Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando o HD do Macbook - Preciso de ajuda!


Fábio Dias

Posts Recomendados

Galera, to pensando em trocar o HD do meu Macbook Pro.

Atualmente ele está com 160GB e to querendo pegar um de 500GB.

Apesar de não saber absolutamente nada a respeito pois nunca precisar fazer, sei que existem programas que clonam HDs, de forma que ao trocar da máquina é possível passar tudo para o seu HD novo. Agora gostaria de saber como funciona este processo. No caso, se eu comprar um HD novo, como faço para instalar o Snow Leopard nele? Eu tenho o DVD original do SL.

Outra dúvida...

Eu até gostaria de ter o sistema operacional zeradão, MAS, gostaria de apenas copiar uns programas que estão na minha máquina. Mais especificamente, gostaria de copiar a suite CS5 da Adobe. A última coisa que quero é formatar o computador e perder a suite, que por sorte está instaladinha bonitinha sem problemas, rodando lindo. Existe a possibilidade de ter um OS novo, zerado no Macbook e copiar APENAS os aplicativos do Adobe CS5 de forma que eles também funcionem perfeito neste "novo" Mac? Alguém sabe como faz isso?

Espero que vocês possam me ajudar!

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Você pode fazer o seguinte:

1 - Comprar um case/gaveta externo pra HD 2.5".

2 - Trocar o HD atual de 160GB pelo de 500GB.

3 - Colocar o HD de 160GB no case/gaveta e plugar no MacBook (provavelmente, vai ser USB)

4 - Ligar o MacBook segurando OPTION até aparecer na tela as opções de HD de inicialização, só vaia parecer o HD USB (chamado de Macintosh HD, caso você não tenha mudado o nome desde que comprou)

5 - O computador vai iniciar pelo HD no case, assim como quando ele estava dentro do MacBook, aí você abre o app Disk Utility (Utilitário de Disco).

6 - Primeiro, vá em Erase e apague seu novo HD INTERNO (não selecionar o HD via USB!!) no formato Mac OS Extended (Journaled).

7 - Depois, no Disk Utility, você seleciona a aba Restore. No painel esquerdo, vai aparecer o seu HD externo conectado via USB e o seu HD interno plugado via SATA. Você vai arrastar do painel esquerdo o seu HD via USB para o campo Source (Fonte). E arrastar seu HD interno para o campo Destination (Destino). Seleciona o check box "Erase destination" (Apagar destino). Aí é só clicar em Restore e esperar. Os dados do seu HD de 160GB vão ser copiados pro seu novo HD de 500GB.

Quando terminar, você vai ter tudo o que você tinha no HD de 160GB no novo, de 500GB. Não vai perder nada. Só vai ganhar espaço.

--

Caso você tenha um HD externo já de 160GB ou mais, você pode copiar o seu HD interno de 160GB pra esse HD externo de 160GB (ou mais) seguindo os mesmos passos que eu expliquei aí em cima, mas selecionando a fonte como o HD interno de 160GB e o destino como o HD externo de 160GB (ou mais). Depois, você troca o HD interno pelo de 500GB e segue os mesmos passos.. Iniciando o MacBook com o OPTION, selecionando o HD externo, etc. Evitaria comprar o case/gaveta.

--

É bem simples. Acredite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belíssima dica!

Você pode fazer o seguinte:

1 - Comprar um case/gaveta externo pra HD 2.5".

2 - Trocar o HD atual de 160GB pelo de 500GB.

3 - Colocar o HD de 160GB no case/gaveta e plugar no MacBook (provavelmente, vai ser USB)

4 - Ligar o MacBook segurando OPTION até aparecer na tela as opções de HD de inicialização, só vaia parecer o HD USB (chamado de Macintosh HD, caso você não tenha mudado o nome desde que comprou)

5 - O computador vai iniciar pelo HD no case, assim como quando ele estava dentro do MacBook, aí você abre o app Disk Utility (Utilitário de Disco).

6 - Primeiro, vá em Erase e apague seu novo HD INTERNO (não selecionar o HD via USB!!) no formato Mac OS Extended (Journaled).

