Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini conectado em tomada não aterrada

marinaidk

Posts Recomendados

Em julho comprei um Mac Mini M2 novo e conectei ele em um estabilizador antigo que tinha aqui em casa. De vez em quando ele faz uns barulhos, talvez seja de disco ou do cooler, e sei que isso não é normal para um mac novo. Além disso ele dá uns pequenos choques quando encosto nele. Fiquei sabendo que esse choques estão ocorrendo porque minhas tomadas não são aterradas. Comprei um clamper baratinho na Amazon para substituir o estabilizador como medida de emergência. Qual seria a melhor forma de proteger meu computador? Estou pesquisando sobre nobreaks, mas não entendo nada desse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, marinaidk disse:

Em julho comprei um Mac Mini M2 novo e conectei ele em um estabilizador antigo que tinha aqui em casa. De vez em quando ele faz uns barulhos, talvez seja de disco ou do cooler, e sei que isso não é normal para um mac novo. Além disso ele dá uns pequenos choques quando encosto nele. Fiquei sabendo que esse choques estão ocorrendo porque minhas tomadas não são aterradas. Comprei um clamper baratinho na Amazon para substituir o estabilizador como medida de emergência. Qual seria a melhor forma de proteger meu computador? Estou pesquisando sobre nobreaks, mas não entendo nada desse assunto.

Precisa rever a instalação elétrica da sua casa. Não vai ser bom só pro Mac Mini mas para qualquer outro item (fora a segurança dos moradores).

Link para o comentário

19 horas atrás, marinaidk disse:

1) joga esse estabilizador fora. Isso não serve pra nada, só piora a situação;

2) quem te disse que as tomadas não estão aterradas? Como voce verificou isso? Os fatos das tomadas não estarem aterradas não deveria ser um grande problema.  Mas sim, se voce puder verificar isso é melhor, não só pro mac mas como pra qualquer outro eletrônica da casa.

Chama um eletricista de confiança, verifica com ele. Se voce tiver que passar fio pela casa toda pra colocar aterramento em todas as tomadas, já se prepare. Vai gastar uma grana. Em último caso, dependendo de como for sua casa aí, é viável fazer um terra apenas para a tomara onde voce liga o seu mac. Eu já fiz isso no passado e funcionou de boa. É literalmente uma barra de cobre enfiada no chão no quintal. Mas isso nem sempre é possível, dependendo de como for sua casa. Se for apartamento é inviável. Enfim, verifica com um profissional de confiança e minimamente qualificado.

Link para o comentário

Em 16/09/2024 at 13:16, marcosfisica disse:

1) joga esse estabilizador fora. Isso não serve pra nada, só piora a situação;

2) quem te disse que as tomadas não estão aterradas? Como voce verificou isso? Os fatos das tomadas não estarem aterradas não deveria ser um grande problema.  Mas sim, se voce puder verificar isso é melhor, não só pro mac mas como pra qualquer outro eletrônica da casa.

Chama um eletricista de confiança, verifica com ele. Se voce tiver que passar fio pela casa toda pra colocar aterramento em todas as tomadas, já se prepare. Vai gastar uma grana. Em último caso, dependendo de como for sua casa aí, é viável fazer um terra apenas para a tomara onde voce liga o seu mac. Eu já fiz isso no passado e funcionou de boa. É literalmente uma barra de cobre enfiada no chão no quintal. Mas isso nem sempre é possível, dependendo de como for sua casa. Se for apartamento é inviável. Enfim, verifica com um profissional de confiança e minimamente qualificado.

Foi um eletricista que veio aqui em casa e disse que as tomadas não estavam aterradas. Eu moro em apartamento, então não sei como resolver essa situação. Acho que o jeito vai ser chamar outro eletricista e ver como ele pode resolver isso, mas infelizmente não conheço nenhum profissional de confiança.

Eu liguei o computador no clamper e o clamper na tomada, desde então ele não tem dado mais choques, mas sei que preciso verificar toda a parte elétrica do apartamento.

Link para o comentário

59 minutos atrás, marinaidk disse:

Foi um eletricista que veio aqui em casa e disse que as tomadas não estavam aterradas. Eu moro em apartamento, então não sei como resolver essa situação. Acho que o jeito vai ser chamar outro eletricista e ver como ele pode resolver isso, mas infelizmente não conheço nenhum profissional de confiança.

Eu liguei o computador no clamper e o clamper na tomada, desde então ele não tem dado mais choques, mas sei que preciso verificar toda a parte elétrica do apartamento.

quão antigo é o prédio? hoje em dia não existe prédio ou casa sem aterramento. a distribuidora não liga a energia se não tiver aterramento.

mas olha, mesmo que seja um prédio antigo que não tenha nenhum aterramento, repito, isso não deveria ser problema. o Mac funciona normalmente. as fontes modernas conseguem conviver com isso. essa sensação de "choque" na carcaça é normal e acontece em tudo que é Mac de alumínio. não esquenta.

o que não pode é fazer barulho ou desligar. aí sim é sinal de algum problema grave.

abraço.

Link para o comentário

A elétrica é tão negligenciada quanto cheia de meandros que muitos ignoram por desconhecimento dos efeitos que podem acontecer.
Desde pequenos choques ao tocar em aparelhos com gabinetes metálicos (Macs inclusos), passando por consumo elevado de energia causados pelo que o pessoal chama de "fuga de corrente" até mesmo queima prematura de equipamentos e acidentes que podem levar à risco de vida, tudo passa por pela instalação elétrica.
Não, aparelhos com gabinetes metálicos não podem dar choque ao serem tocados, não importa qual seja. Achar isso normal é o mesmo que acreditar que a terra é plana porque uma régua de 20 cm alinhada com o horizonte não evidencia um arco.
Consulte qualquer técnico com registro no CRT da região ou no CFT caso a região não tenha CRT e ele lhe confirmará que está errado.
A legislação brasileira tem normas de segurança para instalações elétricas que são superiores à vários países considerados exemplo no mundo. Se a sua instalação estiver totalmente de acordo cm a norma brasileira você pode dormir tranquilo.
Procure um bom técnico com registro no CRT ou no CFT e peça que ele regularize a sua instalação de acordo com a norma. Seus problemas elétricos serão todos sanados e, se nada no seu cenário de consumo mudar, provavelmente uma economia na conta de luz surgirá.

Link para o comentário

Um adendo: quem quiser pode testar as tomadas de casa usando uma ferramenta muito útil vendida no Brasil por menos de 100 Taxads:

Habotest.jpeg

A família HT107 atende à norma dos EUA (norma que baseia a nossa) e a letra "E" indica que o plugue de tomada é o americano. Existe com outros plugues, infelizmente não encontrei com o brasileiro NBR 14136, mas se comprar o final "E" e usar um adaptador homologado pelo INMETRO que é vendido oficialmente no Brasil o Habotest funciona normalmente. É a forma mais prática para não técnicos testarem suas tomadas em casa. Se o display ficar verde (como na foto) está tudo certo, se ficar vermelho, basta olhar os leds acima do display e consultar a tabela abaixo dele para saber qual é o problema da tomada.

Apenas para pessoas que residem onde existe a abominação do 220V "fase-fase": como 220V "fase-fase" só existem em algumas regiões do Brasil, esse testador irá indicar inversão de fase e neutro (LIVE/NEU REVERSE) se ligado numa tomada 220V nessa configuração, ou seja, a montagem correta da tomada deverá ser conferida com um multímetro. Isso acontece porque esse ponto é onde a norma brasileira diverge da norte americana: nos EUA é proibido o uso de 220V "fase-fase" pelo que lembro. Nas tomadas 220V normais (fase-terra-neturo) vai funcionar normalmente.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário

Acredito que a melhor opção seria ter tomadas aterradas, mas ninguém tem.

Quando comprei meu primeiro Mac acontecia muito de cair a energia aqui em casa, talvez alguma falha da empresa de energia elétrica, então decidi comprar um nobreak, gastei uma nota em um e me salvou algumas vezes. Com o tempo percebi que seguido dava umas quedinhas rápidas e o nobreak já não servia pra nada porque a bateria interna também tem um prazo de validade. O gabinete do Mac também dava um choquinho se eu encostasse com o pé descalço.

Passei a usar um estabilizador que pouco ajudou. Tentei até mudar de tomada, quem sabe fosse a instalação que puxava muita força, sei lá...

Resumindo: nobreak tem um prazo útil e custa caro, estabilizador diz que não presta porque tem pequenas oscilações que afetam e danificam o eletrônico. Atualmente estou usando um clamper com a chave que se desliga se for preciso. Acho que não tem muito o que fazer... a não ser tem todo cuidado necessário com a parte elétrica da residência.

Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...