Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar ou Colocar em Sleep?


Pituca

Posts Recomendados

Eu há alguns meses atraz liguei na apple, foi minha primera ligação ao call center, foram exatos 2min e 30s para ser atendido e mais 10min de conversação com o atendente, entre algumas duvidas das muitas que tirei diretamente c/ a galera do suporte, perguntei, se era de fato bom, deixar em sleep, " no meu caso " quando desligo toda a energia, guardo o magsafe e ponho ele dentro da minha moxila, e guardo, eis oque ele me disse:

" Marcio, os computadores da apple, não viciam, pois o novo modelo implantado de baterias da empresa, eh projetada exatamente para isso, então caso vc use durante algumas horas, tire da tomada e guarde, quando usar novamente, você "poderá" ( ainda deixou bem claro essa palavra ) sentir alguma lentidão algum atraso c/ relação a maquina, mais por ser uma maquina c/ um hardware excelente, e ser projetado para guentar alto desempenho pelo usuario, não vejo necessidade para desligar, logico que uma vez por mes, fazer um powercicle, ou descarregar por completo a bateria, eh bom, ajuda a manter o bom funcionamento da maquina, e evita danos.

Isso foi o Essencial p/ mim da conversa, eu cheguei a ficar c/ os olhos brilhando enquanto conversava c/ o atendente, mais no final das contas explicando minha situação de uso e tempo de repouso que deixaria meu mac, ele me aconselhou que desligasse realmente o computador a cada uso, e ligasse na hr que fosse usar, e faço isso mesmo, sinto agora uma pequena lentidão no dock dos aplicativos, mais estabiliza, e não faco ideia do que possa ser, nos finais de semana deixo ele no sleep, e assim vou levando a vida, ta tudo mil e uma maravilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eis oque ele me disse:

" Marcio, os computadores da apple, não viciam, pois o novo modelo implantado de baterias da empresa, eh projetada exatamente para isso, então caso vc use durante algumas horas, tire da tomada e guarde, quando usar novamente, você "poderá" ( ainda deixou bem claro essa palavra ) sentir alguma lentidão algum atraso c/ relação a maquina, mais por ser uma maquina c/ um hardware excelente, e ser projetado para guentar alto desempenho pelo usuario, não vejo necessidade para desligar, logico que uma vez por mes, fazer um powercicle, ou descarregar por completo a bateria, eh bom, ajuda a manter o bom funcionamento da maquina, e evita danos.

Ele falou com tudo isso de vírgulas? Deve ter sido uma conversa bem entediante de se ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como sou da geração antiga e desligo até o standby da televisão, eu não consigo dormir achando que tem coisas funcionando ao meu redor. Eu sempre delisgo a noite na hora de dormir. Tudo, Iphone, IPAD, televisão, computador etc.

Sei que é uma pratica que os usuarios da Apple não adotam, mas não consigo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Mac mini tem a desvantagem de escolher o sleep e ver o ledzinho branco ficar piscando. Tem gente que coloca ali uma fita e pronto, não tem mais ledzinho, mas pra mim é uma solução meio forçada, e não uso. Então é porisso q às vezes desligo, pra que ficar um pisca-pisca a noite toda sem ninguém por perto? Nos stand-bies pelo menos sabemos q o acesso pelo controle remoto está ligado, ou seja, tem uma função.

