Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Time Capsule dando interferência!


Posts Recomendados

Olá Amigos!!

Abro mais um tópico pra falar sobre o Time Capsule. E dessa vez eu estou muito impressionado com o problema!

Ele criar uma baita interferência no telefone sem-fio !! e estou dizendo isso baseado em 2 lugares que tem o aparelho!

Será possível um coisa dessas? Estou procurando algum forum em Inglês que diga algo a respeito.

Abraços!

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Olá Amigos!!

Abro mais um tópico pra falar sobre o Time Capsule. E dessa vez eu estou muito impressionado com o problema!

Ele criar uma baita interferência no telefone sem-fio !! e estou dizendo isso baseado em 2 lugares que tem o aparelho!

Será possível um coisa dessas? Estou procurando algum forum em Inglês que diga algo a respeito.

Abraços!

Pedro.

É justamente o contrário: a culpa é do telefone sem fio.

Dá pra trocar o canal da base Airport Extreme, o que me faz crer que seja possível tb no Time Capsule. É só dar uma fuçada no Airport Utility.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diversos equipamentos irão iradiar na mesma faixa de frequencia (banda ISM - Industrial, Scientifc And Medical) que seu Time Capsule utiliza, por ser uma banda de uso livre. Des de telefones sem fio até bronzina de fusca geram armonicos nessa banda. (nao eh brincadeira quanto a brozina, qq dia envio uma foto do meu spectroscopio hehehehe).

Entao, tente achar um canal que esteja o menos ruidoso possivel. Tente primeiro os canais, 1, 6 e 11. Estes sao os unicos canais que nao sao sobrepostos pela irradiação lateral de nenhuma outra portadora dos outros canais.

Outra dica algum software de spectroscopia pode lhe ajudar achar o canal mais interferido, usando sua propria placa wireless. Como NetStumbler (windows) ou iStumbler (mac)

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Time Capsule trabalha nas seguintes freqüências:

usando o padrão "b/g" => 2,4 GHz

usando o padrão "a" => 5,8 GHz

usando o padrão "n" => 2,4 e 5,8 GHz

Freqüências que os telefones sem fio usam:

49 MHz (usada a muito, muito, muito tempo atrás, peça de museu)

490 MHz (usada a muito tempo atrás, também peça de museu)

900 Mhz (ainda usada hoje em dia nos telefones de baixo custo - normalmente até R$ 100)

2,4 GHz (é o mais comum hoje - tem versões com transmissão analógica e digital)

1,9 GHz (padrão DECT bastante difundido na Europa. Transmissão digital e na minha humilde opinião são os melhores aparelhos do mercado. São mais caros que os 2.4GHz)

5,8 GHz (usado nos EUA - padrão mais recente)

Olhando os dados acima, percebe-se que qualquer roteador de rede sem fio (não apenas o Time Capsule) vai interferir e ser interferido pelos telefones de 2,4GHz (principalmente) e também 5,8 GHz. Não é culpa de nenhum dos dois!!!

Também acabei de comprar o Time Capsule (chegou hoje ainda nem tirei da caixa ) e, sabendo que iria colcoar uma rede sem fio em casa, comprei um telefone sem fio padrão DECT (operando a 1,9 GHz) para não ter problemas de interferência...

No caso de alguém estiver interessado, recomendo (na freqüência de 1,9 GHz) o Intelbras D30 ou D85

Espero ter ajudado,

abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc 1.9GHz foi uma boa escolha.

Alem de da frequencia 1.9 ser menor que 2.4, e maior que 900MHz (pois esta banda e as inferiores sofrem interferencias DIVERSASsssss)

Porem, mesmo que voce tenha um telefone de 2.4 eh possivel equalizar os canais de modo que telefone e roteador convivam em paz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu telefone é um panasonic 2.4 - Troquei o canal do TC pro 11 e melhorou bastante!

Valeu galera, esse tópico foi uma verdadeira aula!!

Abraços e obrigado!

Pedro.

Normalmente o canal 11 resolve esse tipo de interferencia mesmo.

Mais é sempre bom manter o telefone e seu roteador wifi, o mais distante um do outro possivel.

