Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Porque do "X" para fechar?


Posts Recomendados

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Meu chute é este: o X significa "é aqui o local", como quando se marca com um X um alvo. Pois, pensando bem, se a janela já está aberta, a opção fundamental que procuramos para ela é a contrária, de fechar. Ou seja, você quer fechar, "é aqui o local". Só meu palpite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechar em inglês é close, por que não colocaram a letra "C"?Hoje os botões são coloridos, Vermelho=Fechar.... Vamos ver os que os outros dizem.... tá ficando bom... :)

Meu chute é este: o X significa "é aqui o local", como quando se marca com um X um alvo. Pois, pensando bem, se a janela já está aberta, a opção fundamental que procuramos para ela é a contrária, de fechar. Ou seja, você quer fechar, "é aqui o local". Só meu palpite.

Ia esquecendo...Pode até ser qie tenhas razão, pois no Mac em algumas janelas o botão vermelho de fechar não possui o "X" e sim um ponto...

Editado por Mundo MacBook
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual é o símbolo que você desenharia sobre alguma coisa pra simbolizar que ela não é mais válida? se você desenha um rascunho no papel e depois quer anular ele, faz um X grande em cima, não? pois é, é um símbolo universal de "negação", neste contexto.

http://en.wikipedia.org/wiki/X_mark

escrever 'C' de close não significaria nada para o usuário; um símbolo bem pensado é muito mais intuitivo que uma inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo link

Legal

qual é o símbolo que você desenharia sobre alguma coisa pra simbolizar que ela não é mais válida? se você desenha um rascunho no papel e depois quer anular ele, faz um X grande em cima, não? pois é, é um símbolo universal de "negação", neste contexto.

http://en.wikipedia.org/wiki/X_mark

escrever 'C' de close não significaria nada para o usuário; um símbolo bem pensado é muito mais intuitivo que uma inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma curiosidade(no mundo dos vídeo-games).. a depender da situação, o X é usado para 'marcar' algo(no sentido de querer algo) porém em lugares como o Japão, o X é usado dessa forma ai(que o colega rott mencionou), pra excluir; por esse motivo os comandos do joypad do ps3 mudam de acordo com o console americano/asiático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente é uma combinação de tudo anos colegas falaram, em lugar de um sentido único.

A língua inglesa sobre a qual os sistemas tiveram referência gosta de encurtar as palavras sempre quando pode, diria q é mais dinâmica q pachorrenta, principalmente o inglês americano...

Assim acho tb q o X teria o sentido de terminar, acabar, e significaria a palavra eXclude, eXcluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da colocação do rott ... é bem isso mesmo, quando quero que ignorem a folha pra aproveitar o verso eu faço um X bem grande hehehehe ... parece algo geométrico pois seguindo o reflexo a caneta por instinto vai de um canto ao outro da folha em ambos os sentidos fazendo um X ... xD

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

X também vem de eXit, e se vcs forem analisar a pronúncia EXIT em inglês, o início dela fica similar a pronúncia da letra X (em inglês).

E bem como o rott disse, é sempre algo relacionado com o nosso cotidiano. Vide o funcionamento da lixeira.

Quando vc quer jogar algo fora, no escritório, o que vc faz? Pega o papel ou objeto, e joga na lixeira. Os SO seguem a mesma lógica.

É muito mais intuitivo para o usuário. Muito melhor para ele reconhecer, do que lembrar algo.

Isso se estuda muito nas disciplinas de arquitetura de informação, interfaces...

Quem quiser ler mais sobre o assunto, eu sugiro ler as heurísticas de Nielsen:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADsticas_de_Nielsen

Não tem fundamento direto o lance do X, mas tem tudo a ver com a forma como são criados essas interfaces.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

Interessante que no Playstation quando você joga um jogo japônes(asiático) a bolinha vermelha que escolhe e o X que volta ou sai(já disseram isso no tópico). Além disso pra fechar a janela no Mac OS é uma bolinha vermelha né? Deve rolar uma confusãozinha no oriente, pq a bolinha serve pra confirmar. Minha irmã fazia japônes e o professor dela corrigia com uma grande círculo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...