nogaroli Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho (editado) Pessoal, bom dia. Comprei um Mac Mini M1 (8gb / 256gb SSD) e o conectei via HDMI no meu monitor externo, um LG Full HD (1920x1080px). O problema é que a experiência visual está péssima, fontes pixeladas e serrilhadas, má qualidade em imagens, etc. Pesquisei em fóruns e tudo mais, e descobri que aparentemente para ter uma boa qualidade de imagem vou precisar de um monitor 4K, no mínimo. Minha dúvida é: quem tem Mac Mini pode dizer se é isso mesmo? E se for, quais monitores recomendam que não sejam absurdamente caros? Utilizo o Mac principalmente para trabalho de Design Gráfico. Editado 22 de junho por nogaroli
Roarr Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho Aqui foi exatamente isso. FHD não testei, mas QHD também não ficou legal, pelo menos em 27". Estou com um 4K de 27"e a experiência está muito boa.
Mateus1320 Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho (editado) Desde o macOS 10.14 Mojave a Apple foi mudando a forma que o sistema enxerga monitores externos. Essa modificação foi finalizada no macOS 11 Big Sur o que impactou negativamente na forma que o Mac lida com determinadas resoluções. Resumidamente, sim, infelizmente o sistema tem problema com resoluções abaixo de 4k, mas da pra contornar. Pra resolver infelizmente só com aplicativos. Recomendo demais o BetterDisplay o desenvolvedor é muito atencioso e sempre atualiza com recursos, tanto que até já trouxe compatibilidade com o macOS 15 Sequoia https://github.com/waydabber/BetterDisplay O app vai dar a possibilidade de usar HiDPI em qualquer resolução independente da fabricante além de ter outras opções como controlar o brilho da tela via software também. Se quiser entender melhor sobre o assunto recomendo assistir esses vídeos: Esses dois artigos também explicam um pouco mais sobre esse problema https://bjango.com/articles/macexternaldisplays/ https://www.digitec.ch/en/page/monitors-for-macs-do-you-need-apples-pixel-density-29321 Editado 22 de junho por Mateus1320 Bruno SPG 1
nogaroli Postado 22 de junho Autor Denunciar Postado 22 de junho 1 hora atrás, Roarr disse: Aqui foi exatamente isso. FHD não testei, mas QHD também não ficou legal, pelo menos em 27". Estou com um 4K de 27"e a experiência está muito boa. Opa, pode dizer qual modelo de monitor está usando? Estou procurando aqui por alguns modelos e reviews. 50 minutos atrás, Mateus1320 disse: Desde o macOS 10.14 Mojave a Apple foi mudando a forma que o sistema enxerga monitores externos. Essa modificação foi finalizada no macOS 11 Big Sur o que impactou negativamente na forma que o Mac lida com determinadas resoluções. Resumidamente, sim, infelizmente o sistema tem problema com resoluções abaixo de 4k, mas da pra contornar. Eu instalei o BetterDisplay e realmente ele melhora um pouco a questão da qualidade da imagem. Percebi que ele emula o 4K e aí divide por 2, deixando como se fosse um monitor 4K operando em FHD. Porém, ainda assim a imagem fica como se fosse embaçada, com blur, fora de foco. Tentei usar assim um tempo e me deu dor de cabeça. Aqui nas pesquisas cheguei nesse monitor da Phillips, mas sinceramente não sei se ele atende as especificações: https://www.kabum.com.br/produto/170797/monitor-led-27-multimidia-philips-276e8vjsb-27-4k-uhd-3840-x-2160-wide-dp-hdmi-?srsltid=AfmBOooriIOPX6Zl540zWY4kCPTJK0GDxB3bDbHsaRAfOxwi-I9EsqB4gPE Sabem me dizer se qualquer 4K já dá conta do recado, ou se precisa ter algo específico?
Juliano Pereira de Castro Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho 1 hora atrás, nogaroli disse: Opa, pode dizer qual modelo de monitor está usando? Estou procurando aqui por alguns modelos e reviews. Eu instalei o BetterDisplay e realmente ele melhora um pouco a questão da qualidade da imagem. Percebi que ele emula o 4K e aí divide por 2, deixando como se fosse um monitor 4K operando em FHD. Porém, ainda assim a imagem fica como se fosse embaçada, com blur, fora de foco. Tentei usar assim um tempo e me deu dor de cabeça. Aqui nas pesquisas cheguei nesse monitor da Phillips, mas sinceramente não sei se ele atende as especificações: https://www.kabum.com.br/produto/170797/monitor-led-27-multimidia-philips-276e8vjsb-27-4k-uhd-3840-x-2160-wide-dp-hdmi-?srsltid=AfmBOooriIOPX6Zl540zWY4kCPTJK0GDxB3bDbHsaRAfOxwi-I9EsqB4gPE Sabem me dizer se qualquer 4K já dá conta do recado, ou se precisa ter algo específico? Qualquer 4k de 27 fica bem nítido, não vai ter problema, apesar do redimensionamento do MacOS. Não vai ficar embaçado e nem nada. Agora a qualidade da imagem em si, a dimensão dele com a realidade de cor etc. é de monitor para monitor, marca para marca.
Roarr Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho 6 horas atrás, nogaroli disse: Opa, pode dizer qual modelo de monitor está usando? Estou procurando aqui por alguns modelos e reviews. Eu instalei o BetterDisplay e realmente ele melhora um pouco a questão da qualidade da imagem. Percebi que ele emula o 4K e aí divide por 2, deixando como se fosse um monitor 4K operando em FHD. Porém, ainda assim a imagem fica como se fosse embaçada, com blur, fora de foco. Tentei usar assim um tempo e me deu dor de cabeça. Aqui nas pesquisas cheguei nesse monitor da Phillips, mas sinceramente não sei se ele atende as especificações: https://www.kabum.com.br/produto/170797/monitor-led-27-multimidia-philips-276e8vjsb-27-4k-uhd-3840-x-2160-wide-dp-hdmi-?srsltid=AfmBOooriIOPX6Zl540zWY4kCPTJK0GDxB3bDbHsaRAfOxwi-I9EsqB4gPE Sabem me dizer se qualquer 4K já dá conta do recado, ou se precisa ter algo específico? Hoje estou usando um Samsung M8, apesar de achar que 32" é um pouco demais acabou me agradando no geral. Mas tem opcões muito boas e mais baratas, da LG por exemplo, principalmente se não fizer questão da USB-C. 7 horas atrás, Mateus1320 disse: Desde o macOS 10.14 Mojave a Apple foi mudando a forma que o sistema enxerga monitores externos. Essa modificação foi finalizada no macOS 11 Big Sur o que impactou negativamente na forma que o Mac lida com determinadas resoluções. Resumidamente, sim, infelizmente o sistema tem problema com resoluções abaixo de 4k, mas da pra contornar. Pra resolver infelizmente só com aplicativos. Recomendo demais o BetterDisplay o desenvolvedor é muito atencioso e sempre atualiza com recursos, tanto que até já trouxe compatibilidade com o macOS 15 Sequoia https://github.com/waydabber/BetterDisplay O app vai dar a possibilidade de usar HiDPI em qualquer resolução independente da fabricante além de ter outras opções como controlar o brilho da tela via software também. Se quiser entender melhor sobre o assunto recomendo assistir esses vídeos: Esses dois artigos também explicam um pouco mais sobre esse problema https://bjango.com/articles/macexternaldisplays/ https://www.digitec.ch/en/page/monitors-for-macs-do-you-need-apples-pixel-density-29321 Antes de testar o primeiro 4K, eu tive um QHD aqui e usei essa alternativa para ajustar. É certo que melhora um pouco sim, mas longe de ficar no nível de 4K, principalmente pra quem lida muito com textos dá pra sentir demais a diferença. Bruno SPG 1
nogaroli Postado 16 de julho Autor Denunciar Postado 16 de julho Pessoal, agradeço a todos que responderam este tópico! Foi de grande ajuda. Estou passando só para dar um update. Fiz a compra de um monitor 4K ---- um Samsung UR550, para ser mais exato. O resultado foi extraordinário! Agora a renderização de fontes e imagens está simplesmente perfeita. Para quem se interessar, paguei um preço bastante justo no Mercado Livre, cerca de R$ 1.600,00. Recomendo! Obrigado.
João Marcos Postado 18 de julho Denunciar Postado 18 de julho Eu tenho um Mac Mini M2 (8gb/256gb), uso um monitor LG Full HD de 24" (que acredito ser igual ao que você usava antes) conectado via HDMI, e nunca tive esses problemas que você mencionou. Será que tem a ver com o fato do seu mini ser um M1? Sempre usei a resolução 1920 x 1080 aqui.
Juliano Pereira de Castro Postado 19 de julho Denunciar Postado 19 de julho 6 horas atrás, João Marcos disse: Eu tenho um Mac Mini M2 (8gb/256gb), uso um monitor LG Full HD de 24" (que acredito ser igual ao que você usava antes) conectado via HDMI, e nunca tive esses problemas que você mencionou. Será que tem a ver com o fato do seu mini ser um M1? Sempre usei a resolução 1920 x 1080 aqui. Tá acostumado com uma imagem ruim e não percebeu. Se vc ver um 4k, p ex, vai sentir uma diferença gritante. Mateus1320 1
Hefler Postado 20 de julho Denunciar Postado 20 de julho (editado) Uso um 2k da Samsung 34 curvo. Fiz as config do better display e ta beeeeeemmmmm melhor.. surreal a diferença Esqueci de mencionar que uso com um MBP M2 Pro Editado 20 de julho por Hefler esqueci de mencionar
Nicolas Postado 21 de julho Denunciar Postado 21 de julho Opa eu acabei de comprar um MacMini M2 e também estou incomodado com o FullHD de 24", queria perguntar para os que já tem essa experiencia, um 32" 4k é legal, ou exagerado? Seria melhor um 27" 4k?
traderjupiter Postado 27 de julho Denunciar Postado 27 de julho Comprei um Dell 2422HE para usar com Macbook Air pelo fato de ter hub USB. Pelo Hub valeu muuuuuuito a pena. Uso fechado e cabo USB carregando ele sem stress. A qualidade não é das melhores. É full hd, mas dá pro gasto. Se comparar com a resolução do macbook é ruim, mas após usar por 5 min os olhos acostumam e vai tranquilo. Melhor do que aquela cabaiada espalhada na mesa. 1450 direto com a Dell.
traderjupiter Postado 28 de julho Denunciar Postado 28 de julho Pelo que pesquisei antes o Full HD ficar melhor so que os 2k na Apple. Ou Full HD ou partir direto pro 4K mesmo.
Nicolas Postado 5 de agosto Denunciar Postado 5 de agosto Comprei o 4k de 32" eu trabalho com documentos, mapas, e diversas coisas abertas ao mesmo tempo, coisas que tenho que comparar. Simplesmente a tela vira uma enorme mesa, onde tá para abrir 6x navegadores ao mesmo tempo, todos com clareza de leitura. É sensacional. infelizmente FHD já era!
Hefler Postado 6 de agosto Denunciar Postado 6 de agosto eu tenho 3 monitores 2FHD e 1 QHD curvo.. c eu colocar mais um minha mulher me mata meta é uma c3 42"
rafarmoreira Postado 21 de agosto Denunciar Postado 21 de agosto (editado) Uso Dell UP2716D 27" na resolução QHD usando cabo USB C para Displayport conectado no Macbook Pro 2017, imagem fica com boa definição. Editado 21 de agosto por rafarmoreira
ImperadorOS Postado 22 de agosto Denunciar Postado 22 de agosto Fala pessoal. Tive diversos problemas com serrilhamento em TODOS os monitores FHD que testei. Basicamente comprei os monitores e usufrui do direito de arrependimento de compras em 7 dias porque achei que era problema no monitor. Mas depois de testar 4 monitores eu entendi que o MacOS não estava renderizando legal mesmo. Basicamente testei todos esses modelos IPS: - Philips 242V8A - Dell U2417h - LG 24MP400 - AOC Hero G2 24G2E1 (nesse a qualidade era ligeiramente melhor, mas, testei no WIndows também e no Windows zero serrilhamento) BetterDisplay não me ajudou. Basicamente não notei diferença. No final fui para o 4k e nem preciso dizer que ficou perfeito. Infelizmente para usar com Mac sem condições de fazê-lo com monitor FHD. Há alguns anos eu tive um Dell 24 polegadas 2k com um MacBook Pro M1. Não lembro o modelo, mas, lembro que ficava bem legal. Zero serrilhamento! O ponto fraco dele era o brilho baixíssimo. Ou eu usava com persiana fechada, ou, ficava forçando a vista o dia inteiro. Uma pena. Vendi ele por 1000 pilas há 3 anos.
rafarmoreira Postado 22 de agosto Denunciar Postado 22 de agosto Em 22/06/2024 at 13:53, Juliano Pereira de Castro disse: Qualquer 4k de 27 fica bem nítido, não vai ter problema, apesar do redimensionamento do MacOS. Não vai ficar embaçado e nem nada. Agora a qualidade da imagem em si, a dimensão dele com a realidade de cor etc. é de monitor para monitor, marca para marca. Olha a qualidade de imagem realmente vai de monitor para monitor. Percebe-se que a uma discussão de muitos recomendando o uso de 4k porque mesmo o macOS fazendo dimensionamento para 1440p fica bom. Já no meu caso uso monitor nativo em 1440p que pertece a linha premium da Dell chamada de Ultrasharp, não preciso usa Betterdisplay nada do tipo apresenta boa definição. Claro que não se compara a alta definição da tela retina, se fosse para isso obteria logo um 5k.
Juliano Pereira de Castro Postado 22 de agosto Denunciar Postado 22 de agosto 9 horas atrás, rafarmoreira disse: Olha a qualidade de imagem realmente vai de monitor para monitor. Percebe-se que a uma discussão de muitos recomendando o uso de 4k porque mesmo o macOS fazendo dimensionamento para 1440p fica bom. Já no meu caso uso monitor nativo em 1440p que pertece a linha premium da Dell chamada de Ultrasharp, não preciso usa Betterdisplay nada do tipo apresenta boa definição. Claro que não se compara a alta definição da tela retina, se fosse para isso obteria logo um 5k. Não sei as de 2k, mas full hd que eu tive experiência com 24” achei simplesmente um lixo. Ilegível. Não é nem questão da imagem em si, mas impossível de ler. Angustiante. E acredito que uma de 2k em 27” deva dar a mesma sensação. Coloca essa tela num Windows só para vc reparar nas fontes. Vc vai perceber o que eu to falando. Hj, eu tenho um 4k no trabalho e o Apple studio display (5k) em casa. Eu não vejo lá assim tanta diferença, a não ser obviamente pelo acabamento. A de 4k é fosca e o ASD é brilhante. Um 4k brilhante já estaria perfeito, p falar a verdade. rafarmoreira 1
Jorge Paes Postado 23 de agosto Denunciar Postado 23 de agosto Olá, ontem mesmo vi um Macmini M1 num monitor agon 31.5 165hz mas estava na DP. Estava tudo perfeito, imagem, textos, ícones, tudo normal e excelente. Poderia ser o tipo de conexão entre ser hdmi ou DP?
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora