Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena? imac 20 x imac 21.5


Dj Renato Vera

Posts Recomendados

Meu amigo ta vendendo o imac dele, mas n sei se compro o dele ou o novo imac que tanto esperei pra sair!

O Dele é o de 20' core 2 duo 2.66ghz com 4gb de memória e 3 anos de apple care, ele ta pedindo R$3.000

Ou compro o novo Imac de 21.5 com todas as novas atualizações por R$5.000??

R$2.000 de diferença é muita coisa, porém as diferenças de configurações tb são grandes.

E ai o que fazer??? pois tb quero troca meu white num MBP

Compro o imac 20 do meu brother ou compro o 21.5 novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Meu amigo ta vendendo o imac dele, mas n sei se compro o dele ou o novo imac que tanto esperei pra sair!

O Dele é o de 20' core 2 duo 2.66ghz com 4gb de memória e 3 anos de apple care, ele ta pedindo R$3.000

Ou compro o novo Imac de 21.5 com todas as novas atualizações por R$5.000??

R$2.000 de diferença é muita coisa, porém as diferenças de configurações tb são grandes.

E ai o que fazer??? pois tb quero troca meu white num MBP

Compro o imac 20 do meu brother ou compro o 21.5 novo?

Não??? ninguém??? Sichieri??? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente qual vai ser o uso desse iMac?

Esse que seu amigo está vendendo é com a Geforce 9400M? Pois se for talvez seja mais negócio comprar comprar o modelo "antigo" de 21.5 que ainda está a venda. O meu 21.5 modelo de entreda com a 9400M saiu por R$ 3.050,00 na Fastshop.

iMac 20" extremamente novo:

Processador: Intel Core 2 Duo - 2.66 GHz

Placa de Vídeo: ATI Radeon HD 2600 Pro - 256 Mb RAM

Memória RAM: 4 Gb - DDR2 800 MHz

HD: 320 Gb

Teclado de alumínio anodizado

Mighty Mouse

Snow Leopard

São essas as config. dele brow, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração é boa, porem tem os dois lados.

Novamente, qual será a principal utilização da maquina? A placa de vídeo do modelo anterior é melhor do que a "novas" 9400M, porem o modelo novo possui memoria 1066 contra 800mhz do anterior, tela 21,5" FullHD, 180GB a mais de espaço, Magic Mouse e Apple Wireless Keyboard.

Possuo um 21,5" com a 9400M e até agora ele não decepcionou em nada.

Eu particularmente ficaria com o modelo de 21,5" e tentaria tirar um desconto a mais na Fastshop.

Da uma olhadinha nesse tópico, erá praticamente a mesma situação que a sua.

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=26772

Abs;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de vídeo do modelo anterior é melhor do que a "novas" 9400M, porem o modelo novo possui memoria 1066 contra 800mhz do anterior, tela 21,5" FullHD, 180GB a mais de espaço, Magic Mouse e Apple Wireless Keyboard.

Só retificando que as memórias são de 1333MHz. Ficou meio confuso o que você falou da 9400M, os iMacs 21.5 agora usam ATI Radeon HD 4670 256MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiros, desculpa cara, esqueci de dizer a finalidade. Seria um desktop pessoal, pouparia bastante a bateria do meu MB e seria melhor para minha organização!

Eu sou DJ e VJ, então trabalho tanto com vídeo como música, então uso muito o iTunes, Mail, FCE, Safari, Vuze, Handbrake, Serato (pesado pra caramba mas uso apenas no MB)

Então pra vídeo, uso bastante o Handbrake, VLC, Quicktime e etc...

Música, o iTunes ta sempre aberto, até pq tenho 5000 arquivos entre video/musica para organizar.

Queria usar o mac pra jogar um pouco tb, mas n vejo nenhum título interessante pra mac (a esperança é o steam com o CS), deixo esse trabalho pro PS3.

Ahhh já ia esquecendo, to querendo o iMac tb pra converter meus videos full hd da minha camcorder Sony SR11. Comprei o FCE só pra isso, só que os videos quando convertido no mac ficam extremamente pesados, ainda n achei uma boa config. para converter meus videos que saem da cam h.264 mas ja vai direto pro FCE .mov

Pra ter idéia, um video de 1 min. que na cam pesa 20mb, qdo passo pro mac se transforma em um arquivo de 1gb.

Então é isso, desculpem-me ficar falando tanto. Só quero fazer a escolha certa, pq independente da escolha é muita grana, e n quero comprar algo pra trocar daqui a 6 meses (mesmo a apple sendo assim), até pq tb vou trocar meu MBW por um pro. Qdo comprar o imac vai ser pra usar por pelo menos 2 anos como estou fazendo com meu MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só retificando que as memórias são de 1333MHz. Ficou meio confuso o que você falou da 9400M, os iMacs 21.5 agora usam ATI Radeon HD 4670 256MB.

Então wafi, logo no inicio eu digo que estou me referindo ao modelo de entrada da versão anterior que ainda podem ser encontrados na FastShop por enquanto. Até porque esses novos iMac estão com os preços um pouco alto ainda.

http://www.fastshop.com.br/IMAC-COM-PROCES...950BZA,300.aspx

Kiros, desculpa cara, esqueci de dizer a finalidade. Seria um desktop pessoal, pouparia bastante a bateria do meu MB e seria melhor para minha organização!

Eu sou DJ e VJ, então trabalho tanto com vídeo como música, então uso muito o iTunes, Mail, FCE, Safari, Vuze, Handbrake, Serato (pesado pra caramba mas uso apenas no MB)

Então pra vídeo, uso bastante o Handbrake, VLC, Quicktime e etc...

Música, o iTunes ta sempre aberto, até pq tenho 5000 arquivos entre video/musica para organizar.

Queria usar o mac pra jogar um pouco tb, mas n vejo nenhum título interessante pra mac (a esperança é o steam com o CS), deixo esse trabalho pro PS3.

Ahhh já ia esquecendo, to querendo o iMac tb pra converter meus videos full hd da minha camcorder Sony SR11. Comprei o FCE só pra isso, só que os videos quando convertido no mac ficam extremamente pesados, ainda n achei uma boa config. para converter meus videos que saem da cam h.264 mas ja vai direto pro FCE .mov

Pra ter idéia, um video de 1 min. que na cam pesa 20mb, qdo passo pro mac se transforma em um arquivo de 1gb.

Então é isso, desculpem-me ficar falando tanto. Só quero fazer a escolha certa, pq independente da escolha é muita grana, e n quero comprar algo pra trocar daqui a 6 meses (mesmo a apple sendo assim), até pq tb vou trocar meu MBW por um pro. Qdo comprar o imac vai ser pra usar por pelo menos 2 anos como estou fazendo com meu MB.

Que isso cara, acredito que o pessoal está aqui para ajudar mesmo.

Bem, atualmente o seu MBW está dando conta de todas essas tarefas simultâneas? Pois no caso aqui a única questão de duvida mesmo seria a Placa de video, e tanto o MBW como o iMac em questão possuem a mesma placa. A 9400M posso dizer que não é lá grande coisa se tratando de jogos, nisso o novo modelo com HD 4670 se sairia bem melhor.

Entre o iMac 20" e o iMac 21.5" 2009 - Ficaria com o 21.5" pela pouco diferença de preço.

Entre o iMac 20" e o iMac 21.5" 2010 - Pensaria MUITOO, pois são R$ 2.000,00 de diferença entre um e outro.

Ou tenta abaixar um pouco esse valor, achei R$ 3.000,00 pelo modelo de 20" usado muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então wafi, logo no inicio eu digo que estou me referindo ao modelo de entrada da versão anterior que ainda podem ser encontrados na FastShop por enquanto. Até porque esses novos iMac estão com os preços um pouco alto ainda.

http://www.fastshop.com.br/IMAC-COM-PROCES...950BZA,300.aspx

Que isso cara, acredito que o pessoal está aqui para ajudar mesmo.

Bem, atualmente o seu MBW está dando conta de todas essas tarefas simultâneas? Pois no caso aqui a única questão de duvida mesmo seria a Placa de video, e tanto o MBW como o iMac em questão possuem a mesma placa. A 9400M posso dizer que não é lá grande coisa se tratando de jogos, nisso o novo modelo com HD 4670 se sairia bem melhor.

Entre o iMac 20" e o iMac 21.5" 2009 - Ficaria com o 21.5" pela pouco diferença de preço.

Entre o iMac 20" e o iMac 21.5" 2010 - Pensaria MUITOO, pois são R$ 2.000,00 de diferença entre um e outro.

Ou tenta abaixar um pouco esse valor, achei R$ 3.000,00 pelo modelo de 20" usado muito caro.

Valeu por estar respondendo brow... aqui o fórum anda meio paradão ehueauea!

Bem eu to tentando abaixar o preço dele, de acordo com a pag. de Mac usados do site, o preço seria de 1800 a 2800 o máximo nesse modelo antigo, mas o valor de 3 se dá por ter mais 2 gb de memória e mais 2 anos de garantia, andei olhando o mercado livre e foi bem variado os preços, mas igual a conf. dele eu só achei um por 3300. O motivo de n ter comprado ainda o dele é o preço, sinceramente eu acho caro pra um mac "antigo". to tentando baixar pra 2700, mas se baixasse pra 2500 batia o martelo na hora.

O Problema é que até agora n chegou o 2010 em lugar nenhum, apenas na apple store. E minha esperança é baixar pelo menos um pouco, mas ai já é outra história, ai pra baixar algo já deve ter dado mais de 6 meses kkkk....

Terei que comprar na Fnac, só lá que tenho limite pra isso... mas de fato é algo muito caro, mas me recuso a voltar pra ruiwdows, mesmo nunca tido contato com o windows7 que muitos elogiam.

Vou sempre por impulso, mas como se trata de muito grana, n quero agir com impulso, mas to vendo que vou pelo 21.5 mesmo... n sei se pelo 2009 ou 10, mas o fato que mais me chama atençao é o novo design a tela de 21, ficou muito mais lindo esse novo imac.

Agora pra finalizar, sei que essa n é a area mas n vou criar novo tópico só pra perguntar isso... o MBP vale a pena comprar agora ou já deve estar pra lançar novos modelos, possívelmente i3 de entrada??? pois tenho interesse em comprar um MPB de 13.3 2.66ghz. compro agora ou espero mais um pouco?

o meu white tem aguentado tranquilo! nunca tive dificuldades com ele! mas quero mudar pro pro apenas pq é aluminium e o branco pra tocar na noite suja muuuito!! entao toda semana tenho q limpá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por estar respondendo brow... aqui o fórum anda meio paradão ehueauea!

Bem eu to tentando abaixar o preço dele, de acordo com a pag. de Mac usados do site, o preço seria de 1800 a 2800 o máximo nesse modelo antigo, mas o valor de 3 se dá por ter mais 2 gb de memória e mais 2 anos de garantia, andei olhando o mercado livre e foi bem variado os preços, mas igual a conf. dele eu só achei um por 3300. O motivo de n ter comprado ainda o dele é o preço, sinceramente eu acho caro pra um mac "antigo". to tentando baixar pra 2700, mas se baixasse pra 2500 batia o martelo na hora.

O Problema é que até agora n chegou o 2010 em lugar nenhum, apenas na apple store. E minha esperança é baixar pelo menos um pouco, mas ai já é outra história, ai pra baixar algo já deve ter dado mais de 6 meses kkkk....

Terei que comprar na Fnac, só lá que tenho limite pra isso... mas de fato é algo muito caro, mas me recuso a voltar pra ruiwdows, mesmo nunca tido contato com o windows7 que muitos elogiam.

Vou sempre por impulso, mas como se trata de muito grana, n quero agir com impulso, mas to vendo que vou pelo 21.5 mesmo... n sei se pelo 2009 ou 10, mas o fato que mais me chama atençao é o novo design a tela de 21, ficou muito mais lindo esse novo imac.

