SirB Postado 23 de abril Denunciar Postado 23 de abril (editado) Fala, pessoal. A minha luta está sendo o seguinte: ecossistema não vejo nada perfeito como o da Apple, ganha de lavada! Coloração natural nas fotos também, não sinto necessidade de carregar uma câmera profissional por aí porque a simplicidade das fotos do iPhone simplesmente me agradam, e com essa simplicidade eu aprendi a tirar o celular do bolso e só bater a foto. Fica legal o resultado. Só vejo sentido a câmera profissional se eu quiser tirar fotos realmente diferenciadas, e com o tempo que tenho ultimamente isso reduziu pra 1x no mês e olhe lá. É mais um hobbie, precisa de tempo e dedicação. Mas falando de hardware em si admito que curto muito o modo DEX da Samsung, me tira a necessidade de um notebook. Testei e consegui viver sem o note tranquilamente. Mas o MacOS é imbatível pra qualquer tarefa de edição, programação e o sistema em si tem muita identidade visual. Nada parecido no mercado. O aparelho mais básico da linha S já tem câmera Zoom de ótima qualidade. Taxa de atualização é um plus, mas nem ligo. Notch do iPhone ou Samsung, sinceramente? Saudade da época em que nós éramos mais brutos e o negócio era ter um opala que andasse tanto quanto o barulho que fazia. Hoje estamos julgando um aparelho por uma borda um pouco mais grossa ou fina, pra estar no "ano". Dito tudo isso eu estou bem entre um e outro, e analisando os prós e contras de cada um eu cheguei a seguinte conclusão: iPhone 15 OU S24 OU iPhone 16e: Hardware: S24 Ecossistema: iPhones Preço e longevidade: iPhone 16e Longevidade e Design: iPhone 15 (gosto pessoal) Ou seja, qualquer um me serve. Mas, agora tenho uma nova necessidade: para um advogado criminalista (entrei recente na área) e pensando em comprar um aparelho para dar fim somente quando ele morrer, ou viagens ao exterior, Samsung é boa de segurança? iPhone mata a pau nesse sentido, ou é história que passou? Pergunto isso porque não quero ter um pingo de dor de cabeça com segurança. Qualquer desses aparelhos me serve e não vou me sentir lesado pegando um ou outro. Todos me atendem e o que perco em um eu ganho em outro. O negócio é que não quero me incomodar com segurança, não quero ter necessidade de instalar apps terceiros pra ter segurança. Eu usei iPhone e Mac por anos e NUNCA tive problema algum relacionado a segurança. Mas tem 3 anos que não uso nada da Apple, apenas Motorola e algum contato que tive com iPhone 15 e Galaxy S23. Recentemente usando um Motorola (meu aparelho atual) fora de casa o aparelho começou a enviar mensagens sozinho pelo meu WhatsApp e aí o motivo de eu estar desesperado pensando em trocar de aparelho. E sou cuidadoso, aparelho de fábrica, apenas apps de banco, Amazon e OLX. Nada de redes abertas ou coisa do tipo. Simplesmente aconteceu. Aparelho atualizado, atualizações de segurança em dia, última versão do Android. Enquanto usei o Samsung eu fiquei assustado com a quantidade de apps que ele atualiza e baixa da loja. De quantos módulos e apps a OneUI depende para funcionar, de quanta atualização fica rolando por debaixo dos panos. Eu me sentia mais seguro nesse sentido no iPhone porque é mais "nativo" e natural. Grandes updates ocorrem com o sistema, e os apps pré-instalados são realmente úteis, utilizaria todos tranquilamente. No Android vem muita "sujeira" por assim dizer. Enquanto não estava atuando como advogado, nunca pensei nisso. Mas seu aparelho ser invadido e mandar mensagem para diversas pessoas no WhatsApp, manchando reputação, enquanto atualizações ocorrem em plano de fundo me deixou muito preocupado e duvidoso quanto a segurança do Android. Seria isso do Android em si, ou, a segurança é melhor em aparelhos da Samsung? Editado 23 de abril por SirB Citar
marcosfisica Postado 23 de abril Denunciar Postado 23 de abril 7 minutos atrás, SirB disse: Fala, pessoal. Estou na luta para escolher entre um Galaxy S e um iPhone. Minha preferência sempre foi por iPhone, usei desde o 6 até o 13. Tive até contato com um iPhone 15 por 1 semana recentemente. Eu curto o conjunto: bom acabamento, boas câmeras, capinhas de qualidade superior a preços acessíveis. É fácil ter um iPhone, é só inserir a conta iCloud e sair usando. Ecossistema é vida. Recentemente também tive contato com o S23, fiquei um tempo testando uma unidade. Curti bastante. Taxa de atualização é legal, deixa aquela cara mais fluída. Câmera Zoom dá um efeito legal em algumas fotos. E é o motivo principal para eu escolher um aparelho "premium": câmeras. Eu uso muito. Basicamente 60% principal 40% lente zoom. 2x já é suficiente. Ecossistema achei desajeitado, parte na Samsung Cloud, parte no Google. Eu não gostei, mas serve. Acontece tem um tempo que eu abandonei o ecossistema da Apple (desde o lançamento do iPhone 14). Eu vendi todos os meus aparelhos (iPhone, Mac, Watch) e optei por pegar um aparelho mais simples, gastar menos com dispositivos eletrônicos. A prioridade era outra naquele momento. E por um lado foi bom, vivi com "pouco" e feliz. Mas não vou mentir, minhas fotos estão salvas parte em 3 pendrives diferentes, parte no Google e parte em um SSD externo. Anotações? Blocos de notas do Windows. Músicas? Hora Spotify, hora Tidal. E não foi por falta de organização, foi só tentando encontrar alternativas ao ecossistema da Apple, apps de qualidade, integração perfeita, sem sucesso. Acabou ficando tudo desorganizado. E como eu sinto falta de ter tudo no mesmo lugar, de forma organizada. A minha luta está sendo o seguinte: ecossistema não vejo nada perfeito como o da Apple, ganha de lavada! Coloração natural nas fotos também, não sinto necessidade de carregar uma câmera profissional por aí porque a simplicidade das fotos do iPhone simplesmente me agradam, e com essa simplicidade eu aprendi a tirar o celular do bolso e só bater a foto. Fica legal o resultado. Só vejo sentido a câmera profissional se eu quiser tirar fotos realmente diferenciadas, e com o tempo que tenho ultimamente isso reduziu pra 1x no mês e olhe lá. É mais um hobbie, precisa de tempo e dedicação. Mas falando de hardware em si admito que curto muito o modo DEX da Samsung, me tira a necessidade de um notebook. Testei e consegui viver sem o note tranquilamente. Mas o MacOS é imbatível pra qualquer tarefa de edição, programação e o sistema em si tem muita identidade visual. Nada parecido no mercado. O aparelho mais básico da linha S já tem câmera Zoom de ótima qualidade. Taxa de atualização é um plus, mas nem ligo. Notch do iPhone ou Samsung, sinceramente? Saudade da época em que nós éramos mais brutos e o negócio era ter um opala que andasse tanto quanto o barulho que fazia. Hoje estamos julgando um aparelho por uma borda um pouco mais grossa ou fina, pra estar no "ano". Dito tudo isso eu estou bem entre um e outro, e analisando os prós e contras de cada um eu cheguei a seguinte conclusão: iPhone 15 OU S24 OU iPhone 16e: Hardware: S24 Ecossistema: iPhones Preço e longevidade: iPhone 16e Longevidade e Design: iPhone 15 (gosto pessoal) Ou seja, qualquer um me serve. Mas, agora tenho uma nova necessidade: para um advogado criminalista (entrei recente na área) e pensando em comprar um aparelho para dar fim somente quando ele morrer, ou viagens ao exterior, Samsung é boa de segurança? iPhone mata a pau nesse sentido, ou é história que passou? Pergunto isso porque não quero ter um pingo de dor de cabeça com segurança. Qualquer desses aparelhos me serve e não vou me sentir lesado pegando um ou outro. Todos me atendem e o que perco em um eu ganho em outro. O negócio é que não quero me incomodar com segurança, não quero ter necessidade de instalar apps terceiros pra ter segurança. Eu usei iPhone e Mac por anos e NUNCA tive problema algum relacionado a segurança. Recentemente usando um Motorola fora de casa o aparelho começou a enviar mensagens sozinho pelo meu WhatsApp e aí o motivo de eu estar desesperado pensando em trocar de aparelho. Enquanto usei o Samsung eu fiquei impressionado com a quantidade de apps que ele atualiza e baixa da loja. De quantos módulos e apps a OneUI depende para funcionar, de quanta atualização fica rolando por debaixo dos panos. Eu me sentia mais seguro nesse sentido porque no iPhone é mais "nativo" e natural. Grandes updates ocorrem com o sistema, e os apps pré-instalados são realmente úteis, utilizaria todos tranquilamente. No Android vem muita "sujeira" por assim dizer. Enquanto não estava atuando como advogado, nunca pensei nisso. Mas seu aparelho ser invadido e mandar mensagem para diversas pessoas no WhatsApp, manchando reputação, enquanto atualizações ocorrem em plano de fundo me deixou muito preocupado e duvidoso quanto a segurança do Android. Seria isso do Android, ou, seria parecido com aparelhos da Samsung? como você mesmo disse, o "ecossistema" é o grande diferencial. Se voce vai usar tb um Mac/iPad, conta iCloud, a melhor opção é o iPhone. se voce nao voltou usar Mac e vai continuar usando windows/linux, talvez o Galaxy te atenda até melhor que o iPhone. ps: Eu acabei de comprar um iPhone 16. estou com ele ha umas 2 semanas. É um baita aparelho! se o orçamento alcançar, acho uma melhor opção do que o 16e ou o 15. Citar
SirB Postado 23 de abril Autor Denunciar Postado 23 de abril (editado) 10 minutos atrás, marcosfisica disse: como você mesmo disse, o "ecossistema" é o grande diferencial. Se voce vai usar tb um Mac/iPad, conta iCloud, a melhor opção é o iPhone. se voce nao voltou usar Mac e vai continuar usando windows/linux, talvez o Galaxy te atenda até melhor que o iPhone. ps: Eu acabei de comprar um iPhone 16. estou com ele ha umas 2 semanas. É um baita aparelho! se o orçamento alcançar, acho uma melhor opção do que o 16e ou o 15. Oi Marcos, grato pela tua contribuição. Eu até exclui parte do post antes de você comentar, acho que desviei o foco do que realmente me preocupa. Não estou acostumado a escrever em fórum hehe. Sobre o orçamento achei bem legal o iPhone 16, curto o design dele. Mas R$1300 de diferença para um 16e já me faz pensar, pois o 16e me atende bem. E pegaria o 15 só pelo Dynamic Island, achei um barato. Se eu pegar iPhone, comprarei um Mac nos próximos meses também. Isso é certo. Utilizaria essa diferença de R$1300 para o Mac. Obviamente se eu comprar um Samsung vou ficar no Windows. E é aí que tá a minha preocupação: - Windows x Mac: Sinto o Mac muito mais seguro. Em ambos eu utilizaria antivírus, mas sinto o Mac mais seguro de qualquer forma. Me parece muito mais robusto, fluído e seguro no uso do dia a dia. Não só do ponto de vista de ataques, mas nunca perdi um arquivo em atualizações, nunca estourou popup de computador infectado, nunca instalei um app e veio com "softwares indesejados" no MacOS. No Windows a possibilidade do erro é muito maior, mais visado também para ataques. - iPhone x Samsung: Aqui reside minha dúvida. Sempre ouvi falar que no iOS é mais seguro, e sempre senti isso, por motivos muito parecidos com o que citei acima sobre o MacOS. A possibilidade do erro é exponencialmente menor, e parece menos visado para ataques ou "sustos" como o que tomei no meu Motorola. Mas isso é fato? O Knox da Samsung ajuda, ou ainda está anos luz atrás da Apple? Já criei o post imaginando que a resposta vai ser bem relativa aos usuários. Mas eu queria pontos de vista que talvez eu não esteja me atentando, porque também escuto muita gente dizer que hoje é só escolher o sistema e o tamanho da tela, e aí vc chega no aparelho. Isso é real? Estão todos no mesmo patamar de segurança, usabilidade, operabilidade? Editado 23 de abril por SirB Citar
marcosfisica Postado 23 de abril Denunciar Postado 23 de abril 4 minutos atrás, SirB disse: Oi Marcos, grato pela tua contribuição. Eu até exclui parte do post antes de você comentar, acho que desviei o foco do que realmente me preocupa. Não estou acostumado a escrever em fórum hehe. Sobre o orçamento achei bem legal o iPhone 16, curto o design dele. Mas R$1300 de diferença para um 16e já me faz pensar, pois o 16e me atende bem. E pegaria o 15 só pelo Dynamic Island, achei um barato. Se eu pegar iPhone, comprarei um Mac nos próximos meses também. Isso é certo. Utilizaria essa diferença de R$1300 para o Mac. Obviamente se eu comprar um Samsung vou ficar no Windows. E é aí que tá a minha preocupação: - Windows x Mac: Sinto o Mac muito mais seguro. Em ambos eu utilizaria antivírus, mas sinto o Mac mais seguro de qualquer forma. Me parece muito mais robusto, fluído e seguro no uso do dia a dia. Não só do ponto de vista de ataques, mas nunca perdi um arquivo em atualizações, nunca estourou popup de computador infectado, nunca instalei um app e veio com "softwares indesejados" no MacOS. No Windows a possibilidade do erro é muito maior, mais visado também para ataques. - iPhone x Samsung: Aqui reside minha dúvida. Sempre ouvi falar que no iOS é mais seguro, e sempre senti isso, por motivos muito parecidos com o que citei acima sobre o MacOS. A possibilidade do erro é exponencialmente menor, e parece menos visado para ataques ou "sustos" como o que tomei no meu Motorola. Mas isso é fato? O Knox da Samsung ajuda, ou ainda está anos luz atrás da Apple? se você já tá prevendo orçamento pra um Mac também, eu iria de iPhone sem dúvida nenhuma. faz tempo que não uso o Androide, mas a minha experiência com o sistema sempre foi ruim. sempre achei confuso, pouco intuitivo, super carregado de aplicativos inúteis. mas enfim, isso é experiencia pessoal. SirB 1 Citar
LeBaldi Postado 23 de abril Denunciar Postado 23 de abril Olha, eu abandonei Android e Windows em 2017 e nunca mais pensei em voltar, e foi a melhor coisa que eu já fiz! Ta certo que o Windows evoluiu bastante nesses ultimos anos e talz, mas ainda sim toda a integração da Apple é muito boa. O que o sistema de Live Text do iPhone já me salvou vc nem imagina! A quantidade de vezes em que eu teria que digitar um texto que o editor ao inves de me mandar o texto, ele mandou como imagem, vc nem imagina o tempo que eu perderia, coisa que bastou apontar o celular pra tela (ou mesmo salvar a imagem e fazer isso no mac)... copiar do iPhone e só colar no Mac.. simples e facil assim... então pra mim hoje o melhor combo sem dúvida é um Macbook no minimo com o M1 e um iPhone. Agora pra iPhone, se eu fosse vc nem cogitaria o 16e... ele em questão de hardware no geral é sim um pouco capado, esse aparelho foi feito com o foco total no Apple Intelligence, e se vc não é do tipo que depende de AI pra tudo na vida, sinceramente é perda de dinheiro. Ao meu ver como vc falou que gosta de tirar fotos (meu foco principal do iPhone é foto tbm)... é no mínimo um 15 normal, ou então um 14 Pro (eu tenho esse)... pois foi nele que mudou o sensor pra 48MP... a Dynamic Island é legal... mas sinceramente falta aproveitamento dela por parte da Apple... o negócio é tão bacana mas ainda sim a Apple não atualizou os popups de notificação que só descem de fora, ao inves de expandirem pela DI por exemplo. Enfim... eu te recomendaria uma versão Pro do iPhone pra vc poder utilizar bem as lentes. Eu peguei o 14 Pro exatamente por isso, e só vou trocar agora quando finalmente as 3 lentes traseiras forem atualizadas pra 48MP, pois pra mim mesmo faz muita falta principalmente a teleobjetiva ser só 12MP e só 3x ótico, sem falar que no 15 e 16 a lente prismática só vem no Pro Max, que eu acho muito grande. To na expectativa do 17 Pro vir com tudo isso, ai quem sabe eu atualizo, senão vou aguardando. Citar
SirB Postado 23 de abril Autor Denunciar Postado 23 de abril 10 minutos atrás, LeBaldi disse: Olha, eu abandonei Android e Windows em 2017 e nunca mais pensei em voltar, e foi a melhor coisa que eu já fiz! Ta certo que o Windows evoluiu bastante nesses ultimos anos e talz, mas ainda sim toda a integração da Apple é muito boa. O que o sistema de Live Text do iPhone já me salvou vc nem imagina! A quantidade de vezes em que eu teria que digitar um texto que o editor ao inves de me mandar o texto, ele mandou como imagem, vc nem imagina o tempo que eu perderia, coisa que bastou apontar o celular pra tela (ou mesmo salvar a imagem e fazer isso no mac)... copiar do iPhone e só colar no Mac.. simples e facil assim... então pra mim hoje o melhor combo sem dúvida é um Macbook no minimo com o M1 e um iPhone. Agora pra iPhone, se eu fosse vc nem cogitaria o 16e... ele em questão de hardware no geral é sim um pouco capado, esse aparelho foi feito com o foco total no Apple Intelligence, e se vc não é do tipo que depende de AI pra tudo na vida, sinceramente é perda de dinheiro. Ao meu ver como vc falou que gosta de tirar fotos (meu foco principal do iPhone é foto tbm)... é no mínimo um 15 normal, ou então um 14 Pro (eu tenho esse)... pois foi nele que mudou o sensor pra 48MP... a Dynamic Island é legal... mas sinceramente falta aproveitamento dela por parte da Apple... o negócio é tão bacana mas ainda sim a Apple não atualizou os popups de notificação que só descem de fora, ao inves de expandirem pela DI por exemplo. Enfim... eu te recomendaria uma versão Pro do iPhone pra vc poder utilizar bem as lentes. Eu peguei o 14 Pro exatamente por isso, e só vou trocar agora quando finalmente as 3 lentes traseiras forem atualizadas pra 48MP, pois pra mim mesmo faz muita falta principalmente a teleobjetiva ser só 12MP e só 3x ótico, sem falar que no 15 e 16 a lente prismática só vem no Pro Max, que eu acho muito grande. To na expectativa do 17 Pro vir com tudo isso, ai quem sabe eu atualizo, senão vou aguardando. Grato pelo teu relato. Eu não tinha pensado na possibilidade de um modelo Pro por conta do valor. Não é um empecilho, mas gostaria de me manter na casa dos 5k pensando em pegar um Mac mais top em alguns meses, se fosse ficar com o iPhone. Infelizmente está difícil o mercado de usados, é golpe pra todo lado. Eu mesmo tenho preferência de comprar algo lacrado e não me incomodar. Vou dar uma pesquisada melhor o iPhone 15. Tem tido boas promoções, quem sabe... Citar
LeBaldi Postado 23 de abril Denunciar Postado 23 de abril 2 horas atrás, SirB disse: Grato pelo teu relato. Eu não tinha pensado na possibilidade de um modelo Pro por conta do valor. Não é um empecilho, mas gostaria de me manter na casa dos 5k pensando em pegar um Mac mais top em alguns meses, se fosse ficar com o iPhone. Infelizmente está difícil o mercado de usados, é golpe pra todo lado. Eu mesmo tenho preferência de comprar algo lacrado e não me incomodar. Vou dar uma pesquisada melhor o iPhone 15. Tem tido boas promoções, quem sabe... Da uma olhada com importadores, muitas vezes conseguem um preço legal. Aqui nos classificados mesmo do forum tem varios que importam e tal. Só q claro o maior problema hoje é achar a linha anterior Pro, pois sempre tiram de linha quando lançam a nova né. Mas da uma xeretada nos classificados daqui, tem muita gente de longa data vendendo os aparelhos Citar
SirB Postado 23 de abril Autor Denunciar Postado 23 de abril Fui nas lojas, falei com importadores, testei todos os modelos que encontrei lacrado com NF. Acabei pegando um iPhone 13. O preço ficou muito bom, e como estou voltando para a Apple agora e tenho viagem internacional prevista para início de 2027, vai acabar compensando deixar para pegar um modelo Pro lá fora. Por hora vou focar em usar a grana que sobrou para investir em um Mac decente para trabalho/estudo e fiquei contente com a compra. Caso sirva de ajuda pra alguém no futuro, eu optei pelo iPhone 13 por esses motivos: - Quase metade do valor do iPhone 16 - Se eu pegasse o iPhone 16 não seria o modelo Pro, e só compensaria para mim pagar tão caro num modelo mais recente se viesse com zoom óptico - Pesou muito a câmera ter apenas 12MP, eu não iria pegar o iPhone 13, mas como tenho a possibilidade de carregar uma câmera profissional quando quiser tirar fotos impecáveis, vai casar bem - Não me importo com notch vs Dynamic Island. Curti demais a Dynamic Island, mas deixarei para aproveitá-la quando pegar um modelo mais recente - É um aparelho rápido, seguro, última versão do iOS a todo vapor, não sinto que perdi em nada Fiquei muito tentado a pegar o Galaxy S24, ele está saindo R$2944,00 nesse exato momento na Magalu. Não peguei pelos motivos abaixo: - Sinto que o iOS é mais seguro. Grandes updates ocorrem via atualização do sistema, e os apps nativos são TODOS úteis no meu uso. No Android é muito app desnecessário, atualizações ocorrendo em segundo plano, sinto que tenho sempre de estar monitorando pra ter certeza se não há algo a mais rodando e se não há apps indesejados que foram instalados automaticamente - Em experiências anteriores (do S21 ao S23 Ultra de familiares e amigos, e no meu caso num S23) todos tiveram problemas de Burn In entre 2 e 3 anos de uso. Minha intenção é ficar com esse aparelho muito mais tempo. No caso do iPhone ficarei 1 ano e meio até viajar e fazer um upgrade, mas se tivesse optado pelo Galaxy certamente ficaria com ele em torno de 5-6 anos - Ecossistema da Samsung peca demais na integração com Windows. Durante os testes eu tive certeza de que não me acostumaria. Eu já tentei essa mudança 2 anos atrás e não deu certo Eu queria que tudo pendesse para o S24. Tem preço, belíssimo aparelho, design com bordas bem finas, hardware show de bola. Infelizmente não existe mundo perfeito, e as minhas necessidades me levaram ao iOS nesse momento, mais especificamente ao iPhone 13. Valeu, galera! Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.