Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar ou Colocar em Sleep?


Pituca

Posts Recomendados

Galera,

Imagina se todos deixassem as luzes acesas; ou a cama sem fazer; ou sem tirar a poeira da casa.

Para que? Vai sujar de novo, vou ter que desarrumar a cama de novo. Vou ter que acender a luz de novo.

Bom, todos deste post falam que a Apple estimula o modo sleep. Peguei o manual do MBP e reparei que isso e lenda urbana, conforme abaixo:

When you finish working with your MacBook Pro, you can put it to sleep or shut it down.

Putting Your MacBook Pro to

If you will be away from your MacBook Pro for only a SHORT TIME, put the computer to sleep. When the computer is in sleep, you can quickly wake it and bypass the startup process.

Reparem que o manual fala A SHORT TIME ou seja, se almoçar, é razoável que deixem no modo sleep, passou de duas horas, para mim, não é SHORT TIME.

Pesquisando, achei um dado interessante, in verbis:

Warning: Wait a few seconds until the white sleep indicator light on the display latch starts pulsating (indicating that the computer is in sleep and the hard disk has stopped spinning) before you move your MacBook Pro. Moving your computer while the hard disk is spinning can damage the hard disk, causing loss of data or the inability to start up from the hard disk.

OBS: conforme dito acima, para quem deixa no modo sleep, não mova o computador até começar a piscar o LED, senão CAN DAMAGE THE HARD DISK, CAUSING LOSS OF DATA OR THE INABILITY TO START UP.

Pior, no manual ainda esta escrito, conforme já explicado neste Forum, deixar o carregador ligado com a carga já em 100%, estraga a bateria. O certo é fazer o certo: carregar até 100% e desligar da tomada. Quando o MAC alertar falta de bateria, carregue. E uma vez por mês, calibre.

Espero ter espancado qualquer duvida em relação ao SHORT TIME e o mito do modo sleep. Aparelho eletrônico foi feito para ser desligado quando não estiver sendo usado, desde um ventilador, até uma nave espacial, salvo raras exceções, como, obviamente, um marca-passo cardíaco.

A Apple estimula o modo sleep como qualquer outro fabricante: SHORT TIME.

A propósito: Eu desligo o meu celular na hora de dormir, pois não vou usa-lo mais.

Att,

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já o meu manual do iMac, comprado aqui no Brasil, diz em bom português:

Página 15:

Se você não for utilizar o iMac por apenas alguns dias, coloque-o em repouso. Quando seu iMac está em repouso, a tela fica escurecida. Você pode interromper rapidamente o repouso do seu iMac e assim, evitar o processo de inicialização.

Página 16

Se você não for utilizar o iMac por muitos dias, desligue-o.

Então fica a maior dica de todas: LEIA O MANUAL DO SEU MAC. Para cada modelo, a Apple pode ter recomendações específicas. O iMac não tem bateria como um macbook, e nem é transportado, então a recomendação é simples e direta.

No sita de Apple, na área de suporte tem uma seção de manuais de todos os produtos Apple.

20111031-jmgjh34xcq9k62ghmbnh1b66kp.preview.jpgClick for large view - Uploaded with Skitch

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes IDEM para o manual do MACBOOK PRO 2011

ta ai a SS do manual em portugues !!!!

pagina 17 e 18

http://manuals.info.apple.com/pt_BR/macbook_pro_13inch_early2011_br.pdf

creio que esta bem claro, se não for utilizar o macbook pro por ALGUNS DIAS, melhor DESLIGA-LO !!!

Captura%20de%20Tela%202011-10-31%20%C3%A0s%2001.10.02.png

….

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado,

No meu Manual, na parte que fala sobre o desligamento, diz que se não for usar o Mac por 1 ou 2 dias, desligue.

Já no Manual do Leo, fala alguns dias ou mais.

O problema é saber o que seria SHORT TIME ou curto período.

Pelo o post do Guedes, parece que o IMAC pode ficar mais mais tempo no modo sleep.

Bom, é isso. Eu vou continuar usando a razoabilidade, na hora de dormir ou transportar, vou desligar. Sei lá.

Vai que..... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mesmo manual do Leo, mas n versão em inglês esta assim:

Shutting Down Your MacBook Pro

If you aren’t going to use your MacBook Pro for a couple of days or longer, it’s best to shut it down. The sleep indicator light goes on briefly during the shutdown process.

Na versão em inglês fala em 2 dias ou mais.

Mas de qualquer forma, procede aquela informação que se deixar carregando com a carga em 100% prejudica a bateria.

