Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade dos fans


Craudio

Posts Recomendados

Eu sei que não é recomendável modificar a velocidade dos fans, mas andei lendo sobre isso um tempo atrás e fiquei encucado.

Tenho um macbook pro 15" 2.16 Ghz Intel Core Duo, e na época que saiu, os mbp tinham problema de super aquecimento. A temperatura fica em torno de 65º-70º dependendo da temperatura ambiente e do que estou fazendo. Eu costumo usar ele com um ventilador do lado, pra esfriar, ajuda bastante.

Mas a dúvida que tenho é a velocidade dos fans, ele fica sempre no 1000-1020rpm, ele nunca passou disso, essa velocidade está normal? Já li em outro tópico aqui do fórum falando que até 3000rpm é normal, então estranhei o meu ficar sempre no 1000.

Se for melhor modificar a velocidade dos fans, recomende-me programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Vou pesquisar no google.

Se eu não deixar o ventilador ligado aqui do lado. A média de temperatura será 70º e os fans sempre em 1000rpm que é o máximo que chega aqui. Meu mbp fica BEM quente quando não deixo o ventilador do lado, ah sim, e é sempre o lado esquerdo, o lado direito não chega esquentar tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada no google, o que achei foi.

Macbook pro Core Duo é mais quente que Core 2 Duo, e a temperatura estar entre 60 e 70 está normal e que os fans são pra rodar em 1000rpm, coisa que modificaram no Core 2 Duo, de 1000 foi pra 2000rpm.

Bem, então digamos que meu mbp está "normal", mas eu ainda acho que esquenta demais. Alguma sugestão de programas pra modificar a velocidade dos fans? Apesar de não ser o recomendável, farei testes.

E agradeço as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante...

Em qual site você conseguiu essa informação?

Tenho um MacBook Pro 15", 2,4GHZ, 2GRam, e a velocidade dos fans "normal" é em torno de 1800/2000. Quando utilizo programas mais pesados, principalmente de video, os fans ficam em torno de 5000! Outro exemplo são programas em Java, levam os fans para essa média. Até o barulho da máquina sendo exigida fica destacada. Outro exemplo, rodar o Battlefield 2142. Joga a velocidade dos fans para aqueles níveis.

No mais, eu ligando e deixando rodando sem qualquer execução de programas ou apenas programas como Mail, Transmission, Adium, ficam nos 1800/2000.

A máquina apresenta um aquecimento sim. Como uma amiga minha disse uma vez, MacBook Pro também serve para passar roupa. rsrs

Como nunca utilizo nas pernas e sempre tenho um ventilador próximo de mim, não chega a incomodar, mas que tem horas, quando os fans estão uivando, o calor é no limiar do suportável, isso é. rsrs

No momento estou com fans em 1996/2002, com temperaturas entre 34 (enclosure base) e 52 (airport card e GPU diode).

Acho a velocidade desses teus fans meio fora de forma. Bom dar uma checada mais cuidadosa no sistema.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ... Esses dias me disseram uma coisa que eu concordei e achei relevante.

Você nunca deve usar, qualquer que seja o notebook, no colo, somente em uma superfície plana. Isso é recomendado para deixar o notebook um pouco elevado e deixar a entrada e saída de ar liberadas, para que dessa forma ele possa "respirar".

Se você está usando o notebook no colo, sem um superfície plana, isso pode ajudar um pouco a reduzir a temperatura. Em relação a velocidade dos fans, no meu entender, a velocidade de um MBP deve ser supeior a de um MB. O que no seu caso não está ocorrendo, ou seja, algum problema pode estar ocorrendo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem, eu achei informações no fórum da Mac Rumors. Achei isso na parte de discussão no site da Apple e um artigo no macworld aqui

Lembrando que eu falo de um Macbook Pro Intel Core Duo, no Core 2 Duo arrumaram isso.

Ah, sim, eu nunca uso no colo, acho ruim demais usar, o calor incomoda e quero ter filhos um dia, hahahah. Eu uso meu mbp numa mesa, eu peguei um escalimetro que não uso mais e coloquei embaixo dele, só pra ficar meio inclinado e ter passagem de ar e digo que ajudou bastante isso.

Vou pegar o smcFanControl e fazer testes, agradeço a todos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...