Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Recentemente, nossa empresa finalizou mais um projeto de automação residencial 100% HomeKit aqui no Brasil. Luzes, cortinas, climatização, segurança e multimídia, tudo integrado nativamente ao ecossistema Apple, sem depender de servidores externos.

O diferencial? Tudo roda localmente, garantindo mais privacidade, velocidade e confiabilidade no dia a dia. O cliente pode controlar toda a casa direto pelo app Casa, sem precisar recorrer a aplicativos de terceiros.

Sabemos que o HomeKit ainda tem algumas limitações no Brasil, mas quando bem planejado, o resultado é impressionante. Alguém mais já conseguiu um nível ­de automação assim?

Compartilhamos um tour completo desse projeto no YouTube para quem quiser ver na pratica: https://youtu.be/11PoemxJCqY 

O que vcs acham? O HomeKit já está pronto para ser a espinha dorsal de uma casa inteligente no Brasil?

Postado

Com dinheiro não tem barreira rs, mas para popularizar isso ainda é uma barreira.

a entrada da apple para usar o Matter ajudou a diminuir os custos mas ainda ser full apple é caro no Brazil para o afegão médio

mas isso é só minha opiniao

tenho minha casa automatizada quase full (só cortinas estão fora da equação prq as q coloquei nao da para automatizar ainda) com alexa (inclusive com uma no carro) mas ela cada vez mais burra e caducando

Postado
1 hora atrás, Hefler disse:

Com dinheiro não tem barreira rs, mas para popularizar isso ainda é uma barreira.

a entrada da apple para usar o Matter ajudou a diminuir os custos mas ainda ser full apple é caro no Brazil para o afegão médio

tenho minha casa automatizada quase full (só cortinas estão fora da equação prq as q coloquei nao da para automatizar ainda) com alexa (inclusive com uma no carro) mas ela cada vez mais burra e caducando

Realmente, a automação 100% Apple ainda não é a opção mais acessível para o público em geral, mas o que vemos na pratica é que a experiência diferenciada justifica o investimento para quem busca privacidade, confiabilidade e integração total.

O Matter tem sido um avanço interessante para ampliar as possibilidades, mas a experiência dentro do HomeKit puro ainda se destaca quando bem planejada.

Sobre as cortinas, existem soluções compatíveis que podem resolver essa questão. Se quiser trocar uma ideia sobre sua estrutura atual, posso te passar algumas opções!

Postado
3 horas atrás, Hefler disse:

Ia comentar isso. A automatização por si só já é cara imho para os benefícios que traz. Eu comecei mas não me empolguei a ir além (claro que o custo pesa, mas acho que não é tão útil, apenas cômoda)

Tenho 1 Alexa (se tiver em outro cômodo eu grito rss), 2 tomadas inteligentes, 3 lâmpadas inteligentes e 2 controles remotos inteligentes (pra luz, ventilador, tv e decodificador).

Postado
30 minutos atrás, Marcelozao disse:

Uma das coisas que ainda não escolhi foi como automatizar a bomba da piscina, tenho medo de usar esses plugs e pegar fogo....

Eu to usando um da AVATTO de 16A na chacara do meu Pai e tem funcionado muito bem! Já vai fazer 1 ano isso viu... liga todo dia por 4h

Mas o importante é saber a potencia da bomba e se vai ligar só ela ou mais coisas. Agora de cabeça não lembro a potencia mas é pra uma piscina média, com cerca de 70mil litros. Mas como é 220v lá tbm a amperagem é bem mais baixa, se fosse 110v ai seria um problema

Postado

Muito legal.

Eu particularmente ainda não vejo muito valor na automação residencial, mas, provavelmente por morar em um apartamento pequeno.

Hoje possuo alguns móveis de valor considerável e as vezes preciso correr para fechar as janelas ou cortinas para reduzir a incidência do sol, justamente para não danificar.

Também tenho a necessidade de acender uma luz ao entardecer quando não estou em casa por conta do meu pet.

Outro ponto também é ligar o ar antes de eu chegar em casa, ir deixando o ambiente mais aconchegante.

Por se tratar de um prédio antigo, SEMPRE é necessário levantar do sofá para acender e apagar luzes, nada é "pŕatico" nesse sentido.

Mas, mesmo com esses "desejos", nunca foi algo tão latente que eu fizesse disso uma prioridade e seguirá assim por hora.

Mas que é MUITO legal ver um projeto bem montado, é sim!

Parabéns!

Postado
8 horas atrás, LeBaldi disse:

Eu to usando um da AVATTO de 16A na chacara do meu Pai e tem funcionado muito bem! Já vai fazer 1 ano isso viu... liga todo dia por 4h

Mas o importante é saber a potencia da bomba e se vai ligar só ela ou mais coisas. Agora de cabeça não lembro a potencia mas é pra uma piscina média, com cerca de 70mil litros. Mas como é 220v lá tbm a amperagem é bem mais baixa, se fosse 110v ai seria um problema

Tem o modelo ou link desse da Avatto? Obrigado!

Postado
16 horas atrás, BoSauro disse:

Muito legal.

Eu particularmente ainda não vejo muito valor na automação residencial, mas, provavelmente por morar em um apartamento pequeno.

Hoje possuo alguns móveis de valor considerável e as vezes preciso correr para fechar as janelas ou cortinas para reduzir a incidência do sol, justamente para não danificar.

Também tenho a necessidade de acender uma luz ao entardecer quando não estou em casa por conta do meu pet.

Outro ponto também é ligar o ar antes de eu chegar em casa, ir deixando o ambiente mais aconchegante.

Por se tratar de um prédio antigo, SEMPRE é necessário levantar do sofá para acender e apagar luzes, nada é "pŕatico" nesse sentido.

Mas, mesmo com esses "desejos", nunca foi algo tão latente que eu fizesse disso uma prioridade e seguirá assim por hora.

Mas que é MUITO legal ver um projeto bem montado, é sim!

Parabéns!

Obrigado pelo seu comentário! Eu entendo completamente seu ponto de vista, e é exatamente nesses pequenos detalhes do dia a dia que a automação faz diferença. Ela não precisa ser um ‘must-have’ imediato, mas quando bem planejada, acaba trazendo muito mais praticidade e conforto sem que a gente perceba.

Essas situações que você mencionou — controle de luz, ar-condicionado e até proteção dos móveis — são ótimos exemplos de como a tecnologia pode trabalhar a favor da rotina. Mas, no fim das contas, cada pessoa tem seu próprio ritmo e momento para adotar esse tipo de solução.

Fico feliz que tenha gostado do projeto! Se algum dia decidir explorar mais sobre isso, estou à disposição.

Postado
17 horas atrás, Marcelozao disse:

Tem o modelo ou link desse da Avatto? Obrigado!

https://pt.aliexpress.com/item/1005006130839337.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.105.4471caa46Zv5yS&gatewayAdapt=glo2bra

Ele tem pra plug de 20A tbm... mas só lembrando que nesse caso usa o sistema da Tuya, ou seja, ele não funciona de fato com o HomeKit... mas pelo app mesmo eu tenho a automação dele de boa

Postado
Em 03/02/2025 at 09:35, LeBaldi disse:

Ah descobri que as que tenho da NOvaDigital são 16A também, será que arrisco? O bom seria colocar numa caixa hermetica pq forma umidade dentro da casa das máquinas, suponho eu.

IMG_0189.JPG

Postado
3 horas atrás, Marcelozao disse:

Ah descobri que as que tenho da NOvaDigital são 16A também, será que arrisco? O bom seria colocar numa caixa hermetica pq forma umidade dentro da casa das máquinas, suponho eu.

IMG_0189.JPG

Qual a potencia dessa bomba? Teoricamente, essa tomada aí suporta até um motor de uns 4cv.

Potência = 16 A × 220 V = 3520 W ≈ 4,8 cv

Postado
5 horas atrás, Marcelozao disse:

IMG_0189.JPG

Só coloca lá de boas hahahaha... 

Eu aproveitei pra ver agora aqui ela de lá, ta ligada agora, no momento ta com 221v puxando 3.853mA e 828W de potência. Eu só nunca medi no momento em que liga, que é onde ela da o pico de energia, mas duvido que chegue a dar mais do que 4x o nominal de agora pra queimar (se não queimou até hoje hahahaha)

Postado
14 horas atrás, _João_Paulo disse:

Qual a potencia dessa bomba? Teoricamente, essa tomada aí suporta até um motor de uns 4cv.

Potência = 16 A × 220 V = 3520 W ≈ 4,8 cv

Hum, é essa aqui a minha, como calculo o cv?

IMG_9558.JPG

• 2 semanas depois...
Postado

Sou um novato meio quebrado nesse assunto, mas fui na raça!

Fiz a integração com o HomeKit usando um Raspberry Pi e o Home Assistant. A maioria dos meus dispositivos é compatível com Tuya (Smart Life). No momento, meu setup está assim:

Apple:

1x Airport TC 3ª

1x Airport TC 2ª

1x Airport Express

1x AppleTV 4ªGen

1x AppleTV 4K 2022

2x HomePod mini

Google

4x Chromecast Audio

1x Chromecast 3ªGen

1x Google Home Mini

1x Google Home

2x GoogleTV

1x Nest Mini

2x Nest Audio

2x Nest Hub

1x Nest Doorbell Battery (Inoperante)

Amazon

1x Echo Show 5 Kids 2ª Gen

Zemismart (Zigbee)

2x Roteadores (sendo um matter)

1x Sensor 4 in 1 (PIR, Lux, Umidade, Temperatura)

1x Sensor Luminoso (Lux)

1x Tomada 4x4 com 4 tomadas

1x Tomada/plug

1x Sensor/Controlador Portão Garagem

2x Lampadas

1x Smart Button:

Logitech

1x HarmonyHUB+ Ultimate One

Raspberry

Raspberry 3BPi+

RSmart (Wifi)

9x Lampadas RGBWW

Ekaza (Wifi)

5x Lampadas RGBWW

1x Fita Led 5m

Moes (Wifi)

1x Tomada/plug

SmartHome Switch (Wifi)

Switch On-Off

Huawei

2x Roteadores Mesh 3

Está funcionando, mas se a gente falar que tá tudo perfeito, aí já é demais... De vez em quando, com uma oscilada de energia, algum dispositivo decide tirar férias da rede. Mas, olha, é o que dá pra fazer com o que temos por aqui!

Quem sabe um dia, quando os recursos forem tão infinitos quanto a paciência de quem espera, a gente chega lá com uma integração nativa no HomeKit!

Postado

Estou montando meu ap novo focado no HomeKit, como sou dev iOS, tenho muitos devices Apple e sempre usei tudo Apple, vários HomePods espalhados. Por isso decidi ficar no HomeKit. Ainda mais com rumor de novo device Apple focado em home management Que vai vir em breve.

to comprando o que der de dispositivos matter e o que for zigbee, vou transformar em Matter via zemismart m6.

vou por 3 router Asus bq16 pro mesh com wifi7 pra aguentar legal a rede.

tinha visto o vídeo da empresa de vocês @rafael_rosa Muito top, parabéns.

Postado
6 horas atrás, Tareco disse:

Sou um novato meio quebrado nesse assunto, mas fui na raça!

Fiz a integração com o HomeKit usando um Raspberry Pi e o Home Assistant. A maioria dos meus dispositivos é compatível com Tuya (Smart Life). No momento, meu setup está assim:

Apple:

1x Airport TC 3ª

1x Airport TC 2ª

1x Airport Express

1x AppleTV 4ªGen

1x AppleTV 4K 2022

2x HomePod mini

Google

4x Chromecast Audio

1x Chromecast 3ªGen

1x Google Home Mini

1x Google Home

2x GoogleTV

1x Nest Mini

2x Nest Audio

2x Nest Hub

1x Nest Doorbell Battery (Inoperante)

Amazon

1x Echo Show 5 Kids 2ª Gen

Zemismart (Zigbee)

2x Roteadores (sendo um matter)

1x Sensor 4 in 1 (PIR, Lux, Umidade, Temperatura)

1x Sensor Luminoso (Lux)

1x Tomada 4x4 com 4 tomadas

1x Tomada/plug

1x Sensor/Controlador Portão Garagem

2x Lampadas

1x Smart Button:

Logitech

1x HarmonyHUB+ Ultimate One

Raspberry

Raspberry 3BPi+

RSmart (Wifi)

9x Lampadas RGBWW

Ekaza (Wifi)

5x Lampadas RGBWW

1x Fita Led 5m

Moes (Wifi)

1x Tomada/plug

SmartHome Switch (Wifi)

Switch On-Off

Huawei

2x Roteadores Mesh 3

Está funcionando, mas se a gente falar que tá tudo perfeito, aí já é demais... De vez em quando, com uma oscilada de energia, algum dispositivo decide tirar férias da rede. Mas, olha, é o que dá pra fazer com o que temos por aqui!

Quem sabe um dia, quando os recursos forem tão infinitos quanto a paciência de quem espera, a gente chega lá com uma integração nativa no HomeKit!

Caramba, que legal! Dá pra ver que você se empenhou em trazer tudo para o HomeKit. Home Assistant é uma plataforma open source incrível e super versátil para quem busca personalização. 👏

Com múltiplos protocolos e dispositivos integrados, é normal que às vezes rolem algumas instabilidades, especialmente após oscilações de energia/rede. Nosso foco é justamente garantir uma experiência fluida e confiável, com integração nativa ao HomeKit, eliminando essas preocupações e entregando um sistema robusto e estável.

Se um dia quiser trocar uma ideia sobre soluções nativas e 100% alinhadas ao ecossistema Apple, estou à disposição!

Postado
1 hora atrás, Henrique Velloso disse:

Estou montando meu ap novo focado no HomeKit, como sou dev iOS, tenho muitos devices Apple e sempre usei tudo Apple, vários HomePods espalhados. Por isso decidi ficar no HomeKit. Ainda mais com rumor de novo device Apple focado em home management Que vai vir em breve.

to comprando o que der de dispositivos matter e o que for zigbee, vou transformar em Matter via zemismart m6.

vou por 3 router Asus bq16 pro mesh com wifi7 pra aguentar legal a rede.

tinha visto o vídeo da empresa de vocês @rafael_rosa Muito top, parabéns.

Muito bacana ver seu projeto tomando forma! HomeKit é, sem dúvida, a escolha ideal pra quem já está imerso no ecossistema Apple. E esses rumores dos novos dispositivos estão dando o que falar, um possível doorbell ou câmera nativa, um HomePod com Apple Intelligence e a tela de integração da casa… isso tudo está tirando meu sono! 😂

Sobre Matter, concordo totalmente. A automação residencial está evoluindo rápido, e um protocolo unificado, com as big techs por trás, vai trazer mais estabilidade e compatibilidade, permitindo que cada usuário escolha a plataforma que mais faz sentido pra ele.

Valeu pelo apoio no nosso vídeo! Estamos conectados, e se precisar de algo pro seu projeto, é só chamar. 🚀

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...