Conta CPD Postado 3 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 3 de dezembro de 2024 Ganhei um macbook pro 2009 se bateria, comprei uma fonte para utilizar ele mas ele nao liga no modo convencional. Ele só liga se eu pressionar o botão de ligar, conectar o magsafe e depois de 5 segundos eu parar de pressionar e clicar para ligar novamente, ai ele liga normal, porém com a ventoinha rodando em alta rotação. Alguém sabe o que pode ser? isso e por conta da falta da bateria? Estou pensando em desmonta-lo para trocar sua pasta termica e utilizar limpa contato em alguns pontos da placa. Citar
palhano Postado 3 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 3 de dezembro de 2024 Toda essa sequencia que vc faz para liga-lo é um procedimento muita gente chama de "desvio de SMC". Se ele só liga fazendo isso, provavelmente vc tem um problema eletrônico na placa lógica. Todo Mac deve ligar normalmente apenas com um toque no power, mesmo sem bateria. O que pode acontecer é demorar um pouco mais para ligar quando está sem bateria, mas tem que ligar com apenas um toque no power. alvaro81886 e marcosfisica 1 1 Citar
Conta CPD Postado 3 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 3 de dezembro de 2024 3 horas atrás, palhano disse: Toda essa sequencia que vc faz para liga-lo é um procedimento muita gente chama de "desvio de SMC". Se ele só liga fazendo isso, provavelmente vc tem um problema eletrônico na placa lógica. Todo Mac deve ligar normalmente apenas com um toque no power, mesmo sem bateria. O que pode acontecer é demorar um pouco mais para ligar quando está sem bateria, mas tem que ligar com apenas um toque no power. Hoje a noite farei a desmontagem dele, será que pode ser algum problema relacionado a sujeira em sua placa ou algum cabo solto? Na primeira vez que peguei ele, ele ligo normalmente agora começou a apresentar isso.. tanto que conectei o magsafe e ficou verde, agora ele fica apagado apenas... uma limpeza com limpa contato e uma remontagem detalhada será que poderia resolver? Citar
palhano Postado 3 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 3 de dezembro de 2024 Acho muito difícil, mas vale o teste. Já tentou um reset de SMC? https://support.apple.com/pt-br/102539 Citar
Conta CPD Postado 3 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 3 de dezembro de 2024 22 minutos atrás, palhano disse: Acho muito difícil, mas vale o teste. Já tentou um reset de SMC? https://support.apple.com/pt-br/102539 Então, quando realizo o reset do SMC com o notebook conectado ao magsafe por conta de não possuir bateria, após eu realizar o reset ele não liga.. Quando eu faço o "desvico de SMC" igual voce falou, ele funciona nromal mesmo eu desligando ele e ligando novamente, a unica coisa que não posso fazer e tirar da tomada, pq se nao tenho que fazer o procedimento do desvio novamentre, e quando faço o desvio e realizo o reset do SMC ele não liga dps Citar
Conta CPD Postado 5 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 Em 03/12/2024 at 17:33, palhano disse: Acho muito difícil, mas vale o teste. Já tentou um reset de SMC? https://support.apple.com/pt-br/102539 Fiz a desmontagem da placa, e fiz a limpeza com limpa contato e trocado a pasta termica, para minha infelicidade não resolveu o problema, continua ligando apenas fazendo o "desvio de SMC". Uma pergunta, antes ele ligava e quando eu colocava o magsafe ficava verde, depois que fiz o reset do SMC parou de ligar no modo convencional e tambem parou de acender o MagSafe e o teclado retroiluminado, será que se eu comprar uma bateria fazer a instalação deixar carregar ela e fazer o reset resolveria? Citar
palhano Postado 5 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 9 minutos atrás, Conta CPD disse: Fiz a desmontagem da placa, e fiz a limpeza com limpa contato e trocado a pasta termica, para minha infelicidade não resolveu o problema, continua ligando apenas fazendo o "desvio de SMC". Uma pergunta, antes ele ligava e quando eu colocava o magsafe ficava verde, depois que fiz o reset do SMC parou de ligar no modo convencional e tambem parou de acender o MagSafe e o teclado retroiluminado, será que se eu comprar uma bateria fazer a instalação deixar carregar ela e fazer o reset resolveria? Todo as características levam a ser um problema de eletrônica na placa lógica. A luz do carregador tem que acender e o Mac ligar normalmente, independente de bateria. O carregador é original? Se for MacBook Pro de 15, ele precisa do carregador de 85w. Citar
marcosfisica Postado 5 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 Em 03/12/2024 at 12:05, Conta CPD disse: comprei uma fonte para utilizar essa fonte que voce comprou é um carregador original? voce tem certeza que ele funciona? tem como testar em outro Mac? dá uma olhada com atenção no circuito de carregamento, na logicboard que vem acoplada ao conector magsafe. verifica se tá entrando e saindo tensão corretamente, se tá chegando as tensões corretas na logicboard do MacBook. mas eu acho que como o @palhano falou, tudo indica que essa logicboard tá com algum problema. vc pode tentar conseguir o schematics dela e dar uma olhada. um teste meio "tosco" mas que é simples de fazer e pode te dar alguma indicação de onde tá o problema: conecta o carregador e deixa ele conectado um tempo (5-10 min), mesmo sem ligar. depois desconecta ele e vai tocando com a mão na placa pra ver se alguma região ou algum componente específico está "quente". é um indicativo de algum curto naquela região. Citar
Conta CPD Postado 5 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 36 minutos atrás, palhano disse: Todo as características levam a ser um problema de eletrônica na placa lógica. A luz do carregador tem que acender e o Mac ligar normalmente, independente de bateria. O carregador é original? Se for MacBook Pro de 15, ele precisa do carregador de 85w. O carregador não e original, acabei de pegar um original emprestado e irei testar a noite... mas na primeira vez que testei o macbook com este carregador pararelo ele acendeu a luz de verde e ligou.. vamos ver se com o original ele faz isso também Citar
palhano Postado 5 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 14 minutos atrás, Conta CPD disse: O carregador não e original, acabei de pegar um original emprestado e irei testar a noite... mas na primeira vez que testei o macbook com este carregador pararelo ele acendeu a luz de verde e ligou.. vamos ver se com o original ele faz isso também Lembrando que, se for o MacBook de 15 polegadas, o carregador além de original precisa ser de 85w. Se ele for de 13 polegadas, pode ser o 85w ou 60w. Se for um de 45w, o Mac sem bateria não vai nem ligar. Citar
Conta CPD Postado 5 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 6 minutos atrás, palhano disse: Lembrando que, se for o MacBook de 15 polegadas, o carregador além de original precisa ser de 85w. Se ele for de 13 polegadas, pode ser o 85w ou 60w. Se for um de 45w, o Mac sem bateria não vai nem ligar. O meu e de 15 polegadas, mas irei checar se ele e de 85w, acredito que seja por conta dele ligar quando faço o "desvio de SMC" porém irei testar com um original hoje também, tomada que de certo amém!! Caso não, vou ver se acho schematics e checar as voltagens.. mas acho tudo muito estranho por conta dps que eu fiz o reset do SMC começou esses problemas Citar
marcosfisica Postado 5 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 aqui tem um cara com o mesmo problema em um 2011 e disse que resolveu trocando a bateria: https://discussions.apple.com/thread/254158366?sortBy=rank eu continuo achando que ele deveria ligar mesmo sem bateria. porém, já vi coisas bizarras acontecendo por causa de baterias ruins. Mac são bem chatos com bateria e memória. aliás esse é outro teste que pode fazer. tira as memórias e vê se ele liga. deve fazer os 3 beeps. depois recoloca os pentes e testa novamente. tira fora a bateria ruim (tira mesmo, desconecta e remove do notebook). Citar
Conta CPD Postado 5 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 5 de dezembro de 2024 (editado) 7 horas atrás, palhano disse: Lembrando que, se for o MacBook de 15 polegadas, o carregador além de original precisa ser de 85w. Se ele for de 13 polegadas, pode ser o 85w ou 60w. Se for um de 45w, o Mac sem bateria não vai nem ligar. plalhano so quero te agradecer! testei com uma fonte original apple de 85w e funcionou na hora! apenas coloquei e botei pra ligar e foi! a minha pararela que comprei e de 60w e provavel que seja por isso os problemas igual voce falou... muito obrigado!! porém percebi que o magsafe continua apagado, isso e normal? Editado 5 de dezembro de 2024 por Conta CPD Citar
