Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro travando de tempos em tempos


insidegui

Posts Recomendados

Pessoal, recentemente adquiri um MacBook Pro de 13", antes dele eu tinha um MacBook e usava o Leopard, meu MacBook Pro veio com o SnowLeopard.

Estou tendo um problema muito estranho, e acredito que seja problema de software.

De tempos em tempos eu ouço um barulho dentro do MacBook Pro (tipo um "click", não sei explicar como é) e trava qualquer coisa que estiver rodando, fica a bolinha boiola por uns 5 segundos, depois volta tudo ao normal.

Eu penso que seja algo de software porque eu tenho o windows no bootcamp e quando estou no windows não ocorre este problema. Também percebi que o problema é mais frequente se eu entro com o kernel de 32 bits (atualmente mudei para ele sempre bootar o kernel de 64 bits).

Alguém teve o mesmo problema ou teria alguma dica? Será que reinstalar o SL resolveria?

Desde já agradeço :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Não pode ser o sudden motion sensor porque isso acontece mesmo com o macbook parado encima da mesa, e olhando no visão do sistema diz que o SMS está desativado. Será que pode ser problema no HD? Pra mim é algum problema com o modo com que o SL gerencia o HD oO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Olá insidegui!

O meu estava com o mesmo problema. Não sei se você já resolveu, mas, resumindo: levei na assistência e vão trocar a placa lógica (placa mãe). :)

Olá amigo, o meu também acontece com uma certa frequência, mas no meu caso acredito que ocorra estes pequenos travamentos devido a quantidade grande programas que tenho instalado, dos processos residentes em execução principalmente no momento em que inicio o Mac OS X Snow Leopard, mas acho que acaba sendo perfeitamente normal.

E outro fator importante é o espaço livre em disco, o ideal se não me engano para trabalhar com folga é ter por volta de 8 GB livre em disco para não tornar o Mac OS X lento, mas em seu nivel critico, abaixo dos 2 GB a situação fica precária, mas ainda assim você consegue usa-lo na boa!!!

Qual é a versão de seu Mac OS X?

Com qual freqüência ocorre este mesmo problema?

E qual o tempo de duração em que ele permanece travado?

Tente ser mais especifico para agente poder lhe ajudar, e até mesmo trocar-mos idéias e experiências a respeito destes travamentos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu macbook pro também vem apresentando travamentos. Tudo acontece sem motivos específicos, mutias vezes com o note em cima de uma mesa, dura entre 5-10 segundos e depois tudo volta ao normal. Notei também que não é a aplicação que trava, é sistema operacional como um todo. Aquela bolinha colorida de processamento fica girando sem parar e tudo fica travado.

As situações mais comuns com precedência:

-Navegando pelo firefox;

-Assistindo videos no quicktime;

Teve um dia que isso estava acontecendo com tanta frequência que tive que reiniciar a maquina. Nesse dia eu estava navegeando no firefox e como o problema estava acontecendo com frequentemente, abri o "Monitor de Atividades" para ficar monitorando os processos e o uso de CPU. Para minha suspresa tudo atravou, até o "Monitor de Atividades". Durante os segundos de travamento o gráfico de uso de CPU ficou parado e depois que voltou a funcionar marcou como se o uso de CPU tivesse ficado em zero (como se ele nao tivesse conseguido registrar nada).

Estou usando o snow leopard em um mac pro de 13''.

Pessoal, recentemente adquiri um MacBook Pro de 13", antes dele eu tinha um MacBook e usava o Leopard, meu MacBook Pro veio com o SnowLeopard.

Estou tendo um problema muito estranho, e acredito que seja problema de software.

De tempos em tempos eu ouço um barulho dentro do MacBook Pro (tipo um "click", não sei explicar como é) e trava qualquer coisa que estiver rodando, fica a bolinha boiola por uns 5 segundos, depois volta tudo ao normal.

Eu penso que seja algo de software porque eu tenho o windows no bootcamp e quando estou no windows não ocorre este problema. Também percebi que o problema é mais frequente se eu entro com o kernel de 32 bits (atualmente mudei para ele sempre bootar o kernel de 64 bits).