O que eu estou fazendo: antes eu desligava para tudo. Agora eu estou desligando duas vezes ao dia, quando eu deixo muito tempo (4 horas, Hehe) sem usar e na hora de dormir.

Já repararam que eu não consigo ficar em paz sabendo que o meu computador está acordado longe de mim. Deve ser velhice, já que eu sou de uma época que nem sonhava em existir controle remoto. Eu nasci em 1972.

Eu me lembro que quando eu comprei minha primeira televisão com stand By, eu era completamente cético com aquele ledzinho vermelho. Eu só fui dormir com ele ligado depois de alguns meses. Sempre levantava da cama para desligar.

Inclusive, o certo é esse conforme dizem os ambientalistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eduardo não prejudica a bateria ficar com o carregador cara, o mac tem um controlador na bateria ele fica ciclando ela e usando a carga da bateria e da energia para manter em movimento… ate porque se prejudica-se não teria como ligar o mac a um monitor externo.. na que se precisa ficar com o carregador PLUGADO pra fazer isso !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo, no meu manual fala alguns dias tambem, por isso te falei que a apple recomendava desligar apenas se ficar mais de 2 dias sem usa-lo.

E como o Leonardo falou acima, nao estraga a bateria do macbook se ele ficar ligado o tempo todo na tomada, fica tranquilo. Da uma pesquisada ai na internet sobre como funciona a bateria dos macbooks pro's e voce vai ver que ela é bastante inteligente hahha, relaxa que nao estraga nao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei isso por causa do link extraído no ultimo comentário da pagina 09 feito pelo Manmac.

"Bateria dos MacBooks: vida útil

Mas a duração da carga não é o único parâmetro que nos interessa: a questão da vida útil também interessa especialmente aos proprietários de MacBooks, mesmo sabendo que eles são projetados para suportar até 1000 ciclos de 100% de carga e descarga antes de a sua capacidade ser reduzida a 80% da original.

Mas há diversos comportamentos que você deve evitar se não quiser reduzir esta durabilidade, e o primeiro deles é aquele ao qual o amigo do Zendrael dava atenção especial: o mau hábito de manter o MacBook permanentemente ligado à tomada.

A situação ideal para a vida útil da bateria é a de quem todos os dias usa o MacBook desconectado da tomada por algum tempo – a Apple recomenda deixar em uso fora da tomada pelo tempo de um deslocamento para o trabalho (e depois pode passar o restante do dia na tomada sem problemas, informa a Apple).

Se o seu MacBook é usado com pouca frequência, a Apple recomenda que você marque na agenda para fazê-lo passar por um ciclo completo de carga e descarga da bateria uma vez por mês. E caso você vá armazená-lo por um tempo maior sem poder fazer os ciclos mensais, a recomendação oficial é armazená-lo com 50% da carga da bateria – deixá-lo guardado com 100% de carga da bateria aumenta a chance de reduzir a vida útil dela, e deixá-lo guardado com a bateria sem carga nenhuma pode levar à necessidade de procedimento especial na hora de voltar a usar."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim cara mais isso não significa falar que o certo e carregar ate 100% e tirar da tomada !!!, em nenhum momento a apple fala isso, ela só recomenda que se você ficar SEMPRE usando na tomada pelo menos 1x por mes você deve tirar pra fazer um "re-ciclo"

como falei em varios outros topicos muita coisa é MITO desde a epoca das baterias de ion cadium onde existia efeito memoria e tudo mais blablabla e por ai vai.

ate hoje o povo não aprende que ion lithium não tem efeito memoria, ou seja você pode colocar pra carregar com 50% com 80 % com 20% com o diabo % que você quiser e pode TIRAR da carga tambem com a % que quiser, não precisa esperar chegar nos 100% que isso não vai mudar NADA !!!! porem o povo ainda acredita em papai noel e coelho da pascoa, então é complicado fazer essa pessoa entender isso, ela vai continuar usando ate o mac pedir COLOQUE O CARREGADOR e so vai tirar com 100%…. fazer o que né!!

outro ponto ja explicado pela propria apple a baretia do mac tem um micro controlador interno, blz como DIABOS funciona isso !!!. como ja foi falado para que a bateria tenha uma boa qualidade de vida os eletrons tem que estar SEMPRE em movimento dentro da bateria !!! para que isso aconteça a bateria precisa estar sendo USADA !!! nem que seja em SLEEP...

então o que esse micro controlador faz.. quando você deixa plugado na TOMADA ele fica ALTERNANDO o uso da energia do mac entre bateria e tomada AUTOMATICO sem você notar isso !!!, resumido ta em 100%, ele para de carregar e da energia pro mac certo… de tempo em tempo ele deixa o MAC usar um pouco a carga da bateria, e volta pra energia.. você pode inclusive NOTAR isso mais facilmente olhando a % da bateria… exemplo, agora mesmo meu mac ja esta a HORAS na tomada e a bateria esta em 99%, o certo seria 100% né ??? então não esta 100% exatamente pois o controlador esta comendo minha bateria de pouco a pouco pra movimentar os eletrons!!!!. se eu DESPLUGAR e plugar novamente ela volta pra 100% !!!!

