Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Bom dia, Pessoal.

Peço perdão se o tópico estiver na categoria errada.

Gostaria de saber se alguém já experimentou um servidor NAS caseiro, ou, até mesmo um servidor NAS plug-an-play.

Eu sou adepto as nuvens, mas, tenho me preocupado muito em o quão caro isso está ficando com o tempo. Se até hoje tive smartphones com no máximo 12mp e tenho mais de 10TB de fotos e vídeos (acumulados em 7 anos), não consigo imaginar o volume de dados que terei em 10 anos agora que tenho um aparelho com 48mp e pretendo também adquirir uma câmera profissional para hobby. Mesmo limpando o dispositivo e deletando as fotos desnecessárias com frequência, eu tenho MUITAS fotos, hehe.

HD externo não me serve devido a "dificuldade" de toda a família acessar e de depender de um dispositivo hospedeiro. Se vou precisar de um hospedeiro, cheguei a conclusão de que seria mais simples ter um NAS caseiro, e, como são fotos e vídeos que vamos ver com a família 1 ou 2x ao ano, e, é um lugar onde pretendo ir fazendo backups mensais, acredito que um NAS poderia resolver. Eu poderia enchê-lo de HDs e ter muito espaço.

Penso que para aquelas fotos legais, pra compartilhar com a família, ter lembranças constantes de momentos bem legais, e, aqueles vídeos feitos pelo app fotos eu poderia utilizar o iCloud. Eu sou um cara que curte ver fotos e capturá-las nos momentos livres, fazer uma edição ou outra, relembrar bons momentos. Foi assim que deixei de usar o Instagram para fazer algo "mais útil", hehe.

As outras fotos, vídeos pesados e arquivos importantes que eu não acessaria com frequência, mas, que tenho dó de apagar porque são realmente importantes para mim eu deixaria no NAS.

O que acham? É uma solução legal? Acham que compensa o custo? Alguém já tentou outra alternativa?

Sei que nuvem acaba sendo mais seguro, pois eu não estaria suscetível a descargas elétricas, adventos da natureza e outras coisas que poderiam detonar o meu NAS. Mas, as chances disso acontecer também são pequenas.

Ou, se alguém souber de um bom serviço em nuvem, seguro e num preço camarada, estou aberto a ideias.

Postado

Boa tarde.

Problema de armazenamento em NAS sem BKP Cloud é que você assumi todo o risco da infraestrutura (coisa séria aqui no BR já que eletricidade é uma porcaria devido variação), então se tiver disposto a correr risco de perda de 10TB por causa de queima de disco por pico de força, ok (digo isso porque não basta ligar o NAS direto na toma sem um NoBreak de verdade que não são os de R$ 100,00), senão com Cloud você apenas paga o valor, problema deles garantir a integridade e disponibilidade. Manter os 2 é o mais seguro, porém mais caro.

WK

Postado
25 minutos atrás, wkonnai disse:

Boa tarde.

Problema de armazenamento em NAS sem BKP Cloud é que você assumi todo o risco da infraestrutura (coisa séria aqui no BR já que eletricidade é uma porcaria devido variação), então se tiver disposto a correr risco de perda de 10TB por causa de queima de disco por pico de força, ok (digo isso porque não basta ligar o NAS direto na toma sem um NoBreak de verdade que não são os de R$ 100,00), senão com Cloud você apenas paga o valor, problema deles garantir a integridade e disponibilidade. Manter os 2 é o mais seguro, porém mais caro.

WK

Pois é. Isso me preocupa bastante, mas, estou realmente tentando encontrar um meio-termo de deixar o backup acessível, e, ao mesmo tempo não depender dele 100% na tomada.

Algumas alternativas que encontrei hoje ao longo do dia, e, que não tornariam o uso do backup muito engessado seria o seguinte:

1- Montar um PC bem básico com 18TB de armazenamento e transformá-lo num NAS. Ligar o PC quando eu quiser fazer backup (1x ao mês) ou acessar os arquivos antigos. Isso tornaria a suscetibilidade a descargas elétricas um problema muito menos preocupante, visto que, só estaria na tomada e on-line quando eu quisesse. Me parece simples, visto que, apertando o botão de ligar o próprio servidor liga, sobe, encontra rede e fica disponível pra mim. Terminei de usar, desligo no dedo mesmo e tiro da tomada, ou, instalo um disjuntor inteligente para tal. Gambiarra do bem, hehe.

2- Servidor NAS ou PC básico NAS com HDs "pequenos" de 2 ou 4TB. Lotei um? Tiro e coloco outro. Quero acessar um antigo? Pego na minha prateleira de HDs e espeto no NAS. Tudo hot-swap e muito prático. Rola até nostalgia da época do vídeo-cassete. Hehe. Poderia até mandar fazer um móvel amadeirado com uma portinha pra deixar o NAS escondido e uma "biblioteca" de HDs com temperatura ambiente desumidificador para preservar os discos.

3- Comprar um TimeCapsule. Mas não conheço nada a respeito. Preciso pesquisar como funciona, qual o limite de armazenamento suportado, facilidade de substituição de HD e enfim. Mas gostei do modelinho vertical e da praticidade. Vou dar uma boa pesquisada a respeito. Só me preocupa que seja um produto antigo, e, eu teria de comprar usado. Zero garantias.

Postado
3 horas atrás, BoSauro disse:

Pois é. Isso me preocupa bastante, mas, estou realmente tentando encontrar um meio-termo de deixar o backup acessível, e, ao mesmo tempo não depender dele 100% na tomada.

Algumas alternativas que encontrei hoje ao longo do dia, e, que não tornariam o uso do backup muito engessado seria o seguinte:

1- Montar um PC bem básico com 18TB de armazenamento e transformá-lo num NAS. Ligar o PC quando eu quiser fazer backup (1x ao mês) ou acessar os arquivos antigos. Isso tornaria a suscetibilidade a descargas elétricas um problema muito menos preocupante, visto que, só estaria na tomada e on-line quando eu quisesse. Me parece simples, visto que, apertando o botão de ligar o próprio servidor liga, sobe, encontra rede e fica disponível pra mim. Terminei de usar, desligo no dedo mesmo e tiro da tomada, ou, instalo um disjuntor inteligente para tal. Gambiarra do bem, hehe.

2- Servidor NAS ou PC básico NAS com HDs "pequenos" de 2 ou 4TB. Lotei um? Tiro e coloco outro. Quero acessar um antigo? Pego na minha prateleira de HDs e espeto no NAS. Tudo hot-swap e muito prático. Rola até nostalgia da época do vídeo-cassete. Hehe. Poderia até mandar fazer um móvel amadeirado com uma portinha pra deixar o NAS escondido e uma "biblioteca" de HDs com temperatura ambiente desumidificador para preservar os discos.

3- Comprar um TimeCapsule. Mas não conheço nada a respeito. Preciso pesquisar como funciona, qual o limite de armazenamento suportado, facilidade de substituição de HD e enfim. Mas gostei do modelinho vertical e da praticidade. Vou dar uma boa pesquisada a respeito. Só me preocupa que seja um produto antigo, e, eu teria de comprar usado. Zero garantias.

Pois é… sobre o item 3-

estou p/ pegar um Time Capsule, o NAS no momento seria um investimento impossível p/ mim. O viável é o TC mesmo. Minha dúvida é em relação ao layout dele, pois nunca mexi em um. Será que consigo abrir pastas dentro do Time Capsule e mexer como se fosse um HD externo plugado ao iPad 9?

Postado
2 horas atrás, Fmvr disse:

Pois é… sobre o item 3-

estou p/ pegar um Time Capsule, o NAS no momento seria um investimento impossível p/ mim. O viável é o TC mesmo. Minha dúvida é em relação ao layout dele, pois nunca mexi em um. Será que consigo abrir pastas dentro do Time Capsule e mexer como se fosse um HD externo plugado ao iPad 9?

compra um TC e seja feliz. Se voce for extremamente azarado e ter algum problema com eletricidade o máximo que vai acontecer é queimar a fonte do TC. E isso dá pra arrumar. Bota um HD confiável e a probabilidade de voce perder dados é muito pequena.

Postado
3 minutos atrás, marcosfisica disse:

compra um TC e seja feliz. Se voce for extremamente azarado e ter algum problema com eletricidade o máximo que vai acontecer é queimar a fonte do TC. E isso dá pra arrumar. Bota um HD confiável e a probabilidade de voce perder dados é muito pequena.

Então, vc e eu estamos conversando sobre isso lá no meu post, especifiquei p/ que preciso de TC e fiz algumas perguntas, se puder olhar lá e responder agradeço.

Postado (editado)

Bem, sobre sua pergunta em termos de NAS caseiro, venho há 2 anos experimentando diferentes soluções. Primeiro tentei o FreeNAS e consegui sincronizá-lo perfeitamente com o MacBook, mas o iPhone e o iPad apresentavam dificuldades de integração. Em seguida, testei o Ubuntu Server, mas devido à complexidade das várias linhas de comando, procurei outra opção e encontrei o TrueNAS (que é a evolução do antigo FreeNAS). No entanto, novamente enfrentei dificuldades para realizar backups do TrueNAS no iPhone.

Pesquisando mais, descobri o projeto Xpenology, que é uma versão não oficial do sistema da Synology adaptada para instalação em PCs. E posso afirmar, de longe, que foi a melhor escolha que fiz!

Coloquei o Xpenology em prática, efetuei a instalação, e agora tenho backups automáticos do meu MacBook utilizando a ferramenta nativa do macOS, o Time Machine. Além disso, faço cópias diárias das minhas fotos do iPhone por meio do aplicativo da Synology, o Synology Photos. O melhor de tudo é que tenho acesso remoto tanto aos meus dados quanto às minhas fotos. Ou seja, hoje em dia posso afirmar que tenho minha própria CLOUD caseira. com direito a minha própria Spotify Caseira também 😅

Configuração do meu PC NAS

• Gabinete: Cooler Master Elite 130
  • Placa-mãe: MSI J1800I Celeron 2.4 GHz
  • Memória: 4 GB DDR3
  • Armazenamento: 3 HDs de 1 TB configurados em RAID SHR, totalizando 1,8 TB utilizáveis com redundância. Se um HD falhar, terei tempo de substituí-lo por outro sem perda de dados.

Total do investimento: 520,00 reias😎

tutorial: 

•  

Synology.jpg

Apps.jpg

Storage.jpg

Editado por Breno varejao pontes
Postado
6 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

Bem, sobre sua pergunta em termos de NAS caseiro, venho há 2 anos experimentando diferentes soluções. Primeiro tentei o FreeNAS e consegui sincronizá-lo perfeitamente com o MacBook, mas o iPhone e o iPad apresentavam dificuldades de integração. Em seguida, testei o Ubuntu Server, mas devido à complexidade das várias linhas de comando, procurei outra opção e encontrei o TrueNAS (que é a evolução do antigo FreeNAS). No entanto, novamente enfrentei dificuldades para realizar backups do TrueNAS no iPhone.

Pesquisando mais, descobri o projeto Xpenology, que é uma versão não oficial do sistema da Synology adaptada para instalação em PCs. E posso afirmar, de longe, que foi a melhor escolha que fiz!

Coloquei o Xpenology em prática, efetuei a instalação, e agora tenho backups automáticos do meu MacBook utilizando a ferramenta nativa do macOS, o Time Machine. Além disso, faço cópias diárias das minhas fotos do iPhone por meio do aplicativo da Synology, o Synology Photos. O melhor de tudo é que tenho acesso remoto tanto aos meus dados quanto às minhas fotos. Ou seja, hoje em dia posso afirmar que tenho minha própria CLOUD caseira. com direito a minha própria Spotify Caseira também 😅

Configuração do meu PC NAS

• Gabinete: Cooler Master Elite 130
  • Placa-mãe: MSI J1800I Celeron 2.4 GHz
  • Memória: 4 GB DDR3
  • Armazenamento: 3 HDs de 1 TB configurados em RAID SHR, totalizando 1,8 TB utilizáveis com redundância. Se um HD falhar, terei tempo de substituí-lo por outro sem perda de dados.

