rafarmoreira Postado 1 de novembro de 2024 Denunciar Postado 1 de novembro de 2024 Olá, alguém já usou a pasta Arctic MX6 ? Segundo a fabricante é melhor 20% em relação ao MX4. Troquei a pasta térmica do MacBook Pro 15” 2017, usei uma fina camada da Arctic MX4 e piorou. Antes da troca no modo stress não passava de 80°C, agora fica em 96°C. Quero refazer a aplicação mais penso em mudar de pasta, cogitei usar Grizzly Kryonaut Extreme porém a fabricante não recomenda para altas temperaturas, sem contar que precisarei trocar mais vezes. Citar
palhano Postado 1 de novembro de 2024 Denunciar Postado 1 de novembro de 2024 19 minutos atrás, rafarmoreira disse: Olá, alguém já usou a pasta Arctic MX6 ? Segundo a fabricante é melhor 20% em relação ao MX4. Troquei a pasta térmica do MacBook Pro 15” 2017, usei uma fina camada da Arctic MX4 e piorou. Antes da troca no modo stress não passava de 80°C, agora fica em 96°C. Quero refazer a aplicação mais penso em mudar de pasta, cogitei usar Grizzly Kryonaut Extreme porém a fabricante não recomenda para altas temperaturas, sem contar que precisarei trocar mais vezes. Utilizo aqui na assistência a Snow Dog há alguns anos. Relativamente nova no mercado, mas já com vários testes e comparativos com outras marcas, sempre se saindo melhor. https://www.instagram.com/snowdog.tec rafarmoreira 1 Citar
rafarmoreira Postado 1 de novembro de 2024 Autor Denunciar Postado 1 de novembro de 2024 35 minutos atrás, palhano disse: Utilizo aqui na assistência a Snow Dog há alguns anos. Relativamente nova no mercado, mas já com vários testes e comparativos com outras marcas, sempre se saindo melhor. https://www.instagram.com/snowdog.tec Referente a aplicação é só uma fina camada espalhada no contato ao dissipador certo ? Citar
palhano Postado 1 de novembro de 2024 Denunciar Postado 1 de novembro de 2024 51 minutos atrás, rafarmoreira disse: Referente a aplicação é só uma fina camada espalhada no contato ao dissipador certo ? Isso mesmo. Apenas na parte "espelhada", centralizada no chip. Mesma coisa no chip de video. Citar
LeBaldi Postado 1 de novembro de 2024 Denunciar Postado 1 de novembro de 2024 4 horas atrás, rafarmoreira disse: Olá, alguém já usou a pasta Arctic MX6 ? Segundo a fabricante é melhor 20% em relação ao MX4. Troquei a pasta térmica do MacBook Pro 15” 2017, usei uma fina camada da Arctic MX4 e piorou. Antes da troca no modo stress não passava de 80°C, agora fica em 96°C. Quero refazer a aplicação mais penso em mudar de pasta, cogitei usar Grizzly Kryonaut Extreme porém a fabricante não recomenda para altas temperaturas, sem contar que precisarei trocar mais vezes. Tem um problema com essas marcas de mais renome (principalmente renome antigo) pois vc encontra MUITA falsificada por ai... e pior q é dificil de saber se é ou não falsa... eu mesmo tenho uma MX4 aqui que eu tenho ctz q é falsa pq eu achei ela muito aguada. Agora eu tenho usado já ha alguns anos uma chamada Maxtor, era super barata e tinha o melhor coeficiente que era de 12,8W/mK... eu testei no PS4 e o resultado me surpreendeu bastante, tanto que acabei usando ela em outros equipamentos por aqui, recentemente em um Macbook 2009 e ela é super eficiente. Como o amigo disse acima a SnowDog tbm tem se saido super bem e com um preço muito em conta. Agora quanto ao passar... o quão fino vc passou? Pq tbm num é tão assim problemático por a mais não... eu mesmo ha mais de 10 anos eu larguei mão de toda a frescura de esfregar, passar espátula e blablabla... eu só venho apertando e batendo o bico dela por toda a area do processor, fica parecendo varios suspiros em bolo hahahaha... mas faço isso (claro que não gotas gigantes né) até cobrir bem, e só assento o dissipador e já era. O importante é vc sempre cobrir tudo com a pasta. Eu mesmo sempre achei ridiculo o povo q só pingava no meio... ficava faltando nas laterais... sem falar que vc espalhando com a espatula, dependendo do tamanho do CPU e da base do cooler pode acabar é criando uma bolha bem no meio da pasta... o q atrapalha tudo né rafarmoreira 1 Citar
