Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Oi, pessoal! Preciso da ajuda de vocês para decidir entre algumas opções de produtos Apple.  

1° - Sou estudante de cursinho pré-vestibular, mas quero algo que dure até a faculdade.

2° - O único produto da Apple que tenho é o iPhone.

3° - Nunca usei Mac ou iPad, sempre utilizei Windows.

Estou em dúvida entre: 

MacBook Air M3 ou MacBook Air M1 + iPad (10ª geração) com Apple Pencil (1ª geração)

Minhas dúvidas são:

1ª - A adaptação para macOS é tranquila?

2ª - O iPad com Apple Pencil substitui totalmente o caderno? 

3ª - Os Macs realmente duram tanto tempo assim?

4ª - Vale a pena pegar o M1 ainda, considerando que ele foi lançado em 2020?

Agradeço quem puder me ajudar.

P.S. Não sabia exatamente em que fórum postar 😬

Postado

1 - Sim, é tranquila. Usei Windows por mais de 20 anos e agora estou há 2 anos e meio no macOS. Recomendo fazer um intensivão nos primeiros dias estudando pra ver como o sistema funciona, em menos de uma semana vai estar craque! E não endeuse o aparelho, ele é feito pra trabalho, vire e revire tudo e não tenha medo de aprender errando. No canal do MacMagazine tem vários videos ensinando sobre o sistema.

2 - Creio que sim e caso utilize um app como o próprio Notas vai poder sempre estudar da onde quiser seja pelo iPhone ou Mac.

3 - Vai depender de você. No meu caso eu sempre cuidei bem dos meus dispositivos, até meu notebook anterior Asus que agora tem 10 anos de idade continua em bom estado e também é feito de alumínio. Creio que os da Apple estejam num nível superior ainda. Há fotos no Reddit com a galera com Macs de 15 anos atras praticamente sem marcas.

4 - Eu uso o M1 base para trabalho (edição no Photoshop e Premiere) e é surpreendente! Só que ano que vem vão fazer 5 anos de seu lançamento. Se você tiver a oportunidade vá de M3, vai aguentar mais tranco no futuro (por exemplo quando a Apple Inteligence começar a fazer mais coisas) e vai ter mais suporte à atualizações de software (a média atual da Apple é atualizar o Sistema Operacional dos Macs por 7 anos e dar ainda 2 anos extras de atualizações de segurança).

• 2 semanas depois...
Postado

Usei MacBook Pro 2012 até esse ano, então a resposta de durabilidade é sim.

Adaptação ao sistema é tranquilo, o ideal é pegar um Mac com no mínimo 16gb RAM pensando em longevidade. 

iPad 10 é interessante se precisar estudar a parte em um local, agora em termos de portabilidade e desempenho o Mini 6 é melhor além de suportar Apple Pencil 2. 

Postado (editado)
Em 30/09/2024 at 15:33, Íkaro.Oliveira disse:

Oi, pessoal! Preciso da ajuda de vocês para decidir entre algumas opções de produtos Apple.  

1° - Sou estudante de cursinho pré-vestibular, mas quero algo que dure até a faculdade.

2° - O único produto da Apple que tenho é o iPhone.

3° - Nunca usei Mac ou iPad, sempre utilizei Windows.

Estou em dúvida entre: 

MacBook Air M3 ou MacBook Air M1 + iPad (10ª geração) com Apple Pencil (1ª geração)

Minhas dúvidas são:

1ª - A adaptação para macOS é tranquila?

2ª - O iPad com Apple Pencil substitui totalmente o caderno? 

3ª - Os Macs realmente duram tanto tempo assim?

4ª - Vale a pena pegar o M1 ainda, considerando que ele foi lançado em 2020?

Agradeço quem puder me ajudar.

P.S. Não sabia exatamente em que fórum postar 😬

Pra quem nunca usou MacOS o primeiro dia é muito chato. Brincando e revirando o sistema, em 1 semana você estará 100% adaptado e não irá querer voltar para o Windows. O Mac realmente conquista se você der essa chance a ele.

Longevidade é relativo. Para um uso básico poderias usar até um Mac 2014 com 4gb de RAM. Então, um Mac M1 com 8gb tem longevidade e servirá bem. Mas, se você quiser garantir o futuro do seu Mac com Apple Intelligence e futuras atualizações que devem sair de apps e outros recursos que você virá a utilizar na faculdade, dependendo da carreira que escolher, M3 com 16gb podem ser a melhor escolha. Falando de "lataria" os produtos da Apple são de alumínio. QUALQUER batida um pouco mais forte marca e amassa. Eu tenho Mac há muitos anos e NUNCA fiz um risco sequer nos meus aparelhos. Não tem mistério:

- Compre uma boa mochila, daquelas mais armadas, de tecido mesmo. Essas todas molengas obviamente não oferecem proteção alguma.

- Coloque o Mac ou iPad no compartimento proprio para eles, separados do caderno e outros materiais que possam arranhar.

- Uma vez por semana passe um paninho de microfibra levemente umedecido na tela e no Mac para limpar.

- Não coloque o Mac na bolsa pressionado por outros objetos. Tenha uma bolsa do tamanho suficiente para carregar suas coisas com uma leve folga.

- Não fique andando com o Mac no colo, na mão ou nos braços enquanto percorre os corredores da faculdade. Vai perder 1 minuto colocando e tirando da bolsa ao ir para outra sala/laboratório.

No mais, é isso. Cuidado básico que teria com qualquer outro dispositivo.

Se a sua ideia é substituir o caderno e poder criar documentos, redigir trabalhos, montar apresentações e estudar para a faculdade, eu recomendo ir de iPad 10 e deixar a compra do Mac mais para o futuro. o iPad 10 dará conta de sobra para essas tarefas e o iPadOS e MacOS estão muito parecidos. Se adaptando ao iPad, você estará 80% adaptado ao MacOS quando comprar um Mac. Caso precise de um teclado, poderia ir de Logitech K380s, custa R$200 e servirá bem se você tiver uma capinha que apoie o iPad. Acredite, se o seu uso será em maior parte na faculdade, você dificilmente utilizará teclado lá. É mais prático Apple Pencil. O teclado ficará mais para usar em casa, para redigir trabalhos ou usar o iPad como notebook para fazer pesquisas e coisas do tipo.

EU faria da seguinte forma:

- Monitor IPS com resolução QHD, teclado Logitech K380s (pequeno e leve para usar em casa ou levar na mochila) e mouse Logitech Pebble (mesma pegada do teclado)

- iPad 10 com capinha de apoio na vertical

Utilizaria o iPad 10 na faculdade com a Apple Pencil, e, em casa utilizaria ele como um iMac, conectado ao monitor para tornar confortável a navegação e tarefas mais complexas como montagem de apresentações e tal enquanto utilizaria a tela do iPad para verificar as anotações da faculdade, notificações, músicas e enfim.

Baixo investimento, e, futuramente se houver necessidade mete ficha no Mac.

Editado por ImperadorOS

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...