelos produtos da Apple, R$ 7 mil é muito pelo que vem dentro, podia pelo menos ser um iX. Com 7 contos, o cara pega um Dell envenenado, põe Mac OSX e vai rodar mais rápido. O custo-benefício tem um limite!

O problema em pegar um Dell para colocar um hackintosh é o seguinte: depender dos patches de hack, não ter todos os recursos funcionando e... perder simplesmente a qualidade global do conjunto. Eu mexi com TANTO notebooks que só me dão decepção. É o que justamente acontece com o iPhone: até o momento que eu NÃO conhecia o iPhone, Nokia para mim era uma beleza. Depois que eu conheci o iPhone... bem, o resto virou lixo. E nem falo isso na questão de ser "fanboy" e sim de qualidade global: o hardware, o software... enfim, tudo é mais prático e funciona como deveria funcionar.

E foi a mesma coisa com o Macbook (Air, White e Pro). Depois que eu conheci um, não quis mais saber de notebook. Só o trackpad dele dá de dez a zero. O mais engraçado é ver que todo mundo com Macbook NUNCA sente falta de mouse normal. Enquanto o pessoal que tem notebook, vivo vendo o pessoal carregando um mouse sem fio para auxiliar.

Por isso, embora Dell seja excelente, para mim não serve mais. Meu conceito de qualidade mudou completamente. O preço norte-americano é muito justo. O problema é aqui no Brasil mesmo. De fato, você tem toda a razão: o preço desse macbook está péssimo. 7 mil reais é MUITA coisa. Felizmente, para mim, eu tenho um esquema para pagar (usar dinheiro do meu vale-alimentação, moro com os meus pais) sete mil reais "na boa", ainda que isso seja pesado, claro! O Macbook PRO i5 com tela de 15" e 4GB de RAM é que está custando quase 7k. Vem com um iX sim, pelo menos. Menos mal, ainda que esteja ridículo o preço, claro hehe.

Estou de acordo com você em relação ao tamanho da tela... eu detesto tela pequena. Deus me livre.

Não entendi muito bem a parte em negrito: como assim tudo em função da miniaturização? Você quis dizer que o macbook não libera o poder total por ser montado de forma que seja o menor possível e, por causa disso, um Core i5 não agiria como age em um Dell, por exemplo?

E, sem querer abusar de você :P, você desenvolve no IDE XCODE? Tem site? Exemplos? :D

morezijunior, como o Rô disse: melhor esperar. Só mais duas semanas ou três no máximo! :)

Valeu pessoal... gostei, rendeu (e continua) bastante aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que parece bobagem, mas garanto que não, é a "lenda" velocidade do OSX.

Por exemplo, um computador com um Core 2 Duo e 4Gb num Macbook garanto que bate muiiiiitos Notebooks PC's i5 ou i7.

Eu nesse momento estou usando um Macbook Core Duo de 2006, com 2Ram, sem formatação, sem desfragmentação e roda liso para as minhas necessidade e tenho certeza que um PC de 2006 não esteja tao liso e rápido como esse aqui.

Enfim, nao fique taoooo preso a especificações como os usuários de PC'ss. Compre um Macbook PRO 15" e tenha certeza de velocidade por muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que parece bobagem, mas garanto que não, é a "lenda" velocidade do OSX.

Por exemplo, um computador com um Core 2 Duo e 4Gb num Macbook garanto que bate muiiiiitos Notebooks PC's i5 ou i7.

Eu nesse momento estou usando um Macbook Core Duo de 2006, com 2Ram, sem formatação, sem desfragmentação e roda liso para as minhas necessidade e tenho certeza que um PC de 2006 não esteja tao liso e rápido como esse aqui.

Enfim, nao fique taoooo preso a especificações como os usuários de PC'ss. Compre um Macbook PRO 15" e tenha certeza de velocidade por muito tempo.

Assino embaixo.

Antes de comprar meu MacBook PRO, estava com um MacBook White Late2009 com C2D e posso garantir que era "muito" mais rápido que a maioria dos notebooks com Windows de meus amigos... detalhe: a maioria com core i5 e i7...