rafarmoreira Postado 4 de novembro de 2024 Autor Denunciar Postado 4 de novembro de 2024 (editado) Em 01/11/2024 at 15:56, LeBaldi disse: Tem um problema com essas marcas de mais renome (principalmente renome antigo) pois vc encontra MUITA falsificada por ai... e pior q é dificil de saber se é ou não falsa... eu mesmo tenho uma MX4 aqui que eu tenho ctz q é falsa pq eu achei ela muito aguada. Agora eu tenho usado já ha alguns anos uma chamada Maxtor, era super barata e tinha o melhor coeficiente que era de 12,8W/mK... eu testei no PS4 e o resultado me surpreendeu bastante, tanto que acabei usando ela em outros equipamentos por aqui, recentemente em um Macbook 2009 e ela é super eficiente. Como o amigo disse acima a SnowDog tbm tem se saido super bem e com um preço muito em conta. Agora quanto ao passar... o quão fino vc passou? Pq tbm num é tão assim problemático por a mais não... eu mesmo ha mais de 10 anos eu larguei mão de toda a frescura de esfregar, passar espátula e blablabla... eu só venho apertando e batendo o bico dela por toda a area do processor, fica parecendo varios suspiros em bolo hahahaha... mas faço isso (claro que não gotas gigantes né) até cobrir bem, e só assento o dissipador e já era. O importante é vc sempre cobrir tudo com a pasta. Eu mesmo sempre achei ridiculo o povo q só pingava no meio... ficava faltando nas laterais... sem falar que vc espalhando com a espatula, dependendo do tamanho do CPU e da base do cooler pode acabar é criando uma bolha bem no meio da pasta... o q atrapalha tudo né Eu comprei a MX4 no site Terabyteshop estava em promoção de 8g. Esqueci de checar a autenticidade no site da Arctic. a pasta que o amigo acima indicou Snow Dog tem 12,8W/mk também enquanto a Arctic é 8.5W/mk. Vou mudar.. Referente a quantidade joguei um pingo e espalhei com espátula o tanto para cobrir a área do CPU/GPU Editado 4 de novembro de 2024 por rafarmoreira Citar
rafarmoreira Postado 4 de novembro de 2024 Autor Denunciar Postado 4 de novembro de 2024 Processo começa em 12min palhano 1 Citar
Maddo Garan Postado 4 de novembro de 2024 Denunciar Postado 4 de novembro de 2024 Em 01/11/2024 at 15:56, LeBaldi disse: Tem um problema com essas marcas de mais renome (principalmente renome antigo) pois vc encontra MUITA falsificada por ai... e pior q é dificil de saber se é ou não falsa... eu mesmo tenho uma MX4 aqui que eu tenho ctz q é falsa pq eu achei ela muito aguada. Agora eu tenho usado já ha alguns anos uma chamada Maxtor, era super barata e tinha o melhor coeficiente que era de 12,8W/mK... eu testei no PS4 e o resultado me surpreendeu bastante, tanto que acabei usando ela em outros equipamentos por aqui, recentemente em um Macbook 2009 e ela é super eficiente. Como o amigo disse acima a SnowDog tbm tem se saido super bem e com um preço muito em conta. Agora quanto ao passar... o quão fino vc passou? Pq tbm num é tão assim problemático por a mais não... eu mesmo ha mais de 10 anos eu larguei mão de toda a frescura de esfregar, passar espátula e blablabla... eu só venho apertando e batendo o bico dela por toda a area do processor, fica parecendo varios suspiros em bolo hahahaha... mas faço isso (claro que não gotas gigantes né) até cobrir bem, e só assento o dissipador e já era. O importante é vc sempre cobrir tudo com a pasta. Eu mesmo sempre achei ridiculo o povo q só pingava no meio... ficava faltando nas laterais... sem falar que vc espalhando com a espatula, dependendo do tamanho do CPU e da base do cooler pode acabar é criando uma bolha bem no meio da pasta... o q atrapalha tudo né Não tem problema só pingar no meio se for processador de desktop, com a chapa que protege o chip. Já em cpus de laptop, ou placas de video, tem que espalhar por toda a superfície. Citar
