Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aproveitem, frete grátis na Apple Store Brasil !


Posts Recomendados

Cara, são lindas ! Devem ser ótimas :)

Haha, rott. Sei lá, acho que é algo parecido com o que esses genios/nerds/estranhos fazem:

<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/watch?v=bAzhGYMImbE?fs=1&hl=pt_BR&hd=1"></param><param'>http://www.youtube.com/watch?v=bAzhGYMImbE?fs=1&hl=pt_BR&hd=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/watch?v=bAzhGYMImbE?fs=1&hl=pt_BR&hd=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Pra fazer musicas !

Nicholas, ainda tou confuso, haja. Se eu comprar um teclado igual ao do Electro, não da pra ligar direto no Mac ? Tenho que comprar a tal da interface, que seria uma placa de som externa ?

Na real, para usar um controlador n precisa de interface não. No caso dos MBP a placa de som que vem já é ótima, e com isso vc não vai ter tanto atraso assim na hora que pressionar uma tecla e o software receber o sinal.

Eu mesmo usei a AKAI LPD8 sem interface nenhuma, e os resultados eram excelentes.

A do White eu n sei como é. Se for a mesma, então beleza.

<_<

O que estou perguntando é em que parte do "fazer músicas" essa controladora entra.

O controlador MIDI serve para fazer a programação MIDI no software de produção musical.

Sabe aquelas musiquinhas em MIDI que antes eram usadas como toque para celular? Pois bem, MIDI em si não tem som, é uma programação. Mas o software interpreta a programação (que são esses sinais, essas notas) e de acordo com o instrumento digital (VST, Audio Unit) que vc está usando no seu software de produção, vai dar o som com base naquela programação.

Então por exemplo: vc tem um controlador MIDI, um teclado como esse do Electro. Quando vc pressionar a tecla X, ela manda um sinal MIDI ao software, que sabe qual é aquela nota do teclado. Assim, vc pode gravar aquela nota, tocar o instrumento normalmente, como se fosse um teclado qualquer, mas o som que vai tocar é o som do instrumento selecionado no software.

Se não tiver nenhum instrumento selecionado no software, não vai tocar nada, pois MIDI não tem som.

Outro exemplo:

arrastei uma bateria para o Ableton (software que eu uso). Quando eu apertar a tecla DÓ, vai tocar o bumbo, quando eu tocar a nota RÉ vai tocar a caixa, e assim por diante. Aí eu faço a minha gravação da bateria, tocando as notas no meu controlador MIDI enquanto o software grava tudo o que eu faço. Aí eu troco de instrumento no software, vou para outro canal, que tem um som de instrumento de baixo. Nesse canal, ao pressionar as teclas do controlador, ele vai tocar o som de baixo. E assim por diante.

É para isso que serve o controlador MIDI: ele manda um sinal MIDI ao software, para que os instrumentos virtuais possam ser tocados.

A interface de áudio (placa de som externa) serve para gravar instrumentos reais, conectar um microfone, gerar uma saída para caixas de som (monitores de áudio) e também para baixar a latência, que é o atraso de quando vc pressiona uma tecla e o software recebe o sinal.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É para isso que serve o controlador MIDI: ele manda um sinal MIDI ao software, para que os instrumentos virtuais possam ser tocados.

Então, é o que eu imaginava mesmo. Aí minha dúvida é: (não me apedrejem, é curiosidade legítima)

Qual a diferença disso pra, por exemplo, mapear teclas de um teclado (teclado de digitar mesmo) pra gerar os sinais MIDI? Qual é a vantagem que o controlador dedicado traz?

Pergunto pois sei que são acessórios caros, então imagino que eles façam algo além de mandar sinais das teclas, né? Já que isso seria algo que um teclado comum seria capaz de fazer, desde que o software interpretasse da maneira correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na real, para usar um controlador n precisa de interface não. No caso dos MBP a placa de som que vem já é ótima, e com isso vc não vai ter tanto atraso assim na hora que pressionar uma tecla e o software receber o sinal.

Eu mesmo usei a AKAI LPD8 sem interface nenhuma, e os resultados eram excelentes.

A do White eu n sei como é. Se for a mesma, então beleza.

Onde vejo qual é a minha placa ? Olha o que tem na Visão do Sistema:

Captura%20de%20tela%202011-01-21%20a%CC%80s%2014.28.48.png

Não tem nada sobre a placa de som :/

arrastei uma bateria para o Ableton (software que eu uso). Quando eu apertar a tecla DÓ, vai tocar o bumbo, quando eu tocar a nota RÉ vai tocar a caixa, e assim por diante. Aí eu faço a minha gravação da bateria, tocando as notas no meu controlador MIDI enquanto o software grava tudo o que eu faço. Aí eu troco de instrumento no software, vou para outro canal, que tem um som de instrumento de baixo. Nesse canal, ao pressionar as teclas do controlador, ele vai tocar o som de baixo. E assim por diante.

Cara, que legal. Vou ver se compro um !

Agora sim esse tópico tá interessante! Quem quer saber de prazos de entrega?? :lol:

Eu tenho interesse ! Por quanto você me manda um igual ao seu ? PS: O seu é esse ? http://www.akaipro.com/lpk25

Então, é o que eu imaginava mesmo. Aí minha dúvida é: (não me apedrejem, é curiosidade legítima)

Qual a diferença disso pra, por exemplo, mapear teclas de um teclado (teclado de digitar mesmo) pra gerar os sinais MIDI? Qual é a vantagem que o controlador dedicado traz?

Pergunto pois sei que são acessórios caros, então imagino que eles façam algo além de mandar sinais das teclas, né? Já que isso seria algo que um teclado comum seria capaz de fazer, desde que o software interpretasse da maneira correta.

Mas os MIDI tem 43563743 botões, sliders, botões que giram, telas, aceitam iPads, etc. Veja:

mpk61_web_large.png

synthstation49_angle_lg.png

Agora, já um mais simples, que lá fora não é tão caro (US$ 50), eu não sei o que tem de tão especial assim:

lpk25_web_large.png

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse AKAI aí, simples, da foto, custa uns R$ 300,00 aqui no Brasil.

Pra quem toca teclado, é brutal a diferença.

Para mim esses simples n fazem muita diferença não, pois não toco. Então daria pra usar o teclado do note mesmo.

Mas é muito mais fácil se achar via um teclado teclado, do que olhar pro teclado do note e ficar imaginando que nota é o A S D F G, etc.

Teclas brancas/pretas fazem isso muito mais simples, e divertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato Nicholas. É isso que eu tava pensando, só não sabai como escrever. Você seta o Loop X pra tecla Q. Aí, no meio do trabalho, você tá lá tocando seu piano, no teclado do Mac, e tem que pensar em qual letra tá o Loop que você quer. Não deve ser muito agradável isso não :P

Realmente rott, o que eu mostrei, que acredito ser o do Electro, é bem baratinho. Se ele topar de me mandar um, e o preço for razoável, vou ver se compro um :D

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...