Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde, depois de + de 8 anos usando windows e nunca tendo nenhum contato com macbook, acabei de comprar meu primeiro macbook (modelo M4 Air)

Queria saber de vocês que sabem muito mais que eu, se tem alguma dica em relação a produtividade, configurações, integração, bateria, tela etc. Algo que se vocês pudessem voltar pro passado teriam feito kkkkk

Quero tentar extrair o máximo que eu puder pra ajudar no meu fluxo de trabalho no dia a dia (design)

Posted (edited)
1 hora atrás, Natham disse:

Boa tarde, depois de + de 8 anos usando windows e nunca tendo nenhum contato com macbook, acabei de comprar meu primeiro macbook (modelo M4 Air)

Queria saber de vocês que sabem muito mais que eu, se tem alguma dica em relação a produtividade, configurações, integração, bateria, tela etc. Algo que se vocês pudessem voltar pro passado teriam feito kkkkk

Quero tentar extrair o máximo que eu puder pra ajudar no meu fluxo de trabalho no dia a dia (design)

Olha a maior dica q eu posso te dar é vc ter a mente aberta e esquecer todos os vícios possíveis de uso com Windows... pois são sistemas diferentes e vc vai fazer jeitos diferentes pra chegar ao mesmo resultado, e o que mais massacra qualquer um nesse período de adaptação é a comparação entre os dois sistemas.

Então abstraia e só use! Vc vai ver que no dia a dia basicamente nada muda. Vc vai apanhar um pouco com o atalho de control e command... que ficam nas posições diferentes do teclado... mas 1 semana ai trabalhando se resolve hehehe.

Outra coisa que te ajudaria muito é q se vc for usar um teclado externo, não compre em ABNT, normalmente é um porre pra se acertar o layout. Compre um ANSI (padrão americano) e acostume a fazer os acentos nele (como padrão Brasileiro vc faz o ç e todos os acentos normais, só que ao invés de tecla vc tem atalho ( ' + c  =  ç )... mas de resto é puro uso mesmo.

Mais pra frente se vc também conseguir entrar no ecossistema Apple a coisa fica mais redonda e bacana, pois por exemplo a integração com o iPhone é muito boa, como por exemplo copiar coisas do macbook e mandar colar direto no iPhone (ou vice versa), usar sistemas de escanear documentos diretamente pro mac usando o iPhone, tirar a foto e ele já sincronizar no app Fotos e vc abrir no Mac... enfim... tem muita coisa ai que tem de integração bacana pra vc usar.

Ou seja, parabéns pela compra e aproveite bastante a máquina ;)

Edited by LeBaldi
Posted

De configurações do sistema vai do seu gosto, deixe o mais confortável possível para o seu tipo de uso. O que mais recomendo é no "Visualizar" do Finder ativar as opções de "Mostrar barra de Caminho" e "Mostrar Barra de Estado". A maioria do pessoal pelo que vejo gosta de ocultar a Dock também pra pegar mais espaço da tela.

Agora o que mais vai agregar no dia-a-dia são os apps, esses são os que considero mais essenciais:

AdGuard Desktop: Como ele roda acima dos navegadores ele funciona em todos e também nos apps, mais poderoso que qualquer extensão para bloquear anúncios, principalmente se usar o Chrome já que ele ignora o Manifest V3.

AlDente: As opções de gerenciamento de bateria no MacBook por padrão são limitadas, o AlDente tem muitas opções que prolongam a saúde da bateria a longo prazo.

BetterDisplay: praticamente obrigatório caso for usar o Mac plugado em monitor externo, principalmente em monitores abaixo de 4K. Ele permite ativar o HiDPI nas resoluções trazendo mais qualidade de imagem, além de dar as opções de controle DDC, permitindo abaixar o brilho e configurações do monitor pelo próprio macOS.

Little Snitch: Firewall poderosíssimo, você controla quais apps tem acesso a internet e checa o histórico de requisições dos apps.

LuLu: Firewall como o Little Snitch mas gratuito caso não queira investir no LS.

Maccy: Gerenciador de área de transferencias, é pago na AppStore mas o desenvolvedor coloca ele no GitHub gratuitamente.

BarTranslate: Google Tradutor na barra de menus.

Downie: Baixador de vídeos, baixa vídeos de mais de 1000 sites como YouTube, twitter e até alguns com drm.

Keka: extrator de RAR/ZIP, o macOS tem um nativo, mas as vezes ele descompacta errado (nem me pergunte comokk), o Keka não tem esse problema.

Latest: checa se os apps tem atualização.

Posted
23 horas atrás, Mateus1320 disse:

De configurações do sistema vai do seu gosto, deixe o mais confortável possível para o seu tipo de uso. O que mais recomendo é no "Visualizar" do Finder ativar as opções de "Mostrar barra de Caminho" e "Mostrar Barra de Estado". A maioria do pessoal pelo que vejo gosta de ocultar a Dock também pra pegar mais espaço da tela.

Agora o que mais vai agregar no dia-a-dia são os apps, esses são os que considero mais essenciais:

AdGuard Desktop: Como ele roda acima dos navegadores ele funciona em todos e também nos apps, mais poderoso que qualquer extensão para bloquear anúncios, principalmente se usar o Chrome já que ele ignora o Manifest V3.

AlDente: As opções de gerenciamento de bateria no MacBook por padrão são limitadas, o AlDente tem muitas opções que prolongam a saúde da bateria a longo prazo.

BetterDisplay: praticamente obrigatório caso for usar o Mac plugado em monitor externo, principalmente em monitores abaixo de 4K. Ele permite ativar o HiDPI nas resoluções trazendo mais qualidade de imagem, além de dar as opções de controle DDC, permitindo abaixar o brilho e configurações do monitor pelo próprio macOS.

Little Snitch: Firewall poderosíssimo, você controla quais apps tem acesso a internet e checa o histórico de requisições dos apps.

LuLu: Firewall como o Little Snitch mas gratuito caso não queira investir no LS.

Maccy: Gerenciador de área de transferencias, é pago na AppStore mas o desenvolvedor coloca ele no GitHub gratuitamente.

BarTranslate: Google Tradutor na barra de menus.

Downie: Baixador de vídeos, baixa vídeos de mais de 1000 sites como YouTube, twitter e até alguns com drm.

Keka: extrator de RAR/ZIP, o macOS tem um nativo, mas as vezes ele descompacta errado (nem me pergunte comokk), o Keka não tem esse problema.

Latest: checa se os apps tem atualização.

Boa... esqueci dos apps hahaha... o AlDente é totalmente mandatório pra salvar a vida da bateria.

Pra zip e RAR eu uso um da AppStore mesmo chamado The Unarchive, simples e faz o que precisa

Posted

Primeira coisa é baixar os seus Apps de Design. Depois disso você vai se acostumar com eles, porque a interface de usuário dos apps para MAC são bem diferentes do Windows.

A medida que você for usando o sistema você vai percebendo como ele é diferente do windows em muitos aspectos, e vai sentindo as necessidades de ter alguma ferramenta, app ou extensão que possa te ajudar.

Recomendo você pesquisar no youtube videos sobre produtividade no MAC, existe centenas desses, com dicas de apps gratuitos e pagos. Tem listas de produtividades para diversos segmentos, design, engenharia, escritório, programação, multimídia, etc...