LeBaldi Postado 5 de novembro de 2024 Denunciar Postado 5 de novembro de 2024 14 horas atrás, Maddo Garan disse: Não tem problema só pingar no meio se for processador de desktop, com a chapa que protege o chip. Já em cpus de laptop, ou placas de video, tem que espalhar por toda a superfície. Então o que comentei é que eu não fico mais alisando pasta... eu faço varios pinguinhos até cobrir tudo.. e isso faço tanto em desk como notebooks e nunca tive problemas com isso 18 horas atrás, rafarmoreira disse: Processo começa em 12min Pelo video EU acho muito pouco, pode ver que tem áreas que fica quase que sem pasta... sei que na hora q vc aperta os parafusos a pressão joga o excesso de um ponto pra outro mas eu prefiro ter um pouquinho a mais sendo jogado pra fora (como vem originalmente) do que todo o migué de por só um pouquinho. Ainda mais pensando que depois de aplicada muitas vezes vc só vai trocar de novo com uns 5 anos! rafarmoreira 1 Citar
marcosfisica Postado 5 de novembro de 2024 Denunciar Postado 5 de novembro de 2024 ahhh não gente. voces não vão entrar em discussão sobre aplicação de pasta térmica né? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 isso aí é mais tabu que bateria de iPhone! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 ps: eu tô contigo nessa @LeBaldi. também não sou de "alisar" pasta não. meto uma gota generosa no meio e deixo o heatsink e a pressão fazerem o trabalho deles. óbvio, desde que a pasta seja de qualidade e não condutora de eletricidade. aí não tem risco desse pouquinho que "transborda" causar algum problema. palhano, LeBaldi e rafarmoreira 3 Citar
rafarmoreira Postado 5 de novembro de 2024 Autor Denunciar Postado 5 de novembro de 2024 6 horas atrás, LeBaldi disse: Pelo video EU acho muito pouco, pode ver que tem áreas que fica quase que sem pasta... sei que na hora q vc aperta os parafusos a pressão joga o excesso de um ponto pra outro mas eu prefiro ter um pouquinho a mais sendo jogado pra fora (como vem originalmente) do que todo o migué de por só um pouquinho. Ainda mais pensando que depois de aplicada muitas vezes vc só vai trocar de novo com uns 5 anos! Sim vou aumentar a quantidade na próxima aplicação. Citar
Carlos Siqueira Junior Postado 6 de novembro de 2024 Denunciar Postado 6 de novembro de 2024 Em 01/11/2024 at 15:56, LeBaldi disse: eu só venho apertando e batendo o bico dela por toda a area do processor, fica parecendo varios suspiros em bolo hahahaha... mas faço isso (claro que não gotas gigantes né) até cobrir bem, e só assento o dissipador e já era. hahaha interessante, e tem lógica mesmo... peguei um macbook air 2017 usado comprado em 2020, vou comprar pasta termica pra trocar pois segundo o vendedor ele só foi aberto uma vez para upgrade de ssd. Citar
palhano Postado 6 de novembro de 2024 Denunciar Postado 6 de novembro de 2024 9 horas atrás, Carlos Siqueira Junior disse: hahaha interessante, e tem lógica mesmo... peguei um macbook air 2017 usado comprado em 2020, vou comprar pasta termica pra trocar pois segundo o vendedor ele só foi aberto uma vez para upgrade de ssd. Faça isso! A maioria dos usuários não fazem preventiva em Macs! O seu pelo menos o técnico deve ter passado um pincel quando trocou o ssd, mas acho difícil ter trocado a pasta térmica! Carlos Siqueira Junior 1 Citar
