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Problemas com a bateria do meu iPhone 3GS


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Parte 1:

Em março de 2010 (aproximadamente 6 meses atrás), comprei na loja da Vivo do BarraShopping (RJ) um iPhone 3GS de 32GB. Me custou aproximadamente R$1.500 mais o plano pós-pago "iPhone 200" que pago todo o mês no contrato de 1 ano. Como vocês viram, não hesitei em ter um ótimo smartphone com um plano robusto em uma operadora que vem crescendo muito e preza pela qualidade dos seus serviços assim como da cobertura 3G. Ficou bem claro na nota fiscal que a minha garantia era de 12 meses com a operadora (e não com a Apple).

Pois bem, há alguns dias, a bateria do iPhone começou a perder a sua capacidade de reter carga elétrica. Cheguei a ir dormir com a bateria 100% e acordar com ela no vermelho, indicando apenas 8%. Isto com todos os recursos desligados, como 3G, Wi-Fi, Bluetooth, etc. Como prevê meus direitos, fui a loja da Vivo falar sobre o ocorrido e o máximo que fizeram foram me dar um número de protocolo, um aviso de que eu seria comunicado em 3 dias se o aparelho poderia ser trocado e o número da assistência da Apple.

Como assim eu serei informado em 3 dias se eu terei o meu problema resolvido? Gastei muito nesse celular e eu tenho os meus direitos. Além do mais, ele está na garantia e NOVO. Para mostrar ainda mais o despreparo dos funcionários da Vivo, eles me deram um número da assistência oficial da Apple que apenas cobre iPhones fora da garantia. Ou seja, eles não têm nada a ver com isso. O problema é único e exclusivo da Vivo.

Não quero um novo iPhone 3GS tampouco um iPhone 4 em troca, mas um parecer sobre o meu problema e, se possível, a troca da bateria defeituosa. Se a Vivo não realiza este tipo de serviço, o problema não é do consumidor. Eles que, então, troquem o meu celular.

Parte 2:

Fui à loja da Vivo novamente, pois se passou 1 semana e nada de me ligarem ou entrarem em contato, Por email, falaram que o problema era meu e da loja. Desta vez, eles resolveram fazer o teste durante 1 hora na loja com o meu iPhone -- que eu tinha restaurado antes de sair de casa. Não constataram nenhum problema, o que foi justo já que a bateria durante 1 hora desceu de 96% para 95%. Bati um papo com o gerente da loja e ele falou para eu voltar um dia de manhã para deixar o aparelho um dia inteiro sob testes. Estranhamente, após eu sair da loja, a bateria começou a cair muito rápido. O tempo deu ir no Burger King fazer um lanche já desceu a bateria para 89%. o.O

Em casa, eu coloquei de volta o backup do meu iPhone (alguns apps, toques, contatos e músicas), desliguei todos os recursos e parti para mais um teste. O resultado -- com 2 screenshots que mostram a evolução -- vocês conferem nas imagens.

Notem que foram 11 horas de iPhone em modo espera (ou seja, com a tela apagada, e tudo desligado) e essas 2 horas e 40 minutos foram de SMS e ligações perdidas (que a tela ficou ligada). Sim, nesse tempo de uso, eu não usei o 3G, Wi-Fi nem nada disso.

Queria saber a opinião de vocês sobre a bateria e o caso como um todo.

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Opa, beleza?

Tenho um iPhone 3Gs comprado pela Vivo também, e já tive vários problemas de bateria descendo rapidamente. Talvez não seja um defeito da bateria, mas sim problema do próprio iOS. Deixa eu te explicar umas coisas que já notei:

Mesmo que seu iPhone esteja com a tela bloqueada, em espera, sem uso, na verdade ele pode estar em uso e trabalhando muito. Isso graças à tecnologia PUSH e ao multi-tasking. Funciona assim:

Se você for em Ajustes > Notificações, verá se está ativado ou não. Se estiver ativado, você receberá notificações via internet (PUSH). Para que o servidor da Apple mande as notificações para o seu aparelho, tem que haver uma conexão constante do seu iPhone com este servidor. Ou seja, você fica conectado o tempo todo com o servidor da Apple via 3G. Isso consome bem mais bateria.

O mesmo se o PUSH estiver habilitado, indo em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Receber Novos Dados > PUSH. Se estiver PUSH, acontece o mesmo que com as notificações, ou se tiver um intervalo muito curto pra checar, também vai consumir mais bateria.

Se você usa Notificações + PUSH, estará conectado a 2 servidores via 3G, isso reduz sim a vida da bateria. Faça um teste, desative ambos e vá dormir de noite para ver. Você verá que a bateria não vai descer praticamente NADA a noite inteira. O WiFi também conta.

Notei também que quando vc está em um lugar com sinal fraco, a bateria desce mais também. Essa mudança de redes 3G / EDGE / 3G / EDGE é um problema. o iPhone tem de se conectar novamente na internet toda vez que o sinal oscila, e conectar tudo de novo com os servidores PUSH da Apple. Não sei se é seu caso, mas confirme se essa queda de sinal acontece na sua residência / região.

Por fim, o que MAIS GASTA bateria que notei é quando um App fica aberto e requer uma conexão constante. O maior exemplo é o Skype. O Skype é um consumidor voraz de bateria. Ele fica aberto no iPhone em plano de fundo, mas tem que ficar conectado com o servidor do Skype o tempo todo, pra receber mensagens e ligações. A bateria desce MUITO rápido com ele aberto e não chega a durar um dia inteiro. Faça o teste.

Tente fechar os apps abertos (dando 2 cliques no botão HOME e fechando um por um) principalmente esses messengers, skype, apps de voip e GPS. Só então faça os testes.

Última dica: calibre a bateria. Dexe a bateria acabar COMPLETAMENTE, até que o iPhone desligue. Então conecte-o na tomada e aguarde. Depois de alguns minutos (quando ele preencher 5% de bateria) ele vai ligar automaticamente. Aí não tire ele da tomada até que a carga esteja completa.

Abs

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