Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hacker famoso diz que Windows é mais seguro que Mac


Posts Recomendados

Lifehacker] Hacker famoso diz que Windows é mais seguro que Mac

Fonte: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehac...-seguro-que-mac

O site de tecnologia CNET publicou uma ótima entrevista com Marc Maiffret, o adolescente hacker que virou expert em segurança, sobre seus hacks do passado e a situação da segurança nos sistemas operacionais de hoje. Além de elogiar a Microsoft pelos grandes avanços quando se trata de segurança.

Marc comenta sobre a empresa que ele criou aos 17 anos para mostrar às empresas as falhas de segurança do software da Microsoft que elas usavam. A forma como a Microsoft lida com problemas de segurança avançou bastante com o tempo, segundo ele.

Agora, quando você olha para a Microsoft hoje, eles fazem mais para deixar o software deles do que qualquer outro. Eles são o modelo de como fazer isto. Eles não são perfeitos; há espaço para melhorias. Mas eles com certeza estão fazendo mais do que qualquer outro na indústria, eu diria. (...)

Toda vez que houve um concurso de hacking, dentro de algumas horas alguém encontrava uma nova vulnerabilidade da Apple. Se eles estivessem levando isso a sério, eles não diriam ser mais seguros que a Microsoft, porque eles com certeza não são.

Marc diz que, em questão de segurança, empresas como a Adobe e a Apple "estão onde a Microsoft estava dez anos atrás".

Marc ainda fala sobre os ataques ao Google atribuídos à China, segurança na internet e sobre a vida dele — com 17 anos, ele acordou com um agente do FBI apontando uma arma para a cabeça dele. Vá até a CNET para ler a entrevista completa. [CNET via Download Squad]

Entrevista original: http://news.cnet.com/8301-27080_3-20002317-245.html

In what way exactly?

Maiffret: Adobe, and even Apple, is a good example. They are starting to get black eyes with people saying Adobe is a bigger worry than Microsoft is at the moment, which I agree with. As those things are happening, Adobe and Apple and other companies are starting to pay attention and care more. But a year ago, it was still very much a marketing thing. People from both companies treated it as a marketing problem. They didn't have good technical structures behind the scenes. Now they are staffing up and hiring industry notables like Window Snyder [ex-Microsoft security employee recently hired by Apple]. They've really only begun in the last six months or so taking security seriously and understanding that it impacts their business in a serious way.

And you think Apple is taking it seriously too now?

Maiffret: Oh yeah. It's even a little scarier with them because they try to market themselves as more secure than the PC, that you don't have to worry about viruses, etc. Anytime there's been a hacking contest, within a few hours someone's found a new Apple vulnerability. If they were taking it seriously, they wouldn't claim to be more secure than Microsoft because they are very much not. And the Apple community is pretty ignorant to the risks that are out there as it relates to Apple. The reason we don't see more attacks out there compared to Microsoft is because their market share isn't near what Microsoft's is.

Are they on par as far as code?

Maiffret: I think Microsoft does a better job with their code auditing than folks like Apple do. We've only seen a scratching of the surface as far as Apple vulnerabilities because nobody cares to find them. There's nothing inherent with Apple themselves and their development. The only reason Apple gets little increase in security is because they're running on top of a Unix-based operating system and they can take advantage of some of the things that have been done for them.

E isso me chamou a atenção:

[Apple has] really only begun in the last six months or so taking security seriously and understanding that it impacts their business in a serious way.

E aí, o que acham?

Será que a propalada superioridade do MACos também é mais uma jogada de marketing da Apple?

Editado por Gustavobl
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

É impressão minha ou esse rapaz trabalha/tem contrato/recebe bola/puxa saco/tem interesse/participação/é fã/terceirizado da Microsoft?

Tenho certeza q o sistema da Apple não é tão seguro qto se diz, porém dizer q é "very much not"..., hmmm, sei não...

Não sou hacker como ele, nem me interesso por isso..., as únicas coisas q eu vejo são os incidentes ataques à sistemas Win ao invés de Mac OS/Linux/etc...

Market share..., pode ser, essa questão já foi levantada e discutida exaustivamente em todos os cantos da internet, tem lá suas verdades, mas ele se apóia exclusivamente nisso, como quem diz: Win é líder, por isso é atacado..., me desculpe, mas isso não é papo de hacker e sim de um defensor! Ele mesmo afirma q o Mac OS tem vantagem (pequena!) por utilizar Unix.

Mas enfim, opinião é como bunda, e eu tenho a minha...

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impressão minha ou esse rapaz trabalha/tem contrato/recebe bola/puxa saco/tem interesse/participação/é fã/terceirizado da Microsoft?

Tenho certeza q o sistema da Apple não é tão seguro qto se diz, porém dizer q é "very much not"..., hmmm, sei não...

Não sou hacker como ele, nem me interesso por isso..., as únicas coisas q eu vejo são os incidentes ataques à sistemas Win ao invés de Mac OS/Linux/etc...

Market share..., pode ser, essa questão já foi levantada e discutida exaustivamente em todos os cantos da internet, tem lá suas verdades, mas ele se apóia exclusivamente nisso, como quem diz: Win é líder, por isso é atacado..., me desculpe, mas isso não é papo de hacker e sim de um defensor! Ele mesmo afirma q o Mac OS tem vantagem (pequena!) por utilizar Unix.

Mas enfim, opinião é como bunda, e eu tenho a minha...

ABS!

Opinião é como bunda mesmo, dá quem quer....kkkkk

Brincadeira

Concordo com sua opnião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, é verdade sim que o Mac OS X não utiliza alguns recursos de segurança que são considerados básicos para o pessoal do Windows....

mas acho que há também um exagero da parte dele, afinal ele trabalha para firmas de segurança, usando o Windows.... ele tem que vender o peixe né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Do meu ponto de vista, se eu sou um hacker oq seria mais interessante?

1 - Criar mais um virus para Windows (entre os milhoes ja existentes).

2 - Ser o PRIMEIRO criador de virus para Mac.

Eu com certeza escolheria a segunda opção (não falo só de virus, mas de atques em geral). Muita gente deve pensar assim.

Ser o Primeiro em um Mac transformaria o autor em celebridade imediata. Se não rolou ainda é pq não conseguiram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu ponto de vista, se eu sou um hacker oq seria mais interessante?

1 - Criar mais um virus para Windows (entre os milhoes ja existentes).

2 - Ser o PRIMEIRO criador de virus para Mac.

Eu com certeza escolheria a segunda opção (não falo só de virus, mas de atques em geral). Muita gente deve pensar assim.

Ser o Primeiro em um Mac transformaria o autor em celebridade imediata. Se não rolou ainda é pq não conseguiram.

Já eu penso que os melhores hackers não ligam para fama.... a fama, para alguns, foi apenas consequência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista que a maioria dos hackers hoje em dia é ligada à criminalidade, fama não seria algo interessante...

É... tem esse lado também.

Mas veja os responsáveis pelos destravamentos de Xbox, iPhones, etc...

Sei que são casos diferentes, mas...

Tem uns que se escondem, outros que adoram uma midia e virar referência (não necessariamente esses dos casos acima).

Sei lá.... independente disso, o ponto que eu quis colocar é que é MUITO DIFICIL não ter ninguem tentando.

Ninguém conseguiu nada até agora, e pra mim não cola essa do cara falar que "não conseguiram pq não tentaram".... algué com certeza já tentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o modo que os sistemas são concebidos é totalmente diferente. Principalmente como os binários são executados. Existem tipos de privilégios em um que no outro não, assim como permissões de acesso. O item engenharia social tem que ser bem mais elaborado e abordado no mundo não Windows.

Para concordar com alguns digo que, as maiores pragas virtuais foram criadas com objetivos; desde roubar algo, até controlar. Para ter sucesso é melhor "atacar" a maioria. Ainda mais se o foco for empresas (segredos, números, ....).

Sobre o que o hacker disse sobre segurança, vamos focar em empresas, pois é o melhor alvo. Tem muita gente preocupada com o mundo Windows e pouca com os demais, afinal são maioria. Talvez se um dia isto se inverter, vamos começar a reclamar de boots maiores que 20, 30 segundos graças as ferramentas e diretrizes de segurança.