7 - Depois, no Disk Utility, você seleciona a aba Restore. No painel esquerdo, vai aparecer o seu HD externo conectado via USB e o seu HD interno plugado via SATA. Você vai arrastar do painel esquerdo o seu HD via USB para o campo Source (Fonte). E arrastar seu HD interno para o campo Destination (Destino). Seleciona o check box "Erase destination" (Apagar destino). Aí é só clicar em Restore e esperar. Os dados do seu HD de 160GB vão ser copiados pro seu novo HD de 500GB.

Quando terminar, você vai ter tudo o que você tinha no HD de 160GB no novo, de 500GB. Não vai perder nada. Só vai ganhar espaço.

--

Caso você tenha um HD externo já de 160GB ou mais, você pode copiar o seu HD interno de 160GB pra esse HD externo de 160GB (ou mais) seguindo os mesmos passos que eu expliquei aí em cima, mas selecionando a fonte como o HD interno de 160GB e o destino como o HD externo de 160GB (ou mais). Depois, você troca o HD interno pelo de 500GB e segue os mesmos passos.. Iniciando o MacBook com o OPTION, selecionando o HD externo, etc. Evitaria comprar o case/gaveta.

--

É bem simples. Acredite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica, Bruno! Parece razoavelmente simples mesmo :)

Agora continuo com a duvida se eu quiser apenas instalar o Leopard e "salvar" a minha suite Adobe CS5 em copiar o HD inteiro... existe essa possibilidade?

Não que eu conheça. =/

Acho que tem que instalar de novo. Nunca ouvi falar de uma solução parecida.

Mas, se serve de consolo, é fácil instalar as suites do Adobe. Fácil e rápido. Não é como o Final Cut Studio :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu conheça. =/

Acho que tem que instalar de novo. Nunca ouvi falar de uma solução parecida.

Mas, se serve de consolo, é fácil instalar as suites do Adobe. Fácil e rápido. Não é como o Final Cut Studio :D

Bruno,

É fácil mesmo? Eu conheço mó galera que teve problema... no meu caso eu baixei diretamente do site da Apple, consegui um serial number e nunca mais tive problema. Funciona perfeitamente... Meu medo é formatar a máquina e ter problemas, precisar instalar LittleSnitch e etc... caído =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

É fácil mesmo? Eu conheço mó galera que teve problema... no meu caso eu baixei diretamente do site da Apple, consegui um serial number e nunca mais tive problema. Funciona perfeitamente... Meu medo é formatar a máquina e ter problemas, precisar instalar LittleSnitch e etc... caído =P

Extremamente fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

tenho lido muito o forum antes de comprar um MBP em dezembro.

Meu objetivo é comprar e já trocar o HD antes de começar a usá-lo. Sei que muitos falarão que para musicas e fotos, legal seria um HD Externo, mas eu gosto de deixar tudo no note, para evitar ficar conectando dispositivo, inclusive para sincronizar o iTunes, pois caso a musica não esteja conectada, ele não sincroniza... e também não quero ficar pra la e pra cá com um HD externo à tira-colo, quero deixá-lo para fazer backup até adquirir uma Time Capsule hehehe.

Assim, vejamos. Minha ideia é fazer um upgrade para um HD de 500GB ou 1TB. Para gastar menos... acho que 500GB eu já tenho uma boa tranquilidade... hoje eu tenho 50GB de fotos e 120GB de musica.

Li o tópico sobre a troca de HD e outro tópico que fala que o melhor HD é o de 5200rpm para evitar barulhos indesejaveis, e vi que é super simples a troca, até entao o usuário tinha dados e precisava de backup. No meu caso, é puro e simplismente a troca, assim segue algumas perguntas:

1) No topico da troca, diz que é somente arrastar tudo para o HD novo e funciona normal. É tão simples assim mesmo? Ou com o HD em branco (nao sei se eu comprando ja vem formatado e tal) eu pego o DVD do SL que vem e instalo desde o zero?

2) Pelo que vi, eh o HD de 2,5" S-ATA. Tem alguma especificacao a mais? Pois achei estes que estão num preço otimo:

500GB: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163462742-hd-notebook-laptop-500gb-sata-5400rpm-25mm-3gbs-centro-sp-_JM

1TB: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161390724-hd-notebook-western-digital-scorpio-blue-1tb-sata-_JM

Estou tentado para o de 500GB.