Agora pra finalizar, sei que essa n é a area mas n vou criar novo tópico só pra perguntar isso... o MBP vale a pena comprar agora ou já deve estar pra lançar novos modelos, possívelmente i3 de entrada??? pois tenho interesse em comprar um MPB de 13.3 2.66ghz. compro agora ou espero mais um pouco?

o meu white tem aguentado tranquilo! nunca tive dificuldades com ele! mas quero mudar pro pro apenas pq é aluminium e o branco pra tocar na noite suja muuuito!! entao toda semana tenho q limpá-lo.

Se você comprar a vista na Fast Shop, quando chegar, vai ter um desconto de +- 10%, o que já dá uns 500 R$.

MacBooks Pro novos, ao que tudo indica, só a partir de +- fevereiro/2011, você que sabe se vale a pena esperar. Estou curioso, depois desses iMacs e Macs Pro estou achando que talvez coloquem placas ATI dedicadas em todos os modelos, mas não dúvido que isso acarrete um aumento do preço da maldita Apple Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Dj, vou deixar aqui MINHA opinião.

Se o seu Macbook white está dando conta de todas essas aplicações que você citou acima, eu particularmente ficaria com o iMac 21,5" 2009. Pagar R$ 5.000,00 em um iMac, ainda mais com C2D eu acho muito dinheiro investido. Por mais que o iMac 2010 tenha uma placa dedicada, a 4670 não é lá essas coisas. Agora que lançaram o modelo 2010, o modelo 2009 provavelmente deve cair de preço. Sobre o modelo de 20", me corrijam se eu estiver errado, mais o painel dele eu acho que não é um IPS como os novos correto? Tenho um amigo que tem o modelo de 20" e ele disse que há uma distorção de cores dependendo do angulo de visão.

Sobre jogar no iMac, como você já tem um PS3 eu deixaria essa função para ele. Eu pelo menos fiz isso, deixei de pegar o modelo 2009 com placa dedicada e guardei a diferença para comprar um Xbox 360.

Espero ter ajudado, e qualquer coisa estamos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não??? ninguém??? Sichieri??? :)

Po cara, vlw o apelo pela minha ajuda, até me senti valorizado...

Desculpe a demora pra responder, to meio enrolado com algumas coisas.

Em fim, vamos ao tópico:

Como dito pela maioria eu acho que o 21.5" vale mais a pena, pra isso que tu quer um video dedicado não fará diferença, o modelo com 9400M G da conta do recado tranquilamente. A diferença maior de desempenho fica mesmo no processador, querendo ou não o i3 terá um ganho bem significativo sobre esse Core 2 Duo ai, que por sinal é bem vagabundo, custa nem R$300,00 um desse no "box" dele (Core 2 Duo E7600), apesar de que tu encontra o i3 530 por menos de R$400,00 também neh... Queria saber pq os iMacs são tão caros aqui no Brasil...

O HyperThreading vai fazer uma grande diferença cara, chuto uns 30% dele, ai tu soma todo o ganho com refino de litografia, dissipação de calor, eficiencia energética, acho que chega uns 40% a mais de desempenho, isso numa compressão de video é bastante coisa, fazendo o calculo em horas ou minutos da pra ver que tu pode ganhar bastante tempo com uma máquina dessa. Acho que aqui está o ponto principal que tu tem que analisar.

Se tu diz que teu macbook white aguenta o tranco com o T8300, que convenhamos, é consideravelmente mais fraco que o E7600, da pra tu consegui sobreviver pelos 2 anos que tu quer com o iMac 21.5" 2009 sim, e ainda mais comprando ele novo na FastShop por exemplo por pouco mais de 3 mil reais... Se eu fosse comprar um iMac hj provavelmente seria ele, pois gastaria pouco e teria uma máquina legal, mas acabei dando meu jeito, comprei um monitor de LED LCD da LG 21.5" FULL HD, não será a mesma coisa neh, mas tenho a mobilidade que preciso quando tenho que sair de casa e tenho uma tela decente quando to em casa... (meu macbook white faz tudo que preciso também, maquina porreta! Só to precisando de mais HD - ahahuauh)

