Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom dia, amigos!

Estou precisando formatar um iMac Late 2015 no trabalho, ele tem um SSD de 1 tera, quando vou em utilitários para formatar ele aparece de uma forma que nunca vi. Não consigo selecionar o formato correto (APFS). Alguém consegue me ajudar como proceder nessa etapa? Segue fotos.

Obrigado!

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.41 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.41 (2).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.41 (3).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.41.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.42 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.42 (2).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.42 (3).jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.42.jpeg

WhatsApp Image 2025-01-16 at 10.09.43.jpeg

Edited by Gabriel Moimas
  • Replies 8
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Posted Images

Posted (edited)
16 minutos atrás, marcosfisica disse:

qual a versão do Mac OS vc está tentando instalar? e qual Mac OS já instalado no ssd?

O iMac está com o Monterey. Agora instalar qualquer um, só queria formatar mesmo, está bem lento, faz anos que não formatam.

Captura de Tela 2025-01-16 às 11.47.31.png

Edited by Gabriel Moimas
Posted

De qualquer forma, vc pode formata-lo como macOS Extended que o próprio sistema converte para APFS.

Como você está tentando reinstalar o sistema? Se for modo recovery, qual comando essa usando? Se vc estiver usando o Command + R, ele tenta instalar o sistema que veio com o iMac, pelo o ano, é um sistema que não tinha APFS, pode ser isso.

Se estiver com modo Recovery, tente acessar pelo o Command + Option + R

https://support.apple.com/pt-br/102655

Posted
36 minutos atrás, palhano disse:

De qualquer forma, vc pode formata-lo como macOS Extended que o próprio sistema converte para APFS.

Como você está tentando reinstalar o sistema? Se for modo recovery, qual comando essa usando? Se vc estiver usando o Command + R, ele tenta instalar o sistema que veio com o iMac, pelo o ano, é um sistema que não tinha APFS, pode ser isso.

Se estiver com modo Recovery, tente acessar pelo o Command + Option + R

https://support.apple.com/pt-br/102655

Eu estava tentando sem a tecla Option, consegui formatar, mas na instalação do Sierra ele da erro. Pesquisando vi que a instalação do Sierra está com problema, agora estou tentando segurando o Option e fica com o erro 5101F.

Parece que é algo relacionado a internet, mas está cabeado aqui, vou tentar pelo Wifi 

Posted
41 minutos atrás, Gabriel Moimas disse:

Eu estava tentando sem a tecla Option, consegui formatar, mas na instalação do Sierra ele da erro. Pesquisando vi que a instalação do Sierra está com problema, agora estou tentando segurando o Option e fica com o erro 5101F.

Parece que é algo relacionado a internet, mas está cabeado aqui, vou tentar pelo Wifi 

Então está explicado pq não aparecia o APFS, na versão Sierra não existia essa formatação, começou a partir do High Sierra.

Faz um reset de NVRAM (https://support.apple.com/pt-br/102539) e depois tenta novamente o recovery.

• Marcelo Melo changed the title to Formatação iMac Late 2015
Posted
2 horas atrás, Gabriel Moimas disse:

por isso perguntei qual o sistema tava usando pra dar boot e tentar instalar. o APFS apareceu só no high sierra.

tanto o sierra como o high Sierra dão problema na instalação por causa de certificados expirados. tem que alterar a data do sistema pra uma data próxima da data de lançamento do sistema operacional. aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso.

aconselho instalar o high Sierra. é mais estável e "usável" que o sierra.