Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Futuro do Mac OS X


Posts Recomendados

Olá pessoal.

Sei que o Lion ainda não foi lançado mas queria saber o que acham do futuro do mac (versao 11 por exemplo).

O nome mudará?

Ele se fundirá com o ios?

Ou a Apple vai abandona-lo? :o

Acho interessante discutirmos como será o futuro do sistema que adoramos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha aposta é que cada vez mais teremos o touch no Mac OS X.

Eu sei que na Keynote "Back to the Mac" Jobs disse que gestos multi-touch na vertical não são muito agradáveis de usar.

Então acredito que podemos ter uma tela multi-touch pra ser usada na horizontal junto com a tela normal na vertical. Seria demais. Muito útil em varios casos! Isso é uma das coisas qie gostaria

E para isso, precisariamos de um novo sistema que integrasse esses dois meios num só. Um Mac OS XI talvez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo plenamente com o que você disse "uk lima". Mas não tem nada a ver com o que eu disse: acho que não entendeu muito bem, então vamos lá:

Não disse que gostaria uma tela multi-touch na vertical, de modo com que cansasse os braços além de ser desagradável... Pelo contrário. Até citei que na última Keynote essa ideia foi muito bem descartada.

O que acho que seria uma boa ideia é uma tela multi-touch sendo usada na horizontal (na mesma área do TrackPad - que aliás também ja proporsiona uma boa experiência de gestos touch no Mac OS X) com muitas funcionalidades.

Isso, sem falar na tela normal (na vertical) sem o touch que continuaria a ser controlada por um Mouse/TrackPad...É como se o iOS e o Mac OS se juntassem em um único sistema...

Isso é apenas uma hipótese, é claro. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um notebook de uma marca aí que não sei qual é, que na área do teclado e do trackpad tem uma tela multi-touch. Acho muito foda ;)

É da Acer...

É muito legal mesmo, mas ai eu acho que a Apple deveria manter o teclado físico, e abaixo, incluir uma tela de tamanho bom multi-touch com várias funções (uma delas, ser o TrackPad)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Arthur, vou procurar mais sobre ;)

Acho que seria legal igual esse na Acer. Mas não acho que irá acontecer :/

Hoje em dia é difícil de acreditar mesmo. Mas quem sabe um dia...

Eu vi esse notebook da Acer que foi apresentado na CES 2011 no app do Engadget. Tem vídeo dele e tudo mais. A ideia é muito boa, só não sei se foi bem aplicada. Ele roda Windows e tal ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente como vocês acham que vai ser a intro do lion (aquele video que fala Bem-vindo em varias linguas na hora que você liga o mac pela primeira vez.

É que fiquei com curiosidade, já que gosto da intro do snow. ;)

Sobre as futuras versões acho que a Apple Terá que fazer uma certa gambiarra com o nome, pois não vejo um modo simples de chamar as próximas versões, por exemplo:

Se a Apple continuasse com o nome Mac OS X, ficaria cansativo(nao sei se e assim que se escreve),já penso uma versão 10.14 eu acho que não seria do jeito apple

Se fossemos para o nome Mac OS 11 a Apple provavelmente não ia usar o sistema de versões que ela usa com o Mac OS X (10.0 10.1 10.5 1.6)

Agora se dessem o nome de Mac os XX seria uma possibilidade, assim como Mac OS XI, isto poderia muito bem ser alinhado ao nome de felinos e o sistema de versões.

Outro fator seria de onde a Apple ia arrumar tanto nome de felino (lembrando que deve ser um felino conhecido, então nada de nomes cientificos de espécies nada populares)

e o XX que citei ficaria parecido com olhos de morto.

Outra coisa e que cada vez mais ele vai ficar com as facilidades de uso do ios mas com o poder do Mac.

Talves a Apple pode até fundir os dois (se bem que acho que não daria muito certo por questoes de nome, além disso que o mac deve no maximo ter algumas facilidaedes do ios)

Bem está é minha opinião assim que puder posto mais ideias. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma versão 11 seria uma oportunidade de dar um novo salto.

