Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IP Auto-Atribuído


Posts Recomendados

É o seguinte: desde semana passada, estou sem internet em casa. Minha vizinha, logo ofereceu sua internet Wireless que pega muito bem aqui em casa. Consegui conectar-me, aparece quase todas as barrinhas de "conectado", mas quando tento acessar uma página da internet não funciona. Entrei nas Preferências do Sistema em Rede, e logo vi que a rede Wireless estava com IP Auto-Atribuído. O que é isso? Ao lado esta escrita a seguinte mensagem: AirPort possuim um endereço IP Auto-Atribuído e talvez não seja capaz de conectar-se à Internet.

O que posso fazer para eu conectar, sem mudar nenhuma configuração (do Router, etc.)?

Agradeço já por ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá,

Como está a configuração aí? Ela possuem um modem/roteador ou um modem e um roteador wireless? (O que é necessário saber é quem está fazendo o roteamento). O endereço auto-atribuído é dado pelo roteador, por isso está informação ajudaria.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o serviço dela é o Speedy, acho que possui Modem sim. Ela diz que no laptop dela funciona normal. Não foi ela que configurou a internet, mas sim um técnico. O Router é um Dlink. Agora não sei se ela possui duas maquinas separadas (Router/Modem) ou se é tudo em uma. Não tem algum outro jeito? Colocar IP manualmente (não entendo nada disso)?

Agradeço já pela resposta jvortmann.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae,

Olha só, não muita experiência nessa área também, quem configurou as coisas aqui foi meu irmão, e ele não está aqui agora :-O.

Aqui funciona da seguinte maneira: o modem ADSL faz a conexão com o provedor e entra no roteador wireless que é o que atribui os IP. Assim, quando alguém chegar com um laptop ou desktop e conectar o cabo ou na wireless o roteador automaticamente atribui um IP à máquina (pelo MAC da mesma)

Para entrares no roteador basta entrar com o IP dele no Safari (geralmente http://192.168.1.1/), e como user: admin e senha: admin. O roteador (ou modem/roteador, dependendo da configuração) deve ter um intervalo de endereços que ele vai atribuir. Pode ser que o roteador dela esteja configurado para apenas 1 endereço, e por isso apenas ela consegue conectar.

Se conseguires conectar no roteador, faz o seguinte: dentro da página de configuração do roteador deve ter uma aba ou menu chamado DHCP. O DHCP é que faz a atribuição dos IP, genéricamente. Dentro desse menu/aba deve ter um sub-menu de Settings ou Configurações dizendo a faixa de IP que está definida. Verifica se tem mais de um IP. Além disso, podes verificar se há um item dizendo DHCP Client List, onde deverão estar listados todas as máquinas conectadas ao roteador.

Podes ver se a sua está conectada lá, aí seu problema não teria relação direta com o IP que foi atribuido e sim com alguma outra configuração relacionada ao provedor/forma de conexão.

Vê o que consegue e mantenha-nos informados .

Alguém que tenha o mesmo serviço Speedy poderia dar uns toques?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gente, fui na minha vizinha e tentei de tudo:

- Conectar via Wi-fi: Senha correta, mas vem novamente o IP Auto-Atribuído, não funciona.

- Conectei o fio ethernet que sai do roteador dela (Dlink) e conectei no meu MacBook. Deu certo!

- Resolvi levar meu roteador e conectei o fio ethernet que sai do Dlink no meu roteador: não deu certo. Porque?

Ela ainda disse que monte de gente ja foi na casa dela para usar internet e deu certo. E com meu MacBook não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Passei por este problema (novamente)...só que agora com o Netvirtua. Não adiantou ligar pra lá...fiquei mais de uma hora sendo atendido por uma moça que nunca ouviu falar de Mac, compartilhamento, nada...

Bem, vou postar o que deu certo pra mim. Espero que ajude quem estiver passando pelo mesma dificuldade.

O meu contexto é o seguinte: tenho uma conexão de 5 Mega pelo Netvirtua que compartilhava - Via Airport do meu Macbook - para outro Macbook e mais um iPhone. De repente, sem mais nem menos, o compartilhamento foi interrompido...só permanecendo a conexão principal (a do Macbook ligado no modem) e sempre que eu tentava compartilha-la, aparecia o tal "IP auto-atribuído"...

Para os "revoltados", pago pelo 5 Mega e não por um ponto de conexão. Faço deles o que bem eu quiser, desde que não os explore com finalidade comercial. E no meu caso, o uso é estritamente doméstico. Sacanagem da Netvirtua em querer me impedir de ter internet wi-fi na minha casa...ou ficar escravo de um ponto na sala de estudos quando quero acessar algo pelo meu iPhone na sala, por exemplo. Essas imposições da Netvirtua arrebentam com o capitalismo...

1º. Desliguei o tal modem do Virtua por alguns minutos;

2º. Apaguei a velha configuração da rede anterior, a que funcionava antes e que agora era impedida pelo IP "auto-atribuído";

3. Sem o cabo do modem conectado, conectei em uma nova rede wi-fi das proximidades; isso, acredito, refez os "caminhos" do meu TCP-IP ou da minha placa Airport, acho (desculpem, não manjo nada de redes...!!);

4º. Com a nova conexão em rede estranha funcionando, conectei o cabo do modem. Desconfio que isso tenha "puxado" um novo IP do Netvirtua, um não-atribuído, com o qual o Macbook passou a funcionar;

5º. Agora, já com o novo IP, refiz a configuração do compartilhamento, com senha VEP...

...E a paz voltou ao meu lar!!(Huahuahuahuahuahau!!!)

Espero que sirva pra alguém esta dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É meio chatinho explicar isso para pessoas leigas na área de redes, mas vamos lá!