O maior erro de quem vem da plataforma windows é querer comparar hardware entre eles... é "blasfêmia" comparar os outros com o MAC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia galera!

É o seguinte... faz tempo que estou com uma dúvida cruel batucando minha cabeça aqui.

Estava muito afim de esperar o novo Pro. Mas depois que vi o Air, me apaixonei.

Queria pegar o de 13", pois tenho medo de não me acostumar com a tela de 11".

Mas minha maior dúvida é sobre a memória. 2gb ou 4gb? Tenho receio de pegar só 2gb e depois me arrepender, pois quero ficar bastante tempo com ele... e pra 4gb 13" fica MUITO caro na Apple Store... muito mesmo.

Sou design gráfico, só que não vou usar ele muito no trampo não... já que trabalho com o coreldraw, e pelo meu conhecimento não rola em mac... ou estou errado? Não jogo e não vou usar nada de "pesado" nele... por enquanto...

O que eu faço!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia galera!

É o seguinte... faz tempo que estou com uma dúvida cruel batucando minha cabeça aqui.

Estava muito afim de esperar o novo Pro. Mas depois que vi o Air, me apaixonei.

Queria pegar o de 13", pois tenho medo de não me acostumar com a tela de 11".

Mas minha maior dúvida é sobre a memória. 2gb ou 4gb? Tenho receio de pegar só 2gb e depois me arrepender, pois quero ficar bastante tempo com ele... e pra 4gb 13" fica MUITO caro na Apple Store... muito mesmo.

Sou design gráfico, só que não vou usar ele muito no trampo não... já que trabalho com o coreldraw, e pelo meu conhecimento não rola em mac... ou estou errado? Não jogo e não vou usar nada de "pesado" nele... por enquanto...

O que eu faço!?

Se a intenção é pegar mesmo o MacBook Air aconselho a investir os R$350,00 a mais nos 4GB de RAM porque depois não tem como fazer este upgrade por fora uma vêz que a memória é solda na placa principal dele.

Abraço

Brunno Santiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso, embora Dell seja excelente, para mim não serve mais. Meu conceito de qualidade mudou completamente. O preço norte-americano é muito justo. O problema é aqui no Brasil mesmo. De fato, você tem toda a razão: o preço desse macbook está péssimo. 7 mil reais é MUITA coisa. Felizmente, para mim, eu tenho um esquema para pagar (usar dinheiro do meu vale-alimentação, moro com os meus pais) sete mil reais "na boa", ainda que isso seja pesado, claro! O Macbook PRO i5 com tela de 15" e 4GB de RAM é que está custando quase 7k. Vem com um iX sim, pelo menos. Menos mal, ainda que esteja ridículo o preço, claro hehe.

Estou de acordo com você em relação ao tamanho da tela... eu detesto tela pequena. Deus me livre.

Não entendi muito bem a parte em negrito: como assim tudo em função da miniaturização? Você quis dizer que o macbook não libera o poder total por ser montado de forma que seja o menor possível e, por causa disso, um Core i5 não agiria como age em um Dell, por exemplo?

E, sem querer abusar de você :P, você desenvolve no IDE XCODE? Tem site? Exemplos? :D

Você tem razão em relação a questão da qualidade. Isto fica bem claro com os MacBooks mais baratos. Se comparar com um Dell pelo mesmo preço, o Mac ganha na qualidade geral, ainda que perca nos números marqueteiros. Mas no caso dos Macs mais profissionais, aí a coisa complica porque os outros são produzidos aqui e os Macs vem de fora pagando outra faixa de tributação. Se você for comprar um Sony Vaio importado, também sairá caro, até mais do que os da Apple.

Pasme, meu amigo, eu vi esta semana vários Core 2 Duo em lojinha da Apple! O que eles estão fazendo é colocando software no pacote, tipo o Office completinho.

Eu desenvolvo mesmo é para Web - php, mySQL, Flash, JS, etc., e insto envolve software pesado tb como os da Adobe. Mas gosto de furungar na vida dos outros desenvolvedores e encher o saco deles :) Estou pensando em baixar o SDK para iOS...

Ah, é, em negrito: em princípio, um note é mais lento que um desktop em funcão da miniaturização, economia de energia e controle de temperatura, mas isso não tem a ver com a marca. Um tempo atrás alguns fabricantes tentaram fazer milagre, mas os notes esquentavam tanto que não dava para segurar no colo :o:D

Editado por gustavopi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem razão em relação a questão da qualidade. Isto fica bem claro com os MacBooks mais baratos. Se comparar com um Dell pelo mesmo preço, o Mac ganha na qualidade geral, ainda que perca nos números marqueteiros. Mas no caso dos Macs mais profissionais, aí a coisa complica porque os outros são produzidos aqui e os Macs vem de fora pagando outra faixa de tributação. Se você for comprar um Sony Vaio importado, também sairá caro, até mais do que os da Apple.

Pasme, meu amigo, eu vi esta semana vários Core 2 Duo em lojinha da Apple! O que eles estão fazendo é colocando software no pacote, tipo o Office completinho.

Eu desenvolvo mesmo é para Web - php, mySQL, Flash, JS, etc., e insto envolve software pesado tb como os da Adobe. Mas gosto de furungar na vida dos outros desenvolvedores e encher o saco deles :) Estou pensando em baixar o SDK para iOS...

Ah, é, em negrito: em princípio, um note é mais lento que um desktop em funcão da miniaturização, economia de energia e controle de temperatura, mas isso não tem a ver com a marca. Um tempo atrás alguns fabricantes tentaram fazer milagre, mas os notes esquentavam tanto que não dava para segurar no colo :o:D

Hoje em dia isso não é mais tão realidade, vide os SSDs que estão vindo para notebook, a freqüência das memórias, capacidade dos notebooks, etc.

Cada vez os componentes diminuem mais, e grandes capacidades de armazenamento e processamento, ocupam espaços pequenos.

Desenvolvimento para web não requer muita coisa de uma máquina não. Nem mesmo o Flash é muito pesado.

Um software realmente pesado - útil para se fazer benchmarks - é o Adobe After Effects. Vídeo sim usa muito da máquina. Ainda mais hoje em dia que se trabalha com Full HD.

Coisas que necessitam ser renderizadas (vídeo, 3D e áudio) é que precisem de uma máquina forte. Aí sim tem que ver com carinho.

Para programar para web, não precisa de um MBP. Código em PHP não precisa nem ser compilado, e sim é interpretado por um servidor web (Apache mais comum).

Já para programar para iOS e Mac OS, você utiliza o simulador, faz builds... Não que isso requer uma máquina porrada, mas já é um degrau acima em nível de "uso" da máquina.

Um MacMini, com 4GB de RAM para deixar vários apps abertos ao mesmo tempo sem ter nenhuma travadinha chata, já cumpre o papel MUITO bem para um desenvolvedor iOS.

O que é relevante para analisar o conjunto é:

- Vai renderizar áudio, vídeo ou 3D?

- Vai ter muitas ferramentas abertas simultâneamente?

- Vai ter uma máquina virtual instalada, rodando quando abertos vários softwares também?

Dependendo da resposta, é interessante ver um SSD e/ou a possibilidade de mais ram (8GB).

Um MBP 13'' roda absolutamente tranqüilo softwares para programação para iOS, web, etc.

Só para efeito de comparação: eu tinha um Dell Vostro 1510, e rodei no último projeto que fiz: Flash CS3, Photoshop CS3, Notepad++, Apache, MySQL, Chrome com média de 8 abas abertas, Adobe Flex Builder.

Ele era um Core 2 Duo 1.8GHz, 3GB RAM (n lembro freqüência, mas era podre), 250GB SATA 5400RPM e placa de vídeo on-board da Intel. Meu workflow tava bem legal.

Sendo que isso n foi para web, e sim um aplicativo em AIR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...