Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Desfragmentador de Disco" do Mac e os Scripts da Madrugada


Coronel Nascimento

Posts Recomendados

Pois é, a vida de um iniciante é de constante aprendizados quando se refere ao mundo Mac. E uma das leituras que mais tenho gostado pela eficiência, assertividade e praticidade é a Ask TUAW. Em especial a coluna da semana passada http://www.tuaw.com/2010/12/10/ask-tuaw-macbook-pro-cleaning-mac-maintenance-streaming-video/

responde uma dúvida que eu tinha sobre o OS e suas ferramenta de manutenção.

Agora, a dúvida que eu tenho é sobre os "Scripts da Madrugada" que podem ser acionados pelo Terminal, caso seu Mac não esteja ligado entre das 03:00 às 05:00 hs.

Li o link (na matéria) que possui um tutorial de como fazê-lo e me pareceu bem simples. Só queria confirmar c/ usuários experientes se realmente é simples como descrevem e se um newbie como eu não teria problemas tentando executar isso através do Terminal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Capitão, com todo respeito, sentido!, mas eles indicam a escrever um script e pedir pro Mac rodar todos os dias de madrugada? Sinceramente, parece procedimento rWindowsista. E uma das criticas comuns q vemos dos engenheiros referentes ao sistema rWindows é quanto esse abacaxi de desfragmentação do HD. É um procedimento das cavernas do MS-DOS chamado DEFRAG. Necessário depois de 20 anos de tecnologia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vontade soldado de Apple.

Concordo. Mas pelo visto o OS X não escapa muito disso.

Pelo que li até aqui parece que aquele programa Onyx (E outros) executam essa função.

Capitão, com todo respeito, sentido!, mas eles indicam a escrever um script e pedir pro Mac rodar todos os dias de madrugada? Sinceramente, parece procedimento rWindowsista. E uma das criticas comuns q vemos dos engenheiros referentes ao sistema rWindows é quanto esse abacaxi de desfragmentação do HD. É um procedimento das cavernas do MS-DOS chamado DEFRAG. Necessário depois de 20 anos de tecnologia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mac é um sistema q não demanda aquilo q se chama desfragmentador de disco.

Isso é um problema do Windows e seus Registros.

Podem servir pra outra coisa esses Apps, mas o SO não atrapalha uma coisa (fragmentar o disco) q vai pedir sua intervenção pra desatrapalhar.

Sim, quanto ao desfragmentador está claro. Apesar de que para noobs (Como eu apesar da minha patente de Coronel) essa é uma dúvida comum para quem está mudando para Macs agora.

Mas a dúvida que permanece para mim (E que ninguém ainda passou por aqui para dar o testemunho) é quanto aos Scritps de Manutenção (Scripts da Madrugada).

Veja o que o Tutorial que está linkado na coluna do Ask TUAW diz no começo:

Running the Mac OS X maintenance scripts

Mac® OS X is a UNIX®-based system, built in part on both BSD® and FreeBSD®. UNIX systems run scheduled maintenance routines — known as maintenance scripts — to clean up a variety of System logs and temporary files. By default, these are executed between 03:15 and 05:30 hours local time, depending on the script.

If your Mac is shut down or in sleep mode during these hours, the maintenance scripts will not run. [1] This results in log files that will grow over time, consuming free space on your Mac OS X startup disk.

If your Mac is shut down or left in sleep mode overnight, the maintenance scripts should be run manually on a regular basis… unless you plan on devoting a large portion of your hard drive to the files cleaned-up by these routines!

E ai segue como você fazer isso via Terminal. E volto a perguntar: Alguém já fez isso? Lembrando que essa não é a rotina de Verificar Permissões do Disk Utility.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo você baixar o utilitário chamado Onyx.

Nele você vai ter a opção de fazer isso aí, além de outras tarefas. Se ficar inseguro quanto ao resto, sugiro que deixe marcada apenas as opções "Repair permissions" e "Execute maintenance scripts":

A opção "Execute maintenance scripts" faz exatamente isso que vc teria que fazer via Terminal :)

post-11496-032404400 1292505709_thumb.pn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos! Por mais que as pessoas relutem em dizer que mac e linux não precisem desfregmentar o disco rígido, o que em partes é verdade! mas existe para quem quiser melhorar a velocidade com que o sistema trabalhe pode-se usar um desfragmentador para mac osx chamado "IDEFRAG" eu uso e recomendo, ele melhora o desempenho da maquina, mas não muito significativo para users que não precise de uma maquina afinada, isto seria mais para que faz gravação e edita de áudio como eu ou vídeo e animações (coisas pesadas) só assim para ver resultado! Vale a dizer de que existe a versão bootable e a versão para instalação!

A versão bootable faz defreg no sistema completo e a versão para instalar só faz para HD´s próprios em modo on-line (parcialmente)e full em HD´s com sistema mac´s paralelas!

Espero ter contribuído para esta duvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onyx nele!!

Como todos disseram, é o melhor pra fazer o q vc está querendo. Faço isso uma vez a cada 15 dias, mais ou menos...

Qto ao defrag, como o amigo Turbinho disse, sim, tem como fazer, mas o ganho de performance, é mínimo geralmente, pois sistemas baseados em Unix fazem isso "on-the-fly", maaaas, existe o iDefrag, Drive Genius, Tech Tool Pro, etc...

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...