Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

teclado sem Ç (cê cedillha) - o pouco caso da Apple Brasil


FAO

Posts Recomendados

Esse pessoal da Apple Brasil é de uma incompetência incrivel.

Não consigo entender como podem não ter máquinas com o teclado adequado para a língua portuguesa. Ou eles pensam que aquele Ç (cê cedilha) que têm nos teclados é sem razão. A falta dele é um fator de redução de produtividade.

O mais incrivel é que o teclado existe. Bastaria alguém, na hora de fazer o pedido à matriz, solicitar equipamentos com teclado português.

Mas isso aí reflete como a Apple Brasil não está nem aí para o usuário brasileiro. Um chato, que paga caro por um equipamento e ainda quer uma porcaria de umas teclas que não custam nada a mais, uma vez que é uma questão de montar com umas ou outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada prático este conselho.

Comprar um laptop para que se perco a portabilidade levando um teclado adicional?

Quem sabe compro também um gerador elétrico e levo junto para resolver o problema de energia.

Obrigado pela sugestão, mas a verdade é que é um absurdo a Apple Brasil não pedir para a matriz máquinas com teclado português (que é produzido pela empresa). O Jobs deveria fazer uma limpa na Apple Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

A outra pessoa que respondeu ali, disse que notebook é outra história, né não...

os Notebooks da Apple também não tem Ç...

eu sou muito fã da Apple e nunca tinha reparado no desaparecimento do Ç, pois não tenho nenhum computador ou notebook da apple,

eu não me encomodaria de apertar o botão 'opition' pra digitar Ç, mas é um grande descuído da Apple perante aos brasileiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de fato muita gente se incomoda em não ter o "ç", mas eu já me acostumei faz tempo, inclusive na minha época de PC usava um teclado sem o "ç".

Concordo que a Apple deveria ter uma opção de teclados pra português, embora me incomode mais a politica de impostos praticada pelo governo que deixa os preços dos produtos da maçã caríssimos. Acho que, por tabela, esse é um problema que atrapalha demais a comercialização dos produtos por aqui, e que no final não faz o mercado brasileiro ser tão atraente a ponto da matriz começar a pensar em políticas de atuação pro Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma questão de uso, para alguns usos de computador o ç é importante mas não para todos.

Para mim é completamente irrelevante e eu nunca usei teclado ABNT2 e não sinto ganho algum de produtividade quando o utilizo, porque o que mais faço é escrever códigos.

De qualquer forma, realmente a Apple deveria requisitar máquinas com esse tipo de teclado. Uma porcentagem pelo menos, para atender os usuários que precisam escrever textos mais "comuns".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desacostumei usar teclados com ç ou acentos separados... a apple ja teve teclados "brasileiros" com o performa, mas depois que chegou o teclado verde do G3, virou o que considero "normal" para os americanos... no começo foi dificil... so na base do mapa do teclado. ja hoje, eu me perco usando teclados abrasileirados... no option C eu tenho mais agilidade na escrita. Mas varia de pessoa para pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, eu nem sabia que Option + C fazia o cedilha.

Bom, eu não reclamo...

Quem vem dos tempos antigos de informática (desde a época do MS-DOS), deve se lembrar que não existia padrão ABNT/ABNT2 de teclado... isso surgiu em meados dos anos 90 quando começaram a montar microcomputadores no Brasil.

Eu uso exatamente a mesma combinação de teclas que usava naquela época.

Ao invés de Option + C, tente usar a tecla do acento agudo + C.

Todos os laptos comprados fora do Brasil, têm a ausência do Ç... Por isso, sempre usei assim e posso garantir, que não perco produtividade alguma... Agora fazendo o teste do Option + C, realmente, é pior para digitar... tente o acento agudo + C... verás que é mais 'ágil' digitar assim... Posso garantir por mim, se tiver algum software que meça a produtividade, eu garanto que não perco nem um segundo fazendo isso.

Antes do Macbook, tive um Toshiba por 4 anos, comprado lá fora... e sempre usei.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o autor do post. A Apple até hoje não oferece nenhuma solução nativa para o idioma português do Brasil. O layout "brasiliero" que vem no sistema é uma piada, já que ninguém usa isso e não é nada prático ou intuitivo. Pelo menos agora eles vão incluir o US International no Snow Leopard. Isso é menos rium, mas não é o ideal.

Todas as linguas e dialetos do mundo têm suas peculiaridades e o layout de teclado "oficial" do Brasil é o ABNT2. Lembrando que ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas, então devem ter sido eles quem criaram este tipo de teclado, que preciso admitir, é o mais simples e intuitivo pra diditar em português do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cedilha não é uma letra, é um sinal adicionado à letra C.

Se não temos teclas de á, é, í, etc etc, pq o "acento" no C tem que ser essencial?

Nunca entendi isso, sempre preferi teclados internacionais.

Acho que a questão não é categorizar o que é letra ou não e assim fazer uma tecla para cada letra, mas sim criar uma forma de entrada de texto que seja simples e fluída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, eu nem sabia que Option + C fazia o cedilha.

Bom, eu não reclamo...

Quem vem dos tempos antigos de informática (desde a época do MS-DOS), deve se lembrar que não existia padrão ABNT/ABNT2 de teclado... isso surgiu em meados dos anos 90 quando começaram a montar microcomputadores no Brasil.

Eu uso exatamente a mesma combinação de teclas que usava naquela época.

Ao invés de Option + C, tente usar a tecla do acento agudo + C.

Todos os laptos comprados fora do Brasil, têm a ausência do Ç... Por isso, sempre usei assim e posso garantir, que não perco produtividade alguma... Agora fazendo o teste do Option + C, realmente, é pior para digitar... tente o acento agudo + C... verás que é mais 'ágil' digitar assim... Posso garantir por mim, se tiver algum software que meça a produtividade, eu garanto que não perco nem um segundo fazendo isso.

Antes do Macbook, tive um Toshiba por 4 anos, comprado lá fora... e sempre usei.

Abraço!

Pelo contrário, o acento, no layout internacional, fica do outro lado do teclado, sendo que o Option fica quase colado no C.

Teoricamente, usar o Option é tão prático quanto o padrão internacional, e ainda ganha pela opção de ser feito com uma mão só.

Na prática, ainda assim, eu acho que o Option é melhor, e das pessoas que conheço que se empenharam em memorizar esse atalho confirmam isso comigo.

Claro que gosto é gosto. E outros falarão mal sem nem sequer se acostumar com isso para ver como é.

---

Aqui não há a opção de um tipo de teclado diferente porque o Brasil não é, e nunca foi, o foco da Apple. Podemos ter muito potencial, mas eu acredito que esse excesso de burocracia não deixa ela ver isso. E não está na cultura brasileira o hábito de pagar mais caro por um produto de qualidade(apenas há o hábito de pagar mais caro por um produto de status, ou o hábito de comprar um falsificado desse produto). Então contente-se, vai demorar um pouco para ver a iTunes Store musical brasileira, teclados ABNT, e muito mais....

Eu particularmente, gosto muito do teclado internacional, e tenho certeza que com qualquer um é apenas costume. E depois que tu se acostuma com todos teclados não leva nem 2 minutos para seu cérebro voltar ao costume do antigo(caso você use uma máquina que não é sua).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, para mim isso é implicância sua, quando comprou já sabia que o teclado não tinha Ç.

Até pode ser uma "falta de consideração", pois em portugal se usa um teclado adaptado, mas eu prefiro usar um teclado internacional do que um padrão específico (para mim aqui deveria se falar inglês e ponto final, mas enfim), e não é impossível usar o Ç com ele (também lembro da época do ´+ C eheh).

É o mesmo caso daquela po*** de tomada brasileira, a maioria dos produtos que usamos são importados e os fabricantes (imagino que até a Apple, pois seria muito desagradável ter que carregar um adaptador) vão ter que adaptar a tomada para um padrão hexagonal que só se usa aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dou graças a Deus por não ter o ç. Desde sempre usei teclado no padrão americano e particularmente acho bem melhor.

Quando compro um teclado faço questão que não tenha o ç. Muitas vezes pago mais caro, mas particularmente eu prefiro assim...

hahaha... nao é a toa que vc é rabugento, :P

mas vc tem razao. o teclado sem ç é uma "necessidade"... abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...