Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air M1 tá ficando lento?

faustompc

Posts Recomendados

Air M1 modelo base 8 GB de RAM Sequoia beta 15.1 e por aqui a principio tudo normal E olha que judio do bicho, não regulo quantos apps abrem com o sistema e deixo tudo aberto quando dá.

SSD com desgate de 5% e saúde da bateria em 92% segundo o Coconut Battery, pouco mais de 2 anos de uso.

Com relação a processador ele supre muito mais do que preciso. Faço imagens no Photoshop e edito 1080p com o FinalCut e Premiere, nunca me deixou na mão. No Monitor de Atividades o uso do processador não passa de 40% mesmo em tarefas mais pesadas.

O MemorySwap no Mac é sensacional! Pelo SSD do M1 ser rápido não noto quando não tem memória suficiente, mas a tática é deixar o máximo de espaço livre no SSD para que ele possa ser utilizado como memória. Deixo arquivos de mídia em HD externo e na memória do Mac só os programas, tenho pouco mais de 100 GB livre no SSD interno dele e não recomendo deixar menos de 30 GB disponível pois já notei que isso afeta no Swap.

image.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MacBook Air 2020 core i5 está mais responsivo com o Sequoia do que com o  Sonoma. 
Acredito que se fizer uma instalação limpa, possa ficar bem mais rápido. 

Gostei muito do espelhamento do iPhone no Mac. Estou usando muito. 

Link para o comentário

Eu sempre faço instalação limpa do macOS.
Logo depois da instalação o bicho voa.
Depois que instalo todos os apps que uso e faço as configurações que eu prefiro, volta tudo como era antes.
Na minha opinião, o meu "velho" m1 16/512 está exatamente a mesma coisa desde que o tirei da caixa.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Olá!

Tenho um MB Air M1 8/256gb e um MB Pro M3 24gb/1tb. Uso o MBP como máquina principal e deixo o Air como reserva. A algumas semanas percebi que meu MBP ficou lento quando usava o pacote MS Office, creio que algum problema com o pacote em si. De toda forma, optei por restaurar ele para as condições de fábrica (instalação limpa) após atualizar ele para o MacOS 15.0. Em função disso, voltei a utilizar o MB Air para trabalhar, já com o MacOS 15.0 instalado. A impressão que tive é que ele está mais rápido do que antes e, por incrível que pareça, não percebi diferença importante entre ele e o MBP M3... Quanto peguei o MBP, em janeiro deste ano, a diferença foi surreal. Finalizei a pouco a instalação limpa no MBP mas ainda não usei ele muito para ter uma noção da diferença pós instalação.

A história é um pouco longa e enrolada, mas, resumindo, não achei o MB Air M1 lento após atualizar para o MacOS 15.0.

Link para o comentário

Em 20/09/2024 at 12:09, Mateus1320 disse:

Air M1 modelo base 8 GB de RAM Sequoia beta 15.1 e por aqui a principio tudo normal E olha que judio do bicho, não regulo quantos apps abrem com o sistema e deixo tudo aberto quando dá.

SSD com desgate de 5% e saúde da bateria em 92% segundo o Coconut Battery, pouco mais de 2 anos de uso.

Com relação a processador ele supre muito mais do que preciso. Faço imagens no Photoshop e edito 1080p com o FinalCut e Premiere, nunca me deixou na mão. No Monitor de Atividades o uso do processador não passa de 40% mesmo em tarefas mais pesadas.

O MemorySwap no Mac é sensacional! Pelo SSD do M1 ser rápido não noto quando não tem memória suficiente, mas a tática é deixar o máximo de espaço livre no SSD para que ele possa ser utilizado como memória. Deixo arquivos de mídia em HD externo e na memória do Mac só os programas, tenho pouco mais de 100 GB livre no SSD interno dele e não recomendo deixar menos de 30 GB disponível pois já notei que isso afeta no Swap.

image.jpeg

como vc faz pra ver essas informações do ssd?

Link para o comentário

boa tarde pessoal, só uma pequena contribuição (meus 2 centavos): qualquer equipamento que tenha uso de SSD, se você deixar 50% de espaço livre, o equipamento sempre será como da primeira vez de uso, isso ocorre porque o SSD trabalha diferente dos HDs convencionais. Pode perceber que se usar 80% ou mais do SSD, vai comprometer o desempenho do equipamento, por isso não vejo com bons olhos esses equipamentos de entrada que possuem apenas 250GB, para quem trabalha com audio e video é muito pouco, se você usa o Logic, MainStage ou GarageBand por exemplo, e instala a biblioteca completa, já são uns 50-70GB só de biblioteca. No mínimo para profissionais de audio e vídeo é um SSD de pelo menos 512GB. Mesmo usando SSD externo, menos que isso já prejudica.

Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...