Não sei se os MacBooks além do Air possuem led de funcionamento. No caso do Air eu praticamente não tenho motivos pra desligar pela falta de led. Mas não a ele precise tb, liga com no máximo 15 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim cara mais isso não significa falar que o certo e carregar ate 100% e tirar da tomada !!!, em nenhum momento a apple fala isso, ela só recomenda que se você ficar SEMPRE usando na tomada pelo menos 1x por mes você deve tirar pra fazer um "re-ciclo" como falei em varios outros topicos muita coisa é MITO desde a epoca das baterias de ion cadium onde existia efeito memoria e tudo mais blablabla e por ai vai. ate hoje o povo não aprende que ion lithium não tem efeito memoria, ou seja você pode colocar pra carregar com 50% com 80 % com 20% com o diabo % que você quiser e pode TIRAR da carga tambem com a % que quiser, não precisa esperar chegar nos 100% que isso não vai mudar NADA !!!! porem o povo ainda acredita em papai noel e coelho da pascoa, então é complicado fazer essa pessoa entender isso, ela vai continuar usando ate o mac pedir COLOQUE O CARREGADOR e so vai tirar com 100%…. fazer o que né!! outro ponto ja explicado pela propria apple a baretia do mac tem um micro controlador interno, blz como DIABOS funciona isso !!!. como ja foi falado para que a bateria tenha uma boa qualidade de vida os eletrons tem que estar SEMPRE em movimento dentro da bateria !!! para que isso aconteça a bateria precisa estar sendo USADA !!! nem que seja em SLEEP... então o que esse micro controlador faz.. quando você deixa plugado na TOMADA ele fica ALTERNANDO o uso da energia do mac entre bateria e tomada AUTOMATICO sem você notar isso !!!, resumido ta em 100%, ele para de carregar e da energia pro mac certo… de tempo em tempo ele deixa o MAC usar um pouco a carga da bateria, e volta pra energia.. você pode inclusive NOTAR isso mais facilmente olhando a % da bateria… exemplo, agora mesmo meu mac ja esta a HORAS na tomada e a bateria esta em 99%, o certo seria 100% né ??? então não esta 100% exatamente pois o controlador esta comendo minha bateria de pouco a pouco pra movimentar os eletrons!!!!. se eu DESPLUGAR e plugar novamente ela volta pra 100% !!!! RESUMINDO NOVAMENTE pra não ficar CICLANDO esse ASSUNTO NOVAMENTE !!! USE O MAC COMO QUISER, ELE VAI SE ADAPTAR A VOCê !!!!! se quer mais velocidade de trabalho em vez de esperar o mac LIGAR toda vez que quiser usar - USE E ABUSE DO SLEEP "não tem problema, isso é aprovado pela apple " se você não quer isso e acha isso besteira, então DESLIGA, e espera o BOT sempre que quiser usar !!! "tambem não tem problema, a apple fala pra desligar apenas se não for usar por dias, enfim se desligar sempre tambem não vai estragar !!!" se quiser usar ele plugado 24/7 da TOMADA não tem problema pode usar de boa. "a apple apenas recomenda um re-ciclo 1x por mes ( isso seria usar a bateria ate abaixo de 50% pelo menos 1x ) se quiser usar de qualquer outra forma tambem não tem problema !!! ------- PS outra coisa esse link passado pelo nosso amigo na pagina anterior esta completamente desenformado !!! ele manda fazer ate calibraçao da bateria, coisa que no proprio site da apple fala que não precisa… como sempre MAIS um site que informa coisas cheias de MITOS !!!

Concordo plenamente com vc,eu só uso o sleep durante o dia mesmo,e a noite desligo,e sempre fiz isso...

desligar ou ligar pode danificar o HD,isso é besteira,hoje em dia esses HD existem sistema pra esse tipo de "porrada elétrica"

eu por experiencia própria trabalhando na area de informática,já fiz porrada de fica desligando e ligando umas 200x o mesmo HD

após isso fiz testes de HD se haveria badblock e nada hd em perfeito estado

agora é claro que da mesma manera q vc pode pegar um daqueles HDs ( que já está pra se FFFUUU) e ficar ruim por um desligamento simples

Agora eu acho q o pessoal q anda com mac deveria mto mais se preocupar com HD do que com o Mac em si,desligando direto ou botando sleep direto

o resto do mac não importa,o que importa sempre é o HD

independente de qualquer coisa,pra quem tem HD comum,ao invés do SSD,sempre vai haver o problema de badblock pelos micros arranhoes por problema de movimentação do disco pra lá e pra cá (ISSO COM ELE DESLIGADO) ...tanto que no próprio manual do mac fala isso...