Pois o seu telefone utiliza modulação FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum) e seu roteador utiliza DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), desta maneira o roteador espalha sua comunicação apenas nos 22MHz pertecentes ao canal de operação selecionado, já o telefone efetua saltos de frequencia continuos por toda a banda disponivel (no caso por volta de 83MHz) podento entao acidentalmente atingir em algum momento uma frequencia pertencente ao canal 11 por exemplo.

Entao se os dois estiverem distantes um do outro, a chance de um possivel "hit" do telefone no canal 11 do roteador derrubar a sua conexão é menor, provavelmente se isso ocorrer apenas diminuirá sua velocidade de conexão durante a chamada. Pois a distancia aumentará a atenuação no sinal interferente, e muitas vezes impedirá que a sua taxa de SNR vá abaixo do limiar de conexão.

P.S.: É eu tb gosto muito desse tema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando os dados acima, percebe-se que qualquer roteador de rede sem fio (não apenas o Time Capsule) vai interferir e ser interferido pelos telefones de 2,4GHz (principalmente) e também 5,8 GHz.

Discordo.

A culpa é dos fabricantes de telefone sem fio que insistem nas mesmas frequências das bases de internet sem fio. Mudar a frequência de operação de um telefone sem fio é em teoria possível, pois o aparelho em teoria só tem um receptor (uma base transmite para um único aparelho).

No caso das bases wireless, a história muda, pois elas acompanham um protocolo padronizado, que todo computador com sistema wireless tem. Mudar um sistema que é padrão é muito mais complexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao se trata de uma questao de apenas querer.

Pois essa banda não é exclusiva das bases wifi, muito pelo contrario, eh uma banda livre destinada a diversos meios de comunicação que nao necessitam de autorização para uso do meio.

Inclusive até seu micro-ondas opera nessa mesma frequencia (por outros motivos eh claro hehehehe)

Entao os fabricantes sao dependentes das bandas de uso livre, para produzirem telefones que poderao ser homologados em qualquer pais. Como por exemplo as bandas: 400MHz 900MHz 2.4GHz 5GHz.

Em geral a 400 e 900, possuem muitos ruidos e batimentos. sao usadas para comunicações analogicas, como controle de alarmes e portoes.

Outro ponto importante, as tecnicas de modulação digital utilizada nestas bandas, como FHSS, DSSS, OFDM, COFDM, QPSK, etc. Sao em geral muito robustas quanto a interferencias diversas, claro cada uma com suas caracteristicas peculiares. E o mais importante todas operam em baixas potencias.

Na verdade os equipamentos todos que compartilham essas bandas, devem ser produzido com maiores responsabilidades, visto que estao compartilhando um meio congestionadissimo. E para isso estes equipamentos deveriam possuir filtros mais seletivos, algumas vezes modulaçoes mais robustas, correto uso da canalização nestas bandas, receptores de maior sensibilidade, e portanto menos potencia seria necessario. Poreeeeeem isso custa $$$$$ e em muitos equipamentos o baixo custo é fundamental.

Então, nao espere essas belas caracteristicas construtivas no controle remoto do seu alarme (que tem por obrigação ser barato), ou no telefone sem fio made in taiVVan.

Creio que se o telefone permanecer nos moldes que conhecemos (caso ele nao seja atropelado pelo VoIP neh), sua transmissao devera se unir ao padrao 802.11 para transmissao de voz encapsulada nos pacotes da propria rede 802.11. Quem sabe em breve uma mesma base forneça, ethernet, telefonia, automação residencial, etc

E viva Maxwell !! hehehehehehe

Abraços pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eletro, concordo com o arthurmb quando ele fala em autorização para uso do meio. Os fabricantes de telefones não podem usar qualquer freqüência. Imagine eles usando freqüências de uso militar, aviação, TV, etc? Eles são obrigados a usar as chamadas freqüências livres, que não precisa pagar licença de uso para o governo (como as concessões celulares, por exemplo pagam pelo uso). E elas são compartilhadas por um montão de equipamentos, do microondas ao mouse bluetooth.

Voltando aos telefones, cada freqüência de operação tem suas vantagens. A grande variedade existe para dar opção aos consumidores.

Logo, acredito que o problema é a falta de informação dos consumidores que desconhecem as características produtos e compram equipamentos que podem interferir entre si. Isso me faz levantar a possibilidade da decisão da compra ser tomada exclusivamente em função do preço, marca, design...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Logo, acredito que o problema é a falta de informação dos consumidores que desconhecem as características produtos e compram equipamentos que podem interferir entre si. Isso me faz levantar a possibilidade da decisão da compra ser tomada exclusivamente em função do preço, marca, design...

