Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Partição para backup é uma boa pratica?


Rafael Meireles

Posts Recomendados

Amigos,

como venho do mundo windows tenho a pratica de sempre trabalhar com 2 particoes

uma menor para o SO e outra para o Meus Documento(no MAC seria a pasta de usuario)

a questao nao é como fazer e sim se no mac isso é uma boa pratica, no windows sei q é

pois qualquer problema no SO é so formatar e como os documentos estao em particoes separadas

nao teria muito trabalho depois q reinstalar o sistema, mais e no MAC OS X isso é uma pratica comun?

É recomendavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu acredito que ajude em parte. Mesmo no Windows é uma solução que pode ter riscos altos. Se der problema no HD não importa se tem a partição.

Eu recomendo backup em mídias distintas, mas é a minha opinião. Um HD externo, uma web storage, um pendrive, DVD. Assim, você tem seus arquivos em diversos locais e sua garantia de perder os dados se torna bem menor.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto a questao do backup eu entendo que é seguro fazer a parte e isso eu faço

o que gostaria de saber era mais quanto a organizaçao mesmo, particularmente acho mais

simples ter uma particao separada pro usuario e fazer backup so nela e se acontecer de dar

algum problema no sistema tb facilita.

Por isso queria saber se no mac os eh uma boa pratica, ate por questoes

de performance por ficar acessando outra particao seria lento?

Sei q no linux tem a opçao de montar uma particao a partir do /users

inclusive no linux na epoca que pesquisei muita gente aconselhava, nao que

va subistituir o backup, mais por ficar mais organizado e pela comididade de reinstalacao

facil do sistema.

Editado por Rafael Meireles
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho esta dúvida.

No Windows eu sempre trabalhei com 2 partições: C: e D:

Obviamente que se der pau no HD, vai tudo junto... Mas quando eu quero formatar, porque fiz alguma besteira master ou por questão de querer formatar mesmo, e organizar tudo do zero, eu tenho a certeza que não vou mexer nos meus arquivos pessoais... Enquanto que se ficar tudo numa mesma, tem que ficar se preocupando em copiar tudo para outro local, antes de formatar... Enfim, vira uma zona para conseguir formatar em paz.

Se tiver como, eu tb gostaria de saber <_<

Ainda sou usuário Windows e nessa de querer migrar, é uma das minhas principais dúvidas quanto ao SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter como, tem... Mas é desnecessário se sua idéia é a de formatação para organizar. O Mac OSX não remove os dados do usuário em uma reinstalação, a não ser que você queira formatar tudo mesmo.

E de qualquer forma, ainda sugiro um backup ao invés da partição separada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everson, mas no caso do Mac, uma reinstalação do SO não deixa alguns "resíduos" pra trás não?

Eu sempre tive dores de cabeça com reinstalações do Windows, quando dava algum pau no SO.... Pode ser psicológico, mas pra mim a máquina não ficava a mesma coisa... E aí eu pegava, formatava tudo, pra não ter chance de dar problema algum.

Meu interesse é mais no quesito formatar mesmo, aí ter tudo em outra partição. Não tenho condições de fazer backup de tudo (30gb), pq não tenho HD externo. Então só faço backups do essencial, e o resto se der tilt, paciência.

Um dia, com um HD externo, eu mudo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A reinstalação não deixa resíduos, mas toda sua configuração continuará, então se o problema for na configuração não ajudará em nada.

Meu Macbook de 1 ano e 6 meses nunca precisou formatar. O Macbook black que tive anteriormente só foi formatado quando o vendi para apagar meus arquivos.

MacOSX não é como Windows que precise formatar para corrigir problemas, pode até acontecer mas a incidência é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola,

normalmente o particionamento no Mac para divisão de dados + sistema não é uma pratica muito comum.

HD system

HD data

é possível separar o diretório (home) do seu usuário em outra partição, isso não é padrão mas ainda assim é possível.

normalmente separamos o diretório home em sistemas servidores onde existe a real necessidade para isso.

a grande vantagem em separar os dados da partição de sistema seria utilizando pelo menos dois HDs, isso sim tornaria o acesso de leitura e escrita mais rápido, mas fora isso é opcional e claro pode dar aquela ajudinha quando a sua partição de sistema da algum defeito e você precisar formatar, o que também não é uma solução comum em Mac (formatar + reinstalar para qualquer problema).

uma vantagem interessante é separar uma partição de 2gb específica para fazer o Journaling do sistema operacional, mas isso já é outra história.

att,

Equipe Doctor Finder!

Editado por DoctorFinder!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doctor Finder,

valeu pela resposta.

Mas me diz uma coisa, essa separação da partição, criar uma partição para /home (pessoais), eu posso fazer a qq momento? Ou é recomendando fazer logo apos a instalação do OS X? Gera algum problema no funcionamento do SO?

Apesar de nao ser padrao e eu entender quando vcs dizem q "em Mac não precisa disso, pq n se vai formatar", eu ainda penso na hipótese do SE... E se eu precisar formatar, pq o SO deu algum pau inédito? Tudo bem que no Mac isso pode ser inédito... Mas isso não significa que não vai ocorrer... Aqui no fórum mesmo, vi casos de pessoas que levaram como sugestão formatar e tiveram que fazer o backup de tudo para um HD externo ou rede... enfim.

