Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro i5 lento


Bruno Barreto

Posts Recomendados

Se o problema persistir eu com certeza vou ser obrigado a formatar, o que eu não queria de jeito nenhum, pois além de tudo que eu já personalizei no Mac, ainda tenho toda a minha máquina virtual - que é indispensável ao meu trabalho (aí tem que instalar novamente o Windows XP e configurar todo ele). Em formatando, tenho que configurar 2 sistema operacionais. É complicado, muito tempo perdido.

Eu estou otimista que o meu problema, afora os bugs do OS X 10.6.5, é relacionado com algum app em específico. Hoje passei o dia sem abrir o TweetDeck, e n travou até agora, sendo que já usei como um animal a máquina. (tinha visto indícios do TweetDeck nos logs antes do travamento).

Mas realmente o OS X 10.6.5 deixa a máquina pior.

Por enquanto a sua está rápida, mas a tendência é com o tempo, na medida que vc vai configurando e instalando coisas nela, o boot fique mais lerdo - comigo sempre foi assim tb.

Eu já notei que a relação tempo de boot X performance do sistema (para jogar, executar programas, etc) não tem nada a ver.

Meu boot logo que eu formato é MUITO rápido. Depois de um tempo, fica uns 40% mais lento. No entanto, o SO em si não fica mais lento.

Roda aquele benchmark que o colega colocou na página anterior. Para testar se a performance melhorou, acho melhor rodar um bench.

Realmente, no seu caso a formatação é bem mais trabalhosa.

Tomara que a 10.6.6 resolva a situação. Dia 6 de janeiro "já está aí".

LM

Editado por Lucky Man
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 91
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Boas pessoal, à uns 3 meses comprei um macbook pro i5 , a versão media (2,5GHz , 4GB de ram ... após algum tempo de uso e depois da mesma creative suit cs5 instalada, todo o rendimento foi-se.

Mais de um minuto a ligar, estranhas transições entre gráficas (intel e nvidia 330m), encravamentos apenas a navegar na net, sem (tela do karnel panic) apenas o rato deixa de mexer e tudo encrava.... será defeito ?

Alguém tem o mesmo problema ?

principalmente as estranhas transições entre gráficas, que por vezes o ecrã pisca, a roda colorida aparece.

É normal ?

Cumprimentos,

Editado por joaopereira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal, à uns 3 meses comprei um macbook pro i5 , a versão media (2,5GHz , 4GB de ram ... após algum tempo de uso e depois da mesma creative suit cs5 instalada, todo o rendimento foi-se.

Mais de um minuto a ligar, estranhas transições entre gráficas (intel e nvidia 330m), encravamentos apenas a navegar na net, sem (tela do karnel panic) apenas o rato deixa de mexer e tudo encrava.... será defeito ?

Alguém tem o mesmo problema ?

principalmente as estranhas transições entre gráficas, que por vezes o ecrã pisca, a roda colorida aparece.

É normal ?

Cumprimentos,

Eu tenho um i5 também, mas o 2.4GHz, e tenho instalado a Creative Suite CS5 e rola tranquilo. No começo, com a atualização pro 10.6.6 eu senti uma queda mínima de performance nele e maior no meu antigo (MacBook Pro 15 C2D 2.4), agora acho que já acostumei com a queda na performance, mas o i5 tá bem rápido. Não deve ser a suite da Adobe. O que eu faria é o meu procedimento normal: limpar PRAM (sempre faço quando algum problema começa a se repetir sempre que ligo - pra limpar: ligar/reiniciar o Mac e segurar CMD + OPT + P + R até ouvir pela 2a vez o som de startup), restaurar as permissões e, se não funcionar, formatar. E se formatar também não funcionar, começar a pensar em problemas de hardware mesmo. Se não tivesse esse problema na transição entre as placas de vídeo, eu poderia que é algo no HD.

Tenta também instalar algum programa como CleanMyMac ou MainMenu pra fazer uma limpeza nos caches. Eu uso o MainMenu 1x por mês, sempre dá uma força na performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o quanto memória e HD influenciam na performance no MBP, tem esse artigo aqui do macperformance guide: http://macperformanceguide.com/Mac-Upgrade-CaseStudy-MacBookPro.html o artigo seguinte, (nº13) também é muito bom.

Bruno Barreto, se entendi bem, sua crítica é apenas em relação ao tempo de boot? Se for só isso, não acho motivo para pânico. Pude sentir no ano passado que com o sistema zerado o boot era em 20~30 segundos, mas com tempo, depois de 6 meses, levava até 2 minutos. Isso em um Macpro. Não sei se são as atualizações, ou registros, mas o que importa é que depois de ligado, a performance era a mesma. Por isso, veja se não há perda de performance em outros aplicativos. Se isso começar a acontecer, abra o monitor de sistema e veja no gerenciador de memória se há um número alto de page outs. Se houver MUITO page out, tipo uns 3Gb e o sistema mostrar 1Gb de RAM disponível, então a lentidão é falta de memória.