RESUMINDO NOVAMENTE pra não ficar CICLANDO esse ASSUNTO NOVAMENTE !!! USE O MAC COMO QUISER, ELE VAI SE ADAPTAR A VOCÊ !!!!!

se quer mais velocidade de trabalho em vez de esperar o mac LIGAR toda vez que quiser usar - USE E ABUSE DO SLEEP "não tem problema, isso é aprovado pela apple "

se você não quer isso e acha isso besteira, então DESLIGA, e espera o BOT sempre que quiser usar !!! "tambem não tem problema, a apple fala pra desligar apenas se não for usar por dias, enfim se desligar sempre tambem não vai estragar !!!"

se quiser usar ele plugado 24/7 da TOMADA não tem problema pode usar de boa. "a apple apenas recomenda um re-ciclo 1x por mes ( isso seria usar a bateria ate abaixo de 50% pelo menos 1x )

se quiser usar de qualquer outra forma tambem não tem problema !!!

-------

PS

outra coisa esse link passado pelo nosso amigo na pagina anterior esta completamente desenformado !!! ele manda fazer ate calibraçao da bateria, coisa que no proprio site da apple fala que não precisa… como sempre MAIS um site que informa coisas cheias de MITOS !!!

Editado por Leonardo Freire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os macbooks que eu já tive quando eu parava de usar, deixava no modo sleep, até desligava bastante, mas maioria das vezes em sleep.

Tanto pra transportar, como deixar em casa.

E não afetou a bateria, hd, funcionamento, nada.

Vendi meu macbook pro iSilva e ele pode falar como a bateria tá, aguenta suas 3-4hrs normal

Notebook tá com hd perfeito, tudo normal.

Se não me engano uma das coisas que a apple ainda enfatizava do air de 2010 era que aguentava quase 1 mês em sleep.

Eles não iam ficar falando isso em propaganda, site, se fosse prejudicial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os macbooks que eu já tive quando eu parava de usar, deixava no modo sleep, até desligava bastante, mas maioria das vezes em sleep.

Tanto pra transportar, como deixar em casa.

E não afetou a bateria, hd, funcionamento, nada.

Vendi meu macbook pro iSilva e ele pode falar como a bateria tá, aguenta suas 3-4hrs normal

Notebook tá com hd perfeito, tudo normal.

Se não me engano uma das coisas que a apple ainda enfatizava do air de 2010 era que aguentava quase 1 mês em sleep.

Eles não iam ficar falando isso em propaganda, site, se fosse prejudicial

A bateria realmente dura de 3 a 4hrs, tranquilamente, quando não mais, dependendo do uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noooosssssaaaaaa!!!!!!! Que canseira esse assunto!!!!!!!

Galera, usem como quiser, não existe receita de bolo para uso de baterias!!!!

Se estragar, troca a p*rr4 da bateria!!!! <_<

pior que as vezes acho que perco muito tempo escrevendo e tentando passar exatamente isso haha, o mac é feito pra se adaptar a o que queremos e não o contrario hehe.. ou seja usa ate ele queimar hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta meio OFF TOPIC: eu posso carregar o IPHONE com o carregador do IPAD?

não é bom !!! tipo o carregador do iphone tem 5 amperes o do ipad tem 10, ou seja vai carregar 2x mais rapido. sabe aquela historia de carga lenta e carga rapida ? então quando mais rapida a carga mais ela degrada a bateria. se for 1x ou outra, talvez não cause problemas porem se fizer isso sempre pode rolar alguma coisa sim seila

----

PS

TO FALANDO apenas pelo conhecimento GERAL de ELETRONICA da coisa que eu tenho… não li site da apple nem manual nem nada, de repente existe algum controlador e tal e arruma a amperagem, nem sei.. temque ver no site da apple...

como falei pelo conhecimento eletronico que eu tenho "se a apple não criou nada ai dentro que eu não sei" isso pode danificar a longo prazo, mas a apple é sempre uma caixinha de surpresa meu conselho é procurar documentos da apple no suporte ela pra ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...