marcosfisica Postado 6 de novembro de 2024 Denunciar Postado 6 de novembro de 2024 59 minutos atrás, palhano disse: Faça isso! A maioria dos usuários não fazem preventiva em Macs! O seu pelo menos o técnico deve ter passado um pincel quando trocou o ssd, mas acho difícil ter trocado a pasta térmica! e nesses MacBooks mais novos é murmuzinho trocar a pasta térmica. só tirar a tampa traseira e nao precisa remover toda a logicboard. Citar
marcosfisica Postado 6 de novembro de 2024 Denunciar Postado 6 de novembro de 2024 10 horas atrás, Carlos Siqueira Junior disse: hahaha interessante, e tem lógica mesmo... peguei um macbook air 2017 usado comprado em 2020, vou comprar pasta termica pra trocar pois segundo o vendedor ele só foi aberto uma vez para upgrade de ssd. te liga que a pasta térmica vai só no die do processador. acho que nesse MacBook, quando tu tirar o heatsink vai ver que tem dois dies, dois "chips espelhados". mas em um deles (o menor) o heatsink não faz contato e não se aplica a pasta térmica. Carlos Siqueira Junior e palhano 2 Citar
rafarmoreira Postado 23 de janeiro Autor Denunciar Postado 23 de janeiro Em 01/11/2024 at 11:26, palhano disse: Utilizo aqui na assistência a Snow Dog há alguns anos. Relativamente nova no mercado, mas já com vários testes e comparativos com outras marcas, sempre se saindo melhor. https://www.instagram.com/snowdog.tec Comprei essa Snow Dog e apliquei uma quantidade boa, é outro nível viu, joguei um jogo para testar e segurou em 71ºC. No modo normal de uso fica em 60ºC isso porque estamos no verão. @LeBaldi Quando retirei o dissipador a pasta Actic MX4 tinha quase nada por cima por isso que batia fácil 95ºC~100ºC no uso intenso. palhano e LeBaldi 2 Citar
LeBaldi Postado 23 de janeiro Denunciar Postado 23 de janeiro 12 horas atrás, rafarmoreira disse: Comprei essa Snow Dog e apliquei uma quantidade boa, é outro nível viu, joguei um jogo para testar e segurou em 71ºC. No modo normal de uso fica em 60ºC isso porque estamos no verão. @LeBaldi Quando retirei o dissipador a pasta Actic MX4 tinha quase nada por cima por isso que batia fácil 95ºC~100ºC no uso intenso. Ah então... ta explicado... pq pasta é feita exatamente pra fechar o espaço entre o CPU e Dissipador... e muitas vezes ele vem com leves "empenos" que ficam espaços... dai numa dessa provavelmente foi o q aconteceu ai, vc fez uma camada tão fina que ela não preencheu o espaço... ai num tem jeito mesmo hehehe... pelo menos com uma quantia um pouquinho maior, vc garante que sempre preencha e o excedente sai um pouquinho pelas lateriais Ai tem gente que fala que é desperdício, mas pensa só, numa dessa vc desperdiçou o que passou pois piorou e ainda teve toda a MO pra trocar de novo 😅 rafarmoreira 1 Citar
rafarmoreira Postado 24 de janeiro Autor Denunciar Postado 24 de janeiro 22 horas atrás, LeBaldi disse: Ai tem gente que fala que é desperdício, mas pensa só, numa dessa vc desperdiçou o que passou pois piorou e ainda teve toda a MO pra trocar de novo Exatamente gerou retrabalho, porém até que valeu a pena pois a nova pasta térmica tem condutividade maior de 12.8w/mk contra 8.5 da anterior. E aproveitei troquei o cabo LVDS que conecta o vídeo entre a placa lógica e a tela LCD, para ver se para com a cintilação. Mesmo com a troca automática de vídeo desativado priorizando só a Radeon Pro, com algumas horas de uso ocorre isso. Vamos ver se é mais algo relacionado ao calor ou cabo. De fato já dei um trato legal nesse MBP 15” 2017 trocando até a bateria, peguei o Mac com um preço abaixo do mínimo recomendado pela tabela de usados do MM. E paro por aí com Intel, próxima aquisição será com processadores Apple Silicon. O Mac Mini M4 se enquadra mais no meu orçamento. LeBaldi 1 Citar
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.