Quando é iniciada uma conexão de rede (não importa se é via cabo ou sem fio), o adaptador de rede precisa ser configurado com um endereço IP, máscara de rede, e para internet funcionar precisa também do gateway (no mac aparece como Roteador) e DNS.

Pode se fazer isso de duas formas, configurando na mão, indo lá nas configurações e setando os valores manualmente, ou é configurado um servidor DHCP na rede que fornece os valores automaticamente. Quando é criada a conexão e a mesma está configurada para obter automaticamente, quando a conexão é estabelecida, ela fica mandando mensagens em toda a rede (broadcast) até achar algum servidor DHCP disponível, quando acha, este envia as configurações necessárias para o adaptador e todos ficam felizes.

Quando o sistema procura por um servidor DHCP e não encontra, para não ficar totalmente inutilizado, ele mesmo se auto-atribui um endereço IP e máscara de rede que começa por 169. Este padrão foi criado com o intuito de haver uma rede funcionando quando vc colocar vários computadores numa rede sem DHCP, cada um se configura sozinho e conseguem conversar.

É isto que está acontecendo no seu caso, o Mac procura um DHCP, não acha, e coloca este IP automático.

Verifique nas preferências do sistema, na opção do Airport, se a opção "Configurar IPV4" está setada para "Usando DHCP", se estiver, tente reiniciar o roteador da sua vizinha, já vi casos de o servidor dhcp do roteador travar e acontecer exatamente isso.

Pode verificar também se o roteador dela não está com o filtro de Mac Address habilitado, se estiver e o seu endereço MAC não estiver cadastrado, seu computador chega a localizar a rede, mas não consegue conversar com o roteador.

Se nada funcionar fica mais complicado, sendo o ideal a presença de um técnico ;)

Edit: Puts, agora que eu vi que o cara foi banido... De qualquer forma fica aí a dica para quem precisar!

Editado por Alex Lacerda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Alex, no meu caso estou com problemas na faculdade

eu conseguia usar a internet normalmente... mas a uns dias atras apareceu esse problema com IP Auto-Atribuido..

eu mudava a conecção e ai demoro e foi...

mas a dois dias que nao consigo conectar e fica meio complicado pedir pra desligar o modem só pra mim

neh rsss

tem algum programa que busca um ip.. ou uma configuração padrão que eu possa usar?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, no meu caso estou com problemas na faculdade

eu conseguia usar a internet normalmente... mas a uns dias atras apareceu esse problema com IP Auto-Atribuido..

eu mudava a conecção e ai demoro e foi...

mas a dois dias que nao consigo conectar e fica meio complicado pedir pra desligar o modem só pra mim

neh rsss

tem algum programa que busca um ip.. ou uma configuração padrão que eu possa usar?

Obrigado

O ideal neste caso é pedir ajuda ao pessoal de T.I da sua faculdade, Full.

Você até pode (se souber os dados) setar manualmente os endereços IP e conseguir usar a rede, mas pode haver conflito de ips e aí dá um problemão :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não costumo utilizar rede wifi, mas hoje quando fui utilizar tive esse problema de "IP Auto-Atribuído". Tentei de tudo e não teve jeito.

Neste momento estou conectado via modem USB (onde estou não há rede wifi para eu testar novamente) e encontrei uma possível solução no site CultOfMac. Segundo postaram, uma alternativa é ir em "/Biblioteca/Preferences/System Configuration" e apagar os três arquivos:

- "NetworkInterfaces.plist"

- "com.apple.network.identification.plist"

- "com.apple.airport.preferences.plist"

Não sou entendido no assunto e não faço idéia do que são esses arquivos (se alguém puder explicar seria legal). Ainda não testei, quando voltar a ter o problema farei isso e volto a postar aqui para dizer o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não costumo utilizar rede wifi, mas hoje quando fui utilizar tive esse problema de "IP Auto-Atribuído". Tentei de tudo e não teve jeito.

Neste momento estou conectado via modem USB (onde estou não há rede wifi para eu testar novamente) e encontrei uma possível solução no site CultOfMac. Segundo postaram, uma alternativa é ir em "/Biblioteca/Preferences/System Configuration" e apagar os três arquivos:

- "NetworkInterfaces.plist"

- "com.apple.network.identification.plist"

- "com.apple.airport.preferences.plist"

Não sou entendido no assunto e não faço idéia do que são esses arquivos (se alguém puder explicar seria legal). Ainda não testei, quando voltar a ter o problema farei isso e volto a postar aqui para dizer o resultado.

Esses são os arquivos de configuração de rede do teu computador. Basicamente apagando eles você vai começar as configurações do zero.

As vezes acontece de uma rede que você conectou ter uma caracteristica específica que fica gravada e quando você vai conectar em outra com outra característica não consegue. Daí vc reseta e começa do zero ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Roberto

Tu tive um problema muito parecido com meu antigo macbook e qualquer conexão com senha WEP. Não sei exatamente por que, mas sempre que eu conectava num WEP e o mac entrava em sleep, depois sempre que tentava reconectar tinha esse problema de self-assigned ip.

O que eu fiz pra resolver foi mudar minha senha pra WPA ou WPA2 (que além de funcionar melhor no caso, é muito mais segura) e tudo ficou normal. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal,

Uso modem DSL e tenho tido esse problema de IP auto-designado desde segunda.

Já tentei limpar o cache dos navegadores, desmarcar a opção de FTP passivo nas configurações de Proxy, adicionar os browsers ao firewall, mudar a localização e nada parece funcionar por muito tempo. E isso só acontece quando uso o modem, com wi-fi, aparentemente, funciona (estou tentando pela primeira vez acessar daqui). Alguém tem alguma ideia de como posso resolver isso?

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...