Experiencia própria também...e sorte,de nunca da problema...levando um notebook no carro,peguei um quebra mola sem qrer e nao vi...o carro deu um salto e o notebook foi parar no chão do carro...resumindo,cheguei em casa fui ligar...e cade que o HD tava vivo? windows corrompeu,badblock e ja era...

e HD é sempre HD,no Mac ele é igual de um notebook comum com Windows,então nem pode vim ninguem falar...AAA mas era windows... no mac iria comprometer da mesma forma,pois o HD ja tinha ido pro saco

Resumindo tudo também é questão de sorte,até pra ir no banheiro fazer o numero 2 vcs tem q ter sorte

hahaha

E é como vosso amigo Leonardo Freire falou,é usar e usar e é isso,alguns pequenos cuidados? claro vc compro um produto caro

mas se ficar preocupado com a parada vc acaba não usando nunca!

auehauheue

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como sou da geração antiga e desligo até o standby da televisão, eu não consigo dormir achando que tem coisas funcionando ao meu redor. Eu sempre delisgo a noite na hora de dormir. Tudo, Iphone, IPAD, televisão, computador etc.

Sei que é uma pratica que os usuarios da Apple não adotam, mas não consigo. :)

Cara também sou desse tipo,antes eu deixava a TV LCD ligada,pq a anterior qndo eu tirava da tomada ela perdia as configs e horario etc...

Agora com outra TV q tenho aqui,ela salva e etc...uaheuahe desligo tudo,a unica coisa q fica ligada direto aqui no quarto é roteador e modem,de resto desligo a porra toda

Se não está em uso,não faz sentido manter ligado...

o que óbvio não é legal ficar desligando e ligando apartir do momento que o produto está em uma temperatura elevada por seu uso contínuo...

mas se uso o dia todo,e chego no final do dia vai dormir,desliga...

Essa parada de corroer Capacitores,isso é lorota...se vc tem um produto de qualidade...eles não vão da problema assim

Levando em conta ainda que trabalho com informática...tenho exemplos de placa mães como Gigabyte e Intel

Gigabyte nesses anos todos nunca vi voltar uma,e Intel Sempre volta e com capacitor estufado...

então é isso...

vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, realmente sou desses, se não vai usar, para que deixar ligado. Se ainda fosse o Windows que demora 1 ano para ligar. Mas o MBP...

Se bem que o IPHONE e o IPAD eu to deixando ligado, pois eu uso o IPHONE como despertador. O roteador eu to deixando ligado só agora porque instalei um Stand Alone para ter acesso as cameras com ip proprio.

Mas eu deixo tudo ligado a um filtro de linha que quando chega na hora de dormir, eu desligo o interruptor do filtro e desliga tudo. Net, televisão etc., bem como desligo o MBP. Até porque me da nervoso ver o led do MBP acendendo e apagando, acendendo e apagando. Parece que ta respirando :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish em casa fica tudo quase tudo no Stand By, tvs, dvds, bd player, facilidade no uso é só apertar o botão e pronto funcionando. Igual geladeira!!!!! Meu mac mini eu desligava toda noite, até começa umas travadas e ficar apitando, corrigi os erros e não desligo mais, os erros pararam. A noite mesmo eu só finalizo a sessão, durante o dia, só no botão. Se vocês repararem, quando ele está em repouso, o hd diminui a rotação (não sei se chega a parar), mas o cooler esse desliga totalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gera lentidão ficar muito tempo sem desligar a maquina ?

Alguns dizem que não. Mas isso na minha opinião é mentira, pode causar certa lentidão sim. Todavia isso começa a aparecer depois de uns 7 dias sem fazer um boot completo, e depende muito de como utiliza o Mac, mas não é como o Windows que em 1 dia já ta todo ferrado.