O Mac hoje é um PC de boa qualidade. Quando haviam os PowerPC "G2" os PC's com Windows eram de pior qualidade mas a diferença de performance era pequena. Então o G3 colocou o dobro de velocidade, mais estabilidade, menos consumo de energia, mais praticidade, etc. Matou a pau!!!

Hoje a grande sacada é a usabilidade do equipamento, como o iPhone e iPad. Mas isso não será possível com Intel dentro e um sistema por cima que teima em ser parecido com o Windows para que os infiéis se sintam mais à vontade para a conversão.

O Mac atingiu o limite, precisa de um novo UP, mas infelizmente talvez nosso guru não esteja mais aí para fazê-lo. E agora, quem poderá nos defender ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que a apple passou a adotar nome de felinos, ficou claro que a última versão do OSX seria o Lion. Particularmente, achei que o Lion, a última versão do OSX, seria a versão 10.5 pois os gatos vinham crescendo: Cheetah, Jaguar, Panther e Tiger.

Bom, com o Lion aí, leva a crer que a apple já está querendo dar um "revival" no seu sistema operacional. Pode ser só uma jogada de marketing porque qual o próximo felino a usar? A jaguatirica? O gato do mato? O dentes-de-sabre? Então eles precisam de outra jogada de marketing pra continuar vendendo... talvez sejam até metais, por exemplo, bronze, silver, gold, platinum... qualquer coisa que fale que o sistema novo é melhor que o velho. A sequência muda pra OS11.0 e a gente acha que tudo mudou, mas continua tudo a mesma coisa...

OU...

Pode ser a transição para um novo sistema totalmente novo, como foi o OS9 para o OSX... Talvez incorporando o iOS com o OSX.

Quem acompanhou a transição do OS9 para o OSX deve lembrar da confusão que foi. Tanto que a migração de todos os usuários só ocorreu mesmo no Panther (10.3), quando o sistema passou a ser estável e usável. Antes disso, maioria usava o OS9 no classic, até porque nem todos os softs haviam sido "carbonizados" ainda. Isso aconteceu porque o OSX era um sistema totalmente novo e todos os softwares tiveram que ser reescritos do zero. Foi um risco pra apple, porque se a adobe diz que não vai reescrever os softwares pra apple, a casa cai...

Uma coisa é fato: Não vai haver mudança drástica na forma de interagir com o OS conforme os colegas estão especulando. Isso porque uma grande parcela dos clientes apple ainda são profissionais da área gráfica, audio e video e esses profissionais trabalham sob padrões e formatos definidos por outros fabricantes/empresas além da apple. Então acho difícil que a apple revolucione tanto a interface, pois se nessa mudança perder compatibilidade, vai perder uma base muito grande de clientes. Por exemplo, multitouch pode até haver, mas profissionais da área gráfica dependem de monitores de terceiros. A apple vai conseguir forçar os fabricantes a desenvolverem hardware específico pra ela? Os usuários vão aceitar trocar todo o seu hardware pra poder usar uma versão mais recente do mac os? Vale lembrar que a transição do OS9 pro OSX foi só o software. Ninguém foi obrigado a trocar de equipamento.

Para teste, a apple já desenvolveu o iOS, que é voltado pro usuário comum. Se funcionar, eles incorporam ao OSX, como aconteceu com a appstore.

O mais provável é que a apple mantenha a separação iOS e MacOS, pois atendem a necessidades diferentes. Não é tão legal usar um iPad com mouse e teclado, assim como não vai funcionar vender macpro com iOS (macpro vem sem monitor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que a apple passou a adotar nome de felinos, ficou claro que a última versão do OSX seria o Lion. Particularmente, achei que o Lion, a última versão do OSX, seria a versão 10.5 pois os gatos vinham crescendo: Cheetah, Jaguar, Panther e Tiger.

