Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá, gente. tudo bem?

Apareci aqui para começar a contar sobre o meu novo projeto, um iMac 27’ late 2013.

comprei ele intacto na OLX por 1200, sem danos profundos, sem tela arranhada ou riscada, só com alguns riscos no alumínio mas nada demais. ele também veio com a caixa original e o magic mouse/magic keyboard originais. i5-4670 e 24gb de RAM. O único problema dele é o fusion drive, que aparentemente corrompeu e está ruim, ou seja, precisarei puxar a tela e colocar um SSD. já tentei de tudo, mas, infelizmente o catalina não permite que eu desabilite o fsck ou repare o disco sem antes acessar o terminal de recovery, o que não é possível por conta do drive corrompido. o imac é muito bonito e enorme. nunca tinha visto um desses, quiçá tocado. Estou muito animado para poder compartilhar essa jornada com vocês.

Segue a foto da bagunça que criei por conta de não fazer a mínima ideia do tamanho do iMac:

image.jpeg

Postado

linda maquina @arthursarmento! essa telona de 27" é o que há!! 😍

não entendi qual é o problema. o fusion drive está ruim e voce vai trocar por um ssd - até aí ok, mesmo se não tivesse problema com o fusion drive ia te recomendar pra fazer a troca de qualquer jeito. até hoje só ouvi coisas ruins sobre esses fusion drives.

voce tem um MacBook ali do lado. cria um pendrive de boot do MacOS no MacBook e depois usa pra dar boot no iMac e instalar o sistema no ssd novo. 🤷‍♂️

o grande desafio aí acho que é abrir esse iMac, já que a tela é colada no case de alumínio. compra o kit com as ferramentas e o adesivo novo. tem no ML e acho que é relativamente barato. 

vai atualizando o post aqui com as novidades.

abraço.

Postado (editado)
7 horas atrás, marcosfisica disse:

voce tem um MacBook ali do lado. cria um pendrive de boot do MacOS no MacBook e depois usa pra dar boot no iMac e instalar o sistema no ssd novo. 🤷‍♂️

vou fazer isso assim que o SSD chegar. (lembrei que já está feito hahaah

7 horas atrás, marcosfisica disse:

o grande desafio aí acho que é abrir esse iMac, já que a tela é colada no case de alumínio. compra o kit com as ferramentas e o adesivo novo. tem no ML e acho que é relativamente barato

meu amigo por acaso conserta imacs na faculdade estácio, ou seja, ele sabe como puxar e entende como funciona.

esse imac deixou o grupo dos meus amigos em polvorosa. criamos um evento social só pra o pessoal ver a desmontagem e a instalação do macOS. 

comprei as ferramentas e chegaram hoje. saiu tudo por 89.90

Editado por arthursarmento
Postado
Em 05/12/2024 at 16:33, arthursarmento disse:

vou fazer isso assim que o SSD chegar. (lembrei que já está feito hahaah

meu amigo por acaso conserta imacs na faculdade estácio, ou seja, ele sabe como puxar e entende como funciona.

esse imac deixou o grupo dos meus amigos em polvorosa. criamos um evento social só pra o pessoal ver a desmontagem e a instalação do macOS. 

comprei as ferramentas e chegaram hoje. saiu tudo por 89.90

Parabéns Arthur pela aquisição, tremendo achado! Poderia me enviar o link deste kit (ferramenta e adesivos) para colar a tela?

Postado (editado)
22 horas atrás, arthursarmento disse:

ele não dá boot no macOS...

Sim, mas estou falando sobre o que precisa fazer depois que trocar a unidade com defeito. Chegou a tentar o Boot de instalação via Internet?

Editado por joel.cachioli
Postado

Trago updates:

Após ficar martelando por algum tempo, quebrar a cabeça etc e tal, consegui finalmente dar boot no MacOS via opencore, e o resultado foi muito triste. o iMac está com a gpu morta. ainda estou decidindo o que fazer, mas, aparentemente não dá pra fazer muita coisa além de fazer o BGA ou colocar no forno. Aceito dicas e sugestões 

6 horas atrás, Deny Cesar disse:

Parabéns Arthur pela aquisição, tremendo achado! Poderia me enviar o link deste kit (ferramenta e adesivos) para colar a tela?

oi, deny. o adesivo não é muito bom, mas, se colar direito ele funciona. o link é esse

