Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aperture vs Lightroom - Qual comprar?


Ramon

Posts Recomendados

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dando uma olhada nos preços, ví que quase não há diferença.

Mas pelo que andei pesquisando, muita gente fala que prefere o Lightroom devido a:

- integração com o Photoshop

- mais rápido que o Aperture

- disponível em português (o Aperture não tem)

Fiquem a vontade para comentar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o aperture, até acho ele bacaninha, mas acabo fazendo TUDO no Photoshop. Já vi o Lightroom funcionando, vi algumas coisas bem interessantes nele que não existem no Aperture. Fora que de fato, em termos de performance, o Aperture sofre um pouco até mesmo em maquinas boas e isso me deixa totalmente frustrado.

Pega o Lightroom 3, recomendo ele também pois é muito mais facil achar cursos pra ele aqui no Brasil do que o Aperture.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Aperture 3 não tem mesmo idioma em Português?

Eu tenho o aperture, até acho ele bacaninha, mas acabo fazendo TUDO no Photoshop. Já vi o Lightroom funcionando, vi algumas coisas bem interessantes nele que não existem no Aperture. Fora que de fato, em termos de performance, o Aperture sofre um pouco até mesmo em maquinas boas e isso me deixa totalmente frustrado.

Pega o Lightroom 3, recomendo ele também pois é muito mais facil achar cursos pra ele aqui no Brasil do que o Aperture.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa, tem uma coisa que não peguei ainda. Tanto o iPhoto quanto o Aperture usam o esquema de Library (aquele arquivão único que guarda tudo, e deixa a organização das fotos para o programa). Já o Lightroom parece não ter isso: ele só linka as fotos, e a arrumação deve ser feita nas pastas. É isso mesmo ou ele também tem arquivo de library?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a deixa, tem uma coisa que não peguei ainda. Tanto o iPhoto quanto o Aperture usam o esquema de Library (aquele arquivão único que guarda tudo, e deixa a organização das fotos para o programa). Já o Lightroom parece não ter isso: ele só linka as fotos, e a arrumação deve ser feita nas pastas. É isso mesmo ou ele também tem arquivo de library?

O Lightroom linka as pastas do HD que tu determinar, mas se de dentro do lightroom você EXCLUIR ou MOVER algum arquivo pelas suas pastas, inclusive de HDs diferente, o arquivo vai ser movido, exlcuido fisicamente também.

Pelo lightroom tmb você pode importar as fotos do cartão de memória da câmera e organizá-las na pasta que desejar.

Ou seja, você não precisa ficar mexendo nas pastas pelo finder, assim como o Aperture.

Editado por gordoreg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é apenas a minha opinião....

A escolha entre esses 2 softs é muito pessoal... É que nem roupa, CD ou perfume. Você pode acertar ou errar feio...

Nesse caso, acho que a melhor solução é dar um vale presente da fnac por exemplo, no valor do produto. Aí você diz que ficou na dúvida entre um e outro e que o felizardo pode escolher o que achar melhor. Ou até comprar outra coisa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado a enorme diferença de preços;

eu achava q o Aperture era mais profissional por ter aquele lance todo de library, com a qual não é muito fácil arrancar o arquivo do seu HD (apagar), via como questão de segurança. Esse programa com certeza não se indica pra quem monitorizar a capacidade de seu hd. A importação do conteúdo das pastas de imagem para a famosa library (e sem português) costuma ocupar o triplo do tamanho inicial da pasta de imagens. O controle do aplicativo é total sobre sua pasta imagens. Acho mais complicado q o iTunes, mas será q é questão de uso diário e a pessoa se acostuma? Pq adoro o iTunes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o lightroom 3. Testei o Aperture e detestei....

Além disso, como observado, tem esse problema do aperture de jogar todas as imagens dentro de um arquivão único. Acho inadmissível isso para fotos.

Uso o Aperture amadoramente e adoro, inclusive a questão da library. Deixei de trabalhar com arquivos e importo diretamente da câmera para a library, e quando quero, por exemplo, enviar por email, exporto apenas aquela imagem. Não posso, contudo, responder a questão do tópico por não ter usado o Lightroom.

@Ramon

Como você falou em presente, acho que você quer fazer uma surpresa, mas já que ambos os programas tem trials, e você está disposto a pagar por qualquer um, não seria melhor (mais seguro) pedir para a própria pessoa escolher?

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar uma dica onde aprendi muito sobre o Lightroom, só lendo os titulos dos Podcasts do Clicio já da pra ter uma noção da diversidade de coisas que o Lightroom faz:

http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html

Sim sim, eu já conhecia o Clicio e seus podcasts, são ÓTIMOS!!!

Realmente o Lightroom é muito poderoso, tanto é que é usado por profissionais como o Clicio.

Uso o Aperture amadoramente e adoro, inclusive a questão da library. Deixei de trabalhar com arquivos e importo diretamente da câmera para a library, e quando quero, por exemplo, enviar por email, exporto apenas aquela imagem. Não posso, contudo, responder a questão do tópico por não ter usado o Lightroom.

@Ramon

Como você falou em presente, acho que você quer fazer uma surpresa, mas já que ambos os programas tem trials, e você está disposto a pagar por qualquer um, não seria melhor (mais seguro) pedir para a própria pessoa escolher?

Então, conversei com a pessoa tentando "sondar" o que ela acha. Não quis perguntar "qual você quer?" para não estragar a suspresa. Acho que o Ligthroom será a melhor opção.

--

Quando eu decidir, falo para vocês. Mas podem continuar dando suas opiniões, que serão muito valiosas.

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, talvez eu esteja mais acostumado com o lightroom, mas nas poucas vezes que usei o Aperture achei tudo mais difícil e complicado de usar... daí vi que não tinha porque continuar usando.

Além disso, me parece que no meio fotográfico o que se usa mesmo é o lightroom, e não o Aperture. E veja que o Clício é usuário de Mac como nós. Creio que ele usaria o Aperture se fosse mais recomendado. Mas o fato é que o lightroom está melhor a cada atualização feita!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, td bom? Acabei de chegar aqui nesse forum "por acaso"...

Me chamo Tiago, sou usuário de MAC faz uns 4 anos e fotógrafo a pouco mais de 1 ano....

Sobre o assunto em questão, Clicio Barroso além de ser um super bem conceituado fotógrafo é um crânio em Lightroom, além de saber muito é patrocinado pela Adobe e me parece que foi um dos sujeitos que participou da criação do Lightroom....

Tenho 3 programas, tanto o Photoshop quanto Aperture 3 e Lightroom 3

O photoshop é o que todos conhecem... super bom, mas quase não tenho usado...

O Aperture 3 peguei para experimentar e pra falar a verdade mal usei... parece muito bom, porém não é muito utilizado.

O Lightroom 3 é provavelmente o programa mais utilizado por fotógrafos profissionais hoje em dia, é um programa fantástico, fácil de usar, faz coisas incríveis com suas ferramentas e quase dispensa qualquer outro programa.

Minha sugestão é pelo Lightroom 3, o Aperture 3 tb é bom, mas falando em profissionalismo da fotografia, minha sugestão ainda é sem dúvidas o Lightroom 3.

Espero ter ajudado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá, pessoal!

Beleza?

Estou com uma dúvida a respeito do LightRoom, andei dando uma olhada e não achei modo de Detecção de Rosto, recurso q eu acho essencial tanto no Aperture quanto no iPhoto.

Não dá pra fazer reconhecimento inteligente de face no LR não?

Obrigado!

\grande abraço/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...