Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Backup em HD - Time Machine?


Armando.ntg

Posts Recomendados

Seguindo a orientação do Stervid, um dos meus gurus aqui do forum, estou liberando um HD externo via USB Seagate de 500GB para backup do meu hack. As dúvidas são:

- devo fazer o backup com o Time Machine? algum ajuste especial?

- backup feito, no caso de dar zebra no hd de boot, é só alterar na bios o boot para o hd de backup e tudo rola normalmente?

- o hd de backup pode ser usado para outras coisas? por exemplo, posso usa-lo para captura de vídeo via firewire?

- tenho que formatar também como GUID?

Obrigado e um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Bom dia Armando.

Nunca fiz backup usando o Time Machine no hackintosh, pois uma vez testei e não dava boot, mas honestamente nem tentei saber o que estava errado.

No fórum e no site tem bastante referências sobre isso.

Vídeo-aula: tudo sobre o Time Machine

Para ter um backup com boot eu uso o Carbon Copy Clone que faz uma cópia exata do hd, dá pra salavar também como imagem (.img modo que eu uso).

Lembrando, suas dúvidas agora poderiam ser colocadas nas outras secções do fórum, já que são sobre Mac em geral, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Armando.

Nunca fiz backup usando o Time Machine no hackintosh, pois uma vez testei e não dava boot, mas honestamente nem tentei saber o que estava errado.

No fórum e no site tem bastante referências sobre isso.

Vídeo-aula: tudo sobre o Time Machine

Para ter um backup com boot eu uso o Carbon Copy Clone que faz uma cópia exata do hd, dá pra salavar também como imagem (.img modo que eu uso).

Lembrando, suas dúvidas agora poderiam ser colocadas nas outras secções do fórum, já que são sobre Mac em geral, rs.

Bom dia, Stervid. Obrigado pela resposta.

Você tem toda razão. É que eu até esqueci que existem outras seções no fórum. Estou indo pra lá.

Um grande abraço.

Armando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a vocês com mais um pepino.

Tenho quase certeza de que me ferrei, mas, como a esperança é a última que morre (mais morre), recorro a vocês em busca de uma opção que não seja reformatar e reinstalar tudo de novo.

A história é a seguinte:

- assisti aos tutoriais sobre a Time Machine e entendi que ela apenas faz o backup mas não cria um hd de boot, o que me fez desinteressar;

- baixei o Carbon Copy Clone, programa usado pelo Stervid, preparei um HD Seagate 500GB USB, formatei como MacOS GUID pelo Disk Utility e fiz o backup. O Carbon inclusive tem uma opção

que indica se o HD vai ser "bootável" ou não.

- terminado o backup, fui experimentar pra ver se estava dando o boot mesmo; e foi a partir daí que a porca torceu o rabo.

- ressetei e, antes de entrar o Snow, na opção de escolher por onde vai ser o boot, escolhi o HD de backup e ............nada; tentei outras vezes e ......nada.

- voltei o boot para o HD original com a intenção de reformatar o HD backup e refazer tudo, mas o Mac já entgrou com uma mensagem de "o disco que você inseriu não pode ser lido pelo sistema".

- a partir daí a coisa degringolou de vez; o HD de backup sumiu. Não aparece mais no Mac e, no Windows, aparece particionado em três e eu não consigo formata-lo.

Pra piorar a situação, o HD original também parou de dar o boot. Tentei, pelo disk utility, verificar e/ou reparar o disco, mas as opções não estão disponíveis.

No momento, estou com o dedo no gatilho para recomeçar tudo do zero, mas ainda tenho a esperança de que haja um outro caminho.

Um grande abraço a vocês.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vc precisa saber se a flag de boot esta marcada. Use um CD do Ubuntu e sobe o linux pelo CD mesmo sem instalar nada. No Gparted tem lá as opções e vc verifica se a flag de Boot esta marcada. Caso não estiver vc marca e tenta fazer o OS subir. Pra facilitar desconete tds os HDs e deixa somente o que tem o Mac instalado.

Aguardamos retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vc precisa saber se a flag de boot esta marcada. Use um CD do Ubuntu e sobe o linux pelo CD mesmo sem instalar nada. No Gparted tem lá as opções e vc verifica se a flag de Boot esta marcada. Caso não estiver vc marca e tenta fazer o OS subir. Pra facilitar desconete tds os HDs e deixa somente o que tem o Mac instalado.

Aguardamos retorno.

OuVerRos, obrigado pela atenção.

