Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD - Sua opinião


Posts Recomendados

  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Os SSDs tem um desempenho absurdo! Eu não imaginava que era tanto, mas pude comprovar isso quando comparei as velocidades de read/write do meu Macbook Pro (1TB 5400rpm) e meu Macbook Air 11" (64BG SSD). Infelizmente eu ainda acho SSD muito caros e com pouco espaço disponível, por isso vou comprar um híbrido pra por no meu Macbook Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que valem a pena em duas situações:

1. Você tem dinheiro sobrando e não se importa com pouco espaço. Ou tem um boa quantia de dinheiro sobrando e acha que vale a pena 512GB por cerca de US$ 1.500,00.

2. Você precisa de read/write rápido (edição de vídeo ou de imagens pesadas com um fluxo MUITO pesado)

Fora esses dois, eu realmente não acho que vale a pena AINDA. Eu, mesmo com dinheiro sobrando, optei em ficar no meu MBP 15 com os 250GB e comprar um WD My Book Studio 2TB (vem com FW800) e uso pra movimentar arquivos o meu WD My Passport Essential de 500GB (USB). E eu trabalho com edição de vídeo e de imagem. Às vezes, uso o próprio WD Essential no USB e a performance é bem satisfatória mesmo na edição de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é o que ainda me prende de comprar é o alto preço.

O que acham que vale a pena hoje.

Um ssd de no max 80gb ou 8gb de ram, isso para o mac da assinatura.

Por conta de eu ser estudante, e tenho 16 anos, dependo de mesada, e up assim não é digamos, muito necessário, mas gosto de não precisar esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda é caro. Mas é muito rápido

Quem diz que o preço por gigabyte vale se comparado com o desempenho está errado.

Uma coisa é certa, quanto mais espaço você quiser, maior será o prejuízo.

Mas isso não significa que você não possa se beneficiar da enorme diferença de desempenho.

Ponha na ponta do lápis:

O maior benefício que ele te trará será na abertura de programas.

Você não vai ganhar quase nada guardando documentos, músicas, fotos e filmes no SSD.

Minha recomendação:

Comprar o menor SSD possível para manter seu sistema e seus aplicativos rodando.

Gaste um pouquinho mais em um case para colocar seu HD velho em um case.

Guarde o resto do dinheiro para uma compra futura.

Salve todos seus arquivos pessoais no HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo que to querendo comprar um SSD também! Não comprei ainda justamente pela relação espaço/preço. Para mim um SSD de 80GB ou mesmo um de 128GB ainda é pouco, e para comprar um de 256GB o bolso não aguenta!

O que pensei em fazer é comprar um hibrido. Mas acho que vou esperar mais algum tempo, e pegar logo um SSD quando os preços ficarem mais acessiveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda é caro. Mas é muito rápido

Quem diz que o preço por gigabyte vale se comparado com o desempenho está errado.

Uma coisa é certa, quanto mais espaço você quiser, maior será o prejuízo.

Mas isso não significa que você não possa se beneficiar da enorme diferença de desempenho.

Ponha na ponta do lápis:

O maior benefício que ele te trará será na abertura de programas.

Você não vai ganhar quase nada guardando documentos, músicas, fotos e filmes no SSD.

Minha recomendação:

Comprar o menor SSD possível para manter seu sistema e seus aplicativos rodando.

Gaste um pouquinho mais em um case para colocar seu HD velho em um case.

Guarde o resto do dinheiro para uma compra futura.

Salve todos seus arquivos pessoais no HD externo.

Exatamente isso que quero fazer, pegar um apenas para sistema e apps, como são poucos os aplicativos, 80gb estou bem servido. Com o hd original faço dele um hd externo para os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo sentido em usar SSD em um sistema que não tem suporte ao TRIM.

Eu pelo menos esperaria o Lion que parece que tera o suporte. E ainda até lá os preços caem.

Não é tão horrível assim. Principalmente se o HD vai ficar só com o sistema. 99% desses dados não serão reescritos periodicamente, apenas lidos.

E acredito que até acontecer alguma queda de performance significativa(se acontecer), o Lion terá chegado(e certamente terá suporte, já que a Apple está migrando para SSDs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso sim.

Mas para mim, que tenho que andar com meus arquivos internamente, pela dificuldade de trasportar um HD externo toda hora, isso seria um problema.

