Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção para novos Usuarios do MAC OS X


perdomomac

Posts Recomendados

Prezados.

Um tempo atrás li aqui no forum um topico sobre como criar uma senha de boot no Mac, e programas para criptografar os arquivos na maquina, além do procedimento de envio do serial da maquina, como se fosse um registro da mesma em seu nome caso alguém a roube e leve em alguma assistencia autorizada da Apple.

Se ainda estiver por aqui o topico podem informar o link do mesmo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Você fez a busca?

Eu não lembro do tópico, mas tudo isso que você perguntou é bem fácil:

1 - Senha de firmware. Senha que deve ser digitado toda vez que você quer dar boot em outro volume/partição/dispositivo além do padrão.

Para criar uma senha de boot do firmware precisa colocar o DVD de instalação do Mac OS X, dar boot por ele, e acessar no menu Utilitários a opção de criar senha do firmware.

Muito importante: Se você esquecer essa senha, ela será perdida para sempre!

2 - Criptografar dados da máquina. O procedimento padrão é o uso do FileVault, que criptografa apenas sua Home(pasta de Documentos, etc). Dizem que há uma brecha nele... mas não sei se no SL já foi corrigido. O FileVault pode ser acionado nas Preferências do Sistema > Segurança.

Se você pretende apenas criptografar uma parcela de arquivos, você pode criar uma imagem de disco criptografada usando o Utilitário de Disco(busque no Spotlight), que fornece uma ótima criptografia, onde basta você colocar montar a imagem e jogar arquivos para dentro para criptografar eles. É uma ótima proteção, pois torna dados ilegíveis, e você pode criar uma senha diferenciada para cada imagem/tipos de dados que pretende guardar.

Vale lembrar que esse método não é recomendado para dados altamente confidenciais(a nível de interesse de um hacker), pois ao trabalhar com arquivos no disco ele poderia procurar por rastros no cache ou pela cópia do arquivo original descriptografado gravado na memória magnética de um HDD.

Entretanto existem outros programas pagos que fazem mais do que o FileVault, criptografando o disco rígido por completo, basta procurar.

Lembrando que criptografar dados não adianta nada se você não carrega arquivos de trabalho confidencial(ideal seria FileVault ou superior), ou outras coisas importantes como fotos/vídeos íntimos de sua namorada/esposa(a imagem criptografada já é uma boa pedida) ou qualquer outra coisa pareceida.

3 - Guarde uma cópia do número de série da sua máquina em casa. Pois quando acontecer um furto, a primeira coisa a fazer é alertar as Assistências Técnicas da região que essa máquina foi roubada. O número também será útil para procurar se a máquina está a venda no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fez a busca?

Eu não lembro do tópico, mas tudo isso que você perguntou é bem fácil:

1 - Senha de firmware. Senha que deve ser digitado toda vez que você quer dar boot em outro volume/partição/dispositivo além do padrão.

Para criar uma senha de boot do firmware precisa colocar o DVD de instalação do Mac OS X, dar boot por ele, e acessar no menu Utilitários a opção de criar senha do firmware.

2 - Criptografar dados da máquina. O procedimento padrão é o uso do FileVault, que criptografa apenas sua Home(pasta de Documentos, etc). Dizem que há uma brecha nele... mas não sei se no SL já foi corrigido. O FileVault pode ser acionado nas Preferências do Sistema > Segurança.

Se você pretende apenas criptografar uma parcela de arquivos, você pode criar uma imagem de disco criptografada usando o Utilitário de Disco(busque no Spotlight), que fornece uma ótima criptografia, onde basta você colocar montar a imagem e jogar arquivos para dentro para criptografar eles. É uma ótima proteção, pois torna dados ilegíveis, e você pode criar uma senha diferenciada para cada imagem/tipos de dados que pretende guardar.

Vale lembrar que esse método não é recomendado para dados altamente confidenciais(a nível de interesse de um hacker), pois ao trabalhar com arquivos no disco ele poderia procurar por rastros no cache ou pela cópia do arquivo original descriptografado gravado na memória magnética de um HDD.

Entretanto existem outros programas pagos que fazem mais do que o FileVault, criptografando o disco rígido por completo, basta procurar.

Lembrando que criptografar dados não adianta nada se você não carrega arquivos de trabalho confidencial(ideal seria FileVault ou superior), ou outras coisas importantes como fotos/vídeos íntimos de sua namorada/esposa(a imagem criptografada já é uma boa pedida).

3 - Guarde uma cópia do número de série da sua máquina em casa. Pois quando acontecer um furto, a primeira coisa a fazer é alertar as Assistências Técnicas da região que essa máquina foi roubada. O número também será útil para procurar se a máquina está a venda no ML.

Obrigado!

Vou botar em pratica esses passos !

Outra duvida:

Se eu tenho o MBP e não tenho a nota dele existe alguma forma de cadastrar ele em meu nome? tipo pelo serial ?

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o mais próximo de um registro do produto é isso aqui:

https://register.apple.com/

Se você não tem nota, no dia que precisar provar que é o verdadeiro dono(ao recuperar de um roubo) isso se tornará uma tarefa complicada.

Acho bom visitar pelo menos uma AT e se ingressar como cliente de lá, pois eles saberão quem é você, e desde quando possui essa máquina.... afinal acredito que todas ATs possuam um cadastro de clientes e uma relação de suas máquinas que já foram enviadas para conserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele criptografa toda sua Home, ou seja... ele criptografa tudo que você faz no HD usualmente.

Se você não coloca arquivos na raiz do disco, ou se não faz modificações no sistema da Apple que sejam confidenciais... ele é mais do que perfeito.

O problema é que me lembro que no Leopard descobriram uma brecha(mesmo assim difícil de utilizar), e que no Snow Leopard isso provavelmente foi sanado(mas não tenho confirmação disso).

---

O método de criptografia, "não tão seguro", contra um hacker experiente em resgatar dados seria a criptografia a partir de uma imagem de disco(usando o Utilitário de Disco, ao invés do FileVault)... Isso acontece devido ao descuido do usuário. Se for optar por esse tipo de criptografia, e você realmente quer ficar seguro que nenhum bit de seus dados caia em mãos erradas deve sempre ficar atento a duas coisas:

1 - Se algum dia você utilizou algum arquivo confidencial fora da imagem criptografada, delete-o usando Secure Delete, na Lixeira. (Ou prefira tornar o Secure Delete como padrão no Finder, para evitar esses descuidos)

2 - Se você trabalha em seus dados secretos com algum programa complexo, que utilize caches em disco, descubra onde ele guarda, e limpe-os regularmente. (com Secure Delete, óbvio)

Obedecendo essas duas regras é muito provável que seus dados esteja seguros, mesmo utilizando imagens de disco criptografados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação!!!

Estava achando que a criptografia "não segura" era para o FireValt. Mas agora entendi.

--

Agora uma coisa que tenho dúvida e não sei se foi solucionado.

No 10.5.x, quando o FireValt estava ativo, era necessário "deslogar" para que o Time Machine pudesse efetuar o Backup.

Isso continua no 10.6.x, ou agora é possível efetuar o Backup enquando usamos o Mac?

Ele criptografa toda sua Home, ou seja... ele criptografa tudo que você faz no HD usualmente.

Se você não coloca arquivos na raiz do disco, ou se não faz modificações no sistema da Apple que sejam confidenciais... ele é mais do que perfeito.

O problema é que me lembro que no Leopard descobriram uma brecha(mesmo assim difícil de utilizar), e que no Snow Leopard isso provavelmente foi sanado(mas não tenho confirmação disso).

---

O método de criptografia, "não tão seguro", contra um hacker experiente em resgatar dados seria a criptografia a partir de uma imagem de disco(usando o Utilitário de Disco, ao invés do FileVault)... Isso acontece devido ao descuido do usuário. Se for optar por esse tipo de criptografia, e você realmente quer ficar seguro que nenhum bit de seus dados caia em mãos erradas deve sempre ficar atento a duas coisas:

1 - Se algum dia você utilizou algum arquivo confidencial fora da imagem criptografada, delete-o usando Secure Delete, na Lixeira. (Ou prefira tornar o Secure Delete como padrão no Finder, para evitar esses descuidos)

2 - Se você trabalha em seus dados secretos com algum programa complexo, que utilize caches em disco, descubra onde ele guarda, e limpe-os regularmente. (com Secure Delete, óbvio)

Obedecendo essas duas regras é muito provável que seus dados esteja seguros, mesmo utilizando imagens de disco criptografados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A senha do meu firmware não afetou o trackpad, nem deveria ter a ver... não seria alguma outra coisa?

Quando há muita humidade ou a temperatura está muito alta(acho que são esses dois fatores, alguém confirma?), o trackpad não funciona direito... só aconteceu uma vez aqui.... e o trackpad não capturava meus movimentos direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A senha do meu firmware não afetou o trackpad, nem deveria ter a ver... não seria alguma outra coisa?

Quando há muita humidade ou a temperatura está muito alta(acho que são esses dois fatores, alguém confirma?), o trackpad não funciona direito... só aconteceu uma vez aqui.... e o trackpad não capturava meus movimentos direito.

Eu rodei o DVD de Instalacao dos aplicativos adicionais do MAC OS X mas Agora do nada normalizou, achei no minimo estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...além do procedimento de envio do serial da maquina, como se fosse um registro da mesma em seu nome caso alguém a roube e leve em alguma assistencia autorizada da Apple.

O Undercover faz isto. É pago, mas eu acho que vale a pena.

A partir do momento em que foi roubado ele tira fotos, envia cópia dos emails, simula defeito na tela, passa a localização da rede Wi-Fi, etc, que podem te ajudar a recuperar a máquina.

Mas o ladrão não pode formatar o HD ? Não se estiver com senha de firmware.

Caso vc não recuperar o Macbook eles devolvem o dinheiro do software em dobro.

http://www.orbicule.com/undercover/mac/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...