3) Vocês que já tem, a primeira vez que ligo o note ele pede oque? tem como eu instalar esse HD e voltar as configuracoes de fabrica? A ideia é realmente trocar e ai começar a usar.

4) Liguei numa assistencia em SP e eles cobram 160 a mao de obra de instalacao, mas se for facil, da pra economizar. Pergunta: Eu perco a garantia caso eu mesmo abra e troque?

Obrigado pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) No topico da troca, diz que é somente arrastar tudo para o HD novo e funciona normal. É tão simples assim mesmo? Ou com o HD em branco (nao sei se eu comprando ja vem formatado e tal) eu pego o DVD do SL que vem e instalo desde o zero?

2) Pelo que vi, eh o HD de 2,5" S-ATA. Tem alguma especificacao a mais? Pois achei estes que estão num preço otimo:

500GB: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163462742-hd-notebook-laptop-500gb-sata-5400rpm-25mm-3gbs-centro-sp-_JM

1TB: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161390724-hd-notebook-western-digital-scorpio-blue-1tb-sata-_JM

Estou tentado para o de 500GB.

3) Vocês que já tem, a primeira vez que ligo o note ele pede oque? tem como eu instalar esse HD e voltar as configuracoes de fabrica? A ideia é realmente trocar e ai começar a usar.

4) Liguei numa assistencia em SP e eles cobram 160 a mao de obra de instalacao, mas se for facil, da pra economizar. Pergunta: Eu perco a garantia caso eu mesmo abra e troque?

Obrigado pessoal

1) Você pode tanto fazer uma cópia do seu HD que veio com o Mac e restaurá-lo no novo. Ou pode instalar tudo do zero pelo DVD (o que não é ruim se você não tiver como fazer a cópia, já que você não vai ter nada instalado no Mac ainda, você disse que quer trocar assim que chegar..). Pra fazer a cópia, eu já expliquei aí pro Fábio. Pra instalar pelo DVD também é fácil. Ligue o Mac com o HD novo e já coloque o DVD de instalação do SL e segure a tecla C (vai fazer com que o Mac inicie pelo Superdrive).

p.s.: vou admitir que nunca fiz isso. Ligar e já colocar o DVD. Mas.. você pode deixar o DVD lá antes da troca. hehe E não sei também se você ligar com o HD novo limpo, você vai poder colocar o DVD e ele vai reconhecer. Eu acredito que sim. Mas..enfim.. Iniciando pelo DVD do SL, você abre o Disk Utility (Utilitário de Disco) e formata o HD novo no formato Mac OS Extended (Journaled). Em português, acho que é Mac OS Extendido (Reg. Cronologicamente). Depois de formatar, você pode instalar o SL no HD novo.

2) É, o HD é o de 2.5" mesmo. Esse de 1TB o vendedor diz lá nas perguntas que cabe num MBP, mas sei lá.. os HDs de 1TB tem diferenças no tamanho..então é bom confirmar com alguém que já tenha tentado instalar/tenha instalado.

3) Não entendi direito. A primeira vez que você ligar com o HD novo vai aparecer uma pasta com uma interrogação. hehe A não ser que você coloque o DVD do SL. :D Depois de trocar, é só instalar o SL. Ah, e lembre que tem que instalar o iLife também, que vem em um DVD separado.

4) Acredito que perde a garantia sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheheh eu fiz essa aventura ontem, sem nunca ter feito nada disso.

Só que eu fiz sem HD externo. Assim que coloquei o HD novo e fechei o computador, liguei ele e coloquei o CD do Snow Leopard. Ai na aba superior tem a opção do disk utility. Facil facil.

O unico problema que teve foi que eu tive que sair no sábado a tarde para comprar uma chave TORCH (nao sei como escreve)

Segue uma fotinho:

78833de8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei numa assistência aqui em SP e perguntei sobre a garantia.

Caso eu mesmo troque o HD, eu perco a garantia somente do HD, pois se der problema, eles verão que não é o original e ai eu perco. Sobre todos os itens restantes, a garantia continua.

Acho que trocarei eu mesmo essa bodega. =]

Savignon,

quanto pagou nessa chave torx? É fácil encontrá-la?