Bom, com o Lion aí, leva a crer que a apple já está querendo dar um "revival" no seu sistema operacional. Pode ser só uma jogada de marketing porque qual o próximo felino a usar? A jaguatirica? O gato do mato? O dentes-de-sabre? Então eles precisam de outra jogada de marketing pra continuar vendendo... talvez sejam até metais, por exemplo, bronze, silver, gold, platinum... qualquer coisa que fale que o sistema novo é melhor que o velho. A sequência muda pra OS11.0 e a gente acha que tudo mudou, mas continua tudo a mesma coisa...

OU...

Pode ser a transição para um novo sistema totalmente novo, como foi o OS9 para o OSX... Talvez incorporando o iOS com o OSX.

Quem acompanhou a transição do OS9 para o OSX deve lembrar da confusão que foi. Tanto que a migração de todos os usuários só ocorreu mesmo no Panther (10.3), quando o sistema passou a ser estável e usável. Antes disso, maioria usava o OS9 no classic, até porque nem todos os softs haviam sido "carbonizados" ainda. Isso aconteceu porque o OSX era um sistema totalmente novo e todos os softwares tiveram que ser reescritos do zero. Foi um risco pra apple, porque se a adobe diz que não vai reescrever os softwares pra apple, a casa cai...

Uma coisa é fato: Não vai haver mudança drástica na forma de interagir com o OS conforme os colegas estão especulando. Isso porque uma grande parcela dos clientes apple ainda são profissionais da área gráfica, audio e video e esses profissionais trabalham sob padrões e formatos definidos por outros fabricantes/empresas além da apple. Então acho difícil que a apple revolucione tanto a interface, pois se nessa mudança perder compatibilidade, vai perder uma base muito grande de clientes. Por exemplo, multitouch pode até haver, mas profissionais da área gráfica dependem de monitores de terceiros. A apple vai conseguir forçar os fabricantes a desenvolverem hardware específico pra ela? Os usuários vão aceitar trocar todo o seu hardware pra poder usar uma versão mais recente do mac os? Vale lembrar que a transição do OS9 pro OSX foi só o software. Ninguém foi obrigado a trocar de equipamento.

Para teste, a apple já desenvolveu o iOS, que é voltado pro usuário comum. Se funcionar, eles incorporam ao OSX, como aconteceu com a appstore.

O mais provável é que a apple mantenha a separação iOS e MacOS, pois atendem a necessidades diferentes. Não é tão legal usar um iPad com mouse e teclado, assim como não vai funcionar vender macpro com iOS (macpro vem sem monitor).

Eu concordo com tudo.

Alem disso adoro a interfaçe do mac, não sei como a Apple podera mudar qualquer coisa sem causar um estrago.

E sou a favor do uso do multi touch no mouse e trackpad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras de Cupertino são espertos. Vocês realmente acham que vão fazer algo que complique mais a compatibilidade? É CLARO que não!

As mudanças sempre serão pra melhor. Pra facilitar a vida. Os profissionais que trabalham com design adorariam tem uma superficie touch em que você desenhasse um esboço, ou até o projeto mesmo (feito uma folha) tudo digital, e que vocêpode usar para o seu trabalho. Eu particularmente acharia fantástico.

Tudo precisa de uma transição, realmente. Mas a compatibilidade NÃO vai ser problema, e as mudanças são planejadas pra facilitar ainda mais o uso. Assim como os desenvolvedores dos softwares estão se habituando com a Mac AppStore, acredito que eles receberiam bem essa novidade, pra desenvolver apps que posssam utilizar de montes os gestos.

Cara, quem usa Mac Pro ou até um Mini sem um Apple Keyboard e um Magic Mouse e um Monitor??? Essa história desses aparelhos não virem com um monitor!? Aff...assim como você compra um Mouse pra usar com ele você poderia comprar uma superficie multi-touch!

Sobre aquele vídeo de abertura do Lion, pode até ter mudança, quem sabe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que a apple passou a adotar nome de felinos, ficou claro que a última versão do OSX seria o Lion. Particularmente, achei que o Lion, a última versão do OSX, seria a versão 10.5 pois os gatos vinham crescendo: Cheetah, Jaguar, Panther e Tiger.

