Ricardo Carneiro Postado 12 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 12 de dezembro de 2024 fala pessoal, tudo bem? recentemente consegui ter em mãos um macbook pro 2011 (intel i5 2.4ghz, 8 gb ram) só que estou tendo um problema: não consigo atualizar o sistema de jeito nenhum! não consigo acessar sites na internet, nem a própria apple store, por conta do sistema operacional atual, que é um Mac OS X Lion 10.7.5 (11G63) alguém consegue me dar uma luz como posso atualizar esse sistema? ou pelo menos ter acesso a internet nele kkkk estava dando uma olhada aqui nos posts do forum, e vi que tem a opção de patcher do dosdude, é uma boa opção? eu só consigo fazer esse patch com um pendrive? Citar
Ricardo Carneiro Postado 12 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 12 de dezembro de 2024 também vi a opção aqui do open core patcher, em um video do gabriel de pinho, qual seria a mais viável? Citar
palhano Postado 12 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 12 de dezembro de 2024 Com o sistema vem atualizações de firmware da placa lógica, então o mais importante é tentar instalar a versão High Sierra (10.13), que é a última versão suportada para esse aparelho por padrão Apple. Assim, a firmware da sua placa já vai está atualizada. Caso já tenha tido essa versão instalada, ai pode partir direto para um sistema fora dos padrões Apple, como um openCore, aconselharia o Monterey. Link para baixar o High Sierra: https://support.apple.com/pt-br/102662 Link para baixar o OpenCore: https://github.com/dortania/OpenCore-Legacy-Patcher/releases Citar
marcosfisica Postado 12 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 12 de dezembro de 2024 22 minutos atrás, Ricardo Carneiro disse: também vi a opção aqui do open core patcher, em um video do gabriel de pinho, qual seria a mais viável? Não acho o Gabriel de Pinho uma boa referência quando se trata de Mac. Ele claramente tem muito mais experiência e conhecimento com PC windows. Te recomendo FORTEMENTE o Ramon Ferreira: https://www.youtube.com/@RamonFerreira/featured O Ramon manja muito e tem vários e vários vídeos sobre instalação de Mac OS recente em macs antigos usando open core. Inclusive passo-a-passo do processo. Recomendo muito. Sobre o teu MacBook, vc roda tranquilamente algum Mac OS mais novo, tipo Monterrei, Sonoma ou até mesmo o Sequoia. O open core legacy patcher faz milagres!! Eu acho que voce consegue inclusive fazer upgrade de ram e colocar 16GB. Com 16GB e um SSD qualquer vc tem uma excelente máquina! Instalar o High Sierra como disse o @palhano é uma boa. Voce consegue criar fácil o pendrive no Lion (é só usar o disk utility) mas vai ser difícil baixar o high sierra já q os browsers disponíveis nao vao funcionar direito. tenta baixar o high sierra daqui: https://macinstallers.tech/#downloads baixa em outro Mac ou num pc mesmo. é um arquivo zip. depois extrai esse zip NO MACBOOK, no lion mesmo, mas atenção: USANDO O THE UNARCHIVER. é um software que vc encontra pro Lion: https://theunarchiver.com depois com o disk utility vc cria o pendrive com o high sierra. é só abrir o disk utility e mandar restaurar o arquivo de imagem do high sierra no pendrive. depois é dar boot pressionando option, selecionar o pendrive e instalar. no high Sierra vc vai conseguir baixar a ferramenta do opencore e instalar um sistema mais recente (veja os videos do Ramon). Citar
Ricardo Carneiro Postado 13 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 13 de dezembro de 2024 depois de muita luta, consegui instalar o Sierra pelo link que o @palhano enviou Também consegui umas dicas super legais com o Ramon, obrigada @marcosfisica o antigo dono dele já tinha instalado o High Sierra antes de formatar do zero (ele deixou o os x lion pra mim de presente kk), então posso pular essa atualização e ir direto para o Monterey pelo legacy patcher? só não entendi direito como posso fazer com a questão do pen drive 😭 Citar
palhano Postado 13 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 13 de dezembro de 2024 2 horas atrás, Ricardo Carneiro disse: depois de muita luta, consegui instalar o Sierra pelo link que o @palhano enviou Também consegui umas dicas super legais com o Ramon, obrigada @marcosfisica o antigo dono dele já tinha instalado o High Sierra antes de formatar do zero (ele deixou o os x lion pra mim de presente kk), então posso pular essa atualização e ir direto para o Monterey pelo legacy patcher? só não entendi direito como posso fazer com a questão do pen drive 😭 Se ele já teve High Sierra alguma vez, então a firmware da placa lógica está atualizada. Pode seguir sim para uma atualização. Para atualizar esses macs antigos com MacOs fora do padrão Apple, eu gosto de usar o OpenCore, o video que citou do Gabriel de pInho é um bom passo a passo. Agora que já tem o sistema um pouco mais atualizado, vai o programa no link que deixei e segue lá o Gabriel. Citar
Ricardo Carneiro Postado 14 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 14 de dezembro de 2024 o sistema ideal seria o Monterey? vou usar eles pra atividades """simples""" tipo o canva no navegador, excel... Citar
palhano Postado 14 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 14 de dezembro de 2024 Eu aconselho Monterey! Das últimas versões lançadas, é a mais leve! Depois veio Ventura e já mudou bastante! Citar
MNardelli Postado 14 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 14 de dezembro de 2024 Eu atualizei um MBP mid2010 para o meu pai também. Só que fui de MOJAVE por conta da API Metal que parece não se dar muito bem com esse modelo. Foi tudo perfeito. Única coisa estranha é que o app do Whatsapp não carrega aquele QR Code para poder linkar o número dele. Fica um quadrado branco. Citar
Mr_Phillip Postado 16 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 16 de dezembro de 2024 Li em algum video que MacBooks anteriores à 2012 não são recomendáveis à atualizar para as duas ultimas versões do MacOS, no caso Ventura ou Sequoia. Basicamente os sistemas atuais estão rodando toda a parte visual sob a API Metal, que não é compatível com MacBooks mais antigos. Infelizmente, mesmo que você atualize para a Monterrey, os aplicativos em sim vão dropar suporte à sistemas mais antigos frente à nova onda de IA que está se erguendo. Vai ter que ficar refém mesmo a usar versões mais antigas também dos softwares. palhano 1 Citar
Ricardo Carneiro Postado 16 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 16 de dezembro de 2024 turma, vindo dar algumas atualizaçoes sobre como ficou: acabei ficando com o monterey mesmo, dei uma testada aqui e ele vai ficar pra trás em alguns aplicativos (nao roda mais o pacote office na última versao, e outras coisas) mas achei a melhor de sistema para a minha máquina atual, vou usar pra programar um pouco e usar o navegador para o trampo, tá show de bola pra mim se alguém tiver uma máquina similar e usar versoes mais atualizadas (ventura ou sequoia) e quiser compartilhar a experiência aqui, tamo junto!!! palhano 1 Citar
marcelo.juliani Postado 18 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 18 de dezembro de 2024 Instala linux, numa máquina tão antiga o linux brilha, o macos vai ficar pesado e com muita coisa não suportada. Eu tinha um Macbook Pro 2011 que até ano passado funcionava como servidor com Proxmox e rodava muito bem. Graças a prestadora de energia daqui que sempre cai ou oscila, ele queimou e tive que trocar (e acabei comprando 3 no-breaks), senão estava com ele como servidor até hoje. Citar
ramonenghaw Postado 15 de janeiro Denunciar Postado 15 de janeiro Obrigado por recomendar meu canal no YouTube, @marcosfisica!! @Ricardo Carneiro Para seu MBP 2011, se você realiza essas atividades mais leves e não se importa em ter o sistema mais recente, o Monterey pode ser uma opção, é mais leve que as versões mais atuais, apesar de que não recebe mais atualizações, porém, quando é descoberta uma falha muito grave, se não me engano a Apple solta update, esses dias recebi update pro iPadOS 15, sendo que já estamos na versão 18. Carlos Siqueira Junior e marcosfisica 2 Citar
Carlos Siqueira Junior Postado 15 de janeiro Denunciar Postado 15 de janeiro 3 horas atrás, ramonenghaw disse: Obrigado por recomendar meu canal no YouTube, @marcosfisica!! @Ricardo Carneiro Para seu MBP 2011, se você realiza essas atividades mais leves e não se importa em ter o sistema mais recente, o Monterey pode ser uma opção, é mais leve que as versões mais atuais, apesar de que não recebe mais atualizações, porém, quando é descoberta uma falha muito grave, se não me engano a Apple solta update, esses dias recebi update pro iPadOS 15, sendo que já estamos na versão 18. @ramonenghaw aproveitando pra agradecer pelo seu canal, nele eu ja tirei várias duvidas em relação ao OpenCore... sucesso pra vc mano. ramonenghaw 1 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.