Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Programar Java


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

No caso de programar em java, quais as vantagens do eclipse sobre o xcode?

Eu achei o Eclipse parecido com outras ferramentas, tipo Flash Builder e uma outra para php que não lembro o nome. Isso às vezes facilita a vida do desenvolvedor porque as coisas são mais padronizadas e familiares. Mas não conheço o XCODE, talvez devesse...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei o Eclipse parecido com outras ferramentas, tipo Flash Builder e uma outra para php que não lembro o nome. Isso às vezes facilita a vida do desenvolvedor porque as coisas são mais padronizadas e familiares. Mas não conheço o XCODE, talvez devesse...

O Flash Builder usa o Eclipse :P Não é à toa que é igual não hehe

Eu não gosto do XCODE. Aliás, nunca gostei de IDEs... Prefiro muito mais o TextMate para desenvolvimento em outras linguagens, apesar do "padrão" do mercado ser o Eclipse mesmo.

IDEs acabam sendo muito pesadas, e sinceramente, sem necessidade na maioria dos casos.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IDEs acabam sendo muito pesadas, e sinceramente, sem necessidade na maioria dos casos.

Como generalizou... IDEs são extremamente úteis em muitos casos.

Principalmente para você ter um ambiente amigável em momentos cruciais, como debugs, analise de memory dump, algumas até facilitam trabalhos de crosscompiler :rolleyes:

Mas se você olhar para quem está começando, são mais úteis ainda. Algumas IDEs, dão dicas e facilitam a vida de pessoas, que por exemplo, estão aprendendo orientação a objeto, pois mostram os itens internos ao objeto de uma maneira mais clara.

IDEs que uso no meu dia-a-dia, por ordem de preferência:

- Visual Studio: desenvolvo em ambiente Windows, mas com um cuidado de poder usar o código em outras plataformas (código portável) como o Linux;

- Eclipse: a integração dele com o Quartus para poder programar no NIOS, ambos Altera, torna seu uso obrigatório;

- Xcode: iOS/Mac OS developer nas horas vagas. Diversão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como generalizou... IDEs são extremamente úteis em muitos casos.

Principalmente para você ter um ambiente amigável em momentos cruciais, como debugs, analise de memory dump, algumas até facilitam trabalhos de crosscompiler :rolleyes:

Mas se você olhar para quem está começando, são mais úteis ainda. Algumas IDEs, dão dicas e facilitam a vida de pessoas, que por exemplo, estão aprendendo orientação a objeto, pois mostram os itens internos ao objeto de uma maneira mais clara.

IDEs que uso no meu dia-a-dia, por ordem de preferência:

- Visual Studio: desenvolvo em ambiente Windows, mas com um cuidado de poder usar o código em outras plataformas (código portável) como o Linux;

- Eclipse: a integração dele com o Quartus para poder programar no NIOS, ambos Altera, torna seu uso obrigatório;

- Xcode: iOS/Mac OS developer nas horas vagas. Diversão!

Como tudo na vida tem dois lados: ter tudo em uma coisa só pode ser ótimo, como pode não ser tão legal/flexível como alguns preferem que seja.

No caso do Java, o Eclipse gera um getter e setter por exemplo - apenas para ilustrar uma comodidade que a IDE pode oferecer. Tem vários casos como este, que agilizam o desenvolvimento.

Não discordo que para quem quer aprender uma IDE é ótima também. Na facul quando mexia com Java, e não sabia nada de Java, eu tive várias hints com o Eclipse.

Mas depois de um tempo, eu acho mais saudável um ambiente mais flexível. IDEs, justamente por terem tudo isso, acomodam ao meu ver, e são, obviamente, mais pesadas. E no geral, não é necessário esse chumbo grosso.

Eu prefiro um editor que cuide das mais diferentes linguagens de programação, e onde eu n tenho que ficar lembrando mil e um shortcuts. Para compilar, posso rodar via terminal o GCC, no caso do C (exemplo).

Talvez seja pelo tipo de empresas onde eu já trabalhei e as linguagens que eu mais mexo, mas o que eu pude ver é isso.

Uma vez eu tentei usar o Eclipse para várias linguagens (C, Java e PHP) e, sinceramente, foi horrível. Configurar o compilador/debugger para cada uma (exceto Java, nativo com ele) foi tão chato, que desisti da tarefa. Pode ser burrice minha mesmo, mas pesquisei pacas, fiz diferentes tentativas e era um processo muito cirúrgico para uma coisa tão trivial.

Acho que por isso eu comentei que n gosto de IDEs: pq eu tenho mania de querer concentrar as linguagens que uso, em apenas um software.

Não acho interessante ter 5 programas abertos, para 5 linguagens diferentes. E cada programa com a sua própria lógica, gerando uma tremenda inconsistência.

Se eu abro o TextMate, posso usar qualquer linguagem sem muito sacrifício, em um mesmo ambiente, ou seja, n preciso lembrar ou configurar os shortcuts. A fora que é extremamente mais leve, pois não tem o monte de recursos de uma IDE.

Talvez me expressei mal mesmo, mas pelo que eu vejo que na maioria das vezes o pessoal usa, não tem por que usar uma IDE, pode ser um editor básico.