Vou baixar o Ubuntu para fazer o que você diz. Enquanto isso, desconectei tudo e deixei apenas o HD do MacOs. O boot interrompeu com as seguintes mensagens:

boot0: GPT

boot0: testing

boot0: error

O que me deixa intrigado é que não mexi em nada no HD do MacOS; apenas no HD backup que, inclusive, sumiu; não aparece nem no Windows em outra máquina. Você acha possível um software estragar um HD?

Um abraço.

Armando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o bootar com HD externo (USB), tem que em BOOT na BIOS do PC estar setado USB BOOT, afinal é um hackintosh dependente da Bios que usa uma Efi para enganar o Mac.

Não é para acontecer o que aconteceu, mas o que me parece é que "perdeu" foi o chameleon, isso se não for apenas que:

quando ao tentar usar o HD externo através do boot do HD do Snow (o que não pode) carregou a cache do Boot da Bios, portanto, isso se resolve desligando um pouco o PC, e depois, de umas duas ou tres tentativas tiver a cache problemática descarregada o sistema sobe, ou tentar subrir usando - x -f

É isso! No se pode esquecer que antes de tudo é um PC que usa Bios para ligar, portanto sempre inicialize pelo HD que está setado como o inicial na Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou baixando o Ubuntu 9.10.

Minha situação atual é: com apenas o HD onde está (ou estava) instalado o MacOS, o boot para logo no início, com as mensagens boot0: GPT, boot0: testing, boot0: error. Não aceita comando e nem me dá acesso a nada.

Por sua vez, o CD do EmpireEFI só me dá acesso à instalação do Snow. Devo seguir em frente e reinstalar o Snow? Já estou achando que essa seria uma opção razoável. O que vocês acham?

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou baixando o Ubuntu 9.10.

Minha situação atual é: com apenas o HD onde está (ou estava) instalado o MacOS, o boot para logo no início, com as mensagens boot0: GPT, boot0: testing, boot0: error. Não aceita comando e nem me dá acesso a nada.

Por sua vez, o CD do EmpireEFI só me dá acesso à instalação do Snow. Devo seguir em frente e reinstalar o Snow? Já estou achando que essa seria uma opção razoável. O que vocês acham?

Um abraço.

Vivendo e aprendendo.

Entrei no site da Seagate pra providenciar a devolução do meu HD externo "defeituoso" em garantia e, aproveitando que estava por lá, resolvi dar uma fuçada. Descobri uma tal de "GPT Protective Partition", um esquema que tanto o MacOS quanto o Windows fazem que torna o HD invisível ao OS e informatável pelos gerenciadores de disco. Aprendi a resolver o problema entrando pelo DOS no Windows e dando uma série de comandos que acabam com a tal de GPT e tornam o HD novamente formatável pelos gerenciadores de disco. Executei, particionei, formatei, e tenho o meu "falecido e defeituoso" HD de 500 GB de volta.

Aí me lembrei que a primeira mensagem que aparece quando do boot pelo HD do MacOs é: boot0: GPT. Trocando em miúdos, acho que, por alguma razão, também o HD do MacOS foi transformado na tal GPT Protective Partition.

Agora a pergunta que se impõe: como acabar com a tal da GPT no Mac sem boot? Continuo pesquisando. Se souberem de algo, me avisem.

Um grande abraço.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caso foi parecido. A diferença é que foi com o HD2. Eu fui criar um segundo grupo pra editar os privilegios de acesso e não sei como acabei "cadeando" o HD inteiro ... aparecia até um sinal de cadeado no icone do HD. Nada conesuia destravar o HD. Pra piorar a minha desesperada situação, resolvi plugar o HD em outro Hackintosh e dai fudeu tudo ... alem de não subir dava o erro de Boot:0 Boot: Done ...

Depois de muito google it inicializei com o CD do Ubuntu e remarquei a Flag do Boot no HD. E no HD2 consegui pelo menos acessar o conteudo e fazer o bkp e recuperar o formato HFS+ ... porém o HD precisou ser reformatado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OuVerRos,

como eu estou aprendendo e, nessa fase, quanto mais faz-e-disfaz melhor, resolvi retomar do zero (o duro mesmo é reinstalar o Final Cut Studio 3). No fundo, no fundo, meu problema é medo. Medo de que pare de funcionar o que antes funcionava bem. Mas faz parte do jogo.

Eu gostaria é de pedir permissão a você e ao Stervid para novamente recorrer a vocês quando for fazer o backup, pra que eu não corra o risco de fazer lambança novamente.

A propósito, você usa a Time Machine para o backup?

Um grande abraço.

Armando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando em usar no hack pois já tem uns 10 meses que eu formatei o HD do ruWindows e não tenho mais essa peste de sistema. Com esse HD sobrando eu tava pensando em usar o Time Machine ... esse Hack que eu tenho na minha assinatura na época eu montei escolhendo todas os hardwares a dedo. Não tive e nem tenho nada incompativel. Já deixei o computador ligado 24h por 3 meses somente desligando o monitor e nunca tive KP ou outro tipo de travamento.

Esse fim de semana vou testar o Time Machine =]

Vc pensa em fazer bkp de dados ou do HD inteiro com OS e boot e tudo?

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria fazer backup, melhor ainda, um clone ou espelho ou ghost do HD de boot, pra, se algum dia der zebra (e, até agora, até pela minha inexperiÊncia, é o que mais dá), apenas alterar o boot na bios para o HD de backup e tudo continuar como antes. Relendo o tutorial da Apple que o Stervid deu o link, entendi que isso é possível com a Time Machine.

Dessa vez, nem tentei o backup e já deu encrenca:

- instalei o SO, todas as kexts para o meu hardware e formatei o meu HD de 500GB externo em duas partições, ambas MacOS GUID;

- após o primeiro boot, HD externo formatado e conectado via USB, o sistema , como é normal quando você conecta um HD pela primeira vez, perguntou se eu queria usá-lo para backup na Time Machine. Respondi "deixar

para depois", porque, antes do backup, queria instalar o Final Cut e outros aplicativos. Acho que isso foi minha salvação.

- instalei mais alguns programas e atualizei o software na Apple, Snow Leopard 10.6.2 e etc...

- na volta, após o boot da atualização, surge a mensagem: "o disco que você inseriu não podia ser lido por esse computador", e o meu HD externo novamente sumiu.

Ainda não levei para o PC mas tenho certeza de que é a tal da GPT novamente.

Resumindo: você instala, particiona e formata um HD externo via USB no MacOS GUID e após um boot ele deixa de ser reconhecido pelo sistema.

Agora, é pesquisar pra descobrir o que está acarretando o problema.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria fazer backup, melhor ainda, um clone ou espelho ou ghost do HD de boot, pra, se algum dia der zebra (e, até agora, até pela minha inexperiÊncia, é o que mais dá), apenas alterar o boot na bios para o HD de backup e tudo continuar como antes. Relendo o tutorial da Apple que o Stervid deu o link, entendi que isso é possível com a Time Machine.

Dessa vez, nem tentei o backup e já deu encrenca:

- instalei o SO, todas as kexts para o meu hardware e formatei o meu HD de 500GB externo em duas partições, ambas MacOS GUID;

- após o primeiro boot, HD externo formatado e conectado via USB, o sistema , como é normal quando você conecta um HD pela primeira vez, perguntou se eu queria usá-lo para backup na Time Machine. Respondi "deixar

para depois", porque, antes do backup, queria instalar o Final Cut e outros aplicativos. Acho que isso foi minha salvação.

- instalei mais alguns programas e atualizei o software na Apple, Snow Leopard 10.6.2 e etc...

- na volta, após o boot da atualização, surge a mensagem: "o disco que você inseriu não podia ser lido por esse computador", e o meu HD externo novamente sumiu.

Ainda não levei para o PC mas tenho certeza de que é a tal da GPT novamente.

Resumindo: você instala, particiona e formata um HD externo via USB no MacOS GUID e após um boot ele deixa de ser reconhecido pelo sistema.

Agora, é pesquisar pra descobrir o que está acarretando o problema.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Confirmei.

Levei pro PC e lá estava a tal da GPT.

O texto abaixo eu tirei do site da Seagate, observem que a tal da GPT é natural/normal do MacOS. Mas o que será que está fazendo com que o HD deixe de ser reconhecido?

"What is a GPT disk?

The GUID Partition Table (GPT) was introduced as part of the Extensible Firmware Interface (EFI) initiative. GPT provides a more flexible mechanism for partitioning disks than the older Master Boot Record (MBR) partitioning scheme that has been common to PCs.

A partition is a contiguous space of storage on a physical or logical disk that functions as though it were a physically separate disk. Partitions are visible to the system firmware and the installed operating systems. Access to a partition is controlled by the system firmware before the system boots the operating system, and then by the operating system after it starts.

The GUID Partition Table (GPT) Scheme was implemented under Microsoft Windows XP x64 edition, Windows Server 2003 (64-bit), Windows Server 2003 SP1 (all versions), Windows Vista, and the upcoming Windows Server codename Longhorn operating systems.

In a nutshell GPT Partition was developed to get around known, MBR partition size issues; the maximum size for a MBR partiton is 2 Terabytes (TB). GPT partitions enable this limit to be exceeded

GUID Partition Table (GPT) partitions are also found in Mac OS X versions 10.4.6 and newer. All Intel-Based Macs require a GPT partition on a boot volume, whether it be internal or external"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...