Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Claro, Vivo e Tim, qual a melhor 3G?


Posts Recomendados

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Celso,

A única empresa que possui o 3G verdadeiro é a CLARO (UMTS/HSDPA). A TIM utiliza EDGE da rede GSM e a VIVO utiliza um sistema meia-boca do CDMA. Então, em termos de velocidade:

1º Claro

2º Vivo

3º Tim

Em tese seria assim, isso sem contar a abrangência da cobertura das operadoras.

Abraço

Ricardo FAy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo está certo quanto qual é o melhor. O EDGE (que age em redes GSM), usado pela TIM é uma evolução das redes 2G, chamado de 2.75G, mas é considerado pela ITU (International Telecommunications Union, ou União Internacional de Telecomunicações) como uma rede 3G, pois em seu desenvolvimento ele alcançou patamares de velocidade praticamente iguais a de redes 3G "básicas". O problema é que sai caro investir em redes EDGE que realmente cheguem a uma velocidade considerada "banda-larga", isto é, cerca de 1 Mbps. A qualidade de sinal teria de ser extremamente perfeita, em absoluto. Existem algumas pequenas regiões da Europa que possuem essa qualidade, promovidas por pesquisas e seus testes com a rede.

A Vivo foi a primeira a trazer redes 3G ao Brasil, através do EVDO que age com redes CDMA. Semelhante ao EDGE em sua velocidade prática, porém teoricamente chega a até 3 Mbps. Do mesmo modo, é dificil de fazê-lo alcançar sua velocidade total.

O HSDPA desde sua criação é 3G, e em suas últimas pesquisas alcançou capacidades de uma rede 3.5G. Daqui uns anos, o 3G será mais desenvolvido no Brasil, alcançando facilmente cerca de 3.6 Mbps na prática, mas teoricamente, o 3G pode chegar a 14.4 Mbps.

E só para lembrar, as redes 3G são as capazes de transmissão de transmissão banda larga, permitindo as interações própias dessas redes, como video-chamadas.

Até 2010 teremos redes excelentes de 3G nas grandes cidades. Enquanto isso, o Japão já está entrando no 4G, com transmissões práticas entre 100 Mbps e 1 Gbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Kevin... Esse finalzinho aí foi pra gente sentir uma invejinha básica do Japão ou não??? rsrsrs

Enquanto a tecnologia é de ponta aqui no Brasil, nos países de 1º mundo a tecnologia é (ou está ficando) ultrapassada... Por isso que eu gosto do meu Brasil!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tô brincando... Bem que a situação poderia melhorar mais, certo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em breve estaremos a frente dos EUA e da Europa.

Quero ver se a Apple, que só se preocupa com o mercado americano e um pouco com o europeu, vai acompanhar a nossa velocidade e qualidade de transmissão de dados.

Vocês pensam que nos EUA é tudo igual filme?

Conheçam os EUA fora dos points turisticos e da ilha da fantasia de Manhattan para ver como é a realidade geral da telecomunicação nos EUA. A AT&T é terrível e praticamente ninguém tem acesso 3G. Charlotte maior cidade da Carolina do Norte tem menos área de cobertura EDGE do que Curitiba, por exemplo.

Hollywood e esquemões de marketing é uma coisa. Realidade é outra. O Japão, o vale do silício (Wifi da Google) e a Finlândia são casos à parte.

Mais espírito de matriz aí pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu morei um tempo no Hawaii e lá a maioria das pessoas tem internet com essas plaquinhas 3G. A primeira vez que vi isso fiquei impressionado pensando como poderia funcionar, visto que estava ligado somente na energia elétrica.

Agora moro em Porto Alegre e o que posso dizer sobre as tecnologias usadas pelas operadoras é:

- A rede 3G da Claro está em expansão. O grande problema é a constante queda na conexão da internet. Fora isso está "aceitável".

- A rede EVDO da VIVO só funciona perto das lojas da empresa. Chega a ser ridículo isso, mas é verdade. Eles modificaram as antenas somente nos arredores das lojas próprias para poder demonstrar o serviço. Quem compra e quer usar em alguma área não muito perto da loja não consegue utilizar com velocidade boa, somente EDGE.

- A rede EDGE da TIM é constante. Nunca lenta, nunca rápida. Downloads a 10kb/s.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, antes de comprar o meu MB, eu usava um modem usb da Vivo chamado SUNGIL com um note Positivo com Windows . A internet móvel da VIVO é a melhor dentre as operadoras no interior de SP, isso eu digo na região onde eu ando(Piracicaba, Sorocaba, Campinas, São Roque e Itu). O download nessas regiões menos Campinas que é 3G fica em torno de 10 kbps (internet discada), mas em Campinas que é 3G costumo pegar velocidades ótimas, pena não ter medido. Quando eu vou pra SP e uso a placa da VIVO não tenho que reclamar, pois uso ela dentro do carro em movimento e até Alphaville sem nenhum problema. Agora saindo da grande SP, somente parando mesmo, pois varia muito.

A vendedora da Claro diz que a própria internet deles não é boa e cai muito, isso eu fui ver recentemente em Itu, pois essa minha placa não é compatível com MAC. Mas a VIVO vai me dar outra placa que é compatível com MAC e continuarei com eles.

Agora da TIM eu não posso dizer nada a respeito.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação a todos...

Acabei de voltar de uma loja da Claro, aonde fui testar o serviço antes de definir a compra.

