Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[iPad]Programa para deficiente visual


Posts Recomendados

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

A Apple já disponibiliza um "Programa" dentro do proprio iPad.

Faz assim:

1. Conecta o iPad no computador.

2. No iTunes, seleciona o iPad.

3. Na aba Summary/Sumario do iPad tem um item para Configurar o Universal Access(não sei em portugues.)

4. Seleciona o item Acessibility Features para ter.

é isso? qualquer coisa posta ae.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostaria de saber se alguém aqui conhece algum programa para deficiente visual para iPad, pois gostaria de ajudar uma pessoa que quer muito usar um computador.

Obrigado!

não acho que um dispositivo 100% baseado em touch, sem feedback táctil nenhum, é adequado pra um deficiente visual, a não ser que a deficiência seja leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não acho que um dispositivo 100% baseado em touch, sem feedback táctil nenhum, é adequado pra um deficiente visual, a não ser que a deficiência seja leve.

Oi Rott3n, ainda bem que você colocou essa ressalvazinha no final.

Existem vários tipos de deficiência e é claro que o iPad não está pronto para atender a todas.

Mas por exemplo, deficiência como astigmatismo, miopia ou até mesmo daltonismo, que são deficiências visuais mais conhecidas, o iPad já consegue compensar bem com os recursos que tem. Mas como você disse, depende da deficiência.

Agora, no dia em que o Ive inventar uma touchscreen que sirva como Brailer....ai eu tiro meu chapéu! (se eu tivesse um é claro)

Editado por filipedurando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas por exemplo, deficiência como astigmatismo, miopia ou até mesmo daltonismo, que são deficiências visuais mais conhecidas, o iPad já consegue compensar bem com os recursos que tem. Mas como você disse, depende da deficiência.

Agora, no dia em que o Ive inventar uma touchscreen que sirva como Brailer....ai eu tiro meu chapéu! (se eu tivesse um é claro)

Astigmatismo e miopia deficiências visuais :D ? Pode até ser tecnicamente, mas evidentemente o autor do tópico está se referindo a um cego, presumivelmente 100% cego.

Não sei como seria a acessibilidade do iPad, mas provavelmente bem pequena. Leitura de textos (se tiver) só deve funcionar em inglês, e a capacidade de uso do sistema, pelo motivo que notou o rotten, vai ser praticamente nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astigmatismo e miopia deficiências visuais :D ? Pode até ser tecnicamente, mas evidentemente o autor do tópico está se referindo a um cego, presumivelmente 100% cego.

Não sei como seria a acessibilidade do iPad, mas provavelmente bem pequena. Leitura de textos (se tiver) só deve funcionar em inglês, e a capacidade de uso do sistema, pelo motivo que notou o rotten, vai ser praticamente nenhuma.

Se for cegueira completa, ou próximo disso, temos um problema.

Nem com orientação sonora, tornaria fácil o acesso dos apps por parte do deficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra miopia e astigmatismo eu conheço uma ferramenta melhor: óculos.

deficiência visual não é só 100% de perda, wafi. tem muitos DV's que enxergam, por exemplo, 10% ou por volta disso. Pra esses, às vezes conseguem usar telas com esquemas de cores de ultra-contraste, tamanhos maiores, etc - além do auxílio auditivo. Mas realmente acho que pra esses o iPad não é adequado; um netbook seria bem mais acessível - tanto pra deficientes parciais quanto totais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra miopia e astigmatismo eu conheço uma ferramenta melhor: óculos.

deficiência visual não é só 100% de perda, wafi. tem muitos DV's que enxergam, por exemplo, 10% ou por volta disso. Pra esses, às vezes conseguem usar telas com esquemas de cores de ultra-contraste, tamanhos maiores, etc - além do auxílio auditivo. Mas realmente acho que pra esses o iPad não é adequado; um netbook seria bem mais acessível - tanto pra deficientes parciais quanto totais.