Aqui eu faço um boot completo por semana, mas já fique mais de 20 e tava tranquilo também hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns dizem que não. Mas isso na minha opinião é mentira, pode causar certa lentidão sim. Todavia isso começa a aparecer depois de uns 7 dias sem fazer um boot completo, e depende muito de como utiliza o Mac, mas não é como o Windows que em 1 dia já ta todo ferrado.

Aqui eu faço um boot completo por semana, mas já fique mais de 20 e tava tranquilo também hehe.

Eu literalmente só reinicio quando tem update... acho que é efeito psicológico isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Muito cuidado em deixar seus Macs conectado na rede elétrica, MacBook menos mau, pois tem bateria que pode substituir a energia elétrica por umas horas, mas iMacs em Sleep ligado direto na rede elétrica, não recomendo, e nem mesmo o fabricante recomenda isso, (ver manual do fabricante), pois em uma queda brusca de energia vai queimar seu aparelho. Já aconteceu isso com pessoas do meu circulo familiar. Um máquina elétrica pode ficar até 100 anos ligado na energia, mas corre-se o risco de queimar se a carga elétrica subir ou baixar bruscamente. CUIDADO! Como recomendação indico que se coloque na sua residência ou escritório um disjuntor que em caso de algum problema na rede devido a descarga da atmosfera ou problema na mesma rede ela irá proteger sua máquina desligando automaticamente. Acredite se quiser. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito cuidado em deixar seus Macs conectado na rede elétrica, MacBook menos mau, pois tem bateria que pode substituir a energia elétrica por umas horas, mas iMacs em Sleep ligado direto na rede elétrica, não recomendo, e nem mesmo o fabricante recomenda isso, (ver manual do fabricante), pois em uma queda brusca de energia vai queimar seu aparelho. Já aconteceu isso com pessoas do meu circulo familiar. Um máquina elétrica pode ficar até 100 anos ligado na energia, mas corre-se o risco de queimar se a carga elétrica subir ou baixar bruscamente. CUIDADO! Como recomendação indico que se coloque na sua residência ou escritório um disjuntor que em caso de algum problema na rede devido a descarga da atmosfera ou problema na mesma rede ela irá proteger sua máquina desligando automaticamente. Acredite se quiser. Boa sorte.

Difícil vai ser convencer disso o planeta inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito cuidado em deixar seus Macs conectado na rede elétrica, MacBook menos mau, pois tem bateria que pode substituir a energia elétrica por umas horas, mas iMacs em Sleep ligado direto na rede elétrica, não recomendo, e nem mesmo o fabricante recomenda isso, (ver manual do fabricante), pois em uma queda brusca de energia vai queimar seu aparelho. Já aconteceu isso com pessoas do meu circulo familiar. Um máquina elétrica pode ficar até 100 anos ligado na energia, mas corre-se o risco de queimar se a carga elétrica subir ou baixar bruscamente. CUIDADO! Como recomendação indico que se coloque na sua residência ou escritório um disjuntor que em caso de algum problema na rede devido a descarga da atmosfera ou problema na mesma rede ela irá proteger sua máquina desligando automaticamente. Acredite se quiser. Boa sorte.

O uso de módulo isolador ajudará a evitar a queima de aparelhos eletrônicos caso a residência não possua fio terra. Tenho três da Microsol e recomendo pois moro em uma região do nordeste com muitos piques de energia, frequentemente deixo o PC e outros aparelhos ligados com frequência e até hoje nenhum queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com alguns segundos de boot(13 ou 15 segundos), com software já com a opção de resume(Pages, Safari etc) se não for usá-lo durantes as próximas três horas eu prefiro desligar... Ele vai ligar rapidinho mesmo :)

Agora dependendo do Macbook Pro, se não tiver um disco de SSD eu prefiro o modo Sleep

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...