Total do investimento: 520,00 reias😎

tutorial: 

•  

Synology.jpg

Apps.jpg

Storage.jpg

Relato muito legal! Vou instalar num PC antigo aqui pra ver como se comporta, e, resolvendo meu problema vou montar um PC básico com peças novas e confiáveis.

Mas confesso que ainda estou de olho no Time Capsule. Parece muito prático e bonitinho.

@marcosfisica poderia compartilhar como é o dia a dia com o Time Capsule? Não questão de configuração e tal, mas, como é no dia a dia mesmo, o que ele resolve, o que adianta da tua vida.

Postado
28 minutos atrás, BoSauro disse:

Relato muito legal! Vou instalar num PC antigo aqui pra ver como se comporta, e, resolvendo meu problema vou montar um PC básico com peças novas e confiáveis.

Mas confesso que ainda estou de olho no Time Capsule. Parece muito prático e bonitinho.

@marcosfisica poderia compartilhar como é o dia a dia com o Time Capsule? Não questão de configuração e tal, mas, como é no dia a dia mesmo, o que ele resolve, o que adianta da tua vida.

Ao meu ver, o "Time Capsule" era super indicado quando a Apple permitia o uso da função "Voltar ao Meu Mac". Com isso, era possível acessar os arquivos do Time Capsule remotamente, o que era uma maravilha. No entanto, a Apple descontinuou essa função. Não lembro exatamente a versão do macOS em que isso ocorreu, talvez tenha sido no Catalina, mas, após isso, o "Time Capsule" voltou a oferecer acesso apenas local.

Em termos de usabilidade, ele continua sendo ótimo para fazer backups do seu Mac e para acesso aos arquivos na rede local. Mesmo sendo um aparelho relativamente antigo — e, por isso, frequentemente criticado por ser lento —, na prática, ele ainda se mantém firme e forte em termos de taxa de transferência.

28 minutos atrás, BoSauro disse:

Só mais um detalhe:
Ao tentar realizar a instalação, atente-se a um ponto importante:
A placa-mãe precisa oferecer suporte ao boot UEFI, ok?
Placas-mãe antigas com boot Legacy não são compatíveis.

Postado
5 minutos atrás, Breno varejao pontes disse:

Ao meu ver, o "Time Capsule" era super indicado quando a Apple permitia o uso da função "Voltar ao Meu Mac". Com isso, era possível acessar os arquivos do Time Capsule remotamente, o que era uma maravilha. No entanto, a Apple descontinuou essa função. Não lembro exatamente a versão do macOS em que isso ocorreu, talvez tenha sido no Catalina, mas, após isso, o "Time Capsule" voltou a oferecer acesso apenas local.

Em termos de usabilidade, ele continua sendo ótimo para fazer backups do seu Mac e para acesso aos arquivos na rede local. Mesmo sendo um aparelho relativamente antigo — e, por isso, frequentemente criticado por ser lento —, na prática, ele ainda se mantém firme e forte em termos de taxa de transferência.

Só mais um detalhe:
Ao tentar realizar a instalação, atente-se a um ponto importante:
A placa-mãe precisa oferecer suporte ao boot UEFI, ok?
Placas-mãe antigas com boot Legacy não são compatíveis.

Entendi. Rede local já resolveria o meu problema. A ideia é acessar os arquivos sem necessidade de cabos, e, através de qualquer dispositivo como iPhone, Mac, iPad, TV, etc. Porém, apenas rede local mesmo. Não tenho a intenção de deixá-lo disponível para acessar de longas distâncias.

PC antigo foi modo de falar. É relativamente novo, mas, com seu tempo de vida já hehe.

Postado
26 minutos atrás, BoSauro disse:

Entendi. Rede local já resolveria o meu problema. A ideia é acessar os arquivos sem necessidade de cabos, e, através de qualquer dispositivo como iPhone, Mac, iPad, TV, etc. Porém, apenas rede local mesmo. Não tenho a intenção de deixá-lo disponível para acessar de longas distâncias.

PC antigo foi modo de falar. É relativamente novo, mas, com seu tempo de vida já hehe.

Bem tirando a TV, o restante vai ter acesso nativamente os arquivos.

Postado
17 horas atrás, BoSauro disse:

Bom é isso que recomendei para um amigo que formatei o PC dele esses dias; se não usar, tira da tomada, não dá para confiar na eletrica porca do BR.

Eu tenho um MacPro 2006 como server e deixo ele desligado direto (até porque ele puxa eletricidade como um chuveiro....) e atende desta forma, ok não é prático pois tem que ligar ele e esperar subir no OS mas ainda mais barato e seguro que deixar ele ligado direto.

WK

Postado (editado)
1 hora atrás, BoSauro disse:

cara, não tem muito o que comentar. o Time Capsule e o Time Machine são sensacionais. eu acho que são das melhores coisas que a Apple inventou até hoje.

a configuração é mumu. é ligar o TC, espetar o cabo de rede nele e abrir o assistente no Mac (air port utility). é bem intuitivo e simples a configuração. eu nem deixo o TC ligado, porque acho desnecessário fazer backups a cada hora ou todo dia. então até pra evitar desgaste/risco de dar problema, ligo ele uma vez por semana, faço backup dos macs durante a noite e pronto.

eu não uso muito o TC pra isso de ficar copiando e buscando arquivo. só quando dá algum problema e quero resgatar algo antigo que tenha perdido. então não sei se o TC funciona bem pra esse tipo de coisa. eu acho que a ideia do TC não é ser um servidor de arquivos, onde voce fique copiando arquivos diretamente das pastas dele. sim, ele funciona pra isso, mas acho que não é a ideia principal. ele tá pensando pra ficar ligado, esquecido em um canto, fazendo backup automático do teu Mac e voce acessar quando der merda e querer recuperar algo. pensa nisso. talvez um NAS caseiro te atenda muito melhor.

Editado por marcosfisica
Postado
32 minutos atrás, Breno varejao pontes disse:

Nao o Plex nao roda no Time Capsule. pra roda o Plex ele vai ter que recorrer para o Linux

sim sim. eu quis dizer o Plex no NAS caseiro, no TrueNAS ou nesse Xpenology que tu citou.

8 horas atrás, Breno varejao pontes disse:

O melhor de tudo é que tenho acesso remoto tanto aos meus dados quanto às minhas fotos. Ou seja, hoje em dia posso afirmar que tenho minha própria CLOUD caseira.

isso aqui é o que eu acho mais interessante da ideia de um NAS caseiro, mas é também onde eu tenho mais dúvidas. como voce configura isso? no próprio Xpenology voce consegue configurar um IP público pra conseguir acessar de qualquer lugar?

Postado
3 horas atrás, marcosfisica disse:

sim sim. eu quis dizer o Plex no NAS caseiro, no TrueNAS ou nesse Xpenology que tu citou.

isso aqui é o que eu acho mais interessante da ideia de um NAS caseiro, mas é também onde eu tenho mais dúvidas. como voce configura isso? no próprio Xpenology voce consegue configurar um IP público pra conseguir acessar de qualquer lugar?

Bem, assistindo a alguns vídeos no YouTube, criei uma conta Synology. Feito isso, loguei com minha conta Synology e ativei o acesso ao Synology NAS de qualquer lugar utilizando o QuickConnect ID (xxxxxxxxxxxxx). Esse ID tem 17 dígitos, podendo ser formado por letras e números à sua escolha. E pronto! Agora você tem acesso total a vídeos, fotos e arquivos de forma externa, com total segurança. 

Voce passa a ter acesso total pela própria VPN da Synology.

sem qualquer configuração no roteador local ou ter que abri portas. e tudo automatizado

Loguin.jpg

QuickConnet.jpg

Postado

Lendo o tópico me deparei com "eu ligo quando for usar, desligo no botão e tiro da tomada quando não estiver usando"

amigo, uma dica simples: computador (seja qual for) não foi feito pra ficar desligando e ligando, ainda mais sendo tirado da tomada... tirar PC da tomada só é valido de vc vai passar tempos sem usar (como numa viagem de semanas)!

sobre tirar da tomada, estando o computador desligado, não faz sentido tirar da tomada visto que a energia não vai estar entrando no sistema dele com ele desligado, a própria fonte já faz a "trava" de entrada e mesmo q aconteça algum pico na tomada, não vai passar da fonte... porém o mais indicado é usar um nobreak senoidal de qualidade e manter seu sistema ligado 24/7!

existem N fatores pelos quais não se deve ficar no liga/desliga no PC, então, é menos prejudicial deixar ele ligado direto do que desligar sempre que não for usar...

sobre sistemas, tanto você pode partir pra um conjunto NAS de verdade, puro, um hardware feito exatamente pra isso, como montar um PC domestico e compartilhar seus discos na rede, a diferença será que um sistema dedicado a isso terá N ferramentas para essa aplicação, como facilidade de compartilhamento e tal até ferramentas de segurança... e ai entra "quanto vc quer gastar?" pq afinal, ter segurança requer NO MINIMO usar RAID, com isso, vc está disposto a comprar o dobro de HDs pra ter seus arquivos duplicados e trazer mais segurança ao conjunto? e ainda falando sobre gasto... o nobreak senoidal citado no começo também é caro então.... rsrs

tudo vai depender do quanto vc está disposto a gastar... simples assim...

o pessoal já cooperou bastante nas dicas ai, a dica que eu deixo é: não fique nesse liga/desliga, compre um nobreak de qualidade e mantenha seu sistema 24/7 .. boa sorte amigo ;)

Postado

Fala, Pessoal.

Estou procurando um TimeCapsule de 3TB para testar e ver como se comporta. Seria a opção mais barata e "compacta" hehe. Fiz uma limpa aqui, e, 3TB devem me servir por uns 3 anos tranquilo. Depois, quando não usá-lo mais para guardar fotos, mantenho ao menos os arquivos mais importante e do trabalho ali.

Caso não encontre um em até 3 meses, vou montar o NAS caseiro. Já quotei e de início vou gastar 2,5k de Hardware: PC (i3 13th com 8GB DDR4 e 60SSD para o SO) + 2HDs 2TB RAID + Campler + Estabilizador básico.

Se ficar bom como estou esperando que fique, provavelmente vou investir em um nobreak decente, provavelmente Intelbras, bom o suficiente pra aguentar alguns picos de energia, e, morrer no lugar dos meus HDs hehe. Acho que já será bom o suficiente.

Vou informando aqui.

Postado
2 horas atrás, BoSauro disse:

Fala, Pessoal.

Estou procurando um TimeCapsule de 3TB para testar e ver como se comporta. Seria a opção mais barata e "compacta" hehe. Fiz uma limpa aqui, e, 3TB devem me servir por uns 3 anos tranquilo. Depois, quando não usá-lo mais para guardar fotos, mantenho ao menos os arquivos mais importante e do trabalho ali.

Caso não encontre um em até 3 meses, vou montar o NAS caseiro. Já quotei e de início vou gastar 2,5k de Hardware: PC (i3 13th com 8GB DDR4 e 60SSD para o SO) + 2HDs 2TB RAID + Campler + Estabilizador básico.

Se ficar bom como estou esperando que fique, provavelmente vou investir em um nobreak decente, provavelmente Intelbras, bom o suficiente pra aguentar alguns picos de energia, e, morrer no lugar dos meus HDs hehe. Acho que já será bom o suficiente.

Vou informando aqui.

se voce tem grana pra montar um NAS caseiro, até já fez quotação do hardware, porque gastar em um Time Capsule? Vai logo de NAS caseiro, vai ser muito mais rápido e eficiente que o TC. Eu acho que o TC é uma boa opção pra quem não quer/pode investir em um NAS caseiro. 

Tem um monte de TC à venda na OLX, com preços variando de 200 a 1500 reais. 😬

Lembrando que ela usa um HD convencional SATA. Pode comprar uma com qualquer HD e colocar o de 3 TB que voce quer.

abraço.

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...