Bom, com o Lion aí, leva a crer que a apple já está querendo dar um "revival" no seu sistema operacional. Pode ser só uma jogada de marketing porque qual o próximo felino a usar? A jaguatirica? O gato do mato? O dentes-de-sabre? Então eles precisam de outra jogada de marketing pra continuar vendendo... talvez sejam até metais, por exemplo, bronze, silver, gold, platinum... qualquer coisa que fale que o sistema novo é melhor que o velho. A sequência muda pra OS11.0 e a gente acha que tudo mudou, mas continua tudo a mesma coisa...

OU...

Pode ser a transição para um novo sistema totalmente novo, como foi o OS9 para o OSX... Talvez incorporando o iOS com o OSX.

Quem acompanhou a transição do OS9 para o OSX deve lembrar da confusão que foi. Tanto que a migração de todos os usuários só ocorreu mesmo no Panther (10.3), quando o sistema passou a ser estável e usável. Antes disso, maioria usava o OS9 no classic, até porque nem todos os softs haviam sido "carbonizados" ainda. Isso aconteceu porque o OSX era um sistema totalmente novo e todos os softwares tiveram que ser reescritos do zero. Foi um risco pra apple, porque se a adobe diz que não vai reescrever os softwares pra apple, a casa cai...

Uma coisa é fato: Não vai haver mudança drástica na forma de interagir com o OS conforme os colegas estão especulando. Isso porque uma grande parcela dos clientes apple ainda são profissionais da área gráfica, audio e video e esses profissionais trabalham sob padrões e formatos definidos por outros fabricantes/empresas além da apple. Então acho difícil que a apple revolucione tanto a interface, pois se nessa mudança perder compatibilidade, vai perder uma base muito grande de clientes. Por exemplo, multitouch pode até haver, mas profissionais da área gráfica dependem de monitores de terceiros. A apple vai conseguir forçar os fabricantes a desenvolverem hardware específico pra ela? Os usuários vão aceitar trocar todo o seu hardware pra poder usar uma versão mais recente do mac os? Vale lembrar que a transição do OS9 pro OSX foi só o software. Ninguém foi obrigado a trocar de equipamento.

Para teste, a apple já desenvolveu o iOS, que é voltado pro usuário comum. Se funcionar, eles incorporam ao OSX, como aconteceu com a appstore.

O mais provável é que a apple mantenha a separação iOS e MacOS, pois atendem a necessidades diferentes. Não é tão legal usar um iPad com mouse e teclado, assim como não vai funcionar vender macpro com iOS (macpro vem sem monitor).

Se eu bem me lembro, a Adobe custou muito para fazer software para Mac OSX. Foi uma confusão de fato, mas a Apple estava decidida a revolucionar tanto no hardware como no software e eu não duvido deles. Se eles vislumbrarem um futuro diferente e melhor para os computadores pessoais, eles vão criar confusão de novo.

E eu tô nessa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu bem me lembro, a Adobe custou muito para fazer software para Mac OSX. Foi uma confusão de fato, mas a Apple estava decidida a revolucionar tanto no hardware como no software e eu não duvido deles. Se eles vislumbrarem um futuro diferente e melhor para os computadores pessoais, eles vão criar confusão de novo.

E eu tô nessa!

Pois é... Por isso comentei que pode ser só recauchutagem (como foi do OSX 7, pro 8 e pro 9) OU pode ser algo novo. Se for algo novo, a apple vai cuidar para que os desenvolvedores e usuários tenham tempo pra transição. Já passamos por uma gigantesca recentemente que foi a mudança de PPC para X86. Foi bem mais suave que a mudança do sistema 9 pro X, mesmo sendo muito mais complexa. A apple aprendeu a lição.

