Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde!

Ontem cometi um erro grotesco, mesmo sendo usuário experiente ha 15 anos: tentei baixar do PirateBay um torrent do Parallels (máquina virtual). Ao abrir o dmg, ele abriu o Terminal e tentou executar algo. No susto, fechei tudo e nem dei print na tela. 

Como faço para saber se um hacker instalou algo malicioso no meu computador? Por via das dúvidas, como tenho o cartão de crédito cadastrado no iCloud, bloqueei temporariamente no site do banco. 

Mas claro que eu estou preocupado que algo possa roubar minhas senhas salvas no sistema operacional, o mesmo login em sites, porque uso a ferramenta de senhas do macOS.

Alguma indicação de programa que faz uma varredura confiável do computador? Será que eu deveria formatar a máquina?

Muito obrigado desde já pela atenção de vocês.

Postado
1 hora atrás, Juliano Teixeira disse:

Boa tarde!

Ontem cometi um erro grotesco, mesmo sendo usuário experiente ha 15 anos: tentei baixar do PirateBay um torrent do Parallels (máquina virtual). Ao abrir o dmg, ele abriu o Terminal e tentou executar algo. No susto, fechei tudo e nem dei print na tela. 

Como faço para saber se um hacker instalou algo malicioso no meu computador? Por via das dúvidas, como tenho o cartão de crédito cadastrado no iCloud, bloqueei temporariamente no site do banco. 

Mas claro que eu estou preocupado que algo possa roubar minhas senhas salvas no sistema operacional, o mesmo login em sites, porque uso a ferramenta de senhas do macOS.

Alguma indicação de programa que faz uma varredura confiável do computador? Será que eu deveria formatar a máquina?

Pensando que já deu ruim, tenta rodar novamente e ver o que acontece. Se for o que estou pensando, como acontecia na instalação de  apps da adobe, é a desativação do SIP, pra conseguir realizar a instação. 

https://developer.apple.com/documentation/security/disabling-and-enabling-system-integrity-protection

Postado
50 minutos atrás, Juliano Teixeira disse:

Obrigado pela opinião de vcs, pessoal.

Sabem se o App Clean my Mac é uma boa opção para procurar porcarias no Mac? Ou recomendariam algum outro que achem melhor?

Já tentou olhar se tem algo com algum nome estranho no Monitor de Atividade?

Postado
1 hora atrás, Juliano Teixeira disse:

Obrigado pela opinião de vcs, pessoal.

Sabem se o App Clean my Mac é uma boa opção para procurar porcarias no Mac? Ou recomendariam algum outro que achem melhor?

Roda o Malwarebytes na versão free ou trial que deve te ajudar a resolver isso sem grandes complicações.

Postado

No macOS, a segurança é geralmente robusta, mas vulnerabilidades podem surgir especialmente por engenharia social— uma prática em que o usuário é convencido a baixar ou executar arquivos de fontes não confiáveis. No caso de torrents, por exemplo, é comum que arquivos aparentemente inofensivos venham acompanhados de scripts ou malware disfarçados.

Aqui estão algumas medidas técnicas para avaliar se o sistema foi comprometido:

1. Monitoramento de tráfego e atividades de rede

2. Verificação com antivírus confiáveis, como o Kaspersky

3. Revisão de processos ativos e inicialização

Mas para ter uma garantia e tranquilidade, até mesmo de forma mais rápida e barata, faça a reinstalação completa, se existe mesmo que uma pequena dúvida sobre a integridade do sistema.

Considerações adicionais

• Troca de senhas: Mesmo que seja improvável que as senhas salvas estejam comprometidas, a troca das principais senhas é uma camada extra de segurança, especialmente para contas sensíveis.

• Cartões de crédito: Como você já fez o bloqueio, fique tranquilo que transações não autorizadas podem ser contestadas rapidamente com o banco.

A engenharia social é muitas vezes o ponto inicial de infecções em macOS. Portanto, para evitar futuras ameaças, é ideal manter-se atento a fontes seguras para downloads e utilizar sempre softwares de fontes confiáveis.

Postado

Obrigado pela resposta de IA Robert Souza por só dizer o básico e não agregar nada kk

Softwares tem que vir de fontes confiáveis. [Editado]

Não acho que qualquer ferramenta que prometa tirar malware de Mac seja util nesse caso, a call é formatar. Mas se não der no momento, baixe algum firewall como o LuLu ou o Little Snitch pra monitorar a rede. Coloque filtros pra acesso à internet somente dos apps que você conhece, já vai ser de grande contenção de danos.

Postado
Em 25/10/2024 at 13:40, Juliano Teixeira disse:

Boa tarde!

Brother ...

Uso muito o Parallels porque preciso rodar um software legado para Windows! No entanto,  pagar R$ 560,00 (mais IOF) realmente é bem pesado. Daí procurando cupons de desconto para o app, achei nesse site aqui (https://www.kinguin.net) o Parallels 20 pelo preço de  R$ 260,00. Achei que o pagamento seria feito por cartão. Só que os caras tem uma parceria com o Mercado Pago. Daí foi gerado um link para o MP e eu pude escolher pagar via PIX ou mesmo por cartão e até parcelar (com um juroszinho, é claro). Optei por pagar no PIX e saiu pelos R$ 260,00 mesmo. Na mesma hora recebi o código serial pelo e-mail e ativei a cópia normalmente!
Valeu super a pena! Bom ter o software original, pois os caras atualizam direto (hoje mesmo saiu um update)! Fora a segurança que você tem

Cara ... Fui olhar o preço agora ... Tá mais barato ainda ... 

R$ 240,63!!!

https://www.kinguin.net/de/category/270893/parallels-desktop-20-standard-for-mac-key-1-year-1-mac

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      57.1k
    • Total de Posts
      466.5k
  • Criar Novo...