Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar macbook pro antigo?

Posts Recomendados

Postado

fala pessoal, tudo bem?

recentemente consegui ter em mãos um macbook pro 2011 (intel i5 2.4ghz, 8 gb ram) só que estou tendo um problema:

não consigo atualizar o sistema de jeito nenhum! não consigo acessar sites na internet, nem a própria apple store, por conta do sistema operacional atual, que é um Mac OS X Lion 10.7.5 (11G63)

alguém consegue me dar uma luz como posso atualizar esse sistema? ou pelo menos ter acesso a internet nele kkkk

estava dando uma olhada aqui nos posts do forum, e vi que tem a opção de patcher do dosdude, é uma boa opção? eu só consigo fazer esse patch com um pendrive?

Postado

Com o sistema vem atualizações de firmware da placa lógica, então o mais importante é tentar instalar a versão High Sierra (10.13), que é a última versão suportada para esse aparelho por padrão Apple. Assim, a firmware da sua placa já vai está atualizada. Caso já tenha tido essa versão instalada, ai pode partir direto para um sistema fora dos padrões Apple, como um openCore, aconselharia o Monterey.

Link para baixar o High Sierra: https://support.apple.com/pt-br/102662

Link para baixar o OpenCore: https://github.com/dortania/OpenCore-Legacy-Patcher/releases

Postado
22 minutos atrás, Ricardo Carneiro disse:

também vi a opção aqui do open core patcher, em um video do gabriel de pinho, qual seria a mais viável?

Não acho o Gabriel de Pinho uma boa referência quando se trata de Mac. Ele claramente tem muito mais experiência e conhecimento com PC windows. Te recomendo FORTEMENTE o Ramon Ferreira:

https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured

O Ramon manja muito e tem vários e vários vídeos sobre instalação de Mac OS recente em macs antigos usando open core. Inclusive passo-a-passo do processo. Recomendo muito.

Sobre o teu MacBook, vc roda tranquilamente algum Mac OS mais novo, tipo Monterrei, Sonoma ou até mesmo o Sequoia. O open core legacy patcher faz milagres!! Eu acho que voce consegue inclusive fazer upgrade de ram e colocar 16GB. Com 16GB e um SSD qualquer vc tem uma excelente máquina!

Instalar o High Sierra como disse o @palhano é uma boa. Voce consegue criar fácil o pendrive no Lion (é só usar o disk utility) mas vai ser difícil baixar o high sierra já q os browsers disponíveis nao vao funcionar direito. tenta baixar o high sierra daqui: https://macinstallers.tech/#downloads

baixa em outro Mac ou num pc mesmo. é um arquivo zip. depois extrai esse zip NO MACBOOK, no lion mesmo, mas atenção: USANDO O THE UNARCHIVER. é um software que vc encontra pro Lion: https://theunarchiver.com

depois com o disk utility vc cria o pendrive com o high sierra. é só abrir o disk utility e mandar restaurar o arquivo de imagem do high sierra no pendrive. depois é dar boot pressionando option, selecionar o pendrive e instalar.

no high Sierra vc vai conseguir baixar a ferramenta do opencore e instalar um sistema mais recente (veja os videos do Ramon).  

Postado

depois de muita luta, consegui instalar o Sierra pelo link que o @palhano enviou

Também consegui umas dicas super legais com o Ramon, obrigada @marcosfisica

o antigo dono dele já tinha instalado o High Sierra antes de formatar do zero (ele deixou o os x lion pra mim de presente kk), então posso pular essa atualização e ir direto para o Monterey pelo legacy patcher?

só não entendi direito como posso fazer com a questão do pen drive 😭

Postado
2 horas atrás, Ricardo Carneiro disse:

depois de muita luta, consegui instalar o Sierra pelo link que o @palhano enviou

Também consegui umas dicas super legais com o Ramon, obrigada @marcosfisica

o antigo dono dele já tinha instalado o High Sierra antes de formatar do zero (ele deixou o os x lion pra mim de presente kk), então posso pular essa atualização e ir direto para o Monterey pelo legacy patcher?

só não entendi direito como posso fazer com a questão do pen drive 😭

Se ele já teve High Sierra alguma vez, então a firmware da placa lógica está atualizada. Pode seguir sim para uma atualização. Para atualizar esses macs antigos com MacOs fora do padrão Apple, eu gosto de usar o OpenCore, o video que citou do Gabriel de pInho é um bom passo a passo. Agora que já tem o sistema um pouco mais atualizado, vai o programa no link que deixei e segue lá o Gabriel. 

Postado

Eu atualizei um MBP mid2010 para o meu pai também. Só que fui de MOJAVE por conta da API Metal que parece não se dar muito bem com esse modelo. Foi tudo perfeito. Única coisa estranha é que o app do Whatsapp não carrega aquele QR Code para poder linkar o número dele. Fica um quadrado branco.

Postado

Li em algum video que MacBooks anteriores à 2012 não são recomendáveis à atualizar para as duas ultimas versões do MacOS, no caso Ventura ou Sequoia. Basicamente os sistemas atuais estão rodando toda a parte visual sob a API Metal, que não é compatível com MacBooks mais antigos.

Infelizmente, mesmo que você atualize para a Monterrey, os aplicativos em sim vão dropar suporte à sistemas mais antigos frente à nova onda de IA que está se erguendo. 

Vai ter que ficar refém mesmo a usar versões mais antigas também dos softwares.

Postado

turma, vindo dar algumas atualizaçoes sobre como ficou:

acabei ficando com o monterey mesmo, dei uma testada aqui e ele vai ficar pra trás em alguns aplicativos (nao roda mais o pacote office na última versao, e outras coisas)

mas achei a melhor de sistema para a minha máquina atual, vou usar pra programar um pouco e usar o navegador para o trampo, tá show de bola pra mim

se alguém tiver uma máquina similar e usar versoes mais atualizadas (ventura ou sequoia) e quiser compartilhar a experiência aqui, tamo junto!!!

Postado

Instala linux, numa máquina tão antiga o linux brilha, o macos vai ficar pesado e com muita coisa não suportada.

Eu tinha um Macbook Pro 2011 que até ano passado funcionava como servidor com Proxmox e rodava muito bem. 

Graças a prestadora de energia daqui que sempre cai ou oscila, ele queimou e tive que trocar (e acabei comprando 3 no-breaks), senão estava com ele como servidor até hoje.

• 4 semanas depois...
Postado

Obrigado por recomendar meu canal no YouTube, @marcosfisica!!

@Ricardo Carneiro Para seu MBP 2011, se você realiza essas atividades mais leves e não se importa em ter o sistema mais recente, o Monterey pode ser uma opção, é mais leve que as versões mais atuais, apesar de que não recebe mais atualizações, porém, quando é descoberta uma falha muito grave, se não me engano a Apple solta update, esses dias recebi update pro iPadOS 15, sendo que já estamos na versão 18.

Postado
3 horas atrás, ramonenghaw disse:

Obrigado por recomendar meu canal no YouTube, @marcosfisica!!

@Ricardo Carneiro Para seu MBP 2011, se você realiza essas atividades mais leves e não se importa em ter o sistema mais recente, o Monterey pode ser uma opção, é mais leve que as versões mais atuais, apesar de que não recebe mais atualizações, porém, quando é descoberta uma falha muito grave, se não me engano a Apple solta update, esses dias recebi update pro iPadOS 15, sendo que já estamos na versão 18.

@ramonenghaw aproveitando pra agradecer pelo seu canal, nele eu ja tirei várias duvidas em relação ao OpenCore... sucesso pra vc mano.

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...