Thiago, no seu caso é trabalhar com imagens de 40mb no PS. Olha.... sinceramente 40Mb deveria voar. É o "peso" de uma imagem de 21mp. Então faço a mesma sugestão que fiz Bruno: veja os page outs enquanto trabalha no PS. Se houver muito page out, então é falta de memória (o que duvido muito... o mais provável é que de zero de pageout.). Sugiro então, fazer o boot em 64bits e ver se há mudança (Dê o boot com as teclas 6 e 4 pressionadas). Se não resolver, procure algum software de "Stress test para memória". Se tiver pente bichado vai denunciar. Acho melhor descartar os possível problemas de soft antes de ir pra hardware.

Fury, benchmarks são bem traiçoeiros... o Xbench por exemplo, soma tudo: HD+memória+processador, por isso dá diferença de score final. Mas o score do seu processador deu média, então está OK. Quanto ao HD, veja o artigo que indiquei acima... O Score de um HD de note, é sempre baixo e sim, influencia na performance dos programas. Se você trabalhar num iMac e num MBP de mesma configuração, exceto HDs, vai senti que o iMac é mais rápido. Pois HDs de 3.5 no geral tem uma performance melhor que HDs de 2.5, mesmo ambos a 7200 RPM (Isso não é regra... mas acontece). Colocar um HD melhor ajuda, principalmente se for um SSD. Mas esses são caros e só indico se realmente você estiver disposto a gastar a grana, porque custo x benefício ainda não compensa. Nem trocar de HD ajuda, porque o próprio HD do MBP (5400rpm) tem quase a mesma performance de um de 7200RPM. Então, gastar até 300 reais pra ter 20% de ganho, é de se pensar... 20% significa que um programa não vai abrir em 2 segundos, vai abrir em 1.6seg.... Tem que ver se vale a pena...

O que não pode esquecer é que é o MBP é um note... tudo é mais compacto, então é difícil compactar sem perder performance...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um i5 também, mas o 2.4GHz, e tenho instalado a Creative Suite CS5 e rola tranquilo. No começo, com a atualização pro 10.6.6 eu senti uma queda mínima de performance nele e maior no meu antigo (MacBook Pro 15 C2D 2.4), agora acho que já acostumei com a queda na performance, mas o i5 tá bem rápido. Não deve ser a suite da Adobe. O que eu faria é o meu procedimento normal: limpar PRAM (sempre faço quando algum problema começa a se repetir sempre que ligo - pra limpar: ligar/reiniciar o Mac e segurar CMD + OPT + P + R até ouvir pela 2a vez o som de startup), restaurar as permissões e, se não funcionar, formatar. E se formatar também não funcionar, começar a pensar em problemas de hardware mesmo. Se não tivesse esse problema na transição entre as placas de vídeo, eu poderia que é algo no HD.

Tenta também instalar algum programa como CleanMyMac ou MainMenu pra fazer uma limpeza nos caches. Eu uso o MainMenu 1x por mês, sempre dá uma força na performance.

(o meu também é o 2.4GHz , enganei-me :) )

Obrigado pela resposta e pela dica, vou tentar limpar p PRAM, coisa que nunca fiz desde que o comprei, (é o meu primeiro MAC)..... mas, foi a única coisa que ainda não fiz, já restaurei permissões, tenho o cleanMyMac e corro várias vezes por mês....

mas continua a levar eternidades a ligar... mas...

a lentidão eu até a suportaria bem, visto que ao de windows é bem mais rápido, o meu unico "medo" e por parte da transição entre as placas gráficas... que acontece de uma forma estranha, parece que o mac encrava por momentos e logo depois da troca volta tudo ao normal.... não sei se é mesmo assim, ou se pode haver algum problema..., também as já 7 vezes (que me lembre) que o mac encravou do nada, simplesmente deixou de mexer, nem tela cinza mostrou , nada... estas duas coisas me levam a pensar que pode ser algum problema de hardware...

desde já obrigado,

Cumprimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(o meu também é o 2.4GHz , enganei-me :) )

Obrigado pela resposta e pela dica, vou tentar limpar p PRAM, coisa que nunca fiz desde que o comprei, (é o meu primeiro MAC)..... mas, foi a única coisa que ainda não fiz, já restaurei permissões, tenho o cleanMyMac e corro várias vezes por mês....

mas continua a levar eternidades a ligar... mas...

a lentidão eu até a suportaria bem, visto que ao de windows é bem mais rápido, o meu unico "medo" e por parte da transição entre as placas gráficas... que acontece de uma forma estranha, parece que o mac encrava por momentos e logo depois da troca volta tudo ao normal.... não sei se é mesmo assim, ou se pode haver algum problema..., também as já 7 vezes (que me lembre) que o mac encravou do nada, simplesmente deixou de mexer, nem tela cinza mostrou , nada... estas duas coisas me levam a pensar que pode ser algum problema de hardware...

desde já obrigado,

Cumprimentos

Só uma dica.. limpar o PRAM limpa algumas opções que você vai percebendo ao tempo.. não lembro se muda as configurações de Sleep, mas sei que muda o gerenciamento de placas de vídeo. Ainda não fiz no i5, mas no antigo MBP 15, eu usava sempre "Melhor performance gráfica", mas o padrão era "Economizar energia". Quando limpava o PRAM, ele voltava pra Economizar energia. Só pra você não achar que algo deu errado. :D

Mas poisé.. Essas travadas, na minha humilde opinião, eu chutaria HD. Só que como trava na hora de trocar entre placa de vídeo.. não saberia dizer. Eu nunca percebi essa mudança no meu i5.

