kidleo Postado 19 de junho Denunciar Postado 19 de junho Olá, vou mandar meu iMac para o conserto mas tenho uma dúvida, eu uso uma pasta na raiz do hd para backups (herança do pc), ou seja, fora da pasta do usuário, o técnico vai ter acesso a esses arquivos? Ou apenas com minha senha de admin? Não tem nada demais, apenas fotos de família, mas mesmo assim não queria ninguém tendo acesso.
alvaro81886 Postado 19 de junho Denunciar Postado 19 de junho 8 horas atrás, kidleo disse: Olá, vou mandar meu iMac para o conserto mas tenho uma dúvida, eu uso uma pasta na raiz do hd para backups (herança do pc), ou seja, fora da pasta do usuário, o técnico vai ter acesso a esses arquivos? Ou apenas com minha senha de admin? Não tem nada demais, apenas fotos de família, mas mesmo assim não queria ninguém tendo acesso. Isso vai depender da ética do técnico, se ele quiser acessar, não é difícil conseguir. Por isso sempre se recomenda fazer backup de dados, e, se possível, remover dados sensíveis. Pra smartphones já estão implementando o modo manutenção que dificulta o acesso a dados (Samsung já tem, Apple acho que terá agora no iOS 18), no caso de laptop/desktop a senha seria o "impedimento" e criptografar ajuda a proteger (Bitlocker no windows e o vault do MacOS). Na dúvida, se você tem esse receio, apagaria os dados familiares e/ou que você evitaria que alguém tivesse acesso. Acho bem difícil um técnico se dar ao trabalho de acessar dados pessoais hoje em dia, mas vai saber... Todo cuidado é pouco rs
wkonnai Postado 19 de junho Denunciar Postado 19 de junho Bom dia. Qualquer pasta sem senha na raiz do HD, todos terao acesso, se não quer que tenham, puxa a pasta para sua pasta de usuario ou desktop. Apesar que se for mexer em alguma coisa do sistema, o técnico vai pedir a sua senha então não term diferença e vai da etica da pessoa. WK
palhano Postado 19 de junho Denunciar Postado 19 de junho Se o seu HD estiver criptografado, ele não terá acesso a nada do seu HD! Mas vai depender do serviço que quer fazer, se não for nada relacionado a sistema! Normalmente assistências usam HD externo para rodar sistema e softwares de testes!http://instagram.com/pratikinformatica
kidleo Postado 19 de junho Autor Denunciar Postado 19 de junho É o HD que veio no iMac, tive problema com ele, inicia, dá o som de boot mas não aparece imagem, dai precisar levar para assistência. Por isso não consigo fazer qualquer coisa antes de levar para a assistência. Esse HD que vem de fabrica vem criptografado?
kidleo Postado 19 de junho Autor Denunciar Postado 19 de junho 5 horas atrás, alvaro81886 disse: Isso vai depender da ética do técnico, se ele quiser acessar, não é difícil conseguir. Por isso sempre se recomenda fazer backup de dados, e, se possível, remover dados sensíveis. Pra smartphones já estão implementando o modo manutenção que dificulta o acesso a dados (Samsung já tem, Apple acho que terá agora no iOS 18), no caso de laptop/desktop a senha seria o "impedimento" e criptografar ajuda a proteger (Bitlocker no windows e o vault do MacOS). Na dúvida, se você tem esse receio, apagaria os dados familiares e/ou que você evitaria que alguém tivesse acesso. Acho bem difícil um técnico se dar ao trabalho de acessar dados pessoais hoje em dia, mas vai saber... Todo cuidado é pouco rs Como falei são apenas fotos de familia, mas tem tarado pra tudo, fotos da minha filha e esposa, sabe como é... Um dos problemas do tudo em um é isso, se fosse um pc eu apenas tiraria o hd e pronto! Dependendo do problema e se o custo ficar muito alto vou repensar sobre macs infelizmente, tive um macbook e a placa logica foi para o espaço uns anos atrás, agora o iMac.
