Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agradecimento aos colegas do fórum


Armando.ntg

Posts Recomendados

Quero agradecer aos colegas do fórum, muito especialmente ao OuVerRos e ao Stervid. Graças ao carinho, à paciência e à dedicação de vocês, a partir de hoje tenho um verdadeiro `Macintosh` rodando `quase` 100%, áudio, video, firewire, rede, gravador de DVD; tudo reconhecido e funcionando.

Persistem alguns pequenos detalhes e duvidas, para os quais recorro mais uma vez à experiência de vocês:

- mesmo tendo instalado o OSX e teclado em português, continuo tendo que acessar os

caracteres acentuados via combinações da tecla `alt`. Tem jeito?

- Instalei o iAtkos v7 OSX 10.5.7 e, agora que consegui conexão com a rede e internet,

estou em condições de atualizar o software. Vale a pena a atualização para 10.5.8 e,

em seguida, para o Snow ? Corro o risco de que alguma coisa pare de funcionar?

- Finalmente, a única falha que persiste tem a ver com ressetar/desligar a máquina, que

tem que ser via "dedão". O que fazer ?

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Editado por Armando.ntg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Boas,

que bom que deu tudo certo!!

O que falta agora é simples e fácil de resolver.

Para o teclado:

Layout Internacional do Rainer para teclado ingles/internacional

http://www.brockerhoff.net/usi/index.html:

Layout teclado ABNT-2

http://macmagazine.com.br/2006/08/08/l...sileiro-abnt-2/

Atualização:

Pelo Software Update não faça a atualização do sistema (para o 10.5.8)por enquanto, o resto pode fazer normal.

O OuVerRos pode te ajudar melhor a fazer isso via S.U., eu instalei o 10.5.8 direto com o Deneb v1.6 10.5.8 Lite Edition. Tem também outras versões do Deneb para fazer a atualização (iDeneb.Delta.Upgrade 10.5.8 (para quem já usa o 10.5.7) e/ou iDeneb.Combo.Upgrade.v1058 (para 10.5 em diante)).

Restart/Shutdawn:

Tem um fix para isso, nunca precisei, mas acho que deve ser o kext OHR que tem no dvd do iatkos (fica em ACPI).Para instalar ele desmarque tudo no iDVD e selecione somente ele.

Abraços

t+

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stervid, mais uma vez, muito obrigado.

- reset/shutdown, resolvido, conforme sua dica;

- quanto ao teclado, sigo o teu link, clico onde o texto diz "disponível AQUI para download", abre-se uma

janela TRANSFERÊNCIAS com um arquivo de nome Brasileiro-abnt2.rsrc dentro dela e eu não consigo fazer

nada com ele; tentei copia-lo para biblioteca/keyboard layouts mas não tive acesso;

- agora, me perdoe pelo que talvez seja o máximo do desconhecimento, mas, o que é "S.U." ?

Um grande abraço.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Very nice job!!!

stervid já passou 99% do que precisa ser ajustado ^^

O teclado se não funcionar a gente vai precisar "ver" o seu layout pra dizer se realmente funciona, pois cada fabricante hoje em dia resolve por algumas teclas em lugares diferentes e isso só pode ser ajustado com o ukelele.

A atualização pro 10.5.8 é necessaria principalmente pra vc poder ter o java 100% atualizado e assim ter todo o pacote de segunrança rodando no sistema, assim como o suporte a todas as novidades do sistema. Se vc não marcou nehum kernel na Customize no ato da instalação vc vai ter o kernel vanilla rodando no seu sistema. Se for assim vc pode fazer o S.U. com 100% de segurança.

O reset/shutdown vc pode fazer como o stervid disse desmarcando tudo na customize e marcar somente o OHR ou pode extrair esse pacote com o Pacifist do DVD do iAtkos e instalar ele manualmente ou ainda pode google it! e buscar por OpenHaltRestart fix.

S.U. - Software Update. fazer atualização via software pelo menu Apple.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O layout do teclado tu instala(ou) na pasta Keyboard Layouts (pode ser em USERS/voce/Library ou na Library geral).

Para trocar o layout do sistema, tu tem que ir no painel preferencias do sistema e abrir:

System Preferences => International => Input Menu =>(Ative o teclado desejado)

Marque Show input menu in menu bar (depois tu pode desmarcar) e na bandeirinha que aparece no menu bar tu escolhe o teclado ABTN-2.

Dica: desative todos os que não vai usar (deixe ao menos +1, o do sistema em ingles).

Não posso te ajudar mais nisso, pois todos os meus teclados são Apple, nunca usei um "brasileiro" na vida. rs..

Siga as dicas do OuVerRos.

abraços

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei o software via S.U, e agora está instalada a versão 10.5.8.

Não notei diferença alguma (imagino que sejam internas), mas aparentemente está tudo funcionando legal, exceto o teclado.

Na pasta Keyboard Layouts tem dois arquivos: AppleKeyboardLayouts.bundle e Brasileiro-abnt2.rsrc.

Em System Preferences => International => Input Menu => está ativado Brasileiro e marcado

Show input menu in menu bar. Na bandeirinha brasileira que aparece no menu bar não consta o teclado ABTN-2

e está acionado Brasileiro.

Mas essa mensagem foi toda digitada na base da tecla ALT/Option.

Tive uma idéia e vou experimentar em seguida: vou tirar o arquivo applekeyboardlayouts.bundle de dentro da pasta e deixar apenas o brasileiro-abnt2.rsrc e ver no que dá.

Um grande abraço.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu tempo de eu ver a tua resposta antes de fazer a lambança. Agora estou encrencado de vez porque não tenho mais nenhum teclado e não sei nem como consertar a besteira. Como eu tirei o arquivo applekeyboardlayouts.bundle de dentro da pasta keyboardlayouts, não tem mais nenhum teclado reconhecido pelo sistema e eu não consigo botar o arquivo de volta porque pede senha e eu não posso digitar sem teclado.

Sou mesmo um grande idiota.

E agora, o que é que eu faço? (ainda bem que eu tenho alguns PCs em casa senão nem socorro eu teria como pedir).

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora complicou!

Iria sugerir entrar em modo de segurança, quando abrir a tela do chameleon digite -x -v mas vai ter que digitar a senha, isso se colocou alguma, se naum colocou ai é só dar enter, quem sabe dê sorte e consiga colocar o applekeyboardlayouts.bundle no lugar novamente.

Caso não consiga e tu tiver uma partição com o Windows neste mesmo HD, inicialize por ele, instale o MacDriver e depois que o Windows estiver lendo o HD Mac, tu coloca na mão de novo no lugar.

MacDriver

http://www.mediafour.com/products/macdrive/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha teclado com ç e do lado esquerdo da tecla z era a tecla \ eu usava esse layout ...

Teclado Leopard_PS2_ABNT2.pkg

PS: Pra emergências vc pode digitar com o mouse. Basta usar o Keyboard Viewer e teclar com o mouse. System Preferences / International / Input Menu ... e marcar Keyboard Viewer, e no icone ao lado do relógio usar.

Desculpe se cheguei tarde.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

^^ Layout U.S. International

Eu trabalho com esse até hoje e nunca tive problemas (panela velha é que faz comida boa). xD

Por falar nisso ... Armando se vc vai instalar tudo de novo não seleciona nenhuma coisa em BR deixa tudo no modo americano e em inglês e depois que o sistema estiver instalado ai vc instala o layout que te passei ali em cima.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me conformo.

Depois de tudo funcionando, audio, video, rede, internet, firewire, mouse, teclado, dois monitores, gravador de DVD, dois trabalhos editados no Final Cut e DVDs autorados no DVD Studio Pro, o imbecil aqui, achando que já entende alguma coisa, faz uma idiotice e perde tudo.

Agora, já não lembro nada do que fiz e estou de novo mais perdido do que cego em tiroteio; e dependendo mais uma vez da paciência e dedicação de vocês.

Minha situação atual:

- reformatei o HD como MacOs Extended (Journaled) GUID Partition Table e fiz uma instalação "clean" do iAtkos v7 10.5.7, passando longe do customize, seguindo orientações anteriores de vocês em outros tópicos.

Não tenho certeza, mas acho que não instalei nenhuma kext de audio/video. Acho que funcionou de primeira apenas com ajustes no customize do iAtkos que eu tirei de um post do OuVerRos em outro fórum que eu não consigo mais achar.

Considerando minha configuração abaixo, que passos vocês acham que eu devo seguir?

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Placa Mãe (Marca/ Tipo/ Chipset): INTEL/ DG35EC/ Intel G35 Express

Processador (Marca/ Modelo/ Clock/ Instrução): Intel C2QUAD/ Q8200/ 2.33GHz S775/ SSE2, SSE3, SSSE3, SSE4

Memoria RAM (Marca/ Slot/ MB): Kingston/ DDR2-667 / 8 GB em Dual Channel

HD 1 (Conexão/ Modelo/ Tamanho): SATA/ Seagate/ 320 GB

HD 2 (Conexão/ Modelo/ Tamanho): SATA/ Seagate/ 320 GB (Windows)

Drive DVD (Marca/ Modelo/ Tipo): SAMSUNG DVD-RW

Rede (Marca/ Tipo/ On ou Offboard): Intel 82566 DC Gigabit Onboard

Video (Marca/ Modelo/ Conexão/ On ou Offboard/MB): ASUS nVidia/ GF 9600 GT/ Offboard/ 1 GB/256 bits

Audio (Marca/ Modelo/ Conexão/ On ou Offboard): High Definition Audio Device (segundo gerenciador de Dispositivos)/ Onboard

Teclado (Modelo/ Conexão): Goldship/Wireless USB

Mouse (Modelo/ Conexão): Goldship/Wireless USB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxe primeiro, descanse e depois comece a fazer isso novamente!

Senão estressado vai sair m****... rs.

Quando começar, papel e caneta na mão e marque o que for selecionado no iatkos para voce não esquecer mais, e não gerar dúvidas.

A imagem que tu mencionou, está no link da assinatura do OuVerRos em Hac 10.5.8 iAtkos v5i (insanelymac) e é do iaktos v5.

Veja a imagem com calma e tente se lembrar do que instalou na primeira vez e depois tu segue o que está abaixo.

Ou leia o Read-me do iaktosv7 neste link http://uphuck.ggrn.de/forum/viewtopic.php?f=7&t=4034

O principal é estes:

- Bootlander (Chameleon v2)

- x86 patches (geralmente vem marcado na instalação Extra directory e o DSDT)

- AppleDecrypy

- SMBIOS-EFI

- ACPI (x86 ACPI ou APIC driver (instale o x86, lembrando que só pode ter um destes))

- Disabler

- OHR

- NVKush

- SATA/IDE (marque todos)

- Sound (Voodoo HDA driver, se não funcionar use o Azalia Audio Driver, lembrando que só pode ter um destes)

- Network (Intel Gigabyte (esse não deve ser difcil))

Idioma (fique só no Ingles por enquanto, depois que estiver tudo certo voce instala o BR)

Post-Install Actions (este é usado na hora da instalação só desative quando for instalar algo isoladamente depois)

Como voce disse anteriormente que fez a atualização direto para o 10.5.8 pelo Software Update, não foi escolhido nenhum Kernel, sendo assim vai ser instalado por defaut pelo iatkos.

Não me lembro se o USB é necessário, deve ter por default no sistema.

Basicamente é isso, depois de fazer isso algumas vezes tu acaba achando simples e fácil, rs.

Acredito que vai funcionar quase tudo, depois é só fazer os ajustes.

Abraços

t+

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mais que eu agradeça nunca será o suficiente para a força que vocês estão me dando.

Procedi conforme orientação passo-a-passo do Stervid e, de cara, 80% funcionando. Pela primeira vez assisti àquela animação inicial do OSX (onde aparece bem-vindo em diversas línguas) com áudio. Imagens perfeitas nos dois monitores. O teste do efeito da água, dica do OuVerRos, também funcionou perfeito. Reset/Shutdown também funcionando.

O que mais me preocupa no atual estágio é que a porta firewire da minha placa mãe dessa vez não foi reconhecida, e ela é fundamental pra captura de vídeo, meu trabalho.

Lembro de ter seguido instruções específicas da Intel DG35EC, inclusive atualizando a BIOS, mas não estou conseguindo localizar onde. Continuo procurando.

Se tiverem outras dicas, estou precisando muito.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...