Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não confiem no TimeMachine


NicholasPufal

Posts Recomendados

Eu não posso xingar aqui no fórum, mas se pudesse xingaria muito... vou passar a tarde xingando no Twitter...

Sério. Eu NUNCA mais confio no TimeMachine.

Eu formatei ontem, para deixar o 10.6.6 mais "liso"... Beleza. Tava muito light pois 1 min antes de qualquer coisa, fiz mais uma vez backup no TimeMachine. (fiz 6 backups no mesmo dia).

Não é que esse ********* só tá com os backups do dia 06/01????

O mais foda n é isso. O mais foda é que ele me mostra hoje (11/01) como tendo backups de YESTERDAY 19:16 (que foi o último que eu fiz). Porém, o conteúdo das pastas (ex: desktop) está COMPLETAMENTE diferente do que era... Está como se fosse do dia 06/01 mesmo. Eu pude perceber isso quando fui nos backups do 1Password e vi lá 06/01 como sendo o último, ao invés de 10/01, que eu fiz ontem...

Tô muito de cara mesmo... Não tem jeito né? Essa porcaria vivia me dizendo que tava tranqüilo, último backup feito tal hora de ontem... Nunca desconectei no meio de processo nenhum... Sério, simplesmente não funciona.

E outra, se são backups incrementais, deveria ter guardado todas as mudanças que fiz nos últimos 4 dias. Eu perdi 4 dias de informação: e-mails, senhas, históricos, arquivos do meu trabalho... Tudo pq fui confiar nessa porcaria.

Ridículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 38
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Eu não posso xingar aqui no fórum, mas se pudesse xingaria muito... vou passar a tarde xingando no Twitter...

Sério. Eu NUNCA mais confio no TimeMachine.

Eu formatei ontem, para deixar o 10.6.6 mais "liso"... Beleza. Tava muito light pois 1 min antes de qualquer coisa, fiz mais uma vez backup no TimeMachine. (fiz 6 backups no mesmo dia).

Não é que esse ********* só tá com os backups do dia 06/01????

O mais foda n é isso. O mais foda é que ele me mostra hoje (11/01) como tendo backups de YESTERDAY 19:16 (que foi o último que eu fiz). Porém, o conteúdo das pastas (ex: desktop) está COMPLETAMENTE diferente do que era... Está como se fosse do dia 06/01 mesmo. Eu pude perceber isso quando fui nos backups do 1Password e vi lá 06/01 como sendo o último, ao invés de 10/01, que eu fiz ontem...

Tô muito de cara mesmo... Não tem jeito né? Essa porcaria vivia me dizendo que tava tranqüilo, último backup feito tal hora de ontem... Nunca desconectei no meio de processo nenhum... Sério, simplesmente não funciona.

E outra, se são backups incrementais, deveria ter guardado todas as mudanças que fiz nos últimos 4 dias. Eu perdi 4 dias de informação: e-mails, senhas, históricos, arquivos do meu trabalho... Tudo pq fui confiar nessa porcaria.

Ridículo.

Já vi reclamações do Time Machine antes. O problema não parece ser exatamente com ele, o finder às vezes se perde em relação a datas de modificação / criação de arquivos. Eu não sei se é a compatibilidade com arquivos de outros sistemas, mas às vezes vou atualizar um site na web e ele confunde as datas de modificação, tenho que pegar arquivo por arquivo no dedão. É um detalhe importante porque talvez não resolva simplesmente pegar outro software de backup.

Por outro lado, você também pode co-responsabilizar outro dispositivo que não fez o backup geral antes de formatar (Time Machine não é pra isso). Eu pessoalmente nunca formato, sempre faço manutenção e o sistema roda lisinho - a não ser num caso muito extremo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se faz System Restore com o TimeMachine, é claro que a responsabilidade é dele se não fez o backup de todo o sistema direito.

Bom, eu sei que aprendi a lição. Cara, ainda bem que eu sou pé atrás, e além do TimeMachine (lembrei agora) que joguei os arquivos de um cliente também no DropBox. Então de trabalho, to tranqüilo, tudo certo.

Os e-mails eu sempre usei POP3, pela questão de ficar com tudo no meu note e nada no server... mas vou re-pensar isso. Acho que vou usar um sistema híbrido, tá muito arriscado assim. Aí na pior das hipóteses é só esperar algumas horas para baixar todos os e-mails do server quando formatar, mas não perco nada.

Com o GMAIL eu arquivo eles depois que baixo no note. Mas com os e-mails da empresa - que ficam numa hospedagem - eu achava mais seguro baixar tudo e n deixar nada no server - até para n ocupar espaço lá. Me ralei por pensar assim. Pois agora eu realmente perdi informações - não tenho nem no server, nem localmente.

Bom, é levando que se aprende...

Mas foda viu. O TimeMachine era pra ser uma solução de backup completa sim. Do tipo: deixa ele lá, e fica zen. Não é o que ocorre na prática.

Eu só acho estranho que, poxa, foram 4 dias perdidos... Como que o sistema se passa tanto assim?? E nos últimos dias eu tb fiz backups... Ele simplesmente ignorou mesmo. Esse "bug" do Finder é muito sério então, pois em 4 dias existe um volume gigantesco de informações nos dias de hoje. Se ainda fossem algumas horas, tudo bem...

Acho que vou aposentar ele mesmo. Fico mais seguro dando CMD+C / CMD+V uma vez por semana então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi reclamações do Time Machine antes. O problema não parece ser exatamente com ele, o finder às vezes se perde em relação a datas de modificação / criação de arquivos. Eu não sei se é a compatibilidade com arquivos de outros sistemas, mas às vezes vou atualizar um site na web e ele confunde as datas de modificação, tenho que pegar arquivo por arquivo no dedão. É um detalhe importante porque talvez não resolva simplesmente pegar outro software de backup.

Por outro lado, você também pode co-responsabilizar outro dispositivo que não fez o backup geral antes de formatar (Time Machine não é pra isso). Eu pessoalmente nunca formato, sempre faço manutenção e o sistema roda lisinho - a não ser num caso muito extremo.

Já tive problemas com a TM, mas não dessa natureza: quando fui restaurar o sistema por completo, alguns aplicativos não foram restaurados, embora o ícone estivesse no dock (com um ponto de interrogação). Depois dessa, só uso a TM pra restaurar alguns poucos arquivos.

Em negrito: como assim? a TM permite tanto restaurar um arquivo como o sistema inteiro, então pode formatar e recuperar tudo como era no momento que fez o backup - teoricamente, pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou desconfiado, assim, sempre tenho dois backups em HDs externos de todos os documentos que me interessam... só de fotos de filhos e família tenho 90 GB, e, como se sabe, na era das fotos digitais poucas foram impressas, a maioria está em formato digital. Meu filho mais velho tem 6 anos, imagina se perco as fotos dele quando era bebê?

Por isso gosto de repetir o mantra: Backup bom é quando você tem "backup do backup do backup".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora deu medo aqui

Eu uso o TM como prevenção de algo inesperado (HD pifar por exemplo)

Agora quando for formatar ou algo que precise do backup sem tamanha urgencia, prefiro copiar meus arquivos pessoalmente.

Alem do mais, eu nunca restauro meu sistema, sempre volto apenas os meus arquivos

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou desconfiado, assim, sempre tenho dois backups em HDs externos de todos os documentos que me interessam... só de fotos de filhos e família tenho 90 GB, e, como se sabe, na era das fotos digitais poucas foram impressas, a maioria está em formato digital. Meu filho mais velho tem 6 anos, imagina se perco as fotos dele quando era bebê?

Por isso gosto de repetir o mantra: Backup bom é quando você tem "backup do backup do backup".

Mês passado a corrente elétrica ficou muito louca aqui. O Mac aguentou, mas um HD externo perdeu um volume, aquele que tinha o arquivo de fotos da família! Claro que eu tinha backups, inclusive aquele arquivo anual em DVD, mas as últimas se foram: meu guri se apresentando em um recital, é mole? Não deixe para o azar, Gustavo, faça cópias disso aí porque você não sabe se vai estar lá amanhã...

Descobri um santo programinha: registrei o drama com final feliz.

E porque vocês acham que mesmo empresas pequenas estão trabalhando com aquele sistema (que não lembro o nome) de dois HDs simultâneos? Com a queda dos preços, mesmo autônomos vão trabalhar assim (eu). Mesmo um dia de trabalho pode dar muito trabalho para recuperar.

Ok, teoricamente o TM deveria dar conta do recado, mas não esqueçam do sermão da montanha: só Deus e a cópia de sugurança salvam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem pode achar "ah foi ele que não fez backup e tá viajando":

post-11496-0-20732500-1294781386_thumb.p

Notem a quantidade de backups que o TimeMachine teoricamente fez... Na prática, perdi tudo do dia 06/01 até ontem, 10/01.

Conforme falei antes, vou ver se daqui em diante uso IMAP para todos os e-mails, e salvo localmente as mensagens também. Assim e-mails tá resolvido.

De resto é copiar na unha mesmo os arquivos mais importantes, ou jogar para o Dropbox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também prefiro transferir os arquivos pro HD externo manualmente.

Olha Time Machine pra mim é somente pra quando eu apago um arquivo acidentalmente ou faço coisas que esqueço que fiz - ALWAYS.. :P -

Mas a minha base de dados estão salvas em dois HDs espelhados... Não da pra confiar depois de um incidente que eu já tive com o TM...

#ficadika

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando mais um feedback aqui.

Agora, mais do que nunca, eu amo a Google. Adoro os produtos da Apple, mas realmente em termos de serviços, o Google tá anos luz à frente. Credibilidade lá em cima.

Seguindo a recomendação de alguns colegas daqui, eu fui para o Sparrow - cliente de e-mails free pra Mac, minimalista, que funciona apenas com o Gmail atualmente.

Eu até então era partidário de que POP3 > IMAP. Por que?

- Podia deixar tudo gravado localmente, sem necessidade de ficar no server, possibilitando acesso de terceiros às infos;

- Se quisesse, podia arquivar a cópia do Gmail, e continuar com eles no server e localmente, mas sem a lentidão do IMAP ao abrir e carregar cada mensagem.

Porém, eu só tinha testado IMAP logo que o Gmail lançou, e era muito lento. Hj em dia tá excelente.

Sendo assim migrei todos meus e-mails, incluindo comerciais (usei o Google Apps, muito bom esse serviço da Google), para IMAP. Durmo mais tranqüilo.

Quanto aos backups, vou estabelecer o seguinte:

Continuo usando o TimeMachine para "tentar" backups incrementais - visto que eles são mais rápidos, MAS vou fazer também cópias manuais para o mesmo HD externo, uma vez por semana.

Assim eu, teoricamente, tenho os incrementos do TimeMachine (diários) e 1 vez por semana deleto o antigo backup manual, e coloco o novo.

Com isso resolvem-se os problemas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando mais um feedback aqui.

Agora, mais do que nunca, eu amo a Google. Adoro os produtos da Apple, mas realmente em termos de serviços, o Google tá anos luz à frente. Credibilidade lá em cima.

Seguindo a recomendação de alguns colegas daqui, eu fui para o Sparrow - cliente de e-mails free pra Mac, minimalista, que funciona apenas com o Gmail atualmente.

Eu até então era partidário de que POP3 > IMAP. Por que?

- Podia deixar tudo gravado localmente, sem necessidade de ficar no server, possibilitando acesso de terceiros às infos;

- Se quisesse, podia arquivar a cópia do Gmail, e continuar com eles no server e localmente, mas sem a lentidão do IMAP ao abrir e carregar cada mensagem.

Porém, eu só tinha testado IMAP logo que o Gmail lançou, e era muito lento. Hj em dia tá excelente.

Sendo assim migrei todos meus e-mails, incluindo comerciais (usei o Google Apps, muito bom esse serviço da Google), para IMAP. Durmo mais tranqüilo.

Quanto aos backups, vou estabelecer o seguinte:

Continuo usando o TimeMachine para "tentar" backups incrementais - visto que eles são mais rápidos, MAS vou fazer também cópias manuais para o mesmo HD externo, uma vez por semana.

Assim eu, teoricamente, tenho os incrementos do TimeMachine (diários) e 1 vez por semana deleto o antigo backup manual, e coloco o novo.

Com isso resolvem-se os problemas :)

Boa..aqui usamos google Apps na empresa, mas hospedamos nosso domínio em outra empresa para direcionar para o google apps...como vc fez com seus e-mails particulares? hospeda onde?o da empresa o dns fica dentro de sua empresa ou você hospeda fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...