palhano Postado 19 de junho Denunciar Postado 19 de junho É o HD que veio no iMac, tive problema com ele, inicia, dá o som de boot mas não aparece imagem, dai precisar levar para assistência. Por isso não consigo fazer qualquer coisa antes de levar para a assistência. Esse HD que vem de fabrica vem criptografado?A criptografia é uma função do sistema! Mas já que não consegue acessá-lo, não tem como descobrir se essa função está funcionando ou não! Seria o único método de proteger todo o HD com senha!Nesse caso, é levar e confiar! Procure por assistências com boas referências! http://instagram.com/pratikinformatica
wkonnai Postado 20 de junho Denunciar Postado 20 de junho Em 19/06/2024 at 13:28, kidleo disse: Como falei são apenas fotos de familia, mas tem tarado pra tudo, fotos da minha filha e esposa, sabe como é... Um dos problemas do tudo em um é isso, se fosse um pc eu apenas tiraria o hd e pronto! Dependendo do problema e se o custo ficar muito alto vou repensar sobre macs infelizmente, tive um macbook e a placa logica foi para o espaço uns anos atrás, agora o iMac. Boa tarde. Regra geral (para qualquer sistema) ter um HD externo com BKP do que for importante (pessoal diz que não precisa, que é caro) até perder o acesso aos dados. Ok que MacOS seja mais resistente que o RWindows em relação a bugs de sistema e vírus mas ainda não é invulnerável a erros de hardware de armazenamento. Mac antigo ou usado aqui no Brasil é igual a carro importado bom, se conservar bem, ele vai te atender por anos e não vai desvalorizar, mas isso se reflete em manutenção: ter cuidado onde ligar ele (régua e filtro de linha não são NoBreak), evitar comida e liquidos perto dele, tentar usar ele em lugar não empoeirado, etc... (normalmente digo que o mesmo cuidado que você teria com um Jaguar, Rolls Royce, Bentley, Maybach é o mesmo tipo que você deve ter com um Mac, pois mesmo antigo ou usado ele funciona bem e vale uma $$$) WK
kidleo Postado 21 de junho Autor Denunciar Postado 21 de junho Em 20/06/2024 at 15:33, wkonnai disse: Boa tarde. Regra geral (para qualquer sistema) ter um HD externo com BKP do que for importante (pessoal diz que não precisa, que é caro) até perder o acesso aos dados. Ok que MacOS seja mais resistente que o RWindows em relação a bugs de sistema e vírus mas ainda não é invulnerável a erros de hardware de armazenamento. Mac antigo ou usado aqui no Brasil é igual a carro importado bom, se conservar bem, ele vai te atender por anos e não vai desvalorizar, mas isso se reflete em manutenção: ter cuidado onde ligar ele (régua e filtro de linha não são NoBreak), evitar comida e liquidos perto dele, tentar usar ele em lugar não empoeirado, etc... (normalmente digo que o mesmo cuidado que você teria com um Jaguar, Rolls Royce, Bentley, Maybach é o mesmo tipo que você deve ter com um Mac, pois mesmo antigo ou usado ele funciona bem e vale uma $$$) WK Backup não é o problema, tenho todos os arquivos em backup na nuvem, o problema é só os arquivos no HD mesmo.
wkonnai Postado 22 de junho Denunciar Postado 22 de junho 16 horas atrás, kidleo disse: Backup não é o problema, tenho todos os arquivos em backup na nuvem, o problema é só os arquivos no HD mesmo. Bom dia Neste caso, você pode zerar o HD via recover (liga o Mac com a tecla OPtion apertada e selecionar o a partição Recovery. Lá dentro, executa o Disk Utility e apaga a partição) Dessa forma você entrega o Mac zerado literalmente pois vai formatar o HD e deixar sem sistema WK
BetoGaleazzo Postado 23 de junho Denunciar Postado 23 de junho sem o FileVault ativado não tem muito o que fazer além de confiar na índole da assistência e na curiosidade do técnico. não tem senha de usuário que impeça de acessar os arquivos descriptografados, estando na raíz ou nas pastas dos usuários. alvaro81886 1
kidleo Postado 24 de junho Autor Denunciar Postado 24 de junho Em 22/06/2024 at 08:58, wkonnai disse: Bom dia Neste caso, você pode zerar o HD via recover (liga o Mac com a tecla OPtion apertada e selecionar o a partição Recovery. Lá dentro, executa o Disk Utility e apaga a partição) Dessa forma você entrega o Mac zerado literalmente pois vai formatar o HD e deixar sem sistema WK Como informei lá acima a tela não ligava. Por sorte resolvi esperar alguns dias e tentar novamente e voltou a ligar a tela, aproveitei para deletar os arquivos, já que pode ser poeira dentro do iMac depois de 7 anos de uso, vou levar na assistência e aproveitar para colocar um ssd. valeu pessoal. BetoGaleazzo e palhano 2
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora