Juliano Teixeira Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 Boa tarde! Ontem cometi um erro grotesco, mesmo sendo usuário experiente ha 15 anos: tentei baixar do PirateBay um torrent do Parallels (máquina virtual). Ao abrir o dmg, ele abriu o Terminal e tentou executar algo. No susto, fechei tudo e nem dei print na tela. Como faço para saber se um hacker instalou algo malicioso no meu computador? Por via das dúvidas, como tenho o cartão de crédito cadastrado no iCloud, bloqueei temporariamente no site do banco. Mas claro que eu estou preocupado que algo possa roubar minhas senhas salvas no sistema operacional, o mesmo login em sites, porque uso a ferramenta de senhas do macOS. Alguma indicação de programa que faz uma varredura confiável do computador? Será que eu deveria formatar a máquina? Muito obrigado desde já pela atenção de vocês.
Rogerio Murcila Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 Para ficar tranquilo, formatar do Zero sem restaurar, é a melhor boa opção.
Alessandro Maia Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 1 hora atrás, Juliano Teixeira disse: Boa tarde! Ontem cometi um erro grotesco, mesmo sendo usuário experiente ha 15 anos: tentei baixar do PirateBay um torrent do Parallels (máquina virtual). Ao abrir o dmg, ele abriu o Terminal e tentou executar algo. No susto, fechei tudo e nem dei print na tela. Como faço para saber se um hacker instalou algo malicioso no meu computador? Por via das dúvidas, como tenho o cartão de crédito cadastrado no iCloud, bloqueei temporariamente no site do banco. Mas claro que eu estou preocupado que algo possa roubar minhas senhas salvas no sistema operacional, o mesmo login em sites, porque uso a ferramenta de senhas do macOS. Alguma indicação de programa que faz uma varredura confiável do computador? Será que eu deveria formatar a máquina? Muito obrigado desde já pela atenção de vocês. Pensando que já deu ruim, tenta rodar novamente e ver o que acontece. Se for o que estou pensando, como acontecia na instalação de apps da adobe, é a desativação do SIP, pra conseguir realizar a instação. https://developer.apple.com/documentation/security/disabling-and-enabling-system-integrity-protection
matheusconst Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 Abrir o terminal e executar algo não necessariamente foi uma atividade hacker. Isso pode ter sido uma execução para burlar algo do sistema e instalar um aplicativo pirata.
Juliano Teixeira Postado 25 de outubro de 2024 Autor Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 Obrigado pela opinião de vcs, pessoal. Sabem se o App Clean my Mac é uma boa opção para procurar porcarias no Mac? Ou recomendariam algum outro que achem melhor?
Alessandro Maia Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 50 minutos atrás, Juliano Teixeira disse: Obrigado pela opinião de vcs, pessoal. Sabem se o App Clean my Mac é uma boa opção para procurar porcarias no Mac? Ou recomendariam algum outro que achem melhor? Já tentou olhar se tem algo com algum nome estranho no Monitor de Atividade?
Marcelo Melo Postado 25 de outubro de 2024 Denunciar Postado 25 de outubro de 2024 1 hora atrás, Juliano Teixeira disse: Obrigado pela opinião de vcs, pessoal. Sabem se o App Clean my Mac é uma boa opção para procurar porcarias no Mac? Ou recomendariam algum outro que achem melhor? Roda o Malwarebytes na versão free ou trial que deve te ajudar a resolver isso sem grandes complicações.
Robert Souza Postado 28 de outubro de 2024 Denunciar Postado 28 de outubro de 2024 No macOS, a segurança é geralmente robusta, mas vulnerabilidades podem surgir especialmente por engenharia social— uma prática em que o usuário é convencido a baixar ou executar arquivos de fontes não confiáveis. No caso de torrents, por exemplo, é comum que arquivos aparentemente inofensivos venham acompanhados de scripts ou malware disfarçados. Aqui estão algumas medidas técnicas para avaliar se o sistema foi comprometido: Monitoramento de tráfego e atividades de rede Verificação com antivírus confiáveis, como o Kaspersky Revisão de processos ativos e inicialização Mas para ter uma garantia e tranquilidade, até mesmo de forma mais rápida e barata, faça a reinstalação completa, se existe mesmo que uma pequena dúvida sobre a integridade do sistema. Considerações adicionais Troca de senhas: Mesmo que seja improvável que as senhas salvas estejam comprometidas, a troca das principais senhas é uma camada extra de segurança, especialmente para contas sensíveis. Cartões de crédito: Como você já fez o bloqueio, fique tranquilo que transações não autorizadas podem ser contestadas rapidamente com o banco. A engenharia social é muitas vezes o ponto inicial de infecções em macOS. Portanto, para evitar futuras ameaças, é ideal manter-se atento a fontes seguras para downloads e utilizar sempre softwares de fontes confiáveis.
Mateus1320 Postado 28 de outubro de 2024 Denunciar Postado 28 de outubro de 2024 Obrigado pela resposta de IA Robert Souza por só dizer o básico e não agregar nada kk Softwares tem que vir de fontes confiáveis. [Editado] Não acho que qualquer ferramenta que prometa tirar malware de Mac seja util nesse caso, a call é formatar. Mas se não der no momento, baixe algum firewall como o LuLu ou o Little Snitch pra monitorar a rede. Coloque filtros pra acesso à internet somente dos apps que você conhece, já vai ser de grande contenção de danos.
Dellas_Capua Postado 29 de outubro de 2024 Denunciar Postado 29 de outubro de 2024 Em 25/10/2024 at 13:40, Juliano Teixeira disse: Boa tarde! Ontem cometi um erro grotesco, mesmo sendo usuário experiente ha 15 anos: tentei baixar do PirateBay um torrent do Parallels (máquina virtual). Ao abrir o dmg, ele abriu o Terminal e tentou executar algo. No susto, fechei tudo e nem dei print na tela. Como faço para saber se um hacker instalou algo malicioso no meu computador? Por via das dúvidas, como tenho o cartão de crédito cadastrado no iCloud, bloqueei temporariamente no site do banco. Mas claro que eu estou preocupado que algo possa roubar minhas senhas salvas no sistema operacional, o mesmo login em sites, porque uso a ferramenta de senhas do macOS. Alguma indicação de programa que faz uma varredura confiável do computador? Será que eu deveria formatar a máquina? Muito obrigado desde já pela atenção de vocês. Brother ... Uso muito o Parallels porque preciso rodar um software legado para Windows! No entanto, pagar R$ 560,00 (mais IOF) realmente é bem pesado. Daí procurando cupons de desconto para o app, achei nesse site aqui (https://www.kinguin.net) o Parallels 20 pelo preço de R$ 260,00. Achei que o pagamento seria feito por cartão. Só que os caras tem uma parceria com o Mercado Pago. Daí foi gerado um link para o MP e eu pude escolher pagar via PIX ou mesmo por cartão e até parcelar (com um juroszinho, é claro). Optei por pagar no PIX e saiu pelos R$ 260,00 mesmo. Na mesma hora recebi o código serial pelo e-mail e ativei a cópia normalmente! Valeu super a pena! Bom ter o software original, pois os caras atualizam direto (hoje mesmo saiu um update)! Fora a segurança que você tem Cara ... Fui olhar o preço agora ... Tá mais barato ainda ... R$ 240,63!!! https://www.kinguin.net/de/category/270893/parallels-desktop-20-standard-for-mac-key-1-year-1-mac Juliano Teixeira 1
R_Alves Postado 2 de novembro de 2024 Denunciar Postado 2 de novembro de 2024 (editado) Uso o VMWare. É gratuito e roda o Windows muito bem. MacBook com Apple Sillicon. Editado 2 de novembro de 2024 por R_Alves
faustompc Postado 2 de novembro de 2024 Denunciar Postado 2 de novembro de 2024 Qual vcs recomendam, Parallels ou VMWare para Apple Silicon?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora