Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciando no mundo Mac


Fellipe

Posts Recomendados

Bom dia amigos,

Seguinte, ontem acabou de chegar meu Mac Pro.. a primeira coisa que fiz foi configurar normalmente, bom - pelo menos acho que configurei corretamente, já entrei no sistema, e instalei meu iWorks que adquiri.. tudo blz..

Bom, aí começam minhas dúvidas..

- Como faço para colocar acentuação!? Tentei "´ + letra" mas não dá... acho que devo ter configurado o teclado errado, sei lá..

- Não existe Home e End? Como faço pra ir no início e final de um texto?

- Tentei ver um arquivo wmv e rmvb (alguns séries) e não foi.. preciso instalar algum plugin?

- Só curiosidade mesmo... no carregador, o que liga energia mesmo (o maior) tem uma tampinha que pode ser aberta, pra que serve aquilo?! Não entendi.. sei que pode parecer burrice, mas a apple cria uns negócio novos que nunca vi.. aí.. como perguntar não ofende.. :)

De início é isso mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

você tem que configurar o teclado como EUA International -PC fica normal pra usar como vc vê nas teclas...

pra ir pra o início de um texto eu uso a tecla Command + seta...

pra ver arquivos wmv vc pode instalar o Flip4Mac. ele instala componentes pra vc ver wmv pelo quicktime e també pelo preview do mac os x. ele tá disponível gratuitamente no site da microsoft http://windows.microsoft.com/en-US/windows/products/windows-media-player/wmcomponents

você pode também instalar o VLC pra mac pra visualizar qualquer formato...

as duas tampinhas que vc vê no carregador é pra enrolar o fio na hora de guardar... é só suspender as duas e enrolar o fio nelas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Acentuação

Veja esse procedimento, foi o que eu fiz e funcionou perfeitamente:

http://www.murilocardoso.com.br/2010/01/26/acentuacao-no-mac-em-portugues/

2) Home e End

Eu uso o Trackpad ou a dica do killercidreira (Command + Seta)

3) wmv e rmvb

Utilize a dica do killercidreira.

Eu uso o VLC e o Flip4Mac

Dicas: http://www.iskysoft.com/article/how-to-play-wmv-video-on-mac.html

4) Não são tampinhas, são abas para você abrir e enrolar o cabo.

Dica: Para apagar aplicativos eu uso o AppCleaner http://info.abril.com.br/downloads/mac/appcleaner

Obs.: Leia esse artigo para novos usuários Mac pois vai lhe ajudar muito.

Comprei meu Primeiro Mac e agora? http://akitaonrails.com/2009/07/19/off-topic-comprei-meu-primeiro-mac-e-agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só adicionando.. muito doido.. :blink: totalmente diferente do que eu estava acostumado..

Uma coisa que senti falta, foi o clique esquerdo do mouse no trackpad... existe como configurar isso, ou no mac não tem isso mesmo? E eu estava acostumado a dar um "tapinha" no trackpad pro click, e não existe isso.. hehe... mas é questão de costume..

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só adicionando.. muito doido.. :blink: totalmente diferente do que eu estava acostumado..

Uma coisa que senti falta, foi o clique esquerdo do mouse no trackpad... existe como configurar isso, ou no mac não tem isso mesmo? E eu estava acostumado a dar um "tapinha" no trackpad pro click, e não existe isso.. hehe... mas é questão de costume..

[]s

O clique esquerdo é feito tocando com dois dedos o trackpad. Verifique nas configurações (trackpad).

O meu está assim:

Passar 2 dedos para cima/baixo : correr na janela (scroll)

Clique duplo com um dedo : Agarrar janela

Clique simples com dois dedos : botão direito

Passar 3 dedos esq/dir : navegação esq/dir

Passar 4 dedos para cima : Mostrar mesa

Passar 4 dedos para baixo : Exposé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, Fellipe, seja bem-vindo!

E PARABÉNS, vc tem um computador dos sonhos!

Tem uma coisa chamada curva de aprendizado qdo vc muda para um sistema q nunca usou antes, mas vc vai ver q dá pra fazer a curva com gosto em se tratando de Mac's.

Quanto às teclas de edição de texto, combinações novas q valem à pena vc conferir (aprendizado ;) ), algumas já citadas, são:

Posicionar cursor:

COMM + (seta lateral = ir para começo ou fim da linha); (seta longitudinal = ir para começo ou fim do texto todo)

OPTION + (seta lateral = ir para começo ou fim da palavra); (seta longitudinal = ir para começo ou fim do parágrafo)

Selecionar texto:

COMM + SHIFT + (seta lateral = de inserção até começo ou fim da linha); (seta longitudinal = de inserção até começo ou fim do texto todo)

OPTION + SHIFT + (seta lateral = de inserção até começo ou fim da palavra); (seta longitudinal= de inserção até começo ou fim do parágrafo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Essas abinhas são para enrolar o cabo? Que legal! Tb sou novo no mundo MAC e tenho algumas dúvidas. Se alguém puder me ajudar...

1- Como saber o que está rodando em segundo plano e consumindo bateria sem eu saber?

2- Como fazer o "delete" do windows", que no Mac é o backspace?

3- Para que serve o spaces? Não entendi a diferença dele para o exposé.

4- Um programa para editar tags de fotos.

5- Um programa além do iTunes que edite tags de mp3.

6- Tem como "recortar" dentro do finder? Porque toda vez que eu tento ele aparece desabilitado.

7- A que mais vai me ajudar de todas essas: como fazer o word 2011 reconhecer que eu estou escrevendo em português do Brasil?

Agradeço o auxílio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também, estou iniciando no mundo mac, desde fevereito deste ano com um mackbook pro 13, pena que não tenha muito tempo para fuçar e revirar o sistema hehe.

Geralmente quando preciso de alguma coisa, faço uma busca aqui ou procuro no google. Por exemplo, eu precisa de um player rodasse arquivos wmv, e usei o vlc.

Só que para algumas coisas acho que vcs podem agilizar ao mesmo tempo que pode ajudar o Felipe e outros iniciantes.

1- Quando faço download de alguma programa, que pelo que percebi no mac se chama aplicativo, ele esttá na extensão .dgm. Aí eu dou um duplo clique e abre uma pasta e dentro dela tem o ícone do aplicativo. Por exemplo quando baixo o vlc, ele está com a extensão .dmg aí eu dou um duplo clique e abre uma pasta, e entre as pastas existe a pasta aplications, e o ícone VLC.app. Ao clicar no ícone VLC.app, aparece um atalho no desktop.O mesmo ocorre quando fiz o dowload do Scilab.

1A- Pelo que eu entendi é como se fosse criado um dispostivo virtual, é isso?

1B- Me parece que ele não instala, ele apenas executa o programa. É isso?

1C- Como faço para fazer a instalação de forma permamente?

2- Quando clico em About This Mac>More Info>Model Identifier está como Mackbook Pro 7,1 . Isto quer dizer que é Early 2010 ou Mid 2010? Quando vou comprar algum acessório para ele qual o meu mac, como vou falar pro vendedor identifcar? Se possível gostara de entender esse 7,1 (que meus pré-conceitos dizem que deveria ser 7,2)

3- Quando um programa (que no mac se chama aplicativo) está em execução, se eu fechar ele continua em execução e aparece uma marquinha embaixo do ícone lá no dock. Tem alguns programas que eu uso só uma vez, e tem programas que pode continuar ainda que eu tenha fechado a tela.

3A- Tem como eu configuar quais pode ficar em execução, e quais podem ser encerrados, sem precisar ficar clicando em QUIT? A solucção estaria no automator.app ?

3B- Onde acesso para saber quais programas iniciam no boot, de forma que eu possa escolhe-los?

4-Uso o Macbook Pro 13 como computador principal (e (único hehe), quando estou em casa, eu plugo o monitor e o teclado. O teclado é ABNT2, eu meu cérebro já se acostumou a teclar shift+; para digitar o ponto de interrogacao. Tem como deixar o teclado do mac us-international e o teclado externo abnt2? Meu teclado e mouse é Microsoft Wireless Laser mouse & Keyboard 5000.

Tem mais dúvidas, mas por enquanto são essas.

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também, estou iniciando no mundo mac, desde fevereito deste ano com um mackbook pro 13, pena que não tenha muito tempo para fuçar e revirar o sistema hehe.

Geralmente quando preciso de alguma coisa, faço uma busca aqui ou procuro no google. Por exemplo, eu precisa de um player rodasse arquivos wmv, e usei o vlc.

Só que para algumas coisas acho que vcs podem agilizar ao mesmo tempo que pode ajudar o Felipe e outros iniciantes.

1- Quando faço download de alguma programa, que pelo que percebi no mac se chama aplicativo, ele esttá na extensão .dgm. Aí eu dou um duplo clique e abre uma pasta e dentro dela tem o ícone do aplicativo. Por exemplo quando baixo o vlc, ele está com a extensão .dmg aí eu dou um duplo clique e abre uma pasta, e entre as pastas existe a pasta aplications, e o ícone VLC.app. Ao clicar no ícone VLC.app, aparece um atalho no desktop.O mesmo ocorre quando fiz o dowload do Scilab.

1A- Pelo que eu entendi é como se fosse criado um dispostivo virtual, é isso?

E chamada Imagem de Disco

1B- Me parece que ele não instala, ele apenas executa o programa. É isso?

Instala sim

1C- Como faço para fazer a instalação de forma permamente?

Sim, basta arrastar o ícone do programa em questão para a pasta Aplicativo(Drag and Drop)

2- Quando clico em About This Mac>More Info>Model Identifier está como Mackbook Pro 7,1 . Isto quer dizer que é Early 2010 ou Mid 2010? Quando vou comprar algum acessório para ele qual o meu mac, como vou falar pro vendedor identifcar? Se possível gostara de entender esse 7,1 (que meus pré-conceitos dizem que deveria ser 7,2)

Entre neste Site insira o Serial Number e voce sabera até a semana em que foi fabricado seu equipamento.

3- Quando um programa (que no mac se chama aplicativo) está em execução, se eu fechar ele continua em execução e aparece uma marquinha embaixo do ícone lá no dock. Tem alguns programas que eu uso só uma vez, e tem programas que pode continuar ainda que eu tenha fechado a tela.

Porque fechou somente a janela.

3A- Tem como eu configuar quais pode ficar em execução, e quais podem ser encerrados, sem precisar ficar clicando em QUIT? A solucção estaria no automator.app ?

Teclas: Command + Q

3B- Onde acesso para saber quais programas iniciam no boot, de forma que eu possa escolhe-los?

Click na Maçã na barra de menus > Preferencias do Sistema > Contas > Itens de login.

4-Uso o Macbook Pro 13 como computador principal (e (único hehe), quando estou em casa, eu plugo o monitor e o teclado. O teclado é ABNT2, eu meu cérebro já se acostumou a teclar shift+; para digitar o ponto de interrogacao. Tem como deixar o teclado do mac us-international e o teclado externo abnt2? Meu teclado e mouse é Microsoft Wireless Laser mouse & Keyboard 5000.

Não sei pq uso o teclado original do Mac.

Tem mais dúvidas, mas por enquanto são essas.

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oliver, primeiramente, obrigado pela rapidez da respostas.

Naquele link que vc me enviou, fique impressionando pelo nível de detalhamento das informações. Meu mac foi feito na China. Será que de todo mundo aqui é assim ou só o meu?

Em relação ao Mac OS X, minha conta de usario tem status de admin, depois vou criar outra conta e restringir as permissões.

Postarei a vc e aos demais, algumas dúvidas das respostas anterioes e mais algumas dúvidas novas;

5- Quando eu clico para fazer a instalação, os arquivos estão nas pastas adquedadas? Por exemplo, os arquivos binários estão em /bin, os de configuracão, estão em /etc e por aí vai?

6- Em relação ao que tem nas pastas eu preciso aprender, mas no que se refere aos comandos no terminal, existe alguma coisa de diferente no Mac ou é identico ao linux? Vc me indica algum link que tenha comandos novos ou comandos diferentes? Por exemplo, para atualização, o apt-get não funciona.

7- Assim como no Linux, tudo o que é feito graficamente, pode ser feito tbm via interface de texto?

8- Não entendi direito a proposta do Dash Board. Se eu quiser por exemplo acessar a calculadora, eu posso usar o Dash Board, ao mesmo tempo eu posso ir na pasta Aplicattions.

8A- Se eu minimizar a calculadora, o ícone, está no dock, e também no stack. Mas se eu fechar a calculadora, some tanto no stack quanto no dock. Eu queria que ao fechar, a janela, ele continuasse em execução como nos demais programas.

9- Tenho um HD portatil externo de 500 GB que tem arquivos do meu PC antigo. Reservei o mesmo espaço da capacidade do HD do MAC para fazer backup. Quando uso o Time Machine pra fazer o backup, ele quer apagar o HD, que, entre outras coisas, deve ser para mudar de formato. O problema é que ele nao pode formatá-lo por que não tenho outro HD para deixar uma cópia, alëm de ser muito chato de guardar 150GB em DVD.

O que vc me sugere? A principio pensei em particionar meu HD externo.

10- Pelo que entendi o formato do HD é HFS, é isso?

Por enquanto é isso,

Muito obrigado,

Abraços

Eduardo Toshio

Editado por Eduardo Toshio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oliver, primeiramente, obrigado pela rapidez da respostas.

Naquele link que vc me enviou, fique impressionando pelo nível de detalhamento das informações. Meu mac foi feito na China. Será que de todo mundo aqui é assim ou só o meu?

Em relação ao Mac OS X, minha conta de usario tem status de admin, depois vou criar outra conta e restringir as permissões.

Postarei a vc e aos demais, algumas dúvidas das respostas anterioes e mais algumas dúvidas novas;

5- Quando eu clico para fazer a instalação, os arquivos estão nas pastas adquedadas? Por exemplo, os arquivos binários estão em /bin, os de configuracão, estão em /etc e por aí vai?

6- Em relação ao que tem nas pastas eu preciso aprender, mas no que se refere aos comandos no terminal, existe alguma coisa de diferente no Mac ou é identico ao linux? Vc me indica algum link que tenha comandos novos ou comandos diferentes? Por exemplo, para atualização, o apt-get não funciona.

7- Assim como no Linux, tudo o que é feito graficamente, pode ser feito tbm via interface de texto?

8- Não entendi direito a proposta do Dash Board. Se eu quiser por exemplo acessar a calculadora, eu posso usar o Dash Board, ao mesmo tempo eu posso ir na pasta Aplicattions.

8A- Se eu minimizar a calculadora, o ícone, está no dock, e também no stack. Mas se eu fechar a calculadora, some tanto no stack quanto no dock. Eu queria que ao fechar, a janela, ele continuasse em execução como nos demais programas.

9- Tenho um HD portatil externo de 500 GB que tem arquivos do meu PC antigo. Reservei o mesmo espaço da capacidade do HD do MAC para fazer backup. Quando uso o Time Machine pra fazer o backup, ele quer apagar o HD, que, entre outras coisas, deve ser para mudar de formato. O problema é que ele nao pode formatá-lo por que não tenho outro HD para deixar uma cópia, alëm de ser muito chato de guardar 150GB em DVD.

O que vc me sugere? A principio pensei em particionar meu HD externo.

10- Pelo que entendi o formato do HD é HFS, é isso?

Por enquanto é isso,

Muito obrigado,

Abraços

Eduardo Toshio

Sim, Macs são montados na China.

5 - A maioria dos programas de Mac são auto-contidos. Se quiser ver as entranhas do programa, clique com o equivalente ao botão direito do mouse e escolha a opção "mostrar conteúdo do pacote"ou algo assim. As pastas Unix geralmente só são usadas por uma ou outra coisa do sistema, e por programas Unix. Outra coisa, tem tudo que é usado no Linux e FreeBSD é usado no Mac OS X. Mac usa o launchd como sucessor do initd

6 - A parte Unix do Mac tem base BSD. Os comandos seguem mais os *BSD. Quase sempre é igual ao Linux, mas há algumas diferenças sim. Quanto a apt-get, é só um metódo de instalação de pacotes/programas. Não faz parte de nenhum sistema, mas podem fazer parte da distribuição. Há diversos métodos "concorrentes" do APT, como o PKG, RPM, etc...

7 - Sim. Você pode abrir a pele e ver o sangue Unix correr.

8 - O Dashboard é uma instância separada para rodar widgets, mini programas leves que são só usados de vez em quando mas são úteis. E sim, há tanto um Widget calculadora, como um programa real Calculadora. Quanto ao fechar e continuar em execução, isso depende do comportamento que o desenvolvedor prevê para o programa. Quase sempre fechar não encerra o programa, mas existem exceções como a calculadora.

9 - Crie uma partição própria para o uso do Time Machine através do Utilitário de Disco.

10 - HFS+, ou como o sistema chama de HFS com registro cronológico (ou algo assim). Dica, NÃO USE A OPÇÃO PRA HABILITAR CASE SENSITIVE. Alguns programas e jogos não sabem lidar bem com essa opção.

Tenho uma dica pra você, assista as videoaulas do blog. São bem úteis. Consultar o fórum também. Como tu gosta dessa parte das entranhas do OS, vale a pena conferir http://br-mac.org/ que além de posts mais mainstream, também tem várias coisas mais relacionadas as entranhas do OS (AppleScript, configuração de inicialização, dicas do terminal, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas abinhas são para enrolar o cabo? Que legal! Tb sou novo no mundo MAC e tenho algumas dúvidas. Se alguém puder me ajudar...

1- Como saber o que está rodando em segundo plano e consumindo bateria sem eu saber?

2- Como fazer o "delete" do windows", que no Mac é o backspace?

3- Para que serve o spaces? Não entendi a diferença dele para o exposé.

4- Um programa para editar tags de fotos.

5- Um programa além do iTunes que edite tags de mp3.

6- Tem como "recortar" dentro do finder? Porque toda vez que eu tento ele aparece desabilitado.

7- A que mais vai me ajudar de todas essas: como fazer o word 2011 reconhecer que eu estou escrevendo em português do Brasil?

Agradeço o auxílio.

1 - A "bolinha" azul que fica no abaixo do ícone do app no dock. Se o programa roda apenas na barra de menu ou não tem ícone, apenas pelo Monitor de Atividade que fica na pasta de utilitários dentro da pasta de aplicativos.

2 - command + delete. No Mac qualquer coisa geralmente vai ser command alguma coisa. Já antecipo que command + o serve pra abrir um arquivo com o aplicativo padrão pra aquele tipo de arquivo.

3 - São desktops virtuais. Servem pra manter você focada em determinadas tarefas. Por exemplo, no desktop 1 eu posso configurar pra usar apenas o navegador, o echofon e o Mail. No desktop 2, eu posso usar a produtividade, fazendo que o pacote Office abra apenas lá e fique longe do space onde eu vou usar internet e twitter. Tu faz essas "travas" nas preferências dos spaces. É só um exemplo e seus usos e possibilidades são infinitos.

4 - Não entendi. O iPhoto não lhe agradou?

5 - Vou ficar devendo.

6 - Não dá. Quer dizer, é possível através de hacks ou substituindo o Finder por programas como o TotalFinder. Eu me acostumei a fazer drag'n'drop, e você provavelmente vai se acostumar também.

7 - Também vou ficar devendo.

Anos atrás este site me ajudou, talvez lhe ajude também http://www.macmundi.com/pt/. Assistir as antigas vídeo aulas do Macmagazine também é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um macbook na semana passada e gostei muito das dicas daqui. Se esse post tivesse saído na semana passada, teria me livrado de um baita susto, porque por default, o mac não vem com um toque como click com esquerdo habilitado, e já achava que o pad estava com defeito!!!

Erros de principiante!!!

Mas até agora, estou adorando a experiência!!!!

Estou até pensando em comprar o macbundle que estão falando por aí!!!!

[ ]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Chrono, vlw por responder, muito bom o link que vc passou, tem uma artigo lá falando do comando OPEN até pensei que fosse vc q tinha escrito.

Ficaram mais algumas duvidas remanescentes:

11-) Sobre o spaces: como eu faco pra enviar o aplicativo q está na area de trabalho 1 para a área de trabalho 2?

11a) Dentro de uma unica area de trabalho, gosto de ficar alternando o aplicativos abertos com Ctrl+Tab. Me parece q o unico jeito de alternar os programas é com o expose. Pelo que li, não existe tecla de atalho equivalente ao Crtl+Tab neh.

12-) Para o msn, utilizo o Adium, como faco pra inserir uma mensagem no avatar?

12A-) É possível utilizar a web cam no adim?

13-) Como faco pra conversar com video usando o IChat com uma conta goggle? Pelo que entendi ele não suporta o msn neh.

14-) O Mac sempre me surpreende positivamente. Notei q quando estou num ambiente escuro e acendo a luz, ele aumenta o brilho e a luz de fundo do teclado, que legal. Depois eu reajusto do jeito q eu quero, sei lá quando volto a apagar a luz e depois quando eu acendo,tem hora q ele ajusta e tem hora q ele nao ajusta. Eu queria q ele sempre ajustasse. Onde eu faco isso?

14a) Onde fica o sensor que percebe a luminosidade?

15-) Outra coisa incrivel, é que o Mac é tão bem feito, com um visual tão clean que nem tem furos pra sair o som da caixa. Impressionante. Até agora nem sei de onde vem o som, hehe

16-) Fiz o download do flip4mac pra ver arquivos ,wmv, que por sinal ficou uma bosta, pois não consigo adiantar ou atrasar o video. Instalei o VLC e está tudo certo. O problema é que em algumas páginas, como por exemplo das video aulas do macmagazine, só fica o simbolo do QuickTime e nem carrega o video. Se eu tentar um reload no Safari, as vezes o video abre, as vezes não.Tem como resolver isso?

17-)Se possível gostaria de centralizar tudo no QuickTime, inclusive videos .avi . Mas eu quero somente os codecs, não ficar enxendo de player. Onde consigo somente o codec do .avi e do xvid?

18-) Qual a diferenca entre usar o QuicTime e o ITunes. Eu pensava q o I Tunes fosse somente para comprar música.

19- No Safari, como faco para fazer page+UP ou page+down?

20-Outra coisa estranha é clicar com os 2 dedos no track pad pra simular do duplo clique e arrastar o dedo sem deixar de pressionar o botao para escolher alguma opcao. Tem como melhorar isso?

Do resto só alegria, estou adorando hehe

Abraços,

Eduardo Toshio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...