Acreditem se quiserem, mas o serviço foi ficando lento, lento até travar sem conseguir abrir um site de downloads que iria fazer para testar a velocidade. Ou seja, nem a página eu consegui abrir, que dirá fazer o download.

Nem preciso dizer que desisti na hora de adquirir o serviço, acho que este tipo de banda larga ainda vai levar um tempo para ser confiável.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação a todos...

Acabei de voltar de uma loja da Claro, aonde fui testar o serviço antes de definir a compra.

Acreditem se quiserem, mas o serviço foi ficando lento, lento até travar sem conseguir abrir um site de downloads que iria fazer para testar a velocidade. Ou seja, nem a página eu consegui abrir, que dirá fazer o download.

Nem preciso dizer que desisti na hora de adquirir o serviço, acho que este tipo de banda larga ainda vai levar um tempo para ser confiável.

Abs,

O pessoal reclama, mas ainda pra mim, principalmente quem mora em SP e Campinas a melhor opção é a VIVO com seu CDMA. Pois em questão de celulares o sinal CDMA é infinitamente melhor que o GSM (da VIVO). Pelo menos pra mim que estou sempre na estrada. Mas trocar seu speedy pra ficar com a internet das operadoras de celulares ainda é loucura. Eu tenho speedy em meu escritório e a VIVO Zap, pra qdo eu estou na rua, pra me comunicar e ver meus e-mails.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em breve estaremos a frente dos EUA e da Europa.

Quero ver se a Apple, que só se preocupa com o mercado americano e um pouco com o europeu, vai acompanhar a nossa velocidade e qualidade de transmissão de dados.

Vocês pensam que nos EUA é tudo igual filme?

Conheçam os EUA fora dos points turisticos e da ilha da fantasia de Manhattan para ver como é a realidade geral da telecomunicação nos EUA. A AT&T é terrível e praticamente ninguém tem acesso 3G. Charlotte maior cidade da Carolina do Norte tem menos área de cobertura EDGE do que Curitiba, por exemplo.

Hollywood e esquemões de marketing é uma coisa. Realidade é outra. O Japão, o vale do silício (Wifi da Google) e a Finlândia são casos à parte.

Mais espírito de matriz aí pessoal!

Realmente, nos EUA não é boa coisa. O correto de um país como o deles é oferecer no mínimo 2 megas. Mas demorará muitos anos para o Brasil alcançar o patamar tecnológico de um país desenvolvido, como o Japão e Europa (que realmente estão na linha), talvez cerca de 2020. Digo essa data pelos planos que o Brasil ainda tem sobre as tecnologias atuais, que vai até (mais ou menos) 2015.

Imagine, até daqui a 12 anos teremos redes Gigabits nos nossos smartphones, com tecnologias 4.5G/5G, ou quem sabe um WiMax muito mais estável. Muito antes dessa, garanto que ainda não estaremos em ritmo total com os euros ou nipônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em breve estaremos a frente dos EUA e da Europa.

Quero ver se a Apple, que só se preocupa com o mercado americano e um pouco com o europeu, vai acompanhar a nossa velocidade e qualidade de transmissão de dados.

Vocês pensam que nos EUA é tudo igual filme?

Conheçam os EUA fora dos points turisticos e da ilha da fantasia de Manhattan para ver como é a realidade geral da telecomunicação nos EUA. A AT&T é terrível e praticamente ninguém tem acesso 3G. Charlotte maior cidade da Carolina do Norte tem menos área de cobertura EDGE do que Curitiba, por exemplo.

Hollywood e esquemões de marketing é uma coisa. Realidade é outra. O Japão, o vale do silício (Wifi da Google) e a Finlândia são casos à parte.

Mais espírito de matriz aí pessoal!

inclusive a própria apple foi muito criticada por ter dado preferencia a AT&T ,entre outros motivos,pelo fato dela utilizar a banda edge considerada nos EUA como ultrapassada e lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Como aonde moro não tenho nenhuma opção de acesso a internet que não seja via celular posso falar como quem já passou por algumas operadoras, a rede da vivo só funciona por uma semana quando contratada, depois só problema, quedas e instabilidade, a claro é terrível com oscilações de sinal e quedas.

Com a TIM (aqui no rio) apesar da cobertura 3G não ser tão extensa a qualidade da rede é boa, faço donwload em EDGE chegam até a 25~30k, em media 17k, mas quando em 3G funciona muito bem!

Meu plano é o de trafico (realmente) ilimitado com velocidade limitada até a 600k (porque pagar mais caro, se fico na maior parte do tempo em EDGE), no centro do rio funciona tranqüilo com velocidades sempre próximas aos 600k contratados.

Fora que uso o chip do modem 3G no iPhone, pra que pagar 2 planos de dados? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de voltar da minha viagem em Limeira e Campinas e posso falhar que a 3G da Tim funcionou perfeito! Serio! Estou muito feliz. Antes comprar li os comentários neste fórum e deu de entender que a Tim era a mas estável. Comprei o aparelho no plano prepago. Sai de viagem de blumanu aonde funciono bem, para São Paulo, Limeira e Campinas e funciono muito bem. Para compara a rapidez sempre abri o mesmo site, no momento o único que pude pensar de foi pneusfacil.com.br funciono igual de rápido em todas as cidades. Estou muito feliz pelo Brasil não estar para atrás de outros países nesta tecnologia!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...