Por isso continuo a bater na mesma tecla de que a única coisa que não deve mudar é o hardware. Dificilmente a apple vai lançar um OS que exija um novo hardware pra rodar. Isso seria um tiro no pé. Caso o faça, ainda manterá a compatibilidade com o hardware já existente. Ou seja a interação com o OS ainda será na base do mouse (click simples) e drag/drop. Uma interação que exija múltiplos toques pra funcionar e consequentemente hardware específico, será implantada de forma lenta. Na verdade já vem sendo implantada a muito tempo, pois desde os Powerbooks, já temos o multitouch.

Mas o multitouch é uma questão micro num universo macro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aposto em um sistema novo com várias mudanças (uma delas, mais integração com multi-touch) e que não precise mudar de máquina entende? Não seibse entendeu muito bem o que falei... Vou explicar melhor:

Seria um sistema universal, em que rodaria normalmente em máquinas de hoje em dia, mas que rodaria melhor ainda (com mais recursos e facilidades) numa futura máquina "nova"...

etc, etc, etc

Editado por Arthur L. C.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Por isso comentei que pode ser só recauchutagem (como foi do OSX 7, pro 8 e pro 9) OU pode ser algo novo. Se for algo novo, a apple vai cuidar para que os desenvolvedores e usuários tenham tempo pra transição. Já passamos por uma gigantesca recentemente que foi a mudança de PPC para X86. Foi bem mais suave que a mudança do sistema 9 pro X, mesmo sendo muito mais complexa. A apple aprendeu a lição.

Por isso continuo a bater na mesma tecla de que a única coisa que não deve mudar é o hardware. Dificilmente a apple vai lançar um OS que exija um novo hardware pra rodar. Isso seria um tiro no pé. Caso o faça, ainda manterá a compatibilidade com o hardware já existente. Ou seja a interação com o OS ainda será na base do mouse (click simples) e drag/drop. Uma interação que exija múltiplos toques pra funcionar e consequentemente hardware específico, será implantada de forma lenta. Na verdade já vem sendo implantada a muito tempo, pois desde os Powerbooks, já temos o multitouch.

Mas o multitouch é uma questão micro num universo macro...

Concordo com você. O multitouch é bastante relevante no dia-a-dia de trabalho, mas a ponta no iceberg quando se permite pensar "fora da caixa". Há muita coisa nova pipocando em termos de processamento. O multi-núcleo veio para ficar e pode evoluir para processamentos paralelos e outras loucuras dos laboratórios que criam possibilidades novas para os engenheiros e designers.

A Intel vai ficar na jogada se tiver pernas para jogar. A IBM na época tinha o melhor processador (o G4) e o mais rápido (o G5) e mesmo assim a parceria se encerrou porque aparentemente a IBM não teve interesse em acompanhar o rítimo da Apple.

Mas não nos apavoremos, ainda tem pelo menos o Lion pela frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente meu primo tem um hp touchsmart (sei que a touchscreen dele é um lixo) e simplesmente tela touchscreen não serve para desktops, mesmo com um desing inovador, o windows e o proprio software da hp sao um lixo para serem usados na touchscreen assim como Mac OS X, o unico jeito da apple consiguir ter algum futuro seria mudando drasticamente o Mac OS, o deixando igual ao ios, isso não daria certo pois ninguem quer que o mac vire ios, seria a pior coisa que eu ouviria na história da tecnologia.

Eu testei no meu primo a algum tempo, o hp touchsmart, e por curiosidade abri o paint pra fazer um desenho e testar a tela.

É simplesmente impossivel usar tela de toque para qualquer coisa no computador(nem para desnhar), seja ele desenvolvido especialmente para isso, a apple estaria dando um tiro no pé.

Portanto tela de toque nao foi feita para computadores, em qualquer posiçao com qualquer sistema operacional e mesmo sendo multitouch. :excl:

Computdores devem usar mouse e teclado (e sou a favor de que esses assesorios tenham multitouch)

Nunca vou querer um computador com tela de toque, exeto se a apple desenvolva algo que sejaa bom, mas duvido.

Tomara que as futuras versoes do Mac OS usem muitos gestos multitouch, mas no mouse e trackpad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...