Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fim do suporte ao Monterrey - hora de atualizar?

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal!

Tenho um Air 2017, i5, 8GB RAM, rodando liso o Monterrey (último suportado). A bateria ainda é otima, 180 ciclos. Com o final do suporte ao Monterrey, vale a pena migrar pro Sequoia, ou Sonoma? Sei que alguns recursos não ficam bem, como live wallpaper (perfumaria que não ligo mesmo), mas gostaria da ajuda de quem já atualizou nestes Macs antigos se vale a pena, ou continuo com o Monterrey mais uns anos até que os programas que uso não serem mais suportados.

O que já irei fazer é deixar de usar o Safari, que ficou parado no tempo. Uso aqui o Vivaldi como principal e o Chrome para algumas coisas.

Postado

Boa tarde, eu uso o Monterey no Air 2012, que parou no macOS Catalina, para o Ventura acredito que seu Air é mais que suficiente, não iria além do Sonoma, que deve apresentar algumas engasgadas mas ainda é tolerável, fuja do Sequoia, é muito lento nesses equipamentos mais antigos. Aqui vou ficar no Monterey mesmo, pois meu hardware tem pouca RAM e processador já antigo, não aguenta muita coisa. Para meu workflow , é mais do que suficiente o Monterey, uso o Chrome como navegador principal, tenho pacote Office 2021 e alguns outros programas da Apple que utilizo: GarageBand e MainStage. Caso o navegador pare de ser suportado (no caso do Google Chrome, ainda temos o Firefox com a versão ESR (Extended Support Release), que deve manter ainda por alguns anos, após perda de suporte. Enquanto isso, é juntar uma grana e partir para um mac mini m4, que é o futuro, e manter o Air (para caso precise de portabilidade).

Postado
3 horas atrás, dellmed disse:

Olá pessoal!

Tenho um Air 2017, i5, 8GB RAM, rodando liso o Monterrey (último suportado). A bateria ainda é otima, 180 ciclos. Com o final do suporte ao Monterrey, vale a pena migrar pro Sequoia, ou Sonoma? Sei que alguns recursos não ficam bem, como live wallpaper (perfumaria que não ligo mesmo), mas gostaria da ajuda de quem já atualizou nestes Macs antigos se vale a pena, ou continuo com o Monterrey mais uns anos até que os programas que uso não serem mais suportados.

O que já irei fazer é deixar de usar o Safari, que ficou parado no tempo. Uso aqui o Vivaldi como principal e o Chrome para algumas coisas.

Eu normalmente sugiro sempre ficar com o sistema que é compatível por padrão apple! Vai usando o Monterey enquanto lhe atende! A partir do momento que algum software do seu dia a dia parar, aí atualiza! Aí sugiro ir subindo aos poucos, de acordo com a sua necessidade, passaria para o Ventura! 

Postado

Eu instalei o Sonoma ano passado, mas logo voltei ao Monterrey por causa da bateria, que era sugada muito rápido. Não sei se, caso ficasse mais alguns dias, isto iria estabilizar. Mas como o Monterrey ainda recebia atualização, acabei voltando.

Estas versões do MacOS não suportadas drenam mesmo a bateria assim?

Postado
57 minutos atrás, dellmed disse:

Eu instalei o Sonoma ano passado, mas logo voltei ao Monterrey por causa da bateria, que era sugada muito rápido. Não sei se, caso ficasse mais alguns dias, isto iria estabilizar. Mas como o Monterrey ainda recebia atualização, acabei voltando.

Estas versões do MacOS não suportadas drenam mesmo a bateria assim?

MacOs são desenvolvidos para Macs mais recentes, com hardwares mais novos! Então, colocar o sistema que não é compatível com um Mac, sempre vai ter “sacrifícios”! O sistema é mais pesado e exige mais de hardware, vai acabar sugando um pouco mais de bateria!

Postado
4 horas atrás, palhano disse:

MacOs são desenvolvidos para Macs mais recentes, com hardwares mais novos! Então, colocar o sistema que não é compatível com um Mac, sempre vai ter “sacrifícios”! O sistema é mais pesado e exige mais de hardware, vai acabar sugando um pouco mais de bateria!

Isso mesmo - vou manter o Monterrey aqui até quando puder, deixar o Safari de lado e mais pra frente, colocar o Ventura. Em 2 anos, daí pegar um Air com M3 pelo menos.

Postado

Aqui fiz um hackintosh, numa máquina até razoável (Lg gram i5 10gen, 16gb ram, ssd), e depois do update pro sequoia, tudo ficou extremamente lento e bugado, coisa que não ocorria no Sonoma. Já vi pessoas que foram pro Sequoia usando mac m1 e reclamaram muito. Eu nem tentaria ele. Ficaria no máximo no Sonoma.

Postado
Em 31/12/2024 at 07:38, Alessandro Maia disse:

Aqui fiz um hackintosh, numa máquina até razoável (Lg gram i5 10gen, 16gb ram, ssd), e depois do update pro sequoia, tudo ficou extremamente lento e bugado, coisa que não ocorria no Sonoma. Já vi pessoas que foram pro Sequoia usando mac m1 e reclamaram muito. Eu nem tentaria ele. Ficaria no máximo no Sonoma.

Sequoia bugando no M1? Rapaz...

Postado

Boa tarde.

Bom eu tenho no parque desde o Sierra (10.12) até o Sequoia (isso em maquinas com médias de + de 10 anos) então se não for para uso de versões de apps atuais, elas atendem bem (VM, Internet, Streaming, Jogos, Remote) mas também estão com SSD + 8/16GB.