O sistema Mac OS é maduro, moderno, tem uma base sólida, mas nada é 100% seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

(...) Muita gente deve pensar assim.

Ser o Primeiro em um Mac transformaria o autor em celebridade imediata. Se não rolou ainda é pq não conseguiram.

Eu penso que já tentaram e já conseguiram. Talvez não tenham feito algo com tanta repercussão como no windows por não causar nenhum tipo de "destruição" voltada a criminalidade.

Tendo em vista que a maioria dos hackers hoje em dia é ligada à criminalidade (...)

Se me permite gentilmente dizer, mas hackers não se envolvem na criminalidade. Podem descobrir falhas, vulnerabilidades, mas ações voltadas a criminalidade são atitudes de crackers e não hackers.

Atualmente, um conhecido e bom exemplo de hacker e não crackers são os meninos do Dev Team. O jailbreak, uma forma de liberar os limites do iphone, agora, graças a atitude de desenvolvimento e pesquisa do grupo de programadores, virou atitude legalizada pelo governo americano.

Isso mostra que tem gente sim tentando, mas talvez não obtenha resultados tão divulgados e não tenha tanto efeito como no windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que já tentaram e já conseguiram. Talvez não tenham feito algo com tanta repercussão como no windows por não causar nenhum tipo de "destruição" voltada a criminalidade.

Se me permite gentilmente dizer, mas hackers não se envolvem na criminalidade. Podem descobrir falhas, vulnerabilidades, mas ações voltadas a criminalidade são atitudes de crackers e não hackers.

Atualmente, um conhecido e bom exemplo de hacker e não crackers são os meninos do Dev Team. O jailbreak, uma forma de liberar os limites do iphone, agora, graças a atitude de desenvolvimento e pesquisa do grupo de programadores, virou atitude legalizada pelo governo americano.

Isso mostra que tem gente sim tentando, mas talvez não obtenha resultados tão divulgados e não tenha tanto efeito como no windows.

Concordo com vc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Bem, eu iniciei com PC em 1986, vi todas as versões de Windows, do Windows 1 (um) ao 7, passando por todas as atrocidades no meio do caminho, como por exemplo o ME. Trabalhei com Solaris, AIX, BSD, HP-UX e diversos sabores de Linux desde 1994. De Mac, conheço os 6.x, o System-7, o MacOS 9 e os 10.4,5 e 6, fora os OS/2 =)

Uma diferença BASICA entre WIN-XXX e OSX é que os OSX são na verdade UNIX travestidos. E isso é muito bom, porque as políticas de segurança e acesso foram implementadas desde o núcleo do sistema. O OSX é um descendente direto do BSD, um dos UNIXes mais seguros que existem.

Outra coisa é um programa que tente fazer acesso "root" em um "unixoide" vai disparar um hook no sistema que vai pedir a autenticação para executa-lo com privilégios administrativos, via "sudo", e cabe ao usuário autorizar ou não. Fora isso não há como executar código malicioso.

O sistema de firewall é baseado no iptables, e é robustíssimo. Um trilhão de vezes melhor que qualquer solução jamais apresentada para Windows. O único firewall razoavelmente decente para Windows é o KERIO. O resto é lixo.

Se você toma cuidado, não fica baixando programas em torrents e não compra DVD de camelô, não tem muito com o que se preocupar.

Existem ferramentas úteis para Mac:

Um anti rootkit ( http://www.antirootkit.com/software/OS-X-Rootkit-Hunter.htm )

Um antivirus ( http://www.clamxav.com )

O cara deve ter sido pago pela M$ ou quer aparecer.

Dá para hackear um Mac ? Claro que dá, mas dá um trabalho fdp. Configure o firewall direito (modo silencioso, stealth) , use um bom roteador (linksys, NetGear, 3Com ou Airport) , configure direito e relaxe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não acredito, nem desacredito.

Até o momento, o foco para ataques é o Windows. Quando este foco se virar contra o Mac OSX, poderemos saber até que ponto nosso querido sistema é seguro e confiável.

Concordo plenamente, por isso que torço para que nosso querido Mac OSX continue menos popular que o windows que ta bom assim, enquanto podermos navegar sem anti-virus algum, ficarei feliz :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...