Você pode fazer também o Apple Hardware Test. Ele vem no Disco de Instalação 2. Insere o disco e reinicia o Mac, assim que começar a ligar (antes da tela cinza ainda) segura a tecla "D" até aparecer o ícone do Apple Hardware Test na tela. Ele vai levar um tempinho pra carregar, depois você escolhe o idioma e manda rodar o teste. Existem dois tipos de teste: um básico e um avançado. Você poderia rodar o básico primeiro, que é mais rápido, e ver se ele acusa algo. Se não acusar, rodar o avançado mesmo. P.S.: não deixar nada ligado no Mac (a não ser teclado/mouse, mas como é um MBP, seria bom retirar teclado/mouse externos, você não vai precisar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dica.. limpar o PRAM limpa algumas opções que você vai percebendo ao tempo.. não lembro se muda as configurações de Sleep, mas sei que muda o gerenciamento de placas de vídeo. Ainda não fiz no i5, mas no antigo MBP 15, eu usava sempre "Melhor performance gráfica", mas o padrão era "Economizar energia". Quando limpava o PRAM, ele voltava pra Economizar energia. Só pra você não achar que algo deu errado. :D

Mas poisé.. Essas travadas, na minha humilde opinião, eu chutaria HD. Só que como trava na hora de trocar entre placa de vídeo.. não saberia dizer. Eu nunca percebi essa mudança no meu i5.

Você pode fazer também o Apple Hardware Test. Ele vem no Disco de Instalação 2. Insere o disco e reinicia o Mac, assim que começar a ligar (antes da tela cinza ainda) segura a tecla "D" até aparecer o ícone do Apple Hardware Test na tela. Ele vai levar um tempinho pra carregar, depois você escolhe o idioma e manda rodar o teste. Existem dois tipos de teste: um básico e um avançado. Você poderia rodar o básico primeiro, que é mais rápido, e ver se ele acusa algo. Se não acusar, rodar o avançado mesmo. P.S.: não deixar nada ligado no Mac (a não ser teclado/mouse, mas como é um MBP, seria bom retirar teclado/mouse externos, você não vai precisar).

Obrigado por tudo, já tentei isso e acontece o mesmo... outra coisa que reparei a pouco tempo foi que por vezes a porta de rede fica estranha também, deixo de ter internet... e o estado da ligação fica sempre "ligação nao estabelecida" com a luz amarela...

Não sei mesmo o que se passa, eu deixo um video onde mostra o que acontece quando há a troca entre placas gráficas... nota-se o travamento da dock .

http://www.youtube.com/watch?v=f74Kf-BjZnY

Cumprimentos,

João Pereira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

...Mac engasgou, apareceu a bola gay, congelou (demorava ate pra abrir o Spotlight). Estava totalmente sem RAM (porem 1,4Gb apareciam como INATIVO)...

O que acham?

Cara, acontece a mesma coisa no meu, o SO fica lento, quando checo a memória dele mostra:

WIRED: 892mb

ACTIVE:2.33gb

INACTIVE: 1gb

FREE: 88mb

A memória livre estava em 11mb quando o Safari travou... Mas, que negócio é esse de memória inativa? Sabem se tem como ativar esta??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu ia criar um tópico novo mas encontrei esse aqui.

Tenho um MacBook Pro 13" Early 2011 / i5 / 4gb Ram / 320Gb Hd

Estou no Lion, atualizado do Snow Leopard. Tudo com as últimas atualizações.

Tenho muitos Apps: Premiere, FCPX, Suíte Adobe, Office e por aí vai.

De uns tempos pra cá eu acho que ele está MUITO lento. Não está absurdo mas comparado com o que era há alguns meses, aí sim está absurdo.

Estou pensando em formatar, coisa que me negava a fazer depois de tanto ler em fórums por aí que formatar Mac Osx nunca é preciso e que sempre é erro do usuário e que as restaurações de sistema dão conta do recado.

Tenho um Hd externo com uma partição para o Time Machine e outra partição com os instaladores de quase tudo que uso, além de outros backups.

Qual é o melhor procedimento de formatação? Pelo que entendi, para que a formatação conte, não posso fazer a restauração de aplicativos e configurações do sistema via Time Machine mas sim reinstalar do zero os programas, reconfigurar na mão e só backupear meus dados, correto?

Mas aí como faço com os projetos do Fcpx, bibliotecas do iphoto e outros programas que não restaurados mas mantém seus dados dentro do programa?

Além disso, instalo o Lion limpo ou atualizado depois de instalar do Dvd do Snow?

Help?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...