É realmente necessária essa chave? Pelo manual vi que tem uns parafusos com inclinação, acho que fazendo com cautela eu consigo fazer tudo certinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor coisa é nos mesmo trocarmos. As AT's cobram um absurdo por um trabalho tao simples

O HD 2,5'' de 1TB tem 12,5mm. Não teve problemas com o tamanho na hora de encaixar?

Seu Mac é 13'' 15'' ou 17''?

Heheheheh eu fiz essa aventura ontem, sem nunca ter feito nada disso.

Só que eu fiz sem HD externo. Assim que coloquei o HD novo e fechei o computador, liguei ele e coloquei o CD do Snow Leopard. Ai na aba superior tem a opção do disk utility. Facil facil.

O unico problema que teve foi que eu tive que sair no sábado a tarde para comprar uma chave TORCH (nao sei como escreve)

Segue uma fotinho:

78833de8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheheh eu fiz essa aventura ontem, sem nunca ter feito nada disso.

Só que eu fiz sem HD externo. Assim que coloquei o HD novo e fechei o computador, liguei ele e coloquei o CD do Snow Leopard. Ai na aba superior tem a opção do disk utility. Facil facil.

O unico problema que teve foi que eu tive que sair no sábado a tarde para comprar uma chave TORCH (nao sei como escreve)

Segue uma fotinho:

78833de8.jpg

É a Torx T6, certo? A chave pros parafusos que ficam no HD em si, que tem que transferir de um HD para o outro.

iFH , no Mercado Livre tem essa chave. E é necessária sim, ela entra nesses parafusos que eu citei, eles fixam o HD. Só não compre o kit mais vagabundo, acredite..experiência própria. Como dica, quando fui trocar o HD de um amigo, a gente usou o alicate de um canivete suíço pra tirar esses parafusos, se tiver um alicate que fixe bem no parafuso pra rodar, você nem vai precisar da chave.

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu vi os detalhes de tamanho, depois que o Ramon levantou a lebre.

os HD de 500GB tem 9,5mm e os de 1TB tem 12,5mm. Deve ficar apertado o maior, não sei o MBP do Sauvignon, mas o meu será de 13", então coitado do HD. Mais que decidido que será de 500GB, mesmo.

Agora, sobre as Torx, pensei que eram caras... No Mercado Livre encontrei estas num preço muito bom.

1) Essa é basica, tem 6 "bocas": http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159209831-oferta-kit-de-ferramenta-chave-para-abrir-telefone-celular-_JM

2) Essa é mais pró, diferenca de R$ 3,00: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161426740-kit-chaves-de-preciso-com-31-chaves-alen-torx-philips-_JM

Nem é tão dificil de achar... já vou comprar pra garantir. hehehe

Obrigado a todos pelo help!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que eu vi os detalhes de tamanho, depois que o Ramon levantou a lebre.

os HD de 500GB tem 9,5mm e os de 1TB tem 12,5mm. Deve ficar apertado o maior, não sei o MBP do Sauvignon, mas o meu será de 13", então coitado do HD. Mais que decidido que será de 500GB, mesmo.

Agora, sobre as Torx, pensei que eram caras... No Mercado Livre encontrei estas num preço muito bom.

1) Essa é basica, tem 6 "bocas": http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159209831-oferta-kit-de-ferramenta-chave-para-abrir-telefone-celular-_JM

2) Essa é mais pró, diferenca de R$ 3,00: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161426740-kit-chaves-de-preciso-com-31-chaves-alen-torx-philips-_JM

Nem é tão dificil de achar... já vou comprar pra garantir. hehehe

Obrigado a todos pelo help!

Nesse caso, escolha a mais barata. hahahaha Eu já comprei esse 2o kit aí, não tem nada de "precisão"..

p.s.: Considerando o custo x benefício (ignorando a qualidade), o 1o kit sai mais caro. Só tem Torx. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vocês compram os HDDs?

Eu comprei o meu na Best Buy, US$ 99 na época o WD Scorpio Blue 500GB, mas aqui no Brasil eu compraria no Mercado Livre ou aqui em Manaus mesmo, tem uma loja com preços bem sensatos.. tipo, um hd externo Lacie d2 Quadra (FW 800, 400, esata, usb) 1,5TB por R$ 650.. Aqui os preços são bons se souber onde comprar. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...