Sim, eu sei. Isso me lembra aquela história de usarem vendas em jogos de futebol para cegos. Mas de qualquer forma, a pergunta do post me faz presumir que seja um caso de 100%, pois se não provavelmente ele teria feito uma observação sobre isso.

Sobre o filipe, eu também fiquei tentado a falar de óculos :D E daltonismo, pelo que sei, atrapalharia minimamente o uso.

Se for cegueira completa, ou próximo disso, temos um problema.

Nem com orientação sonora, tornaria fácil o acesso dos apps por parte do deficiente.

Concordo. Acho que no caso a solução melhor seria um computador de verdade (um netbook, por exemplo, como sugeriu o rotten). O touch é incrível, mas infelizmente é uma tecnologia que não pode ser usada por todo mundo, pois usa basicamente a visão (você apenas toca, mas sem nenhuma sensação tátil).

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei interessado no assunto e fui dar uma olhada no Google, onde encontrei reviews positivos sobre a acessibilidade do iPad inclusive feitos pessoalmente por deficientes visuais... O Voice Over parece ajudar bastante, apesar de que deve depender da capacidade de adaptação do usuário.

The Royal National Institute of Blind People has praised Apple for the accessibility features built in to the iPad, which makes it easier for blind and partially-sighted people to use the touch-screen, tablet-style computer.

"When it comes to embedding accessibility, Apple has set the standard in recent years," said Robin Spinks, principal manager of digital accessibility at the RNIB. "It is now up to other manufacturers to follow their lead."

Alguns links (todos em inglês):

http://www.afb.org/blog/blog_comments.asp?...amp;FolderID=25 (esse depoimento é particularmente interessante, elogia inclusive o atendimento na Apple Store)

http://www.telegraph.co.uk/technology/appl...ind-people.html

http://macdailynews.com/index.php/weblog/comments/24822/

http://www.tuaw.com/2010/06/01/the-ipad-co...vice-on-the-ma/

http://blogs.forbes.com/booked/2010/04/12/...g-to-the-blind/

http://www.geekwithlaptop.com/ipad-will-be...y-e-book-reader

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei interessado no assunto e fui dar uma olhada no Google, onde encontrei reviews positivos sobre a acessibilidade do iPad inclusive feitos pessoalmente por deficientes visuais... O Voice Over parece ajudar bastante, apesar de que deve depender da capacidade de adaptação do usuário.

Sei lá Wafi, eu trabalho diretamente com deficientes visuais, pois tenho um jogo online voltado principalmente pra esse público, então a gente lida constantemente com essas questões de acessibilidade. Pelo que eu vi até hoje (já são alguns anos trabalhando nesse jogo - uns 10 haha) do que eles conseguem e não conseguem fazer, eu acho que usar uma interface sem feedback táctil parece bem difícil. Vou conversar com alguns deles mais tarde, com certeza alguns já tiveram contato ao menos com iPhone, quem sabe a gente tenha uns depoimentos diretos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ruim da internet é que a falta de tom de voz tira todo o teor da mensagem =( leia de novo mas me imagine sorrindo enquanto falo.

UHuahuahuahuahauhau!!

Agora sim, falando desse jeito e imaginando você sorrindo, até você não parece uma pessoa rude!! :D

Brincadeiras a parte, e lendo o você falou acima, gostaria de parabenizar por essa sua iniciativa!

Hoje em dia dificilmente vemos pessoas que realmente se importam com os outros, e falando de tecnologia ai é que a diversidade é deixada para trás.

Mas como você mesmo disse, sem resposta tática, é bastante dificil imaginar um deficiente visual ter acessibilidade com iPad, iPhone e iPod Touch, mas com esses recursos que o Wafi falou, já é meio caminho andado.

--

Apenas para complementar, fiquei empolgado sabendo que você trabalha com essa diversidade de pessoas, eu sou Publicitário, namoro com uma Psicóloga 4 anos, e foi ela que me fez enxergar a necessidade de olharmos para os outros, sem distinção. Já fiz trabalho tanto com deficientes visuais, como auditivos e mentais.

Eu sei que não tem nada haver com o tópico, mas precisava falar...

--

Voltando ao assunto, vamos desenvolver uma ferramenta para incluir os deficientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Artigo interessante de hoje: http://gizmodo.com/5620079/giz-explains-ho...ee-the-internet

Parte que se enquadra no caso:

The rise of the touchscreen gadgets, flat, featureless panels they are, is actually great news for blind folks. Let me put that another way: If you're unable to see, the iPhone, with its virtual buttons and complete lack of tactile feedback, is actually easier to use than, say, a BlackBerry, with its dozens of buttons. Weird! Well, not really.

Part of the story here is software. iPhones (and now Android phones) have sophisticated text-to-speech functionality, without which they'd be useless to the vision-impaired. BlackBerry phones, on the other hand, basically don't.

But even if RIM released an update to all their button-based phones giving them flawless screen-reading abilities, they couldn't measure up to a touchscreen device.

When you use a BlackBerry (or a Mac, or a PC) your sense of place is defined by sight. You move with a cursor, or a highlighted menu item. Then you click. And for the same reason web layouts aren't very helpful to a blind person, the cursor paradigm—hell, the whole button-input paradigm—sucks. With a touchscreen, though, your fingers provide your sense of place. iPhone users can turn on the VoiceOver function, tap anywhere, and hear a narration of what's happening. Tap the upper left section of your screen, right near the volume switches, and a voice might read, "Camera app." Tap the bottom left, and you'll hear "Phone." With buttons, mice and keyboards, you're stuck back in that slow, linear screen-reading world. With touchscreens, a screen, and a piece of software, can actually be surveyed. Memorized. Used.

[...]

So that's pretty neat. But it's a rosy take. Asked about smartphones, Schroeder painted a glum picture: Apple and Google may be doing this stuff right, and building solid text-to-speech into their operating systems, but other companies are lagging. And anyway, text-to-speech in an OS is great, but today's smartphones are all about apps, developed by thousands of people in thousands of configurations. On the iPhone, for example, some apps work perfectly with VoiceOver. Plenty more don't.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wafi, já que tá por lá, vê o comment gigante que deixei lá agora pouco B) falando daquele meu trabalho com deficientes visuais que citei aqui no tópico antes.

(usuário "rott")

Interessante, eu já vi você falando desse projeto mas não sabia do que se tratava exatamente. O artigo também é bem interessante ao colocar o assunto em pauta e também pela questão da maneira como considera o touchscreen, na maioria das vezes pensamos exatamente o contrário.

Achei "curioso" inclusive que no próprio post tem um cara (Peter Bossley) que é cego comentando. Ou seja, ele acessou o site, leu o artigo, leu os comentários e entrou na discussão com os outros comentaristas mesmo sem enxergar, o que mostra como é totalmente possível para um deficiente navegar na internet com o auxílio de ferramentas específicas.

PS: antes que reclamem, se o Gizmodo Brasil traduzir o post, eu acrescento aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, eu já vi você falando desse projeto mas não sabia do que se tratava exatamente. O artigo também é bem interessante ao colocar o assunto em pauta e também pela questão da maneira como considera o touchscreen, na maioria das vezes pensamos exatamente o contrário.

Achei "curioso" inclusive que no próprio post tem um cara (Peter Bossley) que é cego comentando. Ou seja, ele acessou o site, leu o artigo, leu os comentários e entrou na discussão com os outros comentaristas mesmo sem enxergar, o que mostra como é totalmente possível para um deficiente navegar na internet com o auxílio de ferramentas específicas.

PS: antes que reclamem, se o Gizmodo Brasil traduzir o post, eu acrescento aqui.

sim, meus usuários cegos fazem tudo como nós na internet. Acessam sites, jogam meu jogo, conversam no msn, usam skype, tem um grupo lá que se organizou pra criar uma rádio online... eles só ficam de fora de jogos visuais mesmo. Apesar que tem um que diz que joga Street Fighter usando o som stereo como referência B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...