Eu não tenho condições de comprar um HD externo de cara, e tenho muita coisa nos meus documentos para simplesmente gravar em DVD caso precise formatar.

Então se não causar nenhum problema no SO em si, e se já existe opção para isso (e é fácil) eu não consigo ver desvantagem (só vejo vantagem) em ter o /home em outra partição. Por isso da minha dúvida.

Valeu

Abraços

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doctor Finder,

valeu pela resposta.

Mas me diz uma coisa, essa separação da partição, criar uma partição para /home (pessoais), eu posso fazer a qq momento? Ou é recomendando fazer logo apos a instalação do OS X? Gera algum problema no funcionamento do SO?

Apesar de nao ser padrao e eu entender quando vcs dizem q "em Mac não precisa disso, pq n se vai formatar", eu ainda penso na hipótese do SE... E se eu precisar formatar, pq o SO deu algum pau inédito? Tudo bem que no Mac isso pode ser inédito... Mas isso não significa que não vai ocorrer... Aqui no fórum mesmo, vi casos de pessoas que levaram como sugestão formatar e tiveram que fazer o backup de tudo para um HD externo ou rede... enfim.

Eu não tenho condições de comprar um HD externo de cara, e tenho muita coisa nos meus documentos para simplesmente gravar em DVD caso precise formatar.

Então se não causar nenhum problema no SO em si, e se já existe opção para isso (e é fácil) eu não consigo ver desvantagem (só vejo vantagem) em ter o /home em outra partição. Por isso da minha dúvida.

Valeu

Abraços

Nicholas,

você pode fazer essa organização a qualquer momento.

o ideal é você planejar esse tipo de estrutura no ato da instalação do sistema, um pouquinho de planejamento pode ajudar a evitar dores de cabeça posteriores.

mas vamos lá, caso você tenha apenas 1 partição no disco (Macintosh HD), abra o Disk Utility e selecione o seu "device", no meu caso 320.07GB Hitachi HDT7...

em seguida clique no (+) logo abaixo do esquema do seu Volume de partição;

defina o tamanho da sua nova partição e clique em aplicar (de preferência nesse momento, não faça mais nada apenas espere o processo terminar)

uma observação a se fazer: a partir do MacOS 10.5 (Leopard) a opção resizeVolume foi agregada ao disk utility ( o q antes só tinha via terminal também), e então é possível fazer o resizeVolume de qualquer tipo de partição MENOS do equema de particionamento MBR, mas isso acho dificil vc precisar..rss

*** recomendo que faça backup do seu usuário e seus dados importantes antes de prosseguir

nesse momento você pode dizer para seu sistema que o caminho do seu usuário não mais estará em /Users/nomedousuário

antes do 10.5 Leopard só era possível fazer isso com certa segurança via terminal, mas agora você encontra essa opção em um submenu escondigo nas preferências de contas de usuários

abra system preferences-> accounts-> selecione o seu usuário e clique com o botão direito (ou ctrl + clique) e selecione a opção avançado...

a partir de agora acho que você vai começar a entender, qualquer dúvida me avise!

apenas cuidado (faça backup antes de qualquer mudança para não correr o risco de perder os dados)

att,

Equipe Doctor Finder!

Editado por DoctorFinder!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Também estou com essa dúvida.

Comprei meu primeiro Mac, ainda não chegou, já montei um Hackintosh, mas como a rede não funcionava nem usei, mas vi que da para particionar na instalação em várias partições, estou dúvida de como devo organizar as partições.

No Windows sempre usei 3 partições (um HD só do sistema e outro hd com 2 partições), apesar de parecer idiota isso já me salvou. Um HD meu deu um problema que simplesmente se ele tivesse ligado na máquina ela não iniciava ou demorava literalmente 30 min e ficava travando, mesmo não sendo o HD de boot do sistema. Então liguei ele num dock já com Windows inciado e uma das 2 partição simplesmente sumiu, a outra eu conseguia acessar, depois de tentar recuperar com comandos e alguns programas ela aparecia como RAW, usando um programa TestDisk 6.11 eu consegui recuperar os dados dessa partição para a outra, mas não consegui restaurar ela. Depois disso eu sempre criei tipo 3 partições, pois pode dar problema em só uma.

No iMac que comprei eu tinha pensado em criar duas partições para o Mac (sistema e dados, como no Linux / e /home) e duas para o Windows (C: e D:). Uma dúvida que tenho qual tamanho bom para partição do sistema do Mac, no Win7 eu deixo 50Gb para sistema, pois os jogos eu instalo na partição de dados, pois em um problema não perco saves e configuração do WoW e essas coisas. No Mac quanto deveria deixar para o sistema?

Uma outra dúvida quando eu for instalar o Steam no Mac tem como escolher em que partição vou instalar ele? Pois você arrasta o icone para a pasta Applications do Mac (que pela lógica ficaria na partição do sistema), teria como mudar dessa pasta para outra? Pois isso vai interferir no espaço que tenho que deixar para partição do sistema do Mac. Eu gostaria muito, pois num problema todas minhas configurações do WoW ficariam.