Dizendo isso acima me surgiu uma ideia... Tu disse que iria comprar um macbook PRO, aquele de 2.66Ghz... Pow ele é caro pra caramba, não acho que compense não, na Apple Store (não sendo a educacional) ta saindo R$5099,00, se tu somar essa grana aos R$3200,00 que tu vai pagar no iMac 21.5" tu terá R$ 8299,00, com isso da pra pegar o macbook PRO de 17"! Cara na boa, compra o Macbook PRO de 15" com i7 2.66GHz, vai ter desempenho muito parecido com o iMac 21.5" novo de entrada, e ai compra um combo de Monitor de LED + Wireless Keyboard + Magic Mouse e pronto, tu gastou o mesmo dinheiro e tem uma máquina top de linha, não vai ficar defasa em 2 anos, eu chuto uns 4, e tu terá um desempenho bem maior pra esses aplicativos que tu quer ai, e quando for tocar ja terá tudo na mesma máquina, não terá que ficar transferindo tudo daqui pra ali...

Se conseguir comprar pela Store Educacional melhor ainda, abaixa R$699,00 no Macbook PRO 15" i7. (Sai por R$6999,00)

Se quiser um comparativo entre os processadores i7 620M e i3 530 da um toque que tento expor alguma coisa.

Era isso... E obrigado por lembrar de mim, legal o reconhecimento, fico feliz de estar sempre ajudando.

Abraço

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o modelo de 20", me corrijam se eu estiver errado, mais o painel dele eu acho que não é um IPS como os novos correto? Tenho um amigo que tem o modelo de 20" e ele disse que há uma distorção de cores dependendo do angulo de visão.

Também já ouvi falar disso, que os modelos de 24" tinham IPS, mas os de 20" não.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pagar R$ 5.000,00 em um iMac, ainda mais com C2D eu acho muito dinheiro investido.

Só me auto corrigindo: Eu olhando na Fastshop acabei me confundindo com o modelo 2009, os novos vem com i3 como disse o Sichieri =)

Se o 20" não for IPS é mais um motivo para não valer a pena. Um bom monitor com painel IPS de 22" está na faixa de R$ 1.200,00 atualmente.

Editado por Kiros
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô agora tu me deixou encucado... fiquei realmente tentado a comprar um MBP de 15 i7 invés de outro macbook e um iMac! Fazendo isso tb, comprando um monitor, teclado e pá!

Agora gostaria de saber o seguinte, o i7 de 15 é bom? é top? pelo que fiquei sabendo ele n é nem quad.

De fato é uma grana violenta, se for pra investir no MPB, gostaria de algo realmente top, o de 17 não me interessa, é muuuito trambolhão pro meu gosto kkkk

gostei da ideia do MBP de 15 pela mobilidade já citada por vc... Gostaria sim se possível de uma comparação de processadores e tudo mais, e se realmente vale a pena pagar 7000 num laptop com tais conf.

Grande abraço a todos e obrigado pela ajuda de cada um aqui no fórum! A participação de vc's é fundamental aqui pra todos!

Editado por Dj Renato Vera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, vou tentar então...

Semelhanças (algumas coisas que são importantes):

>Dual-Core, Hyper-Threading, 4Mb de Cache L3, Litografia de 32nm.

Diferenças (também somente o mais importante):

>Clock: 2.66 no i7 e 2.93 no i3,sendo que o i7 tem Turbo Boost indo com um núcleo até 3.33GHz e com os 2 até 3.06GHz, o i3 não tem essa técnologia.

>Instrução AES voltada para criptografia avançada no i7.

>TDP: i7 com 35W e i3 com 73W (isso pode fazer o iMac esquentar bem mais que o macbook, convenhamos, a refigeranção do iMac não é aquelas coisas - ahuahua). Em fim, um modelo é mobile (i7) e o outro (i3) é de desktop.