Postado
2 horas atrás, arthursarmento disse:

Trago updates:

Após ficar martelando por algum tempo, quebrar a cabeça etc e tal, consegui finalmente dar boot no MacOS via opencore, e o resultado foi muito triste. o iMac está com a gpu morta. ainda estou decidindo o que fazer, mas, aparentemente não dá pra fazer muita coisa além de fazer o BGA ou colocar no forno. Aceito dicas e sugestões 

oi, deny. o adesivo não é muito bom, mas, se colar direito ele funciona. o link é esse

minha sugestão é transformar em um monitor: https://marcosfelisberto.com/2024/05/04/diy-transformando-2-imac-em-2-monitores-externos/

Postado
3 horas atrás, arthursarmento disse:

Trago updates:

Obrigado!

Postado
14 horas atrás, arthursarmento disse:

Trago updates:

É GPU dedicada? Tem um script que vc roda pra desabilitar ela e rodar na integrada do processador. Vi um pessoal fazendo isso naquele macbook de 17" q era cronico o BO com a GPU

Postado
7 horas atrás, LeBaldi disse:

É GPU dedicada? Tem um script que vc roda pra desabilitar ela e rodar na integrada do processador. Vi um pessoal fazendo isso naquele macbook de 17" q era cronico o BO com a GPU

é sim, mas, aparentemente só funciona com gpus AMD. se não ele não funciona creio eu

• 4 semanas depois...
Postado

Feliz ano novo!

Iremos a atualização de um mês: o imac agora funciona, só em safe mode mas funciona. 

Instalei o macos ventura via OCLP, fiz o patch todo certinho, mas, não conseguia dar boot de jeito nenhum. o sistema ficava preso num eterno carregamento junto da logo da apple, estava tentando de tudo, e decidi tentar entrar em safe mode. o iMac caiu na tela de configurações e agora está semi usável. consigo fazer tudo menos as tarefas que requerem aceleração gráfica real. o imac fica com muito lag e com glitches gráficos, mas, aguenta bem ser meu computador basicão. isso vai ser só temporário, não pretendo que isso seja para sempre

Postado
7 horas atrás, arthursarmento disse:

Feliz ano novo!

Iremos a atualização de um mês: o imac agora funciona, só em safe mode mas funciona. 

Instalei o macos ventura via OCLP, fiz o patch todo certinho, mas, não conseguia dar boot de jeito nenhum. o sistema ficava preso num eterno carregamento junto da logo da apple, estava tentando de tudo, e decidi tentar entrar em safe mode. o iMac caiu na tela de configurações e agora está semi usável. consigo fazer tudo menos as tarefas que requerem aceleração gráfica real. o imac fica com muito lag e com glitches gráficos, mas, aguenta bem ser meu computador basicão. isso vai ser só temporário, não pretendo que isso seja para sempre

ué, mas a GPU não tava morta? pensei que não dava mais imagem ou que ficava com aquelas listras coloridas na tela.

mas que bom. pelo jeito então a GPU não está bem morta. WalkingDead GPU? rsrsrs

as vezes a GPU começa a falhar só depois de um tempo ligada, quando já tá quente e tal. deixa ele ligado um tempo até aquecer pra ver se não volta a falhar a GPU. 

esses problemas e lentidão gráfica se resolvem com o patch que se faz DEPOIS de instalado o sistema via opencore. mas não sei se é o teu caso, já que voce disse que já instalou tudo. deve ser por estar em safe Mode.

mas que bom que está funcionando então!

abraço e feliz ano novo!

Postado
Em 05/01/2025 at 09:22, marcosfisica disse:

ué, mas a GPU não tava morta? pensei que não dava mais imagem ou que ficava com aquelas listras coloridas na tela

ela está, entretanto, o safe mode efica sem aceleração gráfica (sem colocar ela como parte essencial no processo de boot.

WalkingDead GPU

acho que é walkingDead iMac, tendo em vista que ele só funciona através de uma imensa gambiarra (do jeitinho que eu gosto)

esses problemas e lentidão gráfica se resolvem com o patch que se faz DEPOIS de instalado o sistema via opencore. mas não sei se é o teu caso, já que voce disse que já instalou tudo. deve ser por estar em safe Mode.

sim! ele está em safe mode e por padrão nao aciona os kexts, o que impede o pc de crashar...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...