Alguém teve o mesmo problema ou teria alguma dica? Será que reinstalar o SL resolveria?

Desde já agradeço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras

Nesta semana também passei a ter dificuldades com o MBP... Tem trancado o cursor do mouse na tela, por vezes ainda permitindo a navegação pelo teclado, por outras trancando tudo. Notei que isso aconteceu muitas vezes quando alterno de janelas/softwares usando o spaces... Pior que nem a bolinha boiola aparece. Ultimamente instalei e executei o Clean my Mac. Foi a única diferença. Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

(Digamos que essas trancadas me fizeram lembra do tempo em que usava o windows. :()

Valeu aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras

Nesta semana também passei a ter dificuldades com o MBP... Tem trancado o cursor do mouse na tela, por vezes ainda permitindo a navegação pelo teclado, por outras trancando tudo. Notei que isso aconteceu muitas vezes quando alterno de janelas/softwares usando o spaces... Pior que nem a bolinha boiola aparece. Ultimamente instalei e executei o Clean my Mac. Foi a única diferença. Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

(Digamos que essas trancadas me fizeram lembra do tempo em que usava o windows. )

Valeu aí.

Infelizmente, estou me encontrando todo dia ao chegar da escola com a bolinha boiola...Formatei esse windows com gráficos diferentes a pouco tempo, e está um lixo...Alguma solução, por favor, ou então windows no maczinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, desculpem ficar sem responder ao tópico. Quem estiver com o exato problema que tive (de dar um barulho no Mac e dar uma pequena travada de uns 5 segundos), pesquise no Google pelo comando para desligar o sudden motion sensor, desativando o recurso o problema vai embora. Rode o comando, reinicie o Mac e seu problema deverá estar resolvido. Se não der certo de primeira, ative o SMS e desative novamente. Lembrando que sem esse recurso o HD do mac fica mais sensível a movimentos, sendo assim é melhor ter cuidado extra ao manipular o MacBook enquanto estiver ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá amigo, o meu também acontece com uma certa frequência, mas no meu caso acredito que ocorra estes pequenos travamentos devido a quantidade grande programas que tenho instalado, dos processos residentes em execução principalmente no momento em que inicio o Mac OS X Snow Leopard, mas acho que acaba sendo perfeitamente normal.

E outro fator importante é o espaço livre em disco, o ideal se não me engano para trabalhar com folga é ter por volta de 8 GB livre em disco para não tornar o Mac OS X lento, mas em seu nivel critico, abaixo dos 2 GB a situação fica precária, mas ainda assim você consegue usa-lo na boa!!!

Qual é a versão de seu Mac OS X?

Com qual freqüência ocorre este mesmo problema?

E qual o tempo de duração em que ele permanece travado?

Tente ser mais especifico para agente poder lhe ajudar, e até mesmo trocar-mos idéias e experiências a respeito destes travamentos.

Abraços

Olá michelcampi!

Desculpe pelo GRAAANNDE atraso.

Só para constar, após a troca da placa lógica o mac está 100%. Só ocorre o barulho e o travamento nas condições normais, ou seja, quando ocorre um movimento brusco no mac. Neste caso o SMS atua e o sistema desliga o HD. O barulho que ouvimos é o HD recolhendo as cabeças para o centro do disco, evitando assim perda de dados caso o mac caia ou leve uma pancada.

Dados do Mac:

MacBook Pro 13'

Snow Leopard (10.6.x)

HD 160

DDR2 4GB

A cada 5 minutos ele trava (travava). Permanece (permanecia) travado por 5 segundos.

Ele lança um erro no log sobre o SMS.

insidegui,

A sua sugestão na realidade desativa o SMS. Neste caso você corre o risco de, no caso de queda ou pancada no mac, perder os dados ou ate mesmo o HD. Não sei se este problema pode trazer outras consequências no futuro, mas, o recomendado no meu caso foi troca da placa.

Como o meu está na garantia, não perdi tempo para a troca.

A máquina está perfeita agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...