Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acho que fiz besteira ! ... help ...


marquese

Posts Recomendados

Povo gente boa do forum, ... bom dia a todos !

depois de anos de sonhos, consegui comprar meu macbook branquinho ô felicidade... rs...

bom, como todo ex windowsuario que se preze me atrapalhei um pouco com o novo brinquedo a acho que andei estragando algumas coisas no sistema, se puderem me ajudar a reparar e a entender como funciona agradeço imensamente.

seguinte, ...

a primeira duvida é se existe alguma coisa no osx, que seja tipo um restore do sistema, sem que se perca os dados e programas instalados, tipo alguma coisa que restaure os arquivos sistema operacional que possam estar danificados, ou por alguma interferencia do usuario ou por alguma instalação mal sucedida.

duvida 2 - andei instalando algumas coisas uma delas foi o onix, e nao sei se foi esse o problema, mas agora nao consigo mais desinstalar nenhum programa, quando puxo eles da pasta aplicativos p/ lixeira nada acontece, ou mesmo usando alguns programas como o appcleaner (?) ou similar p/ desisntalar, nada acontece, o unico jeito que consegui foi abrindo o finder e jogando p/ o lixo, ... o onix eu achei legal p/ consegui travar os icones no dock...

duvida 3 - minha lixeira esta com um problema, quando eu apago um arquivo ela deleta ele diretamente, sem que eu possa rever isso posteriormente, já tentei achar se existe alguma configuraçao pra isso mas nao encontro nada clicando na lixeira, tipo gostaria que o arquivo fosse primeiro p/ lixeira e depois eu decidisse a hora de deleta-lo definitivamente.

duvida 4 - existe algum programa aos moldes do cclean do ruindows, que limpe os registros do mac ?... andei vendo que embora muito menos do que o ruindows, algumas instalações e desinstalações acabam por deixar rastros de programas perdidos (constatei isso com varios), ... tem como ? ... senao com o tempo vai juntar um monte de tranqueiras sem necessidade.

duvida 5 - (essa nao pode rir tá... ), ... tipo passei 20 anos da minha vida usando windows (desde o 3.0) e sonhando com uma maça na minha tela, ... rs... entao algumas coisas eu nao sei como funciona, ... tipo, no mac nao tem que desfragmentar o disco ou coisa parecida ? ... nao tem anti virus, anti spywares, anti billgattes, anti outras coisas ? ...

duvida 6 - eu tenho uma conta de usuario somente que é o administrador, se por acaso, eu criar outro usuario, e apagar este, os programas continuam ? quando eu apago um usuario todas as configuraçoes dele vao junto ? esse novo usuario pode ser administrador tb ?

ultima duvida - tipo, nao consegui entender muito bem como funciona o backup tipo o famoso "ponto de restauração" , andei vendo aquele time machine, mas pelo que entendi teria que ter um disco remoto (???)

pessoal sei que é chato p/ kramba responder duvida besta de usuario novo, ... mas todo mundo tem que ter um começo neh, ... entao quem puder me ajudar realmente agradeço muito.

um grande abraço a todos,

marquese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

a primeira duvida é se existe alguma coisa no osx, que seja tipo um restore do sistema, sem que se perca os dados e programas instalados, tipo alguma coisa que restaure os arquivos sistema operacional que possam estar danificados, ou por alguma interferencia do usuario ou por alguma instalação mal sucedida.

sim, é só instalar o sistema por cima com o disco de instalação que veio. Desde que você não formate o disco, não vai perder nenhum dado nessa reinstalação.

duvida 3 - minha lixeira esta com um problema, quando eu apago um arquivo ela deleta ele diretamente, sem que eu possa rever isso posteriormente, já tentei achar se existe alguma configuraçao pra isso mas nao encontro nada clicando na lixeira, tipo gostaria que o arquivo fosse primeiro p/ lixeira e depois eu decidisse a hora de deleta-lo definitivamente.

parece ser problema com permissões da home folder. Tenta usar o Repair Permissions no Disk Utility.

duvida 4 - existe algum programa aos moldes do cclean do ruindows, que limpe os registros do mac ?... andei vendo que embora muito menos do que o ruindows, algumas instalações e desinstalações acabam por deixar rastros de programas perdidos (constatei isso com varios), ... tem como ? ... senao com o tempo vai juntar um monte de tranqueiras sem necessidade.

Tem AppDelete, AppZapper.. pessoalmente nunca usei nenhum deles, nunca senti necessidade, então não sei te indicar o melhor. PS: O Mac OS não tem "registro".

duvida 5 - (essa nao pode rir tá... ), ... tipo passei 20 anos da minha vida usando windows (desde o 3.0) e sonhando com uma maça na minha tela, ... rs... entao algumas coisas eu nao sei como funciona, ... tipo, no mac nao tem que desfragmentar o disco ou coisa parecida ? ... nao tem anti virus, anti spywares, anti billgattes, anti outras coisas ? ...

No Mac você não precisa de antivirus, o risco que tem de pegar alguma coisa é mínimo. O mesmo pra spywares.

E não tem desfragmentador nativo, pois o sistema faz isso automaticamente o tempo todo, não há necessidade.

duvida 6 - eu tenho uma conta de usuario somente que é o administrador, se por acaso, eu criar outro usuario, e apagar este, os programas continuam ? quando eu apago um usuario todas as configuraçoes dele vao junto ? esse novo usuario pode ser administrador tb ?

Os programas continuam, mas vai perder as configurações e dados que estiverem na home folder do usuário deletado (como documentos, etc). O novo usuário pode ser administrador também.

ultima duvida - tipo, nao consegui entender muito bem como funciona o backup tipo o famoso "ponto de restauração" , andei vendo aquele time machine, mas pelo que entendi teria que ter um disco remoto (???)

É, não tem "ponto de restauração". O ideal é usar o time machine num disco externo mesmo. Sei como isso é frustrante =(

bom, tenta rodar o Repair Disk Permissions no Disk Utility.

e não custa tentar o reset de pram. costuma resolver alguns bugs bizarros. (liga o mac segurando as teclas Command, Option, P, e R - e fique segurando até ele resetar sozinho.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá brotha .. primeiramente, congratulations por conseguir comprar seu mac, não são todos q possuem a combinação cacife+coragem para fazer o q vc fez ..

• o seu sistema operacional pode ser reinstalado a partir do disco de instalação do OSX, sem que apague os dados de usuário, vc pode fazer isto tb a partir do arquivo de atualização que vc baixa do site da apple ou por meio da opção ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE no menu Apple, seria bom fazer isto para desfazer alguma configuração q o onix tenha mexido, inclusive este problema da sua lixeira ..

• registros mac? isso non ecxziste .. o q fica são pequenos arquivos de configuração de usuário, chamados de .plists .. caso lhe incomodem (assim como me incomodam) sugiro vc instalar um pequeno app chamado APPTRAPPER, ele se encarrega de lhe mostrar os .plists e lhe dar a decisão de apagá-los ..

• basicamente para a manutenção do sistema é bom vc rodar, de tempos em tempos, o UTILITÁRIO DE DISCO , que está na pasta UTILITÁRIOS, por meio dele, vc pode fazer examinar seu disco, verificar e reparar as permissões .. existem alguns apps como o CLEAN MY MAC, q tb permitem fazer uma limpeza mais aprofundada, como limpar caches, .plists, etc ..

• contas de usuário .. vc pode sim criar um novo usuário para em seguida apagar o antigo, sem que interfira nos seus aplicativos, o que acontecerá somente é a criação de novas preferências, dentro dos seus aplicativos .. mas não esqueça de copiar seus arquivos pessoais, pois eles tb serão apagados (se bem q no momento de apagar o usuário, o OSX lhe pergunta se gostaria de apagar ou mantê-los)

• o time machine realmente necessita de um disco externo, ou sua unidade particionada .. seria uma boa para vc que, com certeza, irá fuçar muito ainda no sistema ..

.. o restante é questão de adaptação e ir postando suas dúvidas por aqui .. // grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal !!! salve a todos !!!

O problema da lixeira era + grave do que eu imaginava, ... como sou "fuçador" profissional, (afinal é estragando que se aprende neh) ... vi que tinha algo errado, como nao tinha instalado nada de importante ainda no mac, pensei que se fosse até o caso de formata-lo novamente nao teria problemas, e eu ainda aprenderia como funcionava ...

o problema de deletar os arquivos imediatamente, sem antes passar pela lixeira, me parece que é algum bug, ... pois fiz todos os procedimentos que os colegas aqui me sugeriram, mas nenhum surtiu o efeito desejado. acabei por instalar novamente a ultima atualizaçao, reinstalar todo o sistema, reparar permiçoes, deletar o onix, enfim, tudo que estava ao meu alcance, ...

ae busquei no nosso amigo google, ... algumas pessoas tambem estavam com o mesmo problema, e ninguem sabia como resolver, ... entretanto busquei no google americano, sobre esse problema e acabei encontrando um forum bem legal, e um kra dizendo como resolver a questão ... sei que pra resolver tem que dar 2 comandos "sudo bla bla bla"... o problema foi que eu perdi o endereço do forum, e da pagina onde o kra ensinava como fazer, ... mas de qualquer forma fica a dica a qualquer um que estiver com o mesmo problema da lixeira.

abraços a todos !!!

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal !!! salve a todos !!!

O problema da lixeira era + grave do que eu imaginava, ... como sou "fuçador" profissional, (afinal é estragando que se aprende neh) ... vi que tinha algo errado, como nao tinha instalado nada de importante ainda no mac, pensei que se fosse até o caso de formata-lo novamente nao teria problemas, e eu ainda aprenderia como funcionava ...

o problema de deletar os arquivos imediatamente, sem antes passar pela lixeira, me parece que é algum bug, ... pois fiz todos os procedimentos que os colegas aqui me sugeriram, mas nenhum surtiu o efeito desejado. acabei por instalar novamente a ultima atualizaçao, reinstalar todo o sistema, reparar permiçoes, deletar o onix, enfim, tudo que estava ao meu alcance, ...

ae busquei no nosso amigo google, ... algumas pessoas tambem estavam com o mesmo problema, e ninguem sabia como resolver, ... entretanto busquei no google americano, sobre esse problema e acabei encontrando um forum bem legal, e um kra dizendo como resolver a questão ... sei que pra resolver tem que dar 2 comandos "sudo bla bla bla"... o problema foi que eu perdi o endereço do forum, e da pagina onde o kra ensinava como fazer, ... mas de qualquer forma fica a dica a qualquer um que estiver com o mesmo problema da lixeira.

abraços a todos !!!

Edu

O da lixeira já aconteceu comigo

o comando é esse sudo chown Usuário* ~/.Trash

*Usuário é o nome da sua conta de usuário

Espero que te isso ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...