Editado por YanMetal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro Mac usa alguma ferramenta de backups incrementais, e os arquivos mais importantes sincroniza com o Dropbox.

O OS X vem com o TimeMachine, utilitário que permite usar um disco externo para backups incrementais. Eu fui confiar nele e me ferrei no passado, perdendo 3 dias de backup...

Então. o que eu faria (faço hoje em dia):

- Deixa o Mac criar as suas pastas. Esquece o lance da partições como se faz no Windows. Deixa uma partição só.

- Use um HD externo de capacidade IGUAL ou (melhor opção) maior do que o HD do seu Mac. Configure o TimeMachine para fazer backups do seu sistema - isso é facílimo, aqui no fórum tem muita info. mas acho que nem precisa.

- Dropbox para sincronizar arquivos do teu Mac com a "nuvem". Eu faço isso com todos arquivos vitais para mim. Então mesmo que de porcaria com o HD externo e com o Mac, eu tenho tudo seguro na nuvem do Dropbox.

-> Se precisar formatar o Mac OS X, faz um backup manual de todo o conteúdo do seu HD. Não confia no TimeMachine nessas horas. Copia e cola todas as pastas para o HD externo, manualmente, e depois sim formata.

O TimeMachine é legal e fácil de usar, mas não é 100% confiável. As vezes ele deixa de fazer backups de alguns arquivos por sei lá que razão. Foi assim que eu me ralei. Por isso, nas hipóteses de formatação do Mac, copia tudo manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também uso o mesmo procedimento.

Uso TIme Machine para eventuais necessidades, mas para um formatação faço um Backup manual por garantia.

Depois que eu descobri o Dropbox, tudo ficou mais fácil. Deixo nele os arquivos mais importantes, referentes ao trabalho e faculdade, alem de compartilhar algumas pastas com outras pessoas. Ter tudo sincronizado com outros computadores é maravilhoso.

E esse negócio de particionar HD como muitos fazer no Windows, acho a mais pura besteira. Muitos fazem isso pensando em formatar e não ter que fazer backup. Ok, mas eu não tenho coragem de fazer isso. Vai que dá um problema e tu perde tudo, pode acontecer.

E outra, lugar de backup é em outro disco físico. Pois se o HD pifar, independentemente de qual partição estiver, tudo está ferrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra dúvida quando eu for instalar o Steam no Mac tem como escolher em que partição vou instalar ele? Pois você arrasta o icone para a pasta Applications do Mac (que pela lógica ficaria na partição do sistema), teria como mudar dessa pasta para outra? Pois isso vai interferir no espaço que tenho que deixar para partição do sistema do Mac. Eu gostaria muito, pois num problema todas minhas configurações do WoW ficariam.

Você não pode escolher a partição no próprio steam, mas existe uma manhazinha. Você pode fazer um link simbólico para qualquer outro lugar que queria pôr os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode escolher a partição no próprio steam, mas existe uma manhazinha. Você pode fazer um link simbólico para qualquer outro lugar que queria pôr os jogos.

No Windows eu instalei ele em outra partição, dentro do Steam não consegui achar se tinha opção de tipo salvar os jogos em outra pasta. Mas comecei usar o Steam a pouco tempo, sempre usei os jogos comprando caixa mesmo ou torrent da vida, pois GVT não existe na minha cidade, só Lerdox mesmo. Como faço esse macete, caso vá precisar, mas acho que vou manter uma partição só mesmo.

Eu sempre fiz backup no mesmo HD e nunca tive problema, mas com MAC acho que não vai ser como no Windows que vai ser um format a cada 3 meses, então rola de fazer um físico do essencial.

Foda que tipo meus seriados tenho 500 GB não tem como fazer backup, em DVD não faço mais, pois depois de uns 2 anos ou 3 anos se pega o disco ele nem tá rodando. Mas não é uma coisa essencial, se perder é foda, mas dá para viver sem só baixar denovo, por isso gosto de fazer no mesmo disco.

Mas uma coisa que aconteceu comigo tinha um Backup em DVD de coisas extremamente importantes, minha casa foi roubada e levaram o porta cd com o Backup e foi logo na época que tive problema com HD, quase perco tudo. Backup tem que deixar em lugar muito seguro mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode escolher a partição no próprio steam, mas existe uma manhazinha. Você pode fazer um link simbólico para qualquer outro lugar que queria pôr os jogos.

Mas fazendo o link simbólico a única coisa que ele ganharia, seria poder fazer backup em tempo real (digamos assim) dos jogos que estão instalado no Steam (pasta default dele), para um outro HD/partição, por exemplo.

Ou seja: permaneceriam na pasta default do Steam, ocupando espaço na partição principal - que é o que ele não quer.

Para fazer backups resolve (eu faço isso no Dropbox, mas deixar sincronizadas as infos mais importantes do meu sistema na nuvem), mas para desocupar espaço na partição principal, eu acho que não muda em nada.

Ou talvez não tenha entendido tua idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...