palhano Postado 6 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 6 de dezembro de 2024 2 horas atrás, Conta CPD disse: plalhano so quero te agradecer! testei com uma fonte original apple de 85w e funcionou na hora! apenas coloquei e botei pra ligar e foi! a minha pararela que comprei e de 60w e provavel que seja por isso os problemas igual voce falou... muito obrigado!! porém percebi que o magsafe continua apagado, isso e normal? O Led tem que ficar ligado sempre! Vc pode ter dois problemas: - o DC de carga (onde o conector MagSafe vai), pega uma escova de dente velha, joga álcool isopropílico e dá uma boa esfrega nela! Vê se todos os 5 pininhos dourados estão íntegros. Isso muitas vezes resolve! - ou ainda sim, um problema na placa! Pq falo isso: sem o led, mesmo ele ligando pode ser que ao colocar uma bateria, ele não vá carregar-la! sobre o carregador paralelo, eu nunca aconselho o uso! Não existe carregador paralelo bom, nenhum deles possui a parte “inteligente” e segura do original! uma fonte de 60w pode até funcionar, se tivesse uma bateria com um pouco de carga! Mas o Mac de 15, sem bateria ou até mesmo com bateria, mas descarregada, o carregador de 60w não tem potência para dar o start! marcosfisica 1 Citar
LeBaldi Postado 6 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 6 de dezembro de 2024 Só tbm fica de olho pq eu quando abri um 2008 aqui pra dar uma limpa, acabei esmagando um dos fios do conector do magsafe que vai na placa... e simplesmente esse fio maldito não deixava ligar por nada, nem mesmo com a bateria nova! Tanto que foram muitas horas de noite ai até descobrir que esse fio tinha sido esmagado e quebrou por dentro, eu até ia comprar um usadinho mas decidi cortar, descascar e emendar (num fio de sei lá, menos de meio mm? hahaha)... dai fiz isso e ele ligou. Então em Macs tudo é possivel viu! hahaha O meu aqui alias eu fiz uma limpeza nos conectores com uma escovinha de aço que eu tenho aqui, ele dava varios mal contatos, dai foi limpar as bolinhas do magsafe até elas sairem de preto pra um bronze polido, que encostou pegou! palhano 1 Citar
Conta CPD Postado 9 de dezembro de 2024 Autor Denunciar Postado 9 de dezembro de 2024 Em 05/12/2024 at 21:23, palhano disse: O Led tem que ficar ligado sempre! Vc pode ter dois problemas: - o DC de carga (onde o conector MagSafe vai), pega uma escova de dente velha, joga álcool isopropílico e dá uma boa esfrega nela! Vê se todos os 5 pininhos dourados estão íntegros. Isso muitas vezes resolve! - ou ainda sim, um problema na placa! Pq falo isso: sem o led, mesmo ele ligando pode ser que ao colocar uma bateria, ele não vá carregar-la! sobre o carregador paralelo, eu nunca aconselho o uso! Não existe carregador paralelo bom, nenhum deles possui a parte “inteligente” e segura do original! uma fonte de 60w pode até funcionar, se tivesse uma bateria com um pouco de carga! Mas o Mac de 15, sem bateria ou até mesmo com bateria, mas descarregada, o carregador de 60w não tem potência para dar o start! Palhano, eu novamente.. gostaria de tirar mais duas dúvidas e definitivas... estou utilizando um carregador da apple original de 85 wats que ganhei, percebi que ele acende o LED porém bem fraco, acredito que seja o LED do carregador que esteja desgastado e não tenha nada ver relacionado o notebook acredito... ou não? segue foto e video: Outra duvidas, as vezes ele liga pelo carregador e as vezes não, isso seria também um problema de SMC na placa logica? pergunto pq as vezes ele liga normal... Vídeo do WhatsApp de 2024-12-09 à(s) 20.39.15_852a6237.mp4 Citar
palhano Postado 10 de dezembro de 2024 Denunciar Postado 10 de dezembro de 2024 2 horas atrás, Conta CPD disse: Palhano, eu novamente.. gostaria de tirar mais duas dúvidas e definitivas... estou utilizando um carregador da apple original de 85 wats que ganhei, percebi que ele acende o LED porém bem fraco, acredito que seja o LED do carregador que esteja desgastado e não tenha nada ver relacionado o notebook acredito... ou não? segue foto e video: Outra duvidas, as vezes ele liga pelo carregador e as vezes não, isso seria também um problema de SMC na placa logica? pergunto pq as vezes ele liga normal... Vídeo do WhatsApp de 2024-12-09 à(s) 20.39.15_852a6237.mp4 Entao, ambos as questões são típicos de problemas na placa lógica, o LED fraco e não ligar as vezes! todos os problemas que citou até agora, são característicos de falha na placa lógica! Ele ligar e funcionar às vezes, não descarta esse problema! O chip do smc quando começa a apresentar problemas ou componentes eletrônicos da linha do smc ruins, é bem comum essa intermitência no funcionamento! Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.