Vou postar esse link só pra vc ver como são as coisas, nesse teste de estresse de processamento olha o resultado, o i7 ganhou, mas com uma diferença minima, creio que não ha diferença real: http://www.cpubenchmark.net/cpu_lookup.php...530+%40+2.93GHz - o i3 está logo abaixo.

Bom, comparando os processadores temos que levar em conta algumas coisas:

1 - Esse modelo de i3 é o mais básico, ou seja, vai comprar uma maquina cara dessa com o "ralé" da linha. Mas isso não quer dizer nada, pois esse i3 é MUITO forte e é mais do que suficiente para 99% das pessoas no mundo.

2 - O i7 apesar de ser dual-core, é o dual-core mobile mais forte do mercado, seu preço é alto nos EUA, por isso a máquina é cara... Ele alia as melhores técnologias mobile e um desempenho grande, e tem funções especiais, como a instrução de criptografia que falei (AES) - da uma conferida mas acho que é isso mesmo.

Para as tarefas normais que se faz de um mac, pelo menos no Brasil, o pessoal associa MAC com Designer e coisas do tipo, e digo que pra softwares como Adobe Studio CS5, Maya (na hora do render o bicho pega - ahuahua) e derivados essas máquinas são mais do que suficiente.

Ai é questão de gosto mesmo.

Se quiser comparar os processadores olhando detalhe por detalhe os links estão aqui:

i7: http://www.cpu-world.com/CPUs/Core_i7/Inte...17003981AH.html

i3: http://www.cpu-world.com/CPUs/Core_i3/Inte...16I3530%29.html

Outras considerações importantes, algumas ja feitas, mas vou citar novamente pra não sobrar duvidas: xD

1 - O iMac tem tela IPS, no Macbook não, mas é boa pra caramba. Um bom monitor com IPS não sai por menos de R$1000,00, e não sei de quantas polegadas muito menos onde comprar, e não pense que um LED LCD da LG de R$600,00 se compara ao monitor dos MACs que não tem como comparar, to com um aqui do meu lado e não é mesma coisa, pode ter ctz. (Não sei se é a culpa do OS X, não liguei ele no Windows, mas a tela não tem tanto brilho - só essa reclamação, do resto ta ótima, imagem show de bola).

2 - Se quiser usar o monitor com o macbook fechado vai ter que comprar um Wireless Keyboard e o Magic Mouse (?), ou seja, + 2x R$229,00 na conta.

3 - As placas gráficas tem diferença entre uma e outra apenas em jogos pesados, de resto o desempenho será bem parecido.

4 - A diferença do barramento das memorias RAM não vai fazer diferença real não, tu não vai sentir...

5 - Se comprar o Display - Hi-Res com 1680x1050 no macbook acho até dispensável um monitor maior, só comprei um aqui pq precisava de maior resolucão, 1280x800 não tava dando mais - ahuauha. Mas isso depende do uso neh?

6 - Se for comprar o iMac agora tem a opção do Magic Trackpad, ai não vai sentir falta do trackpad do macbook.

Agora a bucha é tua - ahuauhahu

Mas ainda acho que não compensa fazer isso que tu ta querendo não. Eu ficaria com o Macbook PRO de 15 com i7 mesmo.

falou <O.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

1 - O iMac tem tela IPS, no Macbook não, mas é boa pra caramba. Um bom monitor com IPS não sai por menos de R$1000,00, e não sei de quantas polegadas muito menos onde comprar, e não pense que um LED LCD da LG de R$600,00 se compara ao monitor dos MACs que não tem como comparar, to com um aqui do meu lado e não é mesma coisa, pode ter ctz. (Não sei se é a culpa do OS X, não liguei ele no Windows, mas a tela não tem tanto brilho - só essa reclamação, do resto ta ótima, imagem show de bola).

Há alguns meses a Dell vendia os modelos 2209WA e U2410, ambos com painel e-IPS. Não sei se ainda são vendidos. Não são baratos (principalmente o de 24"), mas a grande desvantagem é a espera, leva em torno de 20 dias úteis pra chegar, isso quando dá tudo certo - o meu chegou em 25 dias corridos.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...