WK

Postado

Eu sou contra usar software desatualizado, uma vez que as brechas de segurança descobertas não serão mais corrigidas. A não ser que seja alguma coisa muitíssimo grave que force a Apple a corrigir. Já aconteceu no passado, mas dá pra contar nos dedos da mão esquerda do molusco e ainda sobram dedos.

Eu faço uma provocação: porque não migrar para o Linux nessa máquina? Ela é fantástica para rodar o Linux Mint por exemplo. Tem uma versão dele com interface super leve, o XFCE. A máquina vai voar e o sistema operacional será fantástico.

Você pode deixar em dual boot para acessar o macOS quando precisar rodar alguma aplicação exclusiva, mas no dia-a-dia o Linux iria transformar a sua máquina em um avião e você ainda teria a vantagem de continuar usando software atualizado e seguro.

Postado

Uma opção é usar Ventura, o suporte só termina meados de setembro desse ano, e o Safari está recendo atualização. É ele que uso aqui no meu MacBook Pro 2017.

Caso deseja subir mais a versão do sistema recomendo Sonoma que já recebeu bons updates e está maduro. Sequoia não recomendo jamais ainda mais se o Mac foi de produção. 

25 minutos atrás, Alan Leitão disse:

Eu sou contra usar software desatualizado, uma vez que as brechas de segurança descobertas não serão mais corrigidas. A não ser que seja alguma coisa muitíssimo grave que force a Apple a corrigir. Já aconteceu no passado, mas dá pra contar nos dedos da mão esquerda do molusco e ainda sobram dedos.

Eu faço uma provocação: porque não migrar para o Linux nessa máquina? Ela é fantástica para rodar o Linux Mint por exemplo. Tem uma versão dele com interface super leve, o XFCE. A máquina vai voar e o sistema operacional será fantástico.

Você pode deixar em dual boot para acessar o macOS quando precisar rodar alguma aplicação exclusiva, mas no dia-a-dia o Linux iria transformar a sua máquina em um avião e você ainda teria a vantagem de continuar usando software atualizado e seguro.

É uma opção, mais usar Linux como principal eu pelo menos não curto. Sou mais recorrer ao OCLP. Qualquer sistema fora do macOS só uso por virtual machine com Parallels desktop.

Postado
Em 30/12/2024 at 09:58, palhano disse:

Algumas vezes é apenas porque a Apple não quer, exemplo: macOS Mojave em hardwares 2009/2010, macOS Big Sur em hardware 2012, macOS Ventura em hardware 2015-2017, em todos os casos , funcionam perfeitamente, em alguns modelos como o Air 2012 da assinatura, o Big Sur só não funcionava o Airport (substituindo a placa por uma de um modelo mais novo, de um Air 2013-2017, passa a funcionar 100%), o Monterey só usamos o patch-root para repor o driver de video (GPU), porque a Apple removeu ele para que o hardware ficasse ˜incompatível" de propósito. Algumas vezes é por questão de desempenho, porém na maioria das vezes 1 ou 2 versões acima, o sistema funciona muitas vezes até superior ao último suportado oficialmente, tem que ver cada caso e analisar se foi uma decisão correta da Apple remover aquele hardware ou não.

Postado
6 horas atrás, webg3brasil disse:

Algumas vezes é apenas porque a Apple não quer, exemplo: macOS Mojave em hardwares 2009/2010, macOS Big Sur em hardware 2012, macOS Ventura em hardware 2015-2017, em todos os casos , funcionam perfeitamente, em alguns modelos como o Air 2012 da assinatura, o Big Sur só não funcionava o Airport (substituindo a placa por uma de um modelo mais novo, de um Air 2013-2017, passa a funcionar 100%), o Monterey só usamos o patch-root para repor o driver de video (GPU), porque a Apple removeu ele para que o hardware ficasse ˜incompatível" de propósito. Algumas vezes é por questão de desempenho, porém na maioria das vezes 1 ou 2 versões acima, o sistema funciona muitas vezes até superior ao último suportado oficialmente, tem que ver cada caso e analisar se foi uma decisão correta da Apple remover aquele hardware ou não.

Exato, uso versôes em maquinas "não suportadas" desde a era PowerPC (tenho um iBook G4 com o Leopard e MacOS 9.2...) e digo: maquina Apple suporta muito mais do que a própria diz suportar, logicamente você não pode criticar ela se seu Mac de 10 anos atrás não instalar de forma nativa o OS mais recente, mas isto não te impede de tentar instalar e decidir se te atende ou não. Acho que irei começar a ter problemas na hora que a Apple decidir que o código do OS é "ARM-only" mas sobrevivi a troca PowerPC/Intel

WK

Postado
Em 06/01/2025 at 16:08, Alan Leitão disse:

Eu uso linux numa outra maquina (Ubuntu) - a ideia aqui é continuar apenas no MacOS, por pelo menos mais um ano e meio. 2026 eu sigo pra um M2, M3...

Em 06/01/2025 at 16:33, rafarmoreira disse:

Uma opção é usar Ventura, o suporte só termina meados de setembro desse ano, e o Safari está recendo atualização. É ele que uso aqui no meu MacBook Pro 2017.

Caso deseja subir mais a versão do sistema recomendo Sonoma que já recebeu bons updates e está maduro. Sequoia não recomendo jamais ainda mais se o Mac foi de produção. 

É uma opção, mais usar Linux como principal eu pelo menos não curto. Sou mais recorrer ao OCLP. Qualquer sistema fora do macOS só uso por virtual machine com Parallels desktop.

A ideia é essa mesmo - logo subir pro Sonoma e ficar nele até trocar de máquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...