Gabriel Moimas Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro (editado) Bom dia, amigos! Estou precisando formatar um iMac Late 2015 no trabalho, ele tem um SSD de 1 tera, quando vou em utilitários para formatar ele aparece de uma forma que nunca vi. Não consigo selecionar o formato correto (APFS). Alguém consegue me ajudar como proceder nessa etapa? Segue fotos. Obrigado! Editado 16 de janeiro por Gabriel Moimas Citar
palhano Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro Já tentou selecionar o "Apple SSD..." e colocar para apagar? Citar
Gabriel Moimas Postado 16 de janeiro Autor Denunciar Postado 16 de janeiro 44 minutos atrás, palhano disse: Já tentou selecionar o "Apple SSD..." e colocar para apagar? Então, já mas não aparece a opção APFS, segue print: Citar
marcosfisica Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro qual a versão do Mac OS vc está tentando instalar? e qual Mac OS já instalado no ssd? Citar
Gabriel Moimas Postado 16 de janeiro Autor Denunciar Postado 16 de janeiro (editado) 16 minutos atrás, marcosfisica disse: qual a versão do Mac OS vc está tentando instalar? e qual Mac OS já instalado no ssd? O iMac está com o Monterey. Agora instalar qualquer um, só queria formatar mesmo, está bem lento, faz anos que não formatam. Editado 16 de janeiro por Gabriel Moimas Citar
palhano Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro De qualquer forma, vc pode formata-lo como macOS Extended que o próprio sistema converte para APFS. Como você está tentando reinstalar o sistema? Se for modo recovery, qual comando essa usando? Se vc estiver usando o Command + R, ele tenta instalar o sistema que veio com o iMac, pelo o ano, é um sistema que não tinha APFS, pode ser isso. Se estiver com modo Recovery, tente acessar pelo o Command + Option + R https://support.apple.com/pt-br/102655 Citar
Gabriel Moimas Postado 16 de janeiro Autor Denunciar Postado 16 de janeiro 36 minutos atrás, palhano disse: De qualquer forma, vc pode formata-lo como macOS Extended que o próprio sistema converte para APFS. Como você está tentando reinstalar o sistema? Se for modo recovery, qual comando essa usando? Se vc estiver usando o Command + R, ele tenta instalar o sistema que veio com o iMac, pelo o ano, é um sistema que não tinha APFS, pode ser isso. Se estiver com modo Recovery, tente acessar pelo o Command + Option + R https://support.apple.com/pt-br/102655 Eu estava tentando sem a tecla Option, consegui formatar, mas na instalação do Sierra ele da erro. Pesquisando vi que a instalação do Sierra está com problema, agora estou tentando segurando o Option e fica com o erro 5101F. Parece que é algo relacionado a internet, mas está cabeado aqui, vou tentar pelo Wifi Citar
palhano Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro 41 minutos atrás, Gabriel Moimas disse: Eu estava tentando sem a tecla Option, consegui formatar, mas na instalação do Sierra ele da erro. Pesquisando vi que a instalação do Sierra está com problema, agora estou tentando segurando o Option e fica com o erro 5101F. Parece que é algo relacionado a internet, mas está cabeado aqui, vou tentar pelo Wifi Então está explicado pq não aparecia o APFS, na versão Sierra não existia essa formatação, começou a partir do High Sierra. Faz um reset de NVRAM (https://support.apple.com/pt-br/102539) e depois tenta novamente o recovery. Citar
marcosfisica Postado 16 de janeiro Denunciar Postado 16 de janeiro 2 horas atrás, Gabriel Moimas disse: Eu estava tentando sem a tecla Option, consegui formatar, mas na instalação do Sierra ele da erro. Pesquisando vi que a instalação do Sierra está com problema, agora estou tentando segurando o Option e fica com o erro 5101F. Parece que é algo relacionado a internet, mas está cabeado aqui, vou tentar pelo Wifi por isso perguntei qual o sistema tava usando pra dar boot e tentar instalar. o APFS apareceu só no high sierra. tanto o sierra como o high Sierra dão problema na instalação por causa de certificados expirados. tem que alterar a data do sistema pra uma data próxima da data de lançamento do sistema operacional. aqui no fórum tem vários tópicos sobre isso. aconselho instalar o high Sierra. é mais estável e "usável" que o sierra. Citar
jackhicks121 Postado segunda-feira às 14:14 Denunciar Postado segunda-feira às 14:14 Bom dia! Para formatar seu iMac Late 2015 com o SSD de 1TB no formato APFS, você pode tentar os seguintes passos: Reinicie o iMac e pressione Command + R para entrar no modo de recuperação. Abra o Utilitário de Disco. Selecione o SSD na barra lateral. Clique em Apagar e, em seguida, selecione APFS no menu de formato. Clique em Apagar novamente para confirmar. Se ainda tiver problemas, pode ser útil resetar o NVRAM/PRAM (Option + Command + P + R ao reiniciar). Boa sorte! Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.