Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar ou Colocar em Sleep?


Pituca

Posts Recomendados

Muita gente insiste em preocupar-se com a Bateria dos Macs... meu Macbook Pro 2009 (assinatura) está com 4 anos de uso, todos os dias trabalho com ele 10horas pendurado na tomada e um pouco de tempo na bateria... desde que comprei usei assim. Calibro a cada 2 meses... resultado?????

 

4 anos de uso Intenso, 221 Ciclos utilizados (de 1.000 que a Apple alega ser o máximo útil) e 86% de Health da Bateria (3 a 4 horas de uso normal). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu eu comecei a me preocupar depois que notei que meu ciclo já estava acima dos 30 com pouquíssimo uso. Agora eu utilizo ele sempre na tomada, e uma vez por dia eu uso em torno de 1 hr só na bateria e depois eu ligo na tomada. Deixo ele ligado sempre, e quando não uso eu só fecho. Os ciclos demoram bem mais pra virar agora.

Ainda não calibrei, pode calibrar sempre a cada x meses ou só quando dá algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho meu MacBook Pro a 4 meses no inicio eu desligava (manias de usuários de windows) agora já não desligo mais, faço só uma vez por semana, já estou com 43 ciclos, uso na faculdade só na bateria e em casa o resto que sobra até chegar entre 5 a 10% de bateria, e após eu ligo na tomada.

Realmente a informação que vi da bateria ter em torno de 1.000 ciclos de vida me preocupou um pouco se continuar com esse estilo de uso intenso, se bem que 1 ciclo por dia com duração de 1.000 ciclos tenho ainda 957 dias para utilizar, vai mais uns 3 anos...

Aproveitando, pode ocasionar algum dano à durabilidade da bateria se eu por para carga com a bateria acima do nível baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for Macbook Air, não tem problema.

MacBook Pro, eu recomendo desligar apenas se você pretende se movimentar para algum lugar muito longe. Exemplo: Pegar metrô, voltar para casa, ir Faculdade.

Motivo: Como os HDs do Pro não são SDD, e se você estiver no Sleep e sem querer der uma pancada, a probabilidade do HD dar crash é mais alta.

Lembro de um caso em que a pessoa estava usando um Notebook generico (não Apple), e colocou no Sleep e foi do trabalho para casa. Quando chegou no destino, o ANIMAL jogou a mochila na cama, para logo em seguida perceber a cagada que fez e gritar ao mesmo tempo. (Imaginem a cena)

Conclusão, o HD deu crash. Se o micro estivesse desligado, isto não ocorreria.

Obs: Não fui eu. Mas a pessoa contou com tanto detalhes, que é impossivel esquecer. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for Macbook Air, não tem problema.

MacBook Pro, eu recomendo desligar apenas se você pretende se movimentar para algum lugar muito longe. Exemplo: Pegar metrô, voltar para casa, ir Faculdade.

Motivo: Como os HDs do Pro não são SDD, e se você estiver no Sleep e sem querer der uma pancada, a probabilidade do HD dar crash é mais alta.

Lembro de um caso em que a pessoa estava usando um Notebook generico (não Apple), e colocou no Sleep e foi do trabalho para casa. Quando chegou no destino, o ANIMAL jogou a mochila na cama, para logo em seguida perceber a cagada que fez e gritar ao mesmo tempo. (Imaginem a cena)

Conclusão, o HD deu crash. Se o micro estivesse desligado, isto não ocorreria.

Obs: Não fui eu. Mas a pessoa contou com tanto detalhes, que é impossivel esquecer. :)

Qualquer computador em estado de espera desliga a rotação do disco rígido. Putz, meu antigo pentium, de priscas eras, já desligava o disco com tempo de inatividade prolongado e nem era um sistema móvel. Mesmo o note windows mais antigo vai realizar essa tarefa com maestria.

Além do mais, podemos considerar essa história apenas como evidência anedótica... Uma vez que com certeza encontraremos um indivíduo que desligou seu Mac/notebook/desktop e não conseguiu reiniciar a máquina e nenhum trauma esteve envolvido.

Esse argumento, na minha opinião, só se torna válido caso o computador estiver em uso. Imagine um notebook dentro do avião/carro com turbulência/solavancos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje, excetuando o comportamento bizarro devido a corrupção da memória (MacBooks não tem memória ECC e mesmo quando tem acontece), consumo elevado de recursos (devido a escapes de memória em aplicativos mal comportados), possível impacto na vida útil da memória (cheguei a sublinhar esse item pois seu impacto é difícil de mensurar) e períodos prolongados com o computador desligado (e mesmo assim essa definição é variante...) não encontrei um argumento convincente na direção de desligar os portáteis.

:P 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu coloquei o procedimento que fiz uma fez seguindo os passos de um programa, chamado "Watt":

 

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/31824-desligar-ou-colocar-em-sleep/?p=724570

 

De fato o controle do tempo de carga ficou mais preciso depois dos procedimentos, mesmo que a Apple diga que não é necessário.

 

Uma coisa é certa, mas não vai fazer!!!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Sou novato e tenho uma duvida com relação a como fazer a calibragem do meu Macbook Pro Retina 15 Meados de 2015. Minha bateria ja está com 216 ciclos e lendo vi um amigo com "4 anos de uso Intenso, 221 Ciclos utilizados", fiquei achando que estou fazendo besteira com meu Mac.

Como os posts são bem antigos, gostaria de saber se mudou alguma coisa nos Mac com SSD e baterias mais modernas.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço exatamente como você, porque eu não tenho uma mesa pra deixar meu MacBook Pro AINDA. Então eu guardo ele na gaveta de noite desligado. Eu não to afim de guardar na gaveta em sleep pois o health da bateria VAI cair, e eu sou paranoico com isso, haha.
Ou seja, eu só uso na mesa de jantar ligado na tomada o dia inteiro ou em sleep na tomada, e quando chega de noite, eu desligo.

Olá amigo, vi que vc é paranóico com bateria que nem eu, então vai umas dicas de qm foca muito nisso também. Não deixei seu MacBook ligado na bateria o dia inteiro, isso estressa a bateria pois ela precisa de fluxo de elétrons. Dps de pesquisar muito na internet vi que o ideal msm p qm é neurótico com isso é deixar o MacBook sempre entre 20 e 80% de bateria, ou seja, chegou a 20% liga na tomada e chegou a 80% vc desconecta. Isso promove um fluxo ideal de elétrons na bateria fazendo com que vc complete ciclos da bateria com a regularidade correta para q aproveite o maximo dela. Tem um App chamado BatteryHero que ele avisa quando chega nas tais porcentagens para que vc não precise ficar q nem um viciado olhando p bateria o dia inteiro. Espero te ajudado, mas de jeito nenhum deixe ele ligado na tomada o dia inteiro. Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu uso somente na tomada, fica em casa num stand e fechado e conecta a um monitor externo.

Uma vez por mês eu deixo rodando um netflix, somente na bateria até ele desligar sozinho... deixo um tempo desligado e conecto novamente na alimentação externa e assim deixo novamente até o próximo mês.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...