Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac não inicia e aparece o ícone de uma pasta com uma interrogação


Diego Tavares

Posts Recomendados

Estava usando o macbook e após reiniciá-lo, pois travou, aparece o ícone de uma pasta com uma interrogação e assim permanece.

Deixei-o ligado por um tempo e senti cheiro de queimado.

Estou em viagem, logo não tenho a mínima idéia quem possa dar assistência por aqui.

Alguém imagina o que possa ser??

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Se vc conseguir acessar o hd de alguma forma, faça backup de tudo e tente formatar, fazer algum teste de disco, as vezes apenas corrompeu a partição por algum problema obscuro, as vezes picos de energia, essas coisas, podem provocar corrompimento, apesar de sistemas de arquivos jornalados(caso do mac os), serem menos sucetíveis a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc conseguir acessar o hd de alguma forma, faça backup de tudo e tente formatar, fazer algum teste de disco, as vezes apenas corrompeu a partição por algum problema obscuro, as vezes picos de energia, essas coisas, podem provocar corrompimento, apesar de sistemas de arquivos jornalados(caso do mac os), serem menos sucetíveis a isso.

então posso levar a qualquer ténico de informática?? só faço tirar o hd!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem que entender um pouco de Mac ou Linux, o linux consegue acessar a partição Mac, pra poder copiar os arquivos, ele terá de acessar a partição, nesses casos, gosto de usar o Linux pra resolver esses problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que é azar hein! vai se benzer! Mas eu aconselho retirar o HD e colocar em algum pc com Linux, eu já consegui recuperar arquivos de HD de mac que estava corrompida e cheio de bad blocks com a ajuda do Linux, recuperei 95% dos arquivos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que é azar hein! vai se benzer! Mas eu aconselho retirar o HD e colocar em algum pc com Linux, eu já consegui recuperar arquivos de HD de mac que estava corrompida e cheio de bad blocks com a ajuda do Linux, recuperei 95% dos arquivos!

meu! tou no Maranhão... vc acha q alguem manja aqui? =/

eu nem quero recuperar 95%.. só quero os emails mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta complicada a situação ai hein! hehe

De agora em diante comece a usar algum servidor de email que suporte IMAP, deixe sempre cópia dos emails no servidor!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele usa hd hitachi 2,5 5400rpm

Pode ser qualquer HD 2,5 de 5400rpm

7200rpm também funciona, mas pode ser que esquente mais ou que afete a duração da bateria!

valeu, brother!

puta merda!!!

vou ali comprar um hd...

consegui um técnico que manja de linux/mac aqui, mas estar viajando e retorna, no mais tardar, quarta-feira agora!

valeu, moçada!

abraços []'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

Foi diagnosticado um problema físico, massss aqui no Maranhão não tem laboratório que recupera os dados com este tipo de dano.

Alguém daí de Sampa sabe algum?

Tou voltando no fim do mês, daí já envio por sedex.

Outra coisa, R$170,00 a vista num hd Toshiba de 250gb está caro? no preço? barato?

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Acho que consigo lhe ajudar...

O que rola normalmente com MacBook's/MacBook's Pro terem uma partição do disco corrompido, ou a perda do local onde fica a inicialização do disco (por isso que aparece o ponto de interrogação na pastinha) é que os usuários normalmente carregam seus laptops em estado de "sleep/dormindo".

Não é recomendado que o mesmo seja transportado nesse estado (sleep/dormingo), DICA: Vai transportar de um lugar para o outro, DESLIGA! :( Mesmo com o lap "dormindo" o sistema operacional Mac OS X ainda utiliza a agulha de leitura do HD para verificação periódica do estado do mesmo. Quando seu lap está em uma posição que não a horizontal ou mesmo chacoalhando na mochila enquanto você o transporta, a agulha vai fazer a leitura e acaba tocando no disco.

Conclusão: Perda da trilha por desmagnetização.

O HD não está quebrado, posso garantir. Você está sendo enganado pelas prestadoras de serviço, quando lhe empurram outro HD.

Como se concerta isso?

1) Você vai precisar de outro Mac e de um cabo Fire-Wire.

ATENÇÃO: Pode-se tentar o mesmo procedimento com um Windows caso vc não tenha um outro Mac por perto, mas não garanto que o sistema operacional do Windows irá reconhecer o seu HD.

2) Conecte seu computador ao outro Mac via cabo Fire-Wire

3) Ligue o 2º Mac e espere o sistema estar 100% operacional

4) Ligue o seu Mac, e ao ouvir o som de inicialização (tãããã) aperte e segure a tecla T

5) Seu computador irá entrar no modo de transferência, o que significa, que ele irá se comportar como um HD externo! Na tela aparecerá uma imagem do sinal de Fire-Wire. Por isso em teoria ele poderia ser executado em um Windows....

6) Entre no seu usuário Macintosh HD > Users > Nome do usuário Usuário

7) Copie tudo que está la (nome do usuário) para o 2º Mac

8) Para achar os aplicativos do seu iPhone, vá em: Macintosh HD > Users > Nome do usuário > Music > iTunes > Mobile Applications

9) Feito o Back-Up manualmente. Agora você terá que reinstalar seu sistema operacional.

10) A reinstalação do sistema operacional deve ser feita pelo disco de inicialização que veio com seu MacBook.

11) Desligue o Mac e desconecte ele do 2º Mac

12) Ligue o Mac e insira o disco. Após inserir o disco, reinicialize o Mac.

13) Reinicie o Mac, e ao ouvir o som de inicialização (tãããã) aperte e segure a tecla C

14) Fique segurando até aparecer uma tela AZUL de inicialização do sistema do DVD - essa parte demora, por isso só largue a tecla C, após a tela AZUL aparecer.

15) Faça as etapas de reinstalação do sistema operacional normalmente

16) Fique atento as etapas que o sistema for lhe informando o que deve ser feito. Assim que a barra de ferramentas (no topo da tela) estiver 100% carregada, o que só acontece após a segunda janela do sistema aparecer clique em: Utilities > Disk Utility

17) Ao iniciar o programa Disk Utility, selecione o seu HD e NÃO a imagem que está abaixo dele escrito Macintosh HD pois esta imagem está corrompida!!!

18) Clique na barra de opções a esquerda em PARTIOTION/PARTIÇÃO e faça exatamente isso:

• Volume Scheme / Esquema de volume > 1 Partition

• Name: Escreva Macintosh HD no lugar de Untitled 1

• Format: Mac OS Extended (journaled)

• Optinon: GUID Partion Table > OK

19) Feito isso, basta apertar a opção "PARTITION" no canto a direita.

20) Ele irá avisar que a outra partição será apagada, é isso que queremos!

21) Aperte OK para ele continuar e espere o sistema terminar de fazer a partição.

22) Quando terminar, desligue o DISK UTILITY.

23) Termine a reinstalação do sistema na nova partição que acabou de criar.

:o

Espero ter ajudado.

Editado por Flavio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flavio

Antes de tudo, parabéns pelos detalhes.

Agora uma coisa. Essa história de carregar o computador dormindo/sleep e a agulha tocar o HD e consequentemente desmagnetiza-lo, procede mesmo?

Sempre ouvi falar que noestado dormindo/sleep, a agulha fica trancada e não se move até o computador entrar em funcionamento. É como se o computador estivesse desligado.

Eu sempre carrego meu computador assim, mas agora fiquei preocupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi falar que noestado dormindo/sleep, a agulha fica trancada e não se move até o computador entrar em funcionamento.

[2]

Que eu saiba, é justamente essa a utilidade do sleep. Acredito que o mesmo aconteça com o superdrive, que aparentemente para de funcionar ao entrar em sleep para evitar danos ao disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...