Nos casos tipo do iOS, eu concordo que n tem pq reinventar a roda e n usar o XCode. Mas nesse caso, existe todo um propósito em usar esse ambiente - ele foi feito exatamente para essa finalidade, e ainda tem o resto do conj. de tools como Interface Builder, iPhone Simulator, etc.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo estender muito, NicholasPufal.

Há um ato contraditório em seu discurso...

cito:

"Nos casos tipo do iOS, eu concordo que n tem pq reinventar a roda e n usar o XCode. Mas nesse caso, existe todo um propósito em usar esse ambiente - ele foi feito exatamente para essa finalidade, e ainda tem o resto do conj. de tools como Interface Builder, iPhone Simulator, etc."

Posso ter entendido errado... Por favor.

Flexibilidade é algo complexo para ser analisado, também.

Não sou desenvolvedor web, então não conheço este mundo. Meu mundo gira entorno do C/C++ e um pouco de C# - Objective C é minha diversão, só para deixar claro.

Quando penso em flexibilidade, penso em algo que pode ter conceitos agregados ou retirados.

Uma IDE de gente grande, permite você gerenciar vários projetos que podem interagir ou não.

Volto a dizer, meu mundo gira entorno do C/C++ principalmente, não tenho 5 linguagens para trabalhar ao mesmo tempo.

Como somos seres humanos e por natureza somos visuais, os detalhes que IDE (não se prenda apenas a corzinhas), como o Visual Studio, te dão, são maravilhosos para a evolução do trabalho.

Utilizo a IDE, para escrever o código, no final, tudo acaba em GCC como citou, afinal, o produto final é em Linux; alguma coisa é Win32.

O importante disto tudo, é que todos aqui poderão ler opiniões diferentes, avaliarem (metendo a mão na massa) e escolher o que melhor agrada.

Ninguém é o dono da verdade. Cada um usa a ferramente que acha melhor, que atende suas necessidades e baseado na sua experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nós entendemos flexibilidade de maneiras diferentes nesse contexto. Flexibilidade para mim, é poder ter uma ferramenta, e usar (ou não) em conjunto com outros recursos, sem que a minha máquina precise carregar algo complexo (como uma IDE), e eu vá usar apenas recursos básicos. É isso que eu quis dizer com flexibilidade.

É ter o mínimo, e poder agregar outras coisas bacanas, conforme necessário - e não ter um todo, e ir usando apenas as partes.

Talvez a maneira que eu tenha escrito pareceu meio "faça isso, que é o certo", mas não foi isso. É opinião pessoal minha mesmo, e com certeza as pessoas tem que experimentar e se adaptar ou não à uma forma de trabalho.

Quanto ao XCode eu apenas quis dizer que está aplicado em um contexto que realmente tira vantagem do uso de uma IDE.

Diferentemente de um PHP no Eclipse, por exemplo, onde (eu) acho inviável pelo tipo de linguagem que é. Mesmo que se use um framework c/ vários design patterns, POO, não é uma linguagem/ambiente (falando de maneira genérica mesmo) que vá extrair grande vantagem em ter algo pesado com o Eclipse para se trabalhar.

XCode = foi feito com foco no desenvolvimento Mac OS/iOS, e por isso é tão bom, tão completo, e tão essencial.

Flash Builder = foi feito para trabalhar com o Flex Framework, trabalhar com MXML, e por isso tb é tão completo, bem estruturado.

Agora, Eclipse com PHP, pode agregar umas coisinhas aqui e ali, mas não foi feito para isso... Assim como IDEs de PHP, das muitas que já usei, vi que não resolvem realmente a vida do programador como faz o XCode no desenvolvimento para iOS, por exemplo.

Não sei se eu me expliquei, ou me compliquei mais, mas reforço que é só uma opinião e respeito as demais. Não um evangelizador "anti-IDEs", se é que pareceu isso antes :P Apenas acho que tem horas q poder de fogo é essencial, e tem outras (q foi oq quis dizer) que não é. Em especial com linguagens ou contextos onde elas estão sendo aplicadas.

Foi apenas uma opinião mesmo :)

Edit: Ah, quando eu falei que não gosto XCode antes, eu quis dizer que n gosto dele para trabalhar com outras linguagens. Não no desenvolvimento para iOS.

Deixando mais claro ainda: eu vejo gente que "coleciona" IDEs, e acho que o caminho não é por aí. Acho que isso resume.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei entrando de gaiato nesta discussão, azar...

O que observo nestas ferramentas (posso falar do DreamWeaver porque realmente utilizo bastante) é que elas vão crescendo, ficando pesadas e complexas, apesar dos esforços dos seus desenvolvedores. Mesmo o DreamWeaver que atualizei há pouco tempo, tem muuuita coisa para ver ainda. Por outro lado, a Adobe já teve que distribuir um patch de emergência para um problema crítico que simplesmente derrubava o Dream e deixava o desenvolvedor com o pincel na mão!!!

Então aparece um sisteminha novo, barato ou de graça, simples de usar e que faz 90% do trabalho diário (às vezes os 10% são imprescindíveis) e o povo vai em massa!

Mas não adianta, para desenvolver a sério, é muito difícil escapar dos grandões - e é aí que eles ganham!

Por outro lado, eu tenho adquirido alguns programinhas pequenos para tarefas específicas (faz uma coisa, mas faz bem feito) entre US$ 10 - 20 que tem sido uma mão na roda, tipo o Fetch, TextWrangler, dizem que o Coda é muito bom, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...