Não poderia discordar mais. Alguém deveria comprar produto pensando em frequência que ele opera? Absurdo...

Esse tipo de coisa não interessa pra ninguém que não seja nerd de forum (geek pride ) e nem deveria interessar. Consumidor compra produto e só uma coisa realmente importa: que ele funcione direito.

A culpa é do fabricante SEMPRE. Consumidor não tem responsabilidade de saber sobre frequência de jeito maneira (salvo se o cara usar marcapasso, ehehehe!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o seu ponto de vista. Porém com base nisso não vejo solução para esse problema. Os fabricantes (de qualquer aparelho que opere nessa freqüência, não apenas telefones) não tem como avisar o consumidor de todos os demais equipamentos que trabalham em uma freqüência livre porque, por definição, qualquer um pode inventar qualquer coisa nessa freqüência e sair vendendo por aí. Os produtos Xing-Ling que nascem a todo minuto estão aí para provar isso.

Acredito que o máximo que poderia ser feito seria colocar na caixa do produto "Manter longe de outros equipamentos que transmitam em 2,4GHz" mas, como o usuário não vai entender o significado do que está escrito, a mensagem não ajuda em nada.

Você tem alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, acho que o electro tem razão sim. Eu sou apenas um curioso quando o assunto é tecnologia, mas gosto de me sentir antenado com oque de bom tem no mercado.

Uma vez escutei de um amigo que é um profunto conhecedor de TI, programador e talz, que quem pensa em um produto ou em site por exemplo, tem que pensar que o usuário é uma ameba! isso mesmo, uma ameba! Quando você coloca muitas dificuldades pra inserir um "leigo" em um mundo digital ele simplesmente se assuta cria uma certa "fobia". Quem Não tem um pai ou mãe, tio ou tia, que não consegue usar mais do que o internet explorer por exemplo.

Imagina se o sujejto tivesse que pensar, que pra ter internet sem fio, tinha que pesquisar sobre a frequência do aparelho de telefone que tem em casa pra saber sobre suas compatibilidades!! isso é impensável!!

A solução é criar uma maneira que isso não aconteça, e certamente ela existe. Eu sou leigo, não posso te dizer sobre frequência X,Y ou Z, mas quem cria esse sistema tem que criar uma solução, até porque internet sem fio é uma realidade que veio pra ficar, em pouquíssimo tempo cabos de rede serão tão raros quanto conexão discada de 56K são hoje em dia.

A mudança de canal no meu caso resolveu, pelo menos é o que parece, mas essa busca por um canal mais "puro" poderia ser automática.

Ou ainda como disse o amigo aqui, é possível que em breve internet sem e telefone residêncial sem fio venham do mesmo equipamento base! vai saber !! hehehehe

Abraços

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o máximo que poderia ser feito seria colocar na caixa do produto "Manter longe de outros equipamentos que transmitam em 2,4GHz" mas, como o usuário não vai entender o significado do que está escrito, a mensagem não ajuda em nada.

Você tem alguma sugestão?

Só usar esse aqui que tá tudo certo:

post-31-1208598435_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria apenas de frizar que...

Estamos discutindo sobre a exceçao e nao a regra.

Nao é regra que você vai comprar um telefone de 2.4GHz e sua base vai se suicidar. Muito pelo contrario a exceçao e quando os dois se bicam, ae para isso existem meio de contornar, e meios pra tornar essa exceçao ainda menos provavel.

Só isso.

Na grande maioria das vezes durante todo nosso dia a dia convivemos com um monte de tranwuera operando todas na mesma banda e nem percebemos

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria apenas de frizar que...

Estamos discutindo sobre a exceçao e nao a regra.

Nao é regra que você vai comprar um telefone de 2.4GHz e sua base vai se suicidar. Muito pelo contrario a exceçao e quando os dois se bicam, ae para isso existem meio de contornar, e meios pra tornar essa exceçao ainda menos provavel.

Só isso.

Na grande maioria das vezes durante todo nosso dia a dia convivemos com um monte de tranwuera operando todas na mesma banda e nem percebemos

Abraços

Vou tentar me lembrar disso cada vez que ligar meu home theater com caixas surround sem fio e minha internet cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...