Para um uso assim (tudo no SSD interno), prefiro um HD Hybrido enquanto não temos TRIM

Não é tão horrível assim. Principalmente se o HD vai ficar só com o sistema. 99% desses dados não serão reescritos periodicamente, apenas lidos.

E acredito que até acontecer alguma queda de performance significativa(se acontecer), o Lion terá chegado(e certamente terá suporte, já que a Apple está migrando para SSDs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso sim.

Mas para mim, que tenho que andar com meus arquivos internamente, pela dificuldade de trasportar um HD externo toda hora, isso seria um problema.

Para um uso assim (tudo no SSD interno), prefiro um HD Hybrido enquanto não temos TRIM

Entendo sua posição.

Eu não sei quanto tempo demora para o SSD se degradar em um uso normal.

Se você ver os benchmarks, sem o uso do TRIM, você vê que ainda assim os SSDs são muito mais rápidos que os HDs.

Se levar em conta que até seu SSD ficar "sujo" a ponto de causar uma grande perda de desempenho já poderá existir um novo Mac OS com o TRIM, acho que sinceramente, em 2011, esperar pelo TRIM não é um bom argumento.

---

Outra coisa, um HD externo pesa a mesma coisa que um celular, e cabe no bolso.

---

Claro que tudo isso é apenas minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por exemplo:

Se achar que está "sujo", formatar voltar ao normal, digo, fica como novo novamente?

Outra coisa que me preocupa, é a baixa vida útil que dizem ter os SSD's. Não entendo muito disso, mas aqui em meu Mac, tenho o habito de gravar e apagar muitas coisas frequentemente. Será que isso "detonaria" o SSD mais rápido? Quando mais rápido? 1, 2, 3, 4 ou 5 anos?

O problema de trasportar o HD externo, é que acho um saco ficar com aqueles fio conectados. Volta e meia tenho que usa-lo em cadeira de escola, que praticamente só cabe o MBP.

Entendo sua posição.

Eu não sei quanto tempo demora para o SSD se degradar em um uso normal.

Se você ver os benchmarks, sem o uso do TRIM, você vê que ainda assim os SSDs são muito mais rápidos que os HDs.

Se levar em conta que até seu SSD ficar "sujo" a ponto de causar uma grande perda de desempenho já poderá existir um novo Mac OS com o TRIM, acho que sinceramente, em 2011, esperar pelo TRIM não é um bom argumento.

---

Outra coisa, um HD externo pesa a mesma coisa que um celular, e cabe no bolso.

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por exemplo:

Se achar que está "sujo", formatar voltar ao normal, digo, fica como novo novamente?

Outra coisa que me preocupa, é a baixa vida útil que dizem ter os SSD's. Não entendo muito disso, mas aqui em meu Mac, tenho o habito de gravar e apagar muitas coisas frequentemente. Será que isso "detonaria" o SSD mais rápido? Quando mais rápido? 1, 2, 3, 4 ou 5 anos?

O problema de trasportar o HD externo, é que acho um saco ficar com aqueles fio conectados. Volta e meia tenho que usa-lo em cadeira de escola, que praticamente só cabe o MBP.

Sim, concordo com você. Na verdade eu até me expressei mal no último post.

Tenho dúvidas sobre o tempo que um usuário hardcore leva para sujar o SSD.

Mas assim como uma desfragmentação, na maioria dos usuários... 6 meses não deve fazer cócegas.

Enfim, eu não posso dizer nada com muita certeza. Tudo que vi são benchmarks.

A vida de um SSD é mais baixa sim. Mas isso é relativo. Pois se não fosse o motor do disco rígido, a vida útil dele seria enooorme. Só porque o SSD tem uma vida útil menor, não significa que ele duraria tão pouco.

E formatar o SSD usando a limpeza segura(gravando zeros) deve limpar o drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E formatar o SSD usando a limpeza segura(gravando zeros) deve limpar o drive.

E caso não limpe, instalar outro sistema com suporte a TRIM e usar o SSD não resolveria também? Claro, dá mais trabalho, mas no caso da primeira alternativa falhar...

Outra coisa, por qual motivo SSDs são tão caros, sendo que memórias flash(ou nand, do tipo a dos iPods) são baratas? Não bastaria ligar algumas delas em RAID para se obter um desempenho superior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...