Thales Ferreira Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 Sou novo no forum, me desculpem se estou criando o topico no local errado. Irei para os EUA em janeiro/fevereiro, quero comprar meu primeiro macbook. Vou comprar o Macbook Pro M4 com chip M4 pro. Gostaria de saber como funciona para pode trazer o produto de lá. Se preciso retirar da caixa ou compensa arriscar e trazer lacrado? Dicas sobre como trazer? Como será o primeiro macbook, tem aquela vontade de deixar guardada a caixa do produto! Hahaha. Agradeco desde já! Citar
Hefler Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 Recomendaçoes: O mac pode ser considerado item de uso pessoal desde que vc nao va com nenhum laptop. Nao traga a caixa, ja la nos EUA configure tudo, com ID, poe uns arquivos e tal Mesmo com isso a alfandega pode encrencar mas dificil com as dicas acima Thales Ferreira 1 Citar
Thales Ferreira Postado 7 de novembro de 2024 Autor Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 27 minutos atrás, Hefler disse: Recomendaçoes: O mac pode ser considerado item de uso pessoal desde que vc nao va com nenhum laptop. Nao traga a caixa, ja la nos EUA configure tudo, com ID, poe uns arquivos e tal Mesmo com isso a alfandega pode encrencar mas dificil com as dicas acima Valeu pela dica! Infelizmente acabarei tendo que deixar a caixa então. Citar
Hefler Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 vc consegue comprar caixa no ML facil rs Thales Ferreira 1 Citar
matheusconst Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 5 horas atrás, Hefler disse: Recomendaçoes: O mac pode ser considerado item de uso pessoal desde que vc nao va com nenhum laptop. Nao traga a caixa, ja la nos EUA configure tudo, com ID, poe uns arquivos e tal Mesmo com isso a alfandega pode encrencar mas dificil com as dicas acima Informação falsa. Notebooks não são considerados uso pessoal há muito tempo. Basta uma pesquisa e encontra diversas fontes. 9 horas atrás, Thales Ferreira disse: Sou novo no forum, me desculpem se estou criando o topico no local errado. Irei para os EUA em janeiro/fevereiro, quero comprar meu primeiro macbook. Vou comprar o Macbook Pro M4 com chip M4 pro. Gostaria de saber como funciona para pode trazer o produto de lá. Se preciso retirar da caixa ou compensa arriscar e trazer lacrado? Dicas sobre como trazer? Como será o primeiro macbook, tem aquela vontade de deixar guardada a caixa do produto! Hahaha. Agradeco desde já! Passou da cota, precisa declarar. Caso decida não declarar, a recomendação de jogar fora a caixa e tentar entrar como usado é válido para aumentar as chances de passar despercebido. Thales Ferreira 1 Citar
Hefler Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 (editado) @matheusconst leia novamente e interprete de forma correta por favor. Conforme eu disse e posso repetir para uma melhor leitura sua: PODE ser considerado. Não afirmo que é ou não e pronto. Faço viagens regulamente e sempre pergunto saindo ou entrando se preciso declarar e tanto na aduana brasil nao nas gringas eles falam pra passar. Sempre vai da cara do fiscal. Mas conforme voce menciona, sempre bom declarar para nao correr risco Sempre viajo com 2 laptops, 2 celulares, 1 iPad Editado 7 de novembro de 2024 por Hefler complemento Thales Ferreira 1 Citar
Hefler Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 Para se ter uma ideia, nem tablet é uso pessoal. Própria Aduanas usa manifestamente. É a famosa vista grossa https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/viagens-internacionais/guia-do-viajante/entrada-no-brasil/bens-do-viajante Thales Ferreira 1 Citar
manondedge Postado 7 de novembro de 2024 Denunciar Postado 7 de novembro de 2024 Veja, esse é o caso clássico que "vai depender do fiscal". Pela lei, qualquer produto acima de $1000 em transporte aéreo, não pode. Não tem essa de alegar que é apenas um e é item pessoal. Isso vale pra celular, máquina fotográfica e relógio. Notebook com caixa, sem caixa, novo, com cara de usado, cheio de adesivos, cheio de arquivos, não interessa. Se não é nacional ou se não tem documento comprovando a declaração de imposto pago, pode ser barrado sim e tributado. Mas... ao trazer um único notebook, sem caixa, sem ele estar com aquela cara de novo sem uso, claro que vai te ajudar a barganhar com o fiscal, mas poder, não pode. Além disso, sempre existe a chance de não ser barrado e, caso vá para a revista, pode dar a sorte do fiscal fazer "vista grossa". No final, tudo é baseado na sorte. Não tem dica nenhuma. Geralmente são casos baseados no "nunca aconteceu comigo, então é verdade". Thales Ferreira 1 Citar
marcosfisica Postado 8 de novembro de 2024 Denunciar Postado 8 de novembro de 2024 (editado) 54 minutos atrás, manondedge disse: Veja, esse é o caso clássico que "vai depender do fiscal". Pela lei, qualquer produto acima de $1000 em transporte aéreo, não pode. Não tem essa de alegar que é apenas um e é item pessoal. Isso vale pra celular, máquina fotográfica e relógio. Notebook com caixa, sem caixa, novo, com cara de usado, cheio de adesivos, cheio de arquivos, não interessa. Se não é nacional ou se não tem documento comprovando a declaração de imposto pago, pode ser barrado sim e tributado. Mas... ao trazer um único notebook, sem caixa, sem ele estar com aquela cara de novo sem uso, claro que vai te ajudar a barganhar com o fiscal, mas poder, não pode. Além disso, sempre existe a chance de não ser barrado e, caso vá para a revista, pode dar a sorte do fiscal fazer "vista grossa". No final, tudo é baseado na sorte. Não tem dica nenhuma. Geralmente são casos baseados no "nunca aconteceu comigo, então é verdade". é isso aí. pela regra notebook não é mais considerado "item pessoal de viagem". então vale a regra, acima de 1000 trumps é taxado. mas, concordo com o @manondedge tudo depende do fiscal e de onde tu vem. há voos mais "visados" que outros. se tu vem de Miami por exemplo, provavelmente é taxa. mas tudo depende do fiscal. a verdade é essa. esses caras fazem o que bem entender quando chegar na aduana. se quiserem te taxar inventam uma desculpa e te taxam. Editado 8 de novembro de 2024 por marcosfisica correção texto manondedge, Carlos Lacerda e Thales Ferreira 1 1 1 Citar
matheusconst Postado 8 de novembro de 2024 Denunciar Postado 8 de novembro de 2024 15 horas atrás, Hefler disse: @matheusconst leia novamente e interprete de forma correta por favor. Conforme eu disse e posso repetir para uma melhor leitura sua: PODE ser considerado. Não afirmo que é ou não e pronto. Faço viagens regulamente e sempre pergunto saindo ou entrando se preciso declarar e tanto na aduana brasil nao nas gringas eles falam pra passar. Sempre vai da cara do fiscal. Mas conforme voce menciona, sempre bom declarar para nao correr risco Sempre viajo com 2 laptops, 2 celulares, 1 iPad Irmão, quem tem que aprender a interpretar, é você. Ao usar PODE, principalmente conectado a opção "desde que não vá com laptop", você tá afirmando que é uma possibilidade perante a lei aduaneira. E sim, isso é uma informação falsa, porque simplesmente NÃO PODE. O que existe é a chance de passar despercebido dependendo do fiscal. Mas a lei tá lá. Notebook não é considerado uso pessoal em nenhuma hipótese, seja com caixa, sem caixa etc. Então antes de querer vir cagar regra de interprentação em cima dos outros, seja humilde e reconhecer que você passou uma orientação errada pro cara. Abraço. Hefler 1 Citar
Hefler Postado 8 de novembro de 2024 Denunciar Postado 8 de novembro de 2024 40 minutos atrás, matheusconst disse: Irmão, quem tem que aprender a interpretar, é você. Ao usar PODE, principalmente conectado a opção "desde que não vá com laptop", você tá afirmando que é uma possibilidade perante a lei aduaneira. E sim, isso é uma informação falsa, porque simplesmente NÃO PODE. O que existe é a chance de passar despercebido dependendo do fiscal. Mas a lei tá lá. Notebook não é considerado uso pessoal em nenhuma hipótese, seja com caixa, sem caixa etc. Então antes de querer vir cagar regra de interprentação em cima dos outros, seja humilde e reconhecer que você passou uma orientação errada pro cara. Abraço. Caguei regra não, Irmão. Obrigado pelos esclarecimentos e conselho. Abraço, Irmão. @Thales Ferreira me desculpa se passei informação errada. 16 horas atrás, Hefler disse: Para se ter uma ideia, nem tablet é uso pessoal. Própria Aduanas usa manifestamente. É a famosa vista grossa https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/viagens-internacionais/guia-do-viajante/entrada-no-brasil/bens-do-viajante A regra ta aqui @Thales Ferreira Carlos Lacerda 1 Citar
Adriano Ricardo Oliveira Postado 10 de novembro de 2024 Denunciar Postado 10 de novembro de 2024 Esse ano, quando fiz uma viajem de SP a Salvador, levei apenas meu iPad. O fiscal do raio-x somente me confirmou se era um tablet mesmo. Agora se eu tivesse levado meu notebook, a chance de ser mais questionado, seria maior. Enfim... esse foi meu relado. Thales Ferreira 1 Citar
macrulez Postado 11 de novembro de 2024 Denunciar Postado 11 de novembro de 2024 Toda vez que viajo para fora e trago um mac, não passa uma agulha. rs Mas agora to de Mac comprado no BR, então não fico mais preocupado. Se não me engano, cheguei a ver um parecer de um Tribunal, dizendo que a Receita não pode apreender notebooks de uso pessoal. Só os nossos colegas advogados para dizer se isso realmente funciona ou não. https://www.jusbrasil.com.br/noticias/item-de-bagagem-notebook-de-passageiro-nao-pode-ser-retido-pela-receita/542622400#:~:text=A Receita Federal não pode,bagagem%2C sem apresentar finalidade comercial